TURISMO E VIAGENS: 20 LUGARES IMPERDÍVEIS NA BAHIA PARA IR O QUANTO ANTES
15 de outubro de 2021

Existem inúmeros motivos para pensar que a Bahia é realmente uma terra sagrada. Cheia de cenários deslumbrantes, parece que os deuses foram mais generosos com esse trecho nordestino e arretado que encanta todos. É por essa razão, selecionamos lugares imperdíveis na Bahia para ir o quanto antes.

Impossível definir qual é a praia mais bonita da Bahia, já que o estado conta com umas das costas litorâneas mais invejáveis deste planeta. O clima favorável, as paisagens naturais, a boa comida e o povo acolhedor tornam o destino uma viagem daquelas que ninguém quer voltar para casa.

Independente de onde você esteja, uma coisa é garantida: prepare-se para encontrar pontos turísticos inesquecíveis. Inúmeros lugares da Bahia comportam histórias singulares, que trazem consigo a valiosa cultura dos pescadores e demais moradores do estado. Mais do que uma viagem, conhecer a Bahia é uma experiência para lá de transformadora.

1. Corumbau

lugares para conhecer na bahia

Em Prado, onde há belas praias e uma simpática cidadezinha, não deixe de visitar a Ponta do Corumbau, na beira do Parque Nacional do Monte Pascoal, ao extremo norte do município. Existe uma leve variação do clima ao passar dos meses, então é uma boa pedida em qualquer época do ano.

Você vai se deparar com coqueiros, rios e mangues. No mar azul turquesa, é possível avistar recifes de corais na maré baixa. Ou seja? O cenário perfeito! Aproveite, ainda, para ir até Caraíva e a aldeia de Barra Velha, onde se originaram os Pataxós. Corumbau é definitivamente um dos lugares imperdíveis para se conhecer na Bahia.

2. Trancoso

Bastante cobiçada durante o Ano NovoTrancoso une ambientes rústicos e luxuosos num só lugar! A cerca de 50 km de Porto Seguro, Trancoso tem uma vida noturna agitada e praias onde se encontram água salgada e doce. É um daqueles destinos da Bahia para se curtir sem pressa alguma.

Vale a pena conhecer a praia dos Nativos, onde quiosques convivem harmoniosamente com pousadas elegantes e festas bastante populares. Entre badalação e tranquilidade, visite ainda a praia do Espelho, uma das mais belas da Bahia e do país como um todo.

3. Taipus de Fora

lugares imperdíveis na bahia

Dentro da Península de Maraú, as piscinas de Taipus de Fora são imensas e carregam consigo muitas espécies marinhas, vistas a olho nu. Além de observar, dá para mergulhar entre elas. Está em busca de um lugar em que você possa entrar em contato direto com a natureza? Taipus de Fora cumpre esse papel de maneira satisfatória, sem chance de arrependimento.

O ideal é visitar as piscinas durante a lua cheia ou lua nova, quando a maré fica seca e expõe mais os corais. Não tem como negar: as belezas de Taipus de Fora representam o que há de mais impressionante no estado. É, com toda a certeza, um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia.

4. Chapada da Diamantina

lugares impressionantes na bahia

Um dos lugares mais fabulosos que você precisa conhecer na Bahia! A Chapada da Diamantina tem atrativos para todos os gostos. Na Fazenda Pratinha, em Iraquara, vale a pena conhecer a Gruta da Pratinha, onde é possível fazer flutuação nas águas intensamente azuis e transparentes. Na mesma propriedade está a Gruta Azul, um lago translúcido onde não se pode mergulhar por conta da profundidade, que chega a 70 metros.

O visual impressiona de todas as maneiras possíveis. Não deixe de ir ao Parque Natural Municipal do Espalhado para ver a Cachoeira da Fumacinha, considerada uma das mais bonitas (se não a mais impressionante) da Bahia e até mesmo do Brasil. Quando for visitar, fique na cidade de Lençóis.

5. Abrolhos

lugares imperdiveis na bahia

Mais um daqueles lugares incríveis que você precisa visitar na Bahia! O arquipélago dos Abrolhos é perfeito para quem quer conhecer a vida marinha de perto. Descoberta em 1503, é um dos melhores pontos do mundo para o mergulho, onde as águas cristalinas convidam todos a explorar a fauna e os corais.

Cinco ilhas vulcânicas formam o local, repleto de vegetação e piscinas naturais onde vivem tartarugas e baleias. Se você quer conhecer um dos lugares imperdíveis na Bahia, coloque Abrolhos no seu roteiro desde já e se prepare para viver uma experiência especial.

6. Santa Cruz Cabrália

lugares imperdíveis para conhecer na bahia

Parte da chamada ‘Costa do Descobrimento’, a cidade ao sul da Bahia está a 20 km de Porto Seguro e ainda próxima de Trancoso e Arraial d’Ajuda. Além de ser considerada como um berço de nossa história, Santa Cruz de Cabrália é muito conhecida por ser um destino perfeito de turismo no estado da Bahia.

Principal motivo? As praias quase desertas atraem turistas em busca de tranquilidade, enquanto aventureiros vão atrás das hipnotizantes ondas de Arakakaí. Em Coroa Vermelha, é possível encontrar parte da cultura indígena no artesanato. Vale a pena reservar um tempinho extra para explorar todos os inúmeros detalhes.

7. Arraial D’Ajuda

lugares imperdíveis na bahia

Cenário de Lua de Mel de muitos casais, Arraial d’Ajuda tem praias que lembram o Caribe. Antiga vila de pescadores, hoje possui bastante infraestrutura turística. No entanto, ainda mantém praias selvagens, como a de Taípe, do Pescador e Araçaípe. É, de fato, um dos lugares imperdíveis na Bahia!

Vale a pena conhecer o Eco Parque, parque aquático integrado à Mata Atlântica, e a Ilha dos Aquários, com atrações para toda a família. Além disso, não se esqueça de passar pela Praça São Brás, onde ocorre a Feira Hippie. Esse local conta com três polos de restaurantes e lojas diversas.

8. Cumuruxatiba

lugares imperdíveis para conhecer na bahia

Cumuruxatiba, o balneário de nome tupi que significa “grande variação da maré”, é uma rústica vila de pescadores. Por lá, você vai encontrar paz, tranquilidade e uma sensação de espírito renovado. Vale a pena aparecer na sua lista de lugares para conhecer na Bahia.

As praias mantêm um lado selvagem, reunindo paisagens incríveis que incluem falésias, riachos de águas claras e coqueirais. Ainda assim, possui boa infraestrutura para receber turistas, muitas vezes vindos de Corumbau.

9. Itacaré

lugares para conhecer na bahia

Parte da Costa do Cacau, ao sul de Salvador, Itacaré reúne praias e cachoeiras de tirar o fôlego. Por estar próxima à Mata Atlântica, o local atrai ecoturistas que se aventuram em trilhas, rapel, arvorismo e rafting. É um daqueles lugares da Bahia que você visita uma vez e não quer mais ir embora.

Tem atração para todos os gostos e humores. Os amantes de praia vão se deparar com belos cenários: as águas esverdeadas banham areias em lugar coberto pela vegetação. É um espetáculo à parte. Na vila, a vida noturna é animada e as festas acontecem até o nascer do sol.

10. Boipeba

lugares impressionantes na bahia

Na Costa do Dendê, a ilha de Boipeba atrai adeptos do snorkeling (mergulho em águas rasas) devido às suas belas piscinas naturais de águas cristalinas. É um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia, especialmente para os viajantes que preferem passar as suas férias mais próximos da natureza.

Em virtude do patrimônio natural, a região é considerada pela UNESCO como uma Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. Algumas praias desertas são acessadas por trilha, como é o caso da Cueira. Outras possuem infraestrutura mais avançada, reunindo restaurantes e pousadas, como Moreré e Boca da Barra.

11. Esplanada

lugares para conhecer na bahia

A 148 km de Salvador, a cidade de Esplanada tem clima de interior. Ela é rodeada de casinhas antigas, edifícios coloniais e ruas sem muita movimentação. Na Costa dos Coqueiros, o grande atrativo local diz respeito às suas lagoas e a praia do Baixio, dentro de uma pequena vila de pescadores.

As águas cristalinas e o encontro do rio com o mar são bons motivos para uma visita. Esplanada é um daqueles lugares na Bahia que são feitos para se admirar durante horas e horas. Apesar de sua simplicidade, o município conta com ótimas opções de pousadas e restaurantes.

12. Morro de São Paulo

lugares para conhecer na bahia

Localizada na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, Morro de São Paulo é um dos lugares imperdíveis na Bahia que você precisa conhecer. Até porque as belezas do litoral baiano são para lá de apaixonantes. O local fica a 250 km de Salvador, reservando surpresas de encher os olhos dos visitantes.

Para chegar a esse paraíso, você terá que fazer uma viagem de catamarã com duração média de duas horas, o que deixa o passeio ainda mais encantador. Por lá, as praias são numeradas: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta (também conhecida como Encanto). Você também poderá visitar as praias Gamboa, do Pontal e Garapuá.

13. Caraíva

lugares para conhecer na bahia

Caraíva é um vilarejo de pescadores no sul da Bahia que poderia muito bem ser um pedaço do paraíso. As ruas da cidade são feitas com areia e tudo na vila emana uma sensação de tranquilidade. É paz que está procurando? Então esse é um dos lugares na Bahia que você precisa conhecer. As praias possuem águas verdinhas, limpas e calmas.

No fim da tarde, vá até a ponta da praia, chamada de “barra” pelos moradores — é onde acontece o encontro do rio com o mar. Fique ali até o pôr do sol e guarde essa cena para sempre na sua memória.

14. São Desidério

lugares para conhecer na bahia

São Desidério é uma cidade localizada na região oeste da Bahia, a 900 km de Salvador. O destino vem se popularizando entre os turistas que gostam de ecoturismo, já que a cidade possui mais de 100 grutas extraordinárias. É, realmente, um dos lugares na Bahia que dá gosto de explorar. O senso de aventura acaba falando mais alto.

O Parque Municipal da Lagoa Azul abriga paredões rochosos espetaculares e cenários como a Lagoa Azul e a Gruta do Catão, capazes de deixar qualquer um encantado. Uma parada obrigatória em São Desidério é no Buraco do Inferno, uma gruta com o maior lago subterrâneo do Brasil.

15. Vale do Jiquiriçá

lugares imperdíveis na bahia

Mais um destino baiano para os apaixonados por ecoturismo! No Vale do Jiquiriçá, que fica a 250 km de Salvador, os turistas encontram muitas atrações em meio à natureza. Tem trekking e trilhas para quem gosta de caminhar, além de esportes radicais, canoagem e cachoeiras para se refrescar do calor.

As festas juninas, especialmente em Amargosa e Itiruçu, também são experiências indispensáveis, ainda mais para quem gosta de conhecer costumes locais. Impossível não considerar o Vale do Jiquiriçá como um dos lugares mais encantadores da Bahia.

16. Ilha dos Frades

lugares na Bahia

A Baía de Todos os Santos comporta 56 ilhas. Uma delas diz respeito à Ilha dos Frades, que vem ganhando destaque devido às suas águas morninhas e tranquilas. Com extensão de 8 km, ela é cercada pela Mata Atlântica. Essa característica em particular garante paisagens exuberantes e praias que mais parecem cenários cinematográficos.

Como não ser um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia? Todas as praias da Ilha dos Frades são delimitadas e bem preservadas, como a de Loreto, Paramaná, Tobar, Viração e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. A arquitetura histórica da região conta com igrejas e um forte.

17. Raso da Catarina

lugares imperdíveis na Bahia

Viajar para o Raso da Catarina, na Bahia, exige planejamento e força de vontade. As chuvas demoram anos para acontecer, sendo que as temperaturas podem chegam a 40 graus. Isso pode acabar assustando as pessoas que não estão acostumadas com climas abafados. As belezas do bioma semiárido, no entanto, acabam compensando o esforço.

Por entre as paisagens inóspitas, os visitantes vão conseguir admirar o voo das araras-azuis-de-lear e conhecer Canudos, a mesma cidade onde uma guerra foi travada no século XIX. Os paredões e cânions, como se não bastasse, coroam o Raso da Catarina como um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia.

18. Correntina

lugares para conhecer na Bahia

Correntina é um daqueles lugares na Bahia que todo mundo precisa conhecer. As suas belezas naturais têm o poder de encantar quem passa por lá. Além da calmaria promovida pela natureza, os rios e as cachoeiras da região atraem turistas que são apaixonados por esportes de aventura e ecoturismo. A cidade de Correntina fica no oeste baiano, com distância aproximada de 900 km em relação à capital do estado.

Balneário Sete Ilhas é, definitivamente, um destino indispensável. Ele fica nas proximidades do município e garante inúmeras atrações turísticas, como praias, cachoeiras, corredeiras e plantas nativas. No balneário, existe um estacionamento público com capacidade para cerca de 200 veículos.

19. Vale do Capão

lugares imperdíveis na Bahia

O Vale do Capão — ou Caeté Açu — fica na Chapada Diamantina e merece uma atenção especial dentro de seu roteiro de viagem. Isso porque o pequeno vilarejo é cercado por uma exuberante formação montanhosa, fazendo com que o local atraia todos aqueles que desejam contato direto com a natureza. Nos arredores, você vai encontrar todas as características de um verdadeiro santuário ecológico.

O acesso por estrada de terra se dá a partir do município de Palmeiras. Depois que chegar no Vale do Capão, será necessário caminhar durante uma hora e meia para alcançar a Cachoeira do Rio Preto e, ao longo do caminho de volta, os visitantes podem conhecer a Cachoeira das Rodas.

20. Rio de Contas

lugares na Bahia

Por ficar mais ao sul da Chapada Diamantina, Rio de Contas pode passar despercebido pelos visitantes da região, o que não deveria acontecer de jeito nenhum. O município conta com atrações turísticas para quem gosta de contemplar conjuntos arquitetônicos bem preservados. Além disso, as quedas d’água são belezas à parte. A Cachoeira do Fraga é a mais próxima da cidade, sendo necessário dirigir por apenas 12 minutos.

E não para por aí: com aproximadamente 110 metros de altura, a Cachoeira do Livramento (ou Rio Brumado) é a maior da região e comporta quatro quedas d’água. Ela também faz parte do roteiro para a intensa trilha da Estrada Real. Aos aspirantes e aventureiros de plantão, Rio de Contas é um dos lugares imperdíveis para conhecer na Bahia.

 

 

Via: Quanto Custa Viajar

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

01/12/2021 PROJETO ADAB NA ESCOLA: OZIEL OLIVEIRA ENTREGA CERTIFICADOS EM SALVADOR NO BAIRRO DE CAJAZEIRAS   O Diretor-Geral da ADAB, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Oziel Oliveira, esteve, nesta terça-feira, 30 de novembro no bairro de Cajazeiras em Salvador num ciclo de palestras promovido pelo Programa ADAB na Escola que é voltado para os estudantes. Na oportunidade foram entregues 3 ...
  • Compartilhe:

01/12/2021 BARREIRAS: MORRE MÃE DO BLOGUEIRO CARLOS MODESTO, DO BARREIRAS NOTÍCIAS   Faleceu nesta-terça-feira, 30 de novembro, dona Rosenilda Alves Modesto, 68 anos,  mãe do blogueiro Carlos Modesto, dono do Blog Barreiras Notícias. Modesto é um grande companheiro, uma pessoa que gosto muito pela sua maneira alegre de ser e viver. Mesmo enfrentando o sofrimento e a dor ...
  • Compartilhe:

01/12/2021 JUAZEIRO APONTA PARA NÃO REALIZAÇÃO DO CARNAVAL; CIDADE É CONHECIDA POR ABRIR A FOLIA Foto: Reprodução / Rede GN Juazeiro, no norte do estado, indicou que irá se abster da realização do Carnaval no próximo ano. Reconhecida por organizar o festejo que abre o calendário de festas carnavalescas da Bahia, a cidade deverá fazer parte de uma lista de roteiros que também suspendera ...
  • Compartilhe:

01/12/2021 FAROESTE: APÓS DELAÇÃO SER HOMOLOGADA, ADVOGADO DEIXA CASO DE DESEMBARGADORA Foto: Divulgação O advogado Pedro Henrique Duarte não está mais à frente da defesa da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O caso será liderado pela advogada Thais Bandeira, através da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). O advogado cont ...
  • Compartilhe:

01/12/2021 MORO VAI RECEBER SALÁRIO DE R$ 22 MIL DO PODEMOS O ex-juiz Sérgio Moro vai receber a partir do mês de dezembro um salário do Podemos. Recém-filiado ao partido e apontado como nome para concorrer a presidente em 2022, Moro vai receber R$ 22 mil, o que, descontados os impostos, ficará em torno de R$ 15 mil. A informação foi divulgada pelo jor ...
  • Compartilhe:

01/12/2021 SEGUNDA TURMA DO STF ANULA PROVAS CONTRA FLÁVIO BOLSONARO NO INQUÉRITO DAS RACHADINHAS   Por 3 votos a 1, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu nesta terça-feira, 30, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e anulou provas colhidas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) no inquérito das rachadinhas. Os ministros Gilmar Mendes, relator do habea ...
  • Compartilhe:

01/12/2021 BRASIL COMPLETA 1 MÊS COM MÉDIA DE MORTES POR COVID ABAIXO DE 300   Em 1º de novembro, o Brasil registrava, pela primeira vez desde abril de 2020, média móvel de mortes por Covid inferior a 300 vidas perdidas por dia. Trinta dias depois, agora em meio a uma nova variante que assusta o mundo, a marca permanece nessa faixa. Nesta terça-feira (30), com as 32 ...
  • Compartilhe:

01/12/2021 ANVISA IDENTIFICA DOIS CASOS DA VARIANTE ÔMICRON NO BRASIL     A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que dois brasileiros estão infectados com a variante Ômicron do coronavírus, segundo resultados preliminares divulgados nesta terça-feira, 30. Os casos são de dois passageiros vindos da África do Sul e que desembarcaram ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 LULA AUMENTA VANTAGEM SOBRE BOLSONARO E MORO ESTREIA COM 13,7%, DIZ PESQUISA DO ATLAS   Fotos: Ricardo Stuckert / Agência Brasil O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua vantagem sobre o atual mandatário da República, Jair Bolsonaro (PL), no novo levantamento do instituto de pesquisas Atlas Político divulgado nesta terça-feira (30), sobre a corrida pre ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 INDICAÇÃO DE JUSMARI É ATENDIDA E 335 KM DE RODOVIAS SERÃO RECUPERADOS NO OESTE DA BAHIA Atendendo a uma reivindicação da deputada Jusmari Oliveira, apresentada no inicio do seu mandato e também  atendendo a pedidos de Oziel Oliveira, a Secretaria de Infraestrutura do Governo da Bahia, já começou a recuperação total da estrada que liga São Desidério a Roda Velha. Segundo Jusma ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 LÚCIO DECLARA QUE CÚPULA DO MDB NÃO IRÁ A LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE ACM NETO   O ex-deputado federal e membro do MDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, declarou, na manhã desta terça-feira (30) que, nem ele nem o presidente estadual da sigla, Alex Futuca, irão ao evento de lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito de Salvador (DEM/União Brasil) ao governo da Bahia, ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 LA CASA DE PAPEL: SEGUNDA PARTE DA 5ª TEMPORADA GANHA TRAILER; SÉRIE RETORNARÁ A NETFLIX NESTA SEMANA   Nesta semana, a Netflix disponibilizará aos seus assinantes a Parte 2 da 5ª temporada de La Casa de Papel. A série espanhola, criada por Álex Pina, promete surpreender os espectadores com o desdobramento do novo roubo arquitetato pela gangue do Professor (interpretado por Álvaro Mor ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 “NÃO TOMAREI DECISÃO PRECIPITADA”, DIZ RUI SOBRE REALIZAÇÃO DO CARNAVAL Foto: Reprodução / YouTube O governador Rui Costa (PT) informou que não vai se precipitar em relação a qualquer anúncio sobre o Carnaval. Em entrevista para a Rádio Sociedade na manhã desta terça-feira (30), o chefe do Executivo da Bahia, manteve a cautela em relação a realização da fes ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 APÓS DOIS ANOS SEM PARTIDO, BOLSONARO SE FILIA AO PL EM CERIMÔNIA COM VALDEMAR COSTA NETO   Após dois anos sem partido, o presidente Jair Bolsonaro filiou-se ao PL na manhã desta terça-feira (30). A cerimônia aconteceu na sede do partido em Brasília e contou com a presença do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e de membros do governo. A informação é do G1. O PL será ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 LULA SOBRE ALCKMIN: “QUERO CONSTRUIR UMA CHAPA PARA GANHAR AS ELEIÇÕES”   O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a hipótese de ter Geraldo Alckmin (de saída do PSDB) na vice de sua chapa presidencial em 2022 e disse que aguarda a definição do novo partido do ex-governador para avançar nas negociações. Em entrevista para a rádio Gaúcha FM nest ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 SUSPEITO É PRESO POR TENTAR SUBORNAR POLICIAIS POR R$ 3 MIL Um homem foi preso, suspeito de corrupção ativa após oferecer R$ 3 mil a investigadores da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), na noite desta segunda-feira (29). Segundo a Polícia Civil, o caso ocorreu depois da polícia flagrar o homem sem a Carteira Nacional d ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL APURA DESVIOS DE VERBAS DESTINADAS A AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA EM CIDADE BAIANA   A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para combate do desvio de verbas federais destinadas a ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Ao todo são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, sendo sete em Serrinha, na região sisaleira; além de Manaus (AM) e Araranguá ( ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 BAHIA: GOVERNO DO ESTADO AUMENTA PARA 5 MIL O LIMITE DE PESSOAS EM EVENTOS   O Governo da Bahia aumentou de três para cinco mil pessoas o limite máximo de público em eventos no estado. O novo decreto foi publicado nesta terça-feira (30), no Diário Oficial. A medida é válida até 10 de dezembro de 2021, e modifica um outro decreto, publicado no último dia 26. ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 CERVEJARIA AMBEV ESTÁ OFERECENDO 63 CURSOS GRATUITOS E EAD PARA O PÚBLICO EM GERAL; SAIBA COMO SE INSCREVER   A Cervejaria Ambev, dona das marcas Skol, Colorado e outras, expandiu a multiplataforma Ambev On e está oferecendo vários cursos gratuitos e atividades gratuitas para o público em geral na modalidade EAD. Até agora, a Cervejaria está com 63 cursos sendo ofertados. Entre os variados assun ...
  • Compartilhe:

30/11/2021 SAIBA QUANDO SERÁ DIVULGADO O RESULTADO OFICIAL DO ENEM 2021   Os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro do ano que vem. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, durante entrevis ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade