5,5 MILHÕES DE BOLSAS DE ESTUDO EM CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
10 de abril de 2023

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou 5,5 milhões de vagas para cursos certificados pela Microsoft e pelo órgão na área de tecnologia da informação (TI). Os cursos serão em uma plataforma on-line chamada Escola do Trabalhador 4.0 e abrange desde o letramento digital básico, para aqueles que têm muito pouco ou nenhum conhecimento de informática, até os conhecimentos mais avançados em TI, como programação.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse ao Correio que a iniciativa busca suprir uma demanda do mercado. “É um mercado que está demandando um processo crescente de profissionais e está enfrentando uma falta de pessoal. Nós estamos falando da possibilidade de milhares de empregos a serem gerados”, afirmou o ministro.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério e a empresa de tecnologia Microsoft e promete uma formação de excelência gratuita. Todos os cursos serão realizados por meio de uma plataforma de ensino à distância e a promessa é que as formações possibilitem ao trabalhador aprender novas competências para todos os níveis de conhecimento na área de TI.

Caminho Digital

O programa chamado Caminho Digital busca preparar trabalhadores para os novos desafios. Desenvolvido a partir de acordos e parcerias com instituições públicas e privadas, além de estados e municípios, seja na divulgação ou no fornecimento da infraestrutura.

O ministério também destaca que o programa ainda tem o objetivo de centralizar as iniciativas de capacitação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e inserção profissional voltados para a Economia 4.0, oferecendo novas oportunidades aos trabalhadores de buscar novos caminhos profissionais.

Com capacidade de atender até 5,5 milhões de alunos em atividades online, o programa promete fazer essas formações dentro de uma plataforma acessível, intuitiva e fácil de usar. São oferecidos mais 134 cursos na área de tecnologia, divididos em sete programas básicos, chamados de trilhas, que passam desde o nível básico, pelo intermediário até o avançado.

Outra vantagem do programa é que todos os inscritos terão acesso ao pacote Office 365 gratuitamente durante o percurso nos cursos. A definição do nível inicial de cada estudante será verificada através de um “teste de carreira” que busca medir os conhecimentos e indicar a trilha mais adequada para cada inscrito.

As aulas acontecem ao vivo e são desenvolvidas de forma dinâmica com o objetivo de contribuir com o aprendizado e contará com tutorias on-line de forma contínua para auxiliar os alunos durante o curso. Em cada curso concluído na formação será emitido um certificado com o selo da Microsoft e do Ministério do Trabalho e Emprego.

Novo mundo

Para Magno Rogério Carvalho Lavigne, secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda (SGER) do Ministério do Trabalho, um novo mundo da formação profissional é inaugurado. “Esse nosso projeto junto com a Microsoft tem as características desse novo mundo da formação profissional. Da formação básica na área de informática até cursos do nível de cursos de tecnologia da informação” diz o secretário.

Lavigne aponta que esse é um dos caminhos para melhorar a formação dos trabalhadores brasileiros, não o único. O secretário também afirma que o setor da tecnologia da informação é um dos com maior demanda de trabalhadores. “Esse é um dos setores mais carentes de profissionais. Nós temos que auxiliar os trabalhadores para terem essa possibilidade de formação “, diz ele.

Empregabilidade

Com o avanço de novas tecnologias, a contratação de profissionais qualificados tem crescido ao longo dos anos e gerado mais oportunidades de emprego. Segundo dados do setor, a demanda por profissionais da área deve manter uma média de 159 mil empregos por ano até 2025, com uma expectativa total de cerca de 800 mil empregos nos próximos cinco anos na área.

Mas entre as pessoas que se formam na área e as vagas que serão abertas existe uma lacuna. São 53 mil formandos ao ano no Brasil, número insuficiente para atender a demanda.

Segundo o ministro Marinho, os cursos devem atender centenas de empresas que têm carência de mão de obra qualificada na área de TI, incluindo a própria Microsoft. Já Lavigne destaca que o contrato firmado com o ministério não tem nenhum compromisso de contratação dos formados pela empresa, mas pondera que, com a carência de profissionais do setor, é bem possível que a própria Microsoft do Brasil busque recrutar talentos oriundos dessa formação.

“Se você perguntar para qualquer banco, quantos trabalhadores em TI eles precisam hoje, dirão que precisam de mais de mil, toda empresa que está vinculada ao setor de tecnologia da informação que tiver um talento, vai evitar perder”, aposta o secretário.

Mulheres

Outro aspecto que o programa busca atacar é a inclusão de mulheres nesse mercado. De acordo com o estudo de uma empresa de recrutamento, as mulheres representam apenas 12,7% dos profissionais de tecnologia. “As capacitações em tecnologia e o incentivo em impulsionar as habilidades digitais são as peças-chave para modificar esse cenário, gerar mais empregos, e construir um mercado de tecnologia diverso e inclusivo”, disse Lúcia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil.

Inscrições

O programa do Ministério é aberto a qualquer residente no território nacional, sem limitação de idade ou localidade.

Sem custo nenhum, o aluno trabalhador pode cursar quantos módulos quiser, após concluir um, pode se inscrever para os seguintes e realizar uma formação continuada que pode iniciar no aprendizado básico e seguir até os cursos avançados de TI.

Segundo a Secretaria de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, a oferta inicial de 5,5 milhões pode até mesmo vir a ser ampliada de acordo com a demanda ao serviço.

A inscrição e maiores informações podem ser obtidas no site do programa: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/servicos/trabalhador/qualificacao-profissional/caminho-digital/caminho-digital1 .

Trilhas

A chamadas “trilhas” são divididas em sete modalidades, cada uma delas com diversos cursos voltados para várias competências e diferentes níveis de conhecimento de cada aluno. São elas: Letramento digital; Produtividade; Introdução à programação; Profissionalizante; Avançados em TI; Dynamics 365 e XP- Educação Financeira com Excel.

CONHEÇA AS TRILHAS

Letramento Digital

É o nível mais inicial, com conceitos mais básicos relacionados aos primeiros passos para uma carreira digital.

Produtividade

Desenvolve as habilidades para explorar os programas do pacote Office 365.

Introdução à Programação

Conceitos iniciais relacionados à linguagem de programação.

Profissionalizante

Esta trilha é indicada para jovens e adultos que desejam seguir uma carreira específica no mercado de tecnologia. Engloba 4 áreas, Administrador de TI; Analista de dados; Analista de segurança de dados; Desenvolvedor e programador de software.

Avançados em TI

Conhecimento mais avançado em TI com otimização do desempenho individual contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais.

Dynamics 365

É um conjunto de aplicativos de negócios inteligentes que pode auxiliar na administração da empresa e a fornecer melhores resultados. A formação inclui conhecimentos de recursos de inteligência artificial.

XP-Educação Financeira com Excel

A formação, montada em parceria com a XP Investimentos, conhecida empresa do setor financeiro, apresenta conceitos iniciais sobre organização financeira e investimentos utilizando a planilha de cálculo Excel.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

18/05/2024 COTEGIPE: IDOSO É RESGATADO APÓS DESAPARECER EM MATA FECHADA   Um idoso de 87 anos, identificado como Plácido, foi resgatado por bombeiros militares do 17º BBM, em Barreiras, que estava desaparecido desde a noite de quarta-feira (15) após adentrar em uma mata fechada no Povoado de Barroquinha, em Cotegipe, interior da Bahia. O senhor, que sofre de Alz ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABL FESTEJA 19 ANOS COM SARAU Os 19 anos de criação da Academia Barreirense de Letras (ABL) serão comemorados no dia 20 de maio com um encontro festivo na sede da entidade, abrindo a programação cultural da instituição na semana em que se comemora também o aniversário de Barreiras. No evento acontece a terceira edição ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A CORRIDA DO ALGODÃO 2024 Com o tema Transformação a cada passo, evento será realizado pela Abapa nos dias 23 e 24 de agosto, na Praça do Avião, em Luís Eduardo Magalhães. Estão abertas as inscrições para a Corrida do Algodão 2024, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, na praça do Avião, em Luís Eduar ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 BARREIRAS 133 ANOS: PREFEITURA APRESENTOU NESTA SEXTA-FEIRA 17, A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DAS FESTIVIDADES Naiara Azevedo, Bandas Escandurras, Brodericks e Marcelo Rakar fazem parte da programação especial   Emoção e alegria associadas à cultura, esporte, lazer e entrega de obras deram o tom do lançamento da programação oficial em comemoração aos 133 anos de emancipação política da Capital ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA DE BARREIRAS, ALCIONE RODRIGUES, VISITA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO RIACHINHO JUNTO COM SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE     Na manhã desta sexta-feira, a Unidade de Saúde da Família do Riachinho recebeu a visita do vereador e presidente da Câmara de Barreiras, Alcione Rodrigues, acompanhado pelo secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves. A visita teve como objetivo acompanhar de perto os servi ...
  • Compartilhe:

17/05/2024 CONFIRA AS ATRAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE BARREIRAS       Estas são as atrações do aniversário de 133 anos de Barreiras. Tem som para todos os gostos. Dia 24/05 tem om Rock de Marcelo Hakar, Banda Brodericks, Luanda e também a Banda Zyonautas, No dia 25 as atrações são as seguintes: Naiara Azevedo, Escanduras, Daniel Cruz, Noss ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 MARILDE GUEDES, PRESIDENTE DA ABL, LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIA ”CENA POÉTICA”   No dia 23 de maio, às 17:30, a Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) será palco do lançamento do primeiro livro de poemas de Marilde Guedes. O evento ocorrerá na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), uma instituição prestigiada na qual Marilde exerce a presidência. ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 INEMA PRECISA ADOTAR MEDIDAS DURAS PARA IMPEDIR AS PCH’S DE POLUIR O RIO GRANDE. GOVERNO DO ESTADO TEM QUE TOMAR SÉRIAS PROVIDÊNCIAS; LEIA A NOTA ABAIXO   NOTA O Grupo de Estudos em Tecnologias Ambientais do Cerrado e do Semiárido da Bahia – Mandacaru, em conjunto com o Grupo de Pesquisa Holocene: Mudanças Ambientais Globais e Cerrado, ambos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por meio desta nota, se posicionam com relação a ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE BARREIRAS, NÚCLEO MULHERES DO AGRO PROMOVE I SEMINÁRIO ALGODÃO QUE AQUECE Barreiras foi escolhida pelo Núcleo Mulheres do Agro para sediar o I Seminário Algodão que Aquece, realizado na última sexta-feira (10). O evento reuniu professores da rede municipal de ensino para uma formação continuada com palestras técnicas e disseminação de conhecimento sobre sustentab ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 VITÓRIA OFICIALIZA ACERTO COM THIAGO CARPINI   O Vitória já tem um novo técnico. Thiago Carpini foi anunciado pelo clube na noite desta terça-feira (14). O profissional, que está na Europa desde que foi demitido do São Paulo, será oficialmente apresentado na próxima quinta (16). O Leão já estava conversando com o profissional ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 NARRADOR SILVIO LUIZ MORRE AOS 89 ANOS   O narrador esportivo Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16) às 9h40, aos 89 anos de idade, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Oswaldo Cruz. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz informa que o paciente, Sr ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: CIPT-O RECUPERA MATERIAIS PROVENIENTES DE ROUBO E INDIVÍDUO É CONDUZIDO A DELEGACIA DE POLÍCIA   No final da tarde de ontem, quarta-feira, 15, por volta das 17h, policiais da CIPT-O recuperaram materiais provenientes de roubo e um indivíduo foi conduzido à delegacia de polícia, na rua Jesuíno Pamplona, no bairro Jardim Ouro Branco, em Barreiras. A PM foi acionada através do disk den ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 OTONIEL SE REÚNE COM POPULAÇÃO PARA DISCUTIR SUGESTÕES PARA CULTURA E TURISMO QUE SERÃO INSERIDAS EM SEU PLANO DE GOVERNO     Na noite desta quarta-feira, 15 de maio, o tradicional clube ABCD de Barreiras foi palco de um importante encontro organizado pelo vereador e pré-candidato a prefeito, Otoniel Teixeira. O evento teve como objetivo ouvir sugestões da população para a elaboração de propostas sólid ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE FORAM EMPOSSADOS NESTA QUARTA-FEIRA, 15 Atuante em caráter permanente e deliberativo, o Conselho Municipal de Saúde desenvolve atividades na formulação de estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde. Em Barreiras, os novos membros do Conselho tomaram posse nesta quarta-feira (15), no Plenário Dr. Aroldo ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 PRESTADORES DE SERVIÇOS DA BAHIA FARM SHOW COMEMORAM CRESCIMENTO DO SETOR PARA EDIÇÃO 2024 Empresas das áreas para atendimento aos estandes como Buffet, decoração e mobiliário, limpeza, recepção ganham espaço junto com a chegada da feira agrícola, que será realizada de 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. A Bahia Farm Show cresce a cada ano e os grandes resultados chega ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 ABAPA OFERECE MAIS UMA EDIÇÃO DO CURSO DE EXECUTOR DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA  A aviação agrícola é uma ferramenta que auxilia de forma ágil o controle da operação fitossanitária e influencia na manutenção do potencial produtivo no campo. Visando fortalecer a segurança técnica nessas operações a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), ofereceu e ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 SECRETARIA DE SEGURANÇA CIDADÃ E TRÂNSITO DE BARREIRAS REALIZA 3ª EDIÇÃO DA ENTREGA REFERÊNCIAS ELOGIOSAS A GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS Na terça-feira (14), a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras realizou a 3ª Edição da entrega de Referências Elogiosas aos Guardas Civis Municipais (GCM). O evento que aconteceu na sede da GCM teve como objetivo, reconhecer o fruto dos serviços prestados à população barre ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 MAIS INVESTIMENTO NA SAÚDE DA CAPITAL DO OESTE: NOVO EQUIPAMENTO AUMENTA CAPACIDADE DE EXAMES NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS LEONÍDIA AYRES DE ALMEIDA   Na última terça-feira (14), iniciou-se a implantação dos setores de imunologia e hormonologia no Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres de Almeida. A Secretaria de Saúde de Barreiras obteve, em regime de comodato com uma empresa de equipamentos laboratoriais, o Maglumi ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA SUSPEITA DE ESPALHAR FAKE NEWS SOBRE CANCELAMENTO DA VAQUEJADA DE FORMOSA DO RIO PRETO Na semana passada em Formosa do Rio Preto, uma cidadã espalhou áudios em diversos grupos de whatssap relatando que a Polícia Federal havia realizado uma grande operação na Prefeitura por desvio de dinheiro público e que por tal motivo não haveria a tradicional vaquejada na cidade. A fake news ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 ARIVAL VIANA: SEIS MANDATOS DE TRANSFORMAÇÃO EM BURITIRAMA O município de Buritirama tem um nome que se destaca repetidamente nas urnas e no dia a dia de sua administração: Arival Viana. Com um recorde impressionante de seis mandatos como prefeito, Arival Viana se consolida como uma figura central na política local e como favorito para mais uma reeleiç ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade