TURISMO E VIAGENS: 20 LUGARES IMPERDÍVEIS NA BAHIA PARA IR O QUANTO ANTES
9 de outubro de 2023

Existem inúmeros motivos para pensar que a Bahia é realmente uma terra sagrada. Cheia de cenários deslumbrantes, parece que os deuses foram mais generosos com esse trecho nordestino e arretado que encanta todos. É por essa razão, selecionamos lugares imperdíveis na Bahia para ir o quanto antes.

Impossível definir qual é a praia mais bonita da Bahia, já que o estado conta com umas das costas litorâneas mais invejáveis deste planeta. O clima favorável, as paisagens naturais, a boa comida e o povo acolhedor tornam o destino uma viagem daquelas que ninguém quer voltar para casa.

Independente de onde você esteja, uma coisa é garantida: prepare-se para encontrar pontos turísticos inesquecíveis. Inúmeros lugares da Bahia comportam histórias singulares, que trazem consigo a valiosa cultura dos pescadores e demais moradores do estado. Mais do que uma viagem, conhecer a Bahia é uma experiência para lá de transformadora.

1. Corumbau

lugares para conhecer na bahia

Em Prado, onde há belas praias e uma simpática cidadezinha, não deixe de visitar a Ponta do Corumbau, na beira do Parque Nacional do Monte Pascoal, ao extremo norte do município. Existe uma leve variação do clima ao passar dos meses, então é uma boa pedida em qualquer época do ano.

Você vai se deparar com coqueiros, rios e mangues. No mar azul turquesa, é possível avistar recifes de corais na maré baixa. Ou seja? O cenário perfeito! Aproveite, ainda, para ir até Caraíva e a aldeia de Barra Velha, onde se originaram os Pataxós. Corumbau é definitivamente um dos lugares imperdíveis para se conhecer na Bahia.

2. Trancoso

Bastante cobiçada durante o Ano NovoTrancoso une ambientes rústicos e luxuosos num só lugar! A cerca de 50 km de Porto Seguro, Trancoso tem uma vida noturna agitada e praias onde se encontram água salgada e doce. É um daqueles destinos da Bahia para se curtir sem pressa alguma.

Vale a pena conhecer a praia dos Nativos, onde quiosques convivem harmoniosamente com pousadas elegantes e festas bastante populares. Entre badalação e tranquilidade, visite ainda a praia do Espelho, uma das mais belas da Bahia e do país como um todo.

3. Taipus de Fora

lugares imperdíveis na bahia

Dentro da Península de Maraú, as piscinas de Taipus de Fora são imensas e carregam consigo muitas espécies marinhas, vistas a olho nu. Além de observar, dá para mergulhar entre elas. Está em busca de um lugar em que você possa entrar em contato direto com a natureza? Taipus de Fora cumpre esse papel de maneira satisfatória, sem chance de arrependimento.

O ideal é visitar as piscinas durante a lua cheia ou lua nova, quando a maré fica seca e expõe mais os corais. Não tem como negar: as belezas de Taipus de Fora representam o que há de mais impressionante no estado. É, com toda a certeza, um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia.

4. Chapada da Diamantina

lugares impressionantes na bahia

Um dos lugares mais fabulosos que você precisa conhecer na Bahia! A Chapada da Diamantina tem atrativos para todos os gostos. Na Fazenda Pratinha, em Iraquara, vale a pena conhecer a Gruta da Pratinha, onde é possível fazer flutuação nas águas intensamente azuis e transparentes. Na mesma propriedade está a Gruta Azul, um lago translúcido onde não se pode mergulhar por conta da profundidade, que chega a 70 metros.

O visual impressiona de todas as maneiras possíveis. Não deixe de ir ao Parque Natural Municipal do Espalhado para ver a Cachoeira da Fumacinha, considerada uma das mais bonitas (se não a mais impressionante) da Bahia e até mesmo do Brasil. Quando for visitar, fique na cidade de Lençóis.

5. Abrolhos

lugares imperdiveis na bahia

Mais um daqueles lugares incríveis que você precisa visitar na Bahia! O arquipélago dos Abrolhos é perfeito para quem quer conhecer a vida marinha de perto. Descoberta em 1503, é um dos melhores pontos do mundo para o mergulho, onde as águas cristalinas convidam todos a explorar a fauna e os corais.

Cinco ilhas vulcânicas formam o local, repleto de vegetação e piscinas naturais onde vivem tartarugas e baleias. Se você quer conhecer um dos lugares imperdíveis na Bahia, coloque Abrolhos no seu roteiro desde já e se prepare para viver uma experiência especial.

6. Santa Cruz Cabrália

lugares imperdíveis para conhecer na bahia

Parte da chamada ‘Costa do Descobrimento’, a cidade ao sul da Bahia está a 20 km de Porto Seguro e ainda próxima de Trancoso e Arraial d’Ajuda. Além de ser considerada como um berço de nossa história, Santa Cruz de Cabrália é muito conhecida por ser um destino perfeito de turismo no estado da Bahia.

Principal motivo? As praias quase desertas atraem turistas em busca de tranquilidade, enquanto aventureiros vão atrás das hipnotizantes ondas de Arakakaí. Em Coroa Vermelha, é possível encontrar parte da cultura indígena no artesanato. Vale a pena reservar um tempinho extra para explorar todos os inúmeros detalhes.

7. Arraial D’Ajuda

lugares imperdíveis na bahia

Cenário de Lua de Mel de muitos casais, Arraial d’Ajuda tem praias que lembram o Caribe. Antiga vila de pescadores, hoje possui bastante infraestrutura turística. No entanto, ainda mantém praias selvagens, como a de Taípe, do Pescador e Araçaípe. É, de fato, um dos lugares imperdíveis na Bahia!

Vale a pena conhecer o Eco Parque, parque aquático integrado à Mata Atlântica, e a Ilha dos Aquários, com atrações para toda a família. Além disso, não se esqueça de passar pela Praça São Brás, onde ocorre a Feira Hippie. Esse local conta com três polos de restaurantes e lojas diversas.

8. Cumuruxatiba

lugares imperdíveis para conhecer na bahia

Cumuruxatiba, o balneário de nome tupi que significa “grande variação da maré”, é uma rústica vila de pescadores. Por lá, você vai encontrar paz, tranquilidade e uma sensação de espírito renovado. Vale a pena aparecer na sua lista de lugares para conhecer na Bahia.

As praias mantêm um lado selvagem, reunindo paisagens incríveis que incluem falésias, riachos de águas claras e coqueirais. Ainda assim, possui boa infraestrutura para receber turistas, muitas vezes vindos de Corumbau.

9. Itacaré

lugares para conhecer na bahia

Parte da Costa do Cacau, ao sul de Salvador, Itacaré reúne praias e cachoeiras de tirar o fôlego. Por estar próxima à Mata Atlântica, o local atrai ecoturistas que se aventuram em trilhas, rapel, arvorismo e rafting. É um daqueles lugares da Bahia que você visita uma vez e não quer mais ir embora.

Tem atração para todos os gostos e humores. Os amantes de praia vão se deparar com belos cenários: as águas esverdeadas banham areias em lugar coberto pela vegetação. É um espetáculo à parte. Na vila, a vida noturna é animada e as festas acontecem até o nascer do sol.

10. Boipeba

lugares impressionantes na bahia

Na Costa do Dendê, a ilha de Boipeba atrai adeptos do snorkeling (mergulho em águas rasas) devido às suas belas piscinas naturais de águas cristalinas. É um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia, especialmente para os viajantes que preferem passar as suas férias mais próximos da natureza.

Em virtude do patrimônio natural, a região é considerada pela UNESCO como uma Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. Algumas praias desertas são acessadas por trilha, como é o caso da Cueira. Outras possuem infraestrutura mais avançada, reunindo restaurantes e pousadas, como Moreré e Boca da Barra.

11. Esplanada

lugares para conhecer na bahia

A 148 km de Salvador, a cidade de Esplanada tem clima de interior. Ela é rodeada de casinhas antigas, edifícios coloniais e ruas sem muita movimentação. Na Costa dos Coqueiros, o grande atrativo local diz respeito às suas lagoas e a praia do Baixio, dentro de uma pequena vila de pescadores.

As águas cristalinas e o encontro do rio com o mar são bons motivos para uma visita. Esplanada é um daqueles lugares na Bahia que são feitos para se admirar durante horas e horas. Apesar de sua simplicidade, o município conta com ótimas opções de pousadas e restaurantes.

12. Morro de São Paulo

lugares para conhecer na bahia

Localizada na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, Morro de São Paulo é um dos lugares imperdíveis na Bahia que você precisa conhecer. Até porque as belezas do litoral baiano são para lá de apaixonantes. O local fica a 250 km de Salvador, reservando surpresas de encher os olhos dos visitantes.

Para chegar a esse paraíso, você terá que fazer uma viagem de catamarã com duração média de duas horas, o que deixa o passeio ainda mais encantador. Por lá, as praias são numeradas: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta (também conhecida como Encanto). Você também poderá visitar as praias Gamboa, do Pontal e Garapuá.

13. Caraíva

lugares para conhecer na bahia

Caraíva é um vilarejo de pescadores no sul da Bahia que poderia muito bem ser um pedaço do paraíso. As ruas da cidade são feitas com areia e tudo na vila emana uma sensação de tranquilidade. É paz que está procurando? Então esse é um dos lugares na Bahia que você precisa conhecer. As praias possuem águas verdinhas, limpas e calmas.

No fim da tarde, vá até a ponta da praia, chamada de “barra” pelos moradores — é onde acontece o encontro do rio com o mar. Fique ali até o pôr do sol e guarde essa cena para sempre na sua memória.

14. São Desidério

lugares para conhecer na bahia

São Desidério é uma cidade localizada na região oeste da Bahia, a 900 km de Salvador. O destino vem se popularizando entre os turistas que gostam de ecoturismo, já que a cidade possui mais de 100 grutas extraordinárias. É, realmente, um dos lugares na Bahia que dá gosto de explorar. O senso de aventura acaba falando mais alto.

O Parque Municipal da Lagoa Azul abriga paredões rochosos espetaculares e cenários como a Lagoa Azul e a Gruta do Catão, capazes de deixar qualquer um encantado. Uma parada obrigatória em São Desidério é no Buraco do Inferno, uma gruta com o maior lago subterrâneo do Brasil.

15. Vale do Jiquiriçá

lugares imperdíveis na bahia

Mais um destino baiano para os apaixonados por ecoturismo! No Vale do Jiquiriçá, que fica a 250 km de Salvador, os turistas encontram muitas atrações em meio à natureza. Tem trekking e trilhas para quem gosta de caminhar, além de esportes radicais, canoagem e cachoeiras para se refrescar do calor.

As festas juninas, especialmente em Amargosa e Itiruçu, também são experiências indispensáveis, ainda mais para quem gosta de conhecer costumes locais. Impossível não considerar o Vale do Jiquiriçá como um dos lugares mais encantadores da Bahia.

16. Ilha dos Frades

lugares na Bahia

A Baía de Todos os Santos comporta 56 ilhas. Uma delas diz respeito à Ilha dos Frades, que vem ganhando destaque devido às suas águas morninhas e tranquilas. Com extensão de 8 km, ela é cercada pela Mata Atlântica. Essa característica em particular garante paisagens exuberantes e praias que mais parecem cenários cinematográficos.

Como não ser um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia? Todas as praias da Ilha dos Frades são delimitadas e bem preservadas, como a de Loreto, Paramaná, Tobar, Viração e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. A arquitetura histórica da região conta com igrejas e um forte.

17. Raso da Catarina

lugares imperdíveis na Bahia

Viajar para o Raso da Catarina, na Bahia, exige planejamento e força de vontade. As chuvas demoram anos para acontecer, sendo que as temperaturas podem chegam a 40 graus. Isso pode acabar assustando as pessoas que não estão acostumadas com climas abafados. As belezas do bioma semiárido, no entanto, acabam compensando o esforço.

Por entre as paisagens inóspitas, os visitantes vão conseguir admirar o voo das araras-azuis-de-lear e conhecer Canudos, a mesma cidade onde uma guerra foi travada no século XIX. Os paredões e cânions, como se não bastasse, coroam o Raso da Catarina como um dos lugares imperdíveis para se visitar na Bahia.

18. Correntina

lugares para conhecer na Bahia

Correntina é um daqueles lugares na Bahia que todo mundo precisa conhecer. As suas belezas naturais têm o poder de encantar quem passa por lá. Além da calmaria promovida pela natureza, os rios e as cachoeiras da região atraem turistas que são apaixonados por esportes de aventura e ecoturismo. A cidade de Correntina fica no oeste baiano, com distância aproximada de 900 km em relação à capital do estado.

Balneário Sete Ilhas é, definitivamente, um destino indispensável. Ele fica nas proximidades do município e garante inúmeras atrações turísticas, como praias, cachoeiras, corredeiras e plantas nativas. No balneário, existe um estacionamento público com capacidade para cerca de 200 veículos.

19. Vale do Capão

lugares imperdíveis na Bahia

O Vale do Capão — ou Caeté Açu — fica na Chapada Diamantina e merece uma atenção especial dentro de seu roteiro de viagem. Isso porque o pequeno vilarejo é cercado por uma exuberante formação montanhosa, fazendo com que o local atraia todos aqueles que desejam contato direto com a natureza. Nos arredores, você vai encontrar todas as características de um verdadeiro santuário ecológico.

O acesso por estrada de terra se dá a partir do município de Palmeiras. Depois que chegar no Vale do Capão, será necessário caminhar durante uma hora e meia para alcançar a Cachoeira do Rio Preto e, ao longo do caminho de volta, os visitantes podem conhecer a Cachoeira das Rodas.

20. Rio de Contas

lugares na Bahia

Por ficar mais ao sul da Chapada Diamantina, Rio de Contas pode passar despercebido pelos visitantes da região, o que não deveria acontecer de jeito nenhum. O município conta com atrações turísticas para quem gosta de contemplar conjuntos arquitetônicos bem preservados. Além disso, as quedas d’água são belezas à parte. A Cachoeira do Fraga é a mais próxima da cidade, sendo necessário dirigir por apenas 12 minutos.

E não para por aí: com aproximadamente 110 metros de altura, a Cachoeira do Livramento (ou Rio Brumado) é a maior da região e comporta quatro quedas d’água. Ela também faz parte do roteiro para a intensa trilha da Estrada Real. Aos aspirantes e aventureiros de plantão, Rio de Contas é um dos lugares imperdíveis para conhecer na Bahia.

 

 

Via: Quanto Custa Viajar

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

18/03/2024 SÃO DESIDÉRIO: POLICIAL MILITAR É ASSASSINADO DURANTE BRIGA EM DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS Um soldado da Polícia Militar, identificado como Luís Ricardo da Costa Santos, foi assassinado durante briga numa distribuidora de bebidas, na noite de ontem, domingo, 17, em São Desidério. O autor, Charles, vulgo “Charlão” foi preso, mas, segundo informações policiais, tentou desarmar um ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 CONFIRA AS ATRAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE 184 ANOS DE SANTA RITA DE CÁSSIA
  • Compartilhe:

18/03/2024 FORMOSA DO RIO PRETO: PREFEITURA REALIZA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NA ZONA RURAL A Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura promove a constante recuperação das estradas da zona rural. Dessa vez, a frente de trabalho está na estrada do Matadouro, sentido localidade de Retiro e região e na comunidade Ouro.
  • Compartilhe:

18/03/2024 ACOMPANHADO DO VICE-PREFEITO MIGUEL LELES, VEREADORES E LIDERANÇAS LOCAIS, EURES RIBEIRO VISITA COMUNIDADE DO SURUCUCU, EM BOM JESUS DA LAPA O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro foi recebido mais uma vez com muito entusiasmo no interior do município! Neste sábado, (16/03), Eures visitou a comunidade do Surucucu, onde foi acolhido com muito carinho e um delicioso almoço na Residência d ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 PM PRENDE SUSPEITO PORTANDO ARMA DE FOGO EM BURITIRAMA Neste sábado (16), durante intensificação do policiamento no povoado de Morrinhos, zona rural do município de Buritirama, quando por volta das 13h a guarnição de serviço do 3º Pelotão/Buritirama realizou abordagem a um indivíduo portando em seu bolso uma arma de fogo tipo pistola. Diante d ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO AVALIA RESULTADOS DE DIAGNÓSTICOS ESCOLARES REALIZADOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Educação realizou dia 11, reunião com equipe de coordenadores pedagógicos escolares da Educação Infantil, Fundamental I e II para avaliar os dados colhidos pelo diagnóstico feito nas escolas da rede municipal. Com base nessas informaç ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENTRE CARRO E CARRETA DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR-242 da manhã deste domingo, 17, por volta das 11h, ocorreu uma colisão envolvendo um carro de passeio e uma carreta na BR 242, próximo a empresa Mauricéia, no município de Barreiras. Após o impacto, a carreta, que estava carregada de laticínios acabou saindo da pista, tombando as margens da rodov ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 BAHIA: CORPO PARCIALMENTE CARBONIZADO É ENCONTRADO EM PORTA-MALA DE CARRO QUEIMADO O corpo de um homem foi encontrado dentro de um carro totalmente queimado, em uma área de mata na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. O caso ocorreu na noite de sábado (16) e é investigado pela Polícia Civil. O corpo estava parcialmente carbonizado no porta-malas do automóvel, que foi localizad ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (18/03) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) A entrada do Sol em seu signo nesta semana marcará o início do ano astrológico e inaugurará um novo ciclo em sua vida. Conte com mais vitalidade, brilho e poder. Projeto de vida e caminhos de maior realização pessoal ficarão iluminados. Entre num novo grupo e prom ...
  • Compartilhe:

18/03/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENVOLVENDO QUATRO VEÍCULOS DEIXA QUATRO PESSOAS FERIDAS NA BR-135 o início da manhã deste domingo, 17, ocorreu uma colisão envolvendo quatro veículos na BR 135, próximo ao FRIBARREIRAS, na cidade de Barreiras, deixando quatro pessoas feridas. Não há mais detalhes do ocorrido e do estado de saúde das vítimas que foram socorridas pelo SAMU para uma unidade ...
  • Compartilhe:

17/03/2024 POEMA EM MEMÓRIA DO MEU IRMÃO ROMILDO SENA     Roberto de Sena Mural do Oeste Meu irmão ainda não consigo acreditar no que aconteceu parece mentira que você morreu   Você que era mais que um irmão, um conselheiro, um amigo Seu olhar nos dava abrigo Ficamos todos perdidos sem você   É uma dor que não passa Você  ...
  • Compartilhe:

16/03/2024 BARREIRAS SEGUE EXIBINDO NÚMEROS ROBUSTOS COMO CELEIRO DE GRÃOS, FRUTAS E FIBRAS DO BRASIL, APONTA IBGE   Nesta sexta-feira (15), o Jornal A Tarde lançou um caderno especial sobre o agronegócio, destacando Barreiras, como um dos sete municípios mais ricos do país nesse setor. Os dados analisados são referentes a 2022, já que a avaliação sobre 2023 ainda não foi lançada. A base é a pesq ...
  • Compartilhe:

16/03/2024 PROJETO MORAR LEGAL CHEGA À VILA BRASIL E POPULAÇÃO TIRA DÚVIDAS SOBRE REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS NO DIÁLOGO PÚBLICO PROMOVIDO PELA PREFEITURA DE BARREIRAS   Nesta quinta-feira (14), mais um bairro foi contemplado com os serviços do Projeto Morar Legal da Prefeitura de Barreiras. Desta vez, os moradores da Vila Brasil puderam conhecer por meio do Diálogo Público, coordenado pelo Núcleo de Regularização de Imóveis, detalhes do Projeto e das ...
  • Compartilhe:

16/03/2024 DIREITO DE RESPOSTA: CARMÉLIA DA MATA EMITE NOTA APÓS CITAÇÃO EM MATÉRIA SOBRE FAKE NEWS Após a publicação de uma matéria publicada pelo portal Falabarreiras.com e compartilhada com os devidos créditos pelo Mural do Oeste, em que a vereadora Carmélia da Mata é citada em um texto que aborda a suposta divulgação de fake news, a mesma exerceu seu direito de resposta, garantindo su ...
  • Compartilhe:

15/03/2024 NRI DE BARREIRAS REALIZA CAPACITAÇÃO PARA ALINHAR AÇÕES DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Nesta quinta-feira (14), a Coordenação do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI) de Barreiras promoveu uma capacitação com o objetivo de alinhar informações sobre a regularização fundiária urbana (Reurb). O evento contou com a participação de servidores da Secretaria de Infraestrutu ...
  • Compartilhe:

15/03/2024 BARREIRAS: CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO INFORMA SUSPENSÃO DE ATENDIMENTO DURANTE REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO   Situadas no bairro Barreirinhas, a Central de Abastecimento Farmacêutico e a Farmácia Cidadã I realizam o processo do inventário desde essa quarta-feira (13), e segue até sexta – feira (22), com atividades suspensas ao público em virtude da atividade administrativa. Através da po ...
  • Compartilhe:

15/03/2024 LEM: PROJETO SAÚDE DO BEM CHEGA AOS BAIRROS SOL DO CERRADO E SOLAR BURITIS   O PROJETO SAÚDE DO BEM chega aos Bairros Sol do cerrado e Solar Buritis neste final de semana com o Especial de Odontologia. Os atendimentos iniciam às 8 horas da manhã de sábado, 16 de março e de domingo , 17 de março na Praça Central e serão realizados por ordem de chegada ! [&helli ...
  • Compartilhe:

15/03/2024 PREFEITURA DE FORMOSA DO RIO PRETO EM PARCEIRA COM A AIBA PROMOVE OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA OLAVO BILAC A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a Prefeitura de Formosa do Rio Preto, através da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Educação, promoveu nesta quinta-feira (14), na Escola Olavo Bilac, na comunidade Morrinhos, uma Oficina de Educação Amb ...
  • Compartilhe:

15/03/2024 PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE BOM JESUS DA LAPA, EURES RIBEIRO RECEBE APOIO DOS VEREADORES LÉO DE LIÓ E ERNESTO FRAGA O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, recebeu nesta sexta-feira (15/03) o apoio dos vereadores Léo de Lió e Ernesto Fraga, juntamente com o empresário Ricardo Imóveis. “Com a dedicação dessas pessoas, estamos unindo forças para um projet ...
  • Compartilhe:

14/03/2024 APÓS APROVAÇÃO DE PROJETO NA CÂMARA, VEREADORES DE BARREIRAS SÃO ALVOS DE FAKE NEWS Em Barreiras, Oeste da Bahia, vereadores que nessa quarta-feira (13) votaram a favor do Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a contrair um empréstimo no valor de 60 milhões de reais junto à Caixa Econômica Federal, encontram-se agora no centro de uma tempestade de desinformação. Segundo o ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade