VIEIRA X LACERDA
22 de abril de 2024

Por: José Tito, de Santa Rita de Cássia, para o Mural do Oeste

 

Tradicionalmente um grupo de amigos se reúne às quintas-feiras à tarde, no Café Belini, em Brasília, para um bate-papo informal, a esmo, sem assunto determinado. Dessa turma, tenho a honra de participar em diálogos alegres e acalorados, que se sucedem, como Deus é servido.
Na última quinta-feira, lá estavam ao redor da mesa “os intelectuais” de sempre: Albertão, Ataíde, Ijalmar, Mancuso, Rolemberg e este que agora descreve a conversa. Vez por outra, outros aparecem.
Os assuntos discutidos nesses encontros passam por diversos temas. Vão desde a tentativa de golpe de 8/1/23, a gestão Lula, as decisões do ministro Alexandre de Moraes, futebol, guerra em Gaza, a política-partidária nos púlpitos das igrejas evangélicas, entre outros.
Quando a pauta chegou ao Congresso Nacional, um dos “debatedores” lembrou que lá não existem mais os grandes embates entre oposição e situação, como no passado, quando se ouviam eloquentes oradores. Todos concordamos. Foi aí que me lembrei de dois reconhecidos tribunos que se destacaram pelos grandes duelos vividos no parlamento.
— Senhores, como baiano, quero citar aqui o deputado barreirense Tarcilo Vieira de Melo.
Um deles, apontando o dedo indicador pra cima de mim, se exalta: “Rapaz, respeita Carlos Lacerda, o maior tribuno de todos os tempos”.
A partir daí, os debates ficaram mais acalorados, saíram faíscas.
Com a voz exaltada, e com emoção etílica, gritei: Respeita quem? Respeita quem? Respeita quem? Para mim, Lacerda foi um golpista. E contra ele me insurjo. Foi dele a frase que ficou famosa nos anais do Congresso Nacional: “Juscelino não deve ser candidato. Se for, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.”
Meu caro, tenho nojo dos golpistas. Daí não ter admiração por Carlos Lacerda.
Interlocutor: “Mas você não pode negar que ele foi um orador brilhante.”
— Sim, sim, mas usou o seu talento muito mais para o mal do que para o bem da democracia. Foi ele quem muito contribuiu para o suicídio de Getúlio Vargas em 1954. Tá lembrado? Foi ele um dos líderes civis do golpe de 1° de abril de 1964. Tá esquecido? Ele foi brilhante na capacidade da intriga. Reconheço, porém, seus poderes oratórios.
Nesta hora, levantei-me e olhando nos olhos de cada um deles, apelei: peço a natural tolerância dos meus pares desta mesa. Preciso contar com a boa vontade de cada um em me ouvir. Permitam-me realçar aqui os dotes oratórios do deputado baiano Vieira de Melo. Começaria em dizer pra vocês que não me esqueço de Vieira de Melo com aquela frase: “Prefiro cair com a Bahia do que vencer contra a Bahia”. Ele era candidato ao governo da Bahia em 1958. Perdeu. Perdeu porque lá no nosso estado se dizia que sem dinheiro no gibão não se ganha eleição, como é até hoje. Nada mudou. Lembro do slogan da campanha dele:
Com Tarcilo Vieira de Melo, Teremos Vida Melhor.
Meus caros, há muito o que se falar sobre Vieira de Melo. Ressalto que ele foi o líder do PSD de JK no período mais conturbado do governo dele. Nenhum parlamentar da oposição o encurralou. Inclusive, próximo dia 22/4, faz exatos 54 anos de sua trágica morte num acidente de trânsito no Rio de Janeiro. Morreu com 57 anos.
Permitam-me dizer, e não aceito deboche, que Vieira de Melo foi um dos maiores oradores, senão o maior deles, dos últimos tempos. Lacerda, sarcástico e impiedoso, era do monólogo; Vieira de Melo do diálogo, do poderio verbal, de feitio cavalheiresco.
O seu desafeto Antônio Carlos Magalhães certa feita disse no plenário da Câmara: “A inteligência de V.Exa honra a minha terra. Por isso, toda vez que discursa, estou entre os seus ouvintes mais atentos.”
Cito aqui o que disse o deputado mineiro Afonso Arinos de Melo Franco: “Tarcilo Vieira de Melo foi o maior parlamentar brasileiro desde 1930. Isto não foi reconhecido pelos seus conterrâneos, que não lhe deram a vitória em duas importantes eleições: ao governo do Estado, em 1958, e ao Senado, em 1966.”
Tenho mais o que dizer pra vocês: tempos atrás, na casa do jornalista Dilson Ribeiro, tive o prazer de me encontrar com o escritor, ensaísta e jornalista, também barreirense, Hildon Rocha. Homem de cultura, foi ele o responsável pela edição do livro “Perfis Parlamentares de n° 29”, patrocinado pela Câmara Federal, sobre Vieira de Melo.
— Prezado Hildon Rocha, o Sr. que conviveu com Vieira de Melo, o Sr. que conheceu Carlos Lacerda, o Sr. que assistiu alguns duelos entre eles, para o Sr. quem foi melhor orador?
Hildon Rocha: “Não tenho a menor dificuldade em responder a sua pergunta. Ambos representaram, em duelos na tribuna parlamentar, os mais estimulantes espetáculos encenados no plenário do Palácio Tiradentes. Dois temperamentos contrastantes. Lacerda era como um demônio solto na tribuna. Um ferino no ataque. Vieira era tão firme no ataque como foi seguro nos contragolpes da defesa, na defesa de JK. Em resumo, Lacerda era incomparável no ataque; Vieira de Melo era inigualável tanto na defesa quanto no ataque. Tirei a sua dúvida?”
— Tirou e como tirou. Sou-lhe eternamente grato por essa brilhante aula. Então, Vieira de Mello era um orador mais completo, melhor.
E assim eu encerro minha participação nessa discussão de hoje. E vou morrer dizendo que Vieira de Melo era melhor do que Lacerda.
Tito Matos

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

19/05/2024 OTONIEL CUMPRE EXTENSA AGENDA DE EVENTOS DURANTE O FIM DE SEMANA   O pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira vem sendo o mais solicitado nos eventos  que ocorrem em Barreiras. Neste fim de semana não foi diferente.  No sábado ele participou da festa da família na escola municipal Paulo Freire, ao meio dia participou do lançamento da pr ...
  • Compartilhe:

19/05/2024 CONFIRA LISTA COM 136 CONCURSOS ABERTOS E 17.608 VAGAS EM TODO O PAÍS Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou uma lista com 136 concursos e 17.608 vagas, além de cadastro reserva. No Distrito Federal, há sete concursos abertos com 377 vagas. Para o Centro—Oeste, há 19 seleções abertas com 2.877 oportunidades. Nos conselhos region ...
  • Compartilhe:

19/05/2024 PROVAS DO ENEM 2024 SERÃO EM 3 E 10 DE NOVEMBRO; CONFIRA O CRONOGRAMA   O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025. De ...
  • Compartilhe:

19/05/2024 COM CRISE NO RS, VAI FALTAR ARROZ NO PRATO DOS BRASILEIROS?
  • Compartilhe:

18/05/2024 COTEGIPE: IDOSO É RESGATADO APÓS DESAPARECER EM MATA FECHADA   Um idoso de 87 anos, identificado como Plácido, foi resgatado por bombeiros militares do 17º BBM, em Barreiras, que estava desaparecido desde a noite de quarta-feira (15) após adentrar em uma mata fechada no Povoado de Barroquinha, em Cotegipe, interior da Bahia. O senhor, que sofre de Alz ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABL FESTEJA 19 ANOS COM SARAU Os 19 anos de criação da Academia Barreirense de Letras (ABL) serão comemorados no dia 20 de maio com um encontro festivo na sede da entidade, abrindo a programação cultural da instituição na semana em que se comemora também o aniversário de Barreiras. No evento acontece a terceira edição ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A CORRIDA DO ALGODÃO 2024 Com o tema Transformação a cada passo, evento será realizado pela Abapa nos dias 23 e 24 de agosto, na Praça do Avião, em Luís Eduardo Magalhães. Estão abertas as inscrições para a Corrida do Algodão 2024, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, na praça do Avião, em Luís Eduar ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 BARREIRAS 133 ANOS: PREFEITURA APRESENTOU NESTA SEXTA-FEIRA 17, A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DAS FESTIVIDADES Naiara Azevedo, Bandas Escandurras, Brodericks e Marcelo Rakar fazem parte da programação especial   Emoção e alegria associadas à cultura, esporte, lazer e entrega de obras deram o tom do lançamento da programação oficial em comemoração aos 133 anos de emancipação política da Capital ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA DE BARREIRAS, ALCIONE RODRIGUES, VISITA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO RIACHINHO JUNTO COM SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE     Na manhã desta sexta-feira, a Unidade de Saúde da Família do Riachinho recebeu a visita do vereador e presidente da Câmara de Barreiras, Alcione Rodrigues, acompanhado pelo secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves. A visita teve como objetivo acompanhar de perto os servi ...
  • Compartilhe:

17/05/2024 CONFIRA AS ATRAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE BARREIRAS       Estas são as atrações do aniversário de 133 anos de Barreiras. Tem som para todos os gostos. Dia 24/05 tem om Rock de Marcelo Hakar, Banda Brodericks, Luanda e também a Banda Zyonautas, No dia 25 as atrações são as seguintes: Naiara Azevedo, Escanduras, Daniel Cruz, Noss ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 MARILDE GUEDES, PRESIDENTE DA ABL, LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIA ”CENA POÉTICA”   No dia 23 de maio, às 17:30, a Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) será palco do lançamento do primeiro livro de poemas de Marilde Guedes. O evento ocorrerá na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), uma instituição prestigiada na qual Marilde exerce a presidência. ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 INEMA PRECISA ADOTAR MEDIDAS DURAS PARA IMPEDIR AS PCH’S DE POLUIR O RIO GRANDE. GOVERNO DO ESTADO TEM QUE TOMAR SÉRIAS PROVIDÊNCIAS; LEIA A NOTA ABAIXO   NOTA O Grupo de Estudos em Tecnologias Ambientais do Cerrado e do Semiárido da Bahia – Mandacaru, em conjunto com o Grupo de Pesquisa Holocene: Mudanças Ambientais Globais e Cerrado, ambos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por meio desta nota, se posicionam com relação a ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE BARREIRAS, NÚCLEO MULHERES DO AGRO PROMOVE I SEMINÁRIO ALGODÃO QUE AQUECE Barreiras foi escolhida pelo Núcleo Mulheres do Agro para sediar o I Seminário Algodão que Aquece, realizado na última sexta-feira (10). O evento reuniu professores da rede municipal de ensino para uma formação continuada com palestras técnicas e disseminação de conhecimento sobre sustentab ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 VITÓRIA OFICIALIZA ACERTO COM THIAGO CARPINI   O Vitória já tem um novo técnico. Thiago Carpini foi anunciado pelo clube na noite desta terça-feira (14). O profissional, que está na Europa desde que foi demitido do São Paulo, será oficialmente apresentado na próxima quinta (16). O Leão já estava conversando com o profissional ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 NARRADOR SILVIO LUIZ MORRE AOS 89 ANOS   O narrador esportivo Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16) às 9h40, aos 89 anos de idade, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Oswaldo Cruz. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz informa que o paciente, Sr ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: CIPT-O RECUPERA MATERIAIS PROVENIENTES DE ROUBO E INDIVÍDUO É CONDUZIDO A DELEGACIA DE POLÍCIA   No final da tarde de ontem, quarta-feira, 15, por volta das 17h, policiais da CIPT-O recuperaram materiais provenientes de roubo e um indivíduo foi conduzido à delegacia de polícia, na rua Jesuíno Pamplona, no bairro Jardim Ouro Branco, em Barreiras. A PM foi acionada através do disk den ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 OTONIEL SE REÚNE COM POPULAÇÃO PARA DISCUTIR SUGESTÕES PARA CULTURA E TURISMO QUE SERÃO INSERIDAS EM SEU PLANO DE GOVERNO     Na noite desta quarta-feira, 15 de maio, o tradicional clube ABCD de Barreiras foi palco de um importante encontro organizado pelo vereador e pré-candidato a prefeito, Otoniel Teixeira. O evento teve como objetivo ouvir sugestões da população para a elaboração de propostas sólid ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE FORAM EMPOSSADOS NESTA QUARTA-FEIRA, 15 Atuante em caráter permanente e deliberativo, o Conselho Municipal de Saúde desenvolve atividades na formulação de estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde. Em Barreiras, os novos membros do Conselho tomaram posse nesta quarta-feira (15), no Plenário Dr. Aroldo ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 PRESTADORES DE SERVIÇOS DA BAHIA FARM SHOW COMEMORAM CRESCIMENTO DO SETOR PARA EDIÇÃO 2024 Empresas das áreas para atendimento aos estandes como Buffet, decoração e mobiliário, limpeza, recepção ganham espaço junto com a chegada da feira agrícola, que será realizada de 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. A Bahia Farm Show cresce a cada ano e os grandes resultados chega ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 ABAPA OFERECE MAIS UMA EDIÇÃO DO CURSO DE EXECUTOR DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA  A aviação agrícola é uma ferramenta que auxilia de forma ágil o controle da operação fitossanitária e influencia na manutenção do potencial produtivo no campo. Visando fortalecer a segurança técnica nessas operações a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), ofereceu e ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade