STF AMPLIA PRESSÃO SOBRE INVESTIGAÇÕES DE BOLSONARO
1 de janeiro de 2022

 

As chamadas investigações preliminares se consolidaram em 2021 como o álibi para o procurador-geral da República, Augusto Aras, dizer que é diligente na apuração de suspeitas de irregularidades atribuídas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e a seu entorno.

De janeiro a novembro deste ano, a Procuradoria-Geral da República contabilizou 412 representações criminais que passaram a ser investigadas internamente no órgão. É mais de um caso por dia. O chefe do Executivo, por exemplo, foi alvo de 25 procedimentos desta natureza.

Nas últimas semanas, no entanto, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) elevaram o tom das críticas por falta de supervisão do tribunal nesses expedientes e fecharam o cerco ao procurador-geral.

A tendência é que em 2022 os magistrados estejam ainda mais vigilantes. Procurada pela Folha, a PGR informou que não se manifestaria sobre o assunto —em agosto, após nova indicação de Bolsonaro, o Senado aprovou a recondução de Aras a mais dois anos de mandato.

A “notícia de fato”, nome dado a esses processos, é uma apuração preliminar relativa a variadas situações levadas ao conhecimento da Procuradoria.

Em diversas oportunidades, Aras lançou mão desse procedimento para afirmar ao Supremo que não é omisso e que já está apurando supostas ilegalidades de integrantes do governo federal.

Em outubro, porém, a ministra Cármen Lúcia deu início a um movimento para limitar os poderes da PGR nessas investigações.

A magistrada afirmou que nenhuma autoridade está “fora de qualquer supervisão ou controle” e mandou Aras detalhar ao STF quais medidas seriam tomadas em relação aos pedidos de investigação contra Bolsonaro devido às falas golpistas no 7 de Setembro.

Dois meses depois, no começo de dezembro, foi a vez de o ministro Alexandre de Moraes adotar medida similar.

Ele determinou o trancamento de uma apuração preliminar instaurada pela PGR para verificar possível crime do chefe do Executivo por ter feito uma falsa associação entre a Covid-19 e o risco de contrair o vírus da Aids.

Além disso, abriu um inquérito sobre o caso a pedido da CPI da Covid, o que é inusual, e deu 24 horas para o PGR enviar ao Supremo todos os dados que já havia levantado na apuração interna.

Antes disso, Aras já havia informado ao Supremo a abertura de apuração preliminar para averiguar a conduta, entre outros próceres do bolsonarismo, de dois filhos do presidente, do ministro Augusto Heleno (GSI) e da ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). Nenhum dos casos havia evoluído ou tido maiores consequências.

Geralmente, nas manifestações enviadas ao STF no âmbito de pedidos para que membros do Executivo sejam investigados, Aras apenas afirma que abriu apurações internas e que, se constatada a prática de algum crime e a existência de lastro probatório mínimo, pedirá abertura de inquérito policial.

No caso de Bolsonaro, por exemplo, foram abertos 25 procedimentos desta natureza em 2021, mas houve, no mesmo período, apenas uma única solicitação de abertura de inquérito.

E isso só ocorreu após pressão da ministra Rosa Weber, que é a relatora da investigação sobre a suspeita de prevaricação do chefe do Executivo no caso da compra da vacina indiana Covaxin.

Neste caso, a Procuradoria enviou parecer inicialmente dizendo que seria impróprio um inquérito na esfera judicial porque a CPI da Covid ainda estava em funcionamento e já investigava o caso.

A ministra, então, endureceu o tom. Afirmou que não há previsão legal para que a Procuradoria espere os trabalhos de comissão parlamentar de inquérito para investigar crimes.

Disse ainda que, “no desenho das atribuições do Ministério Público, não se vislumbra o papel de espectador das ações dos Poderes da República”.

Em novembro, por meio de dez pedidos de providências enviados ao STF sob sigilo, a PGR prestou contas do que fez após analisar o relatório final da CPI, entregue a Aras no final de outubro. Dos dez pedidos, seis envolvem Bolsonaro.

Partir diretamente para um inquérito seria uma possibilidade, avaliam integrantes da Procuradoria a partir de uma leitura das conclusões da CPI, mas o chefe do MPF (Ministério Público Federal) optou, mais uma vez, pela apuração preliminar interna.

Especificamente sobre essa situação relacionada às conclusões da CPI, a PGR informou que a justificativa para a abertura de apurações preliminares foi comunicada ao Supremo nos dez pedidos de providência enviados à corte.

Para sua surpresa, porém, Aras soube no início de dezembro da decisão de Moraes de abrir inquérito para averiguar o caso da falsa associação entre a Covid-19 e o risco de contrair o vírus da Aids.

O pedido foi endereçado diretamente ao magistrado por ser ele o relator do inquérito das fake news, que apura a disseminação de notícias falsas e ataques a instituições.

Aras contestou a decisão, sob a justificativa de que seria um procedimento irregular porque haveria duplicidade de investigação. O ministro não acolheu os argumentos.

A visibilidade de inquérito que tramita no tribunal é geralmente maior do que a de uma apuração preliminar interna que corre na PGR.

Moraes é um dos ministros do Supremo mais críticos da estratégia do procurador-geral de abrir apurações preliminares internas sem o acompanhamento judicial.

“Não basta ao órgão ministerial que atua perante a corte, no caso, a Procuradoria-Geral da República, a mera alegação de que os fatos já estão sendo apurados internamente”, disse.

“Não se revela consonante com a ordem constitucional vigente, sob qualquer perspectiva, o afastamento do controle judicial exercido por esta corte suprema em decorrência de indicação de instauração de procedimento próprio [na Procuradoria].”

Ele afirmou que somente informação e apresentação ao STF dos documentos que mostrem o andamento das investigações, com a indicação de eventuais diligências já realizadas ou ainda a serem feitas, garantem a plena supervisão judicial.

Aras alega que “reparte frequentemente com a corte informações” acerca do trabalho e que busca “não inundar a Suprema Corte com o expressivo volume de representações que são diuturnamente formalizadas”.

De acordo com ele, as representações criminais são processadas como “notícia de fato” na PGR para funcionarem como uma espécie de “purificador e de anteparo à corte”.

“Evitando-se que centenas de representações, algumas apócrifas, desconexas e/ou infundadas, aterrizem direta e desnecessariamente no campo da supervisão judicial da Suprema Corte”, disse em manifestação recente enviada ao STF.

Afirmou ainda que não diverge dos magistrados sobre a obrigatoriedade da supervisão judicial pelo tribunal, mas que a “notícia de fato” e inquérito são procedimentos que não se confundem.

 

Marcelo Rocha e Matheus Teixeira/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

13/06/2024 PARTICIPAÇÃO DAS JUNINAS REMELEXINHO CEARENSE E LUAR DO SERTÃO ANIMAM O ARRAIÁ DA VILA DOS FUNCIONÁRIOS O mês de junho é contagiado pelo ritmo dos festejos juninos e neste sábado (10), a Vila dos Funcionários foi o destino da alegria contagiante do São João. As apresentações no Arraiá da Vila dos Funcionários contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio dos recursos da Lei Aldir ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENCAMINHA AO LEGISLATIVO PROJETO DE LEI QUE VISA CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO PARA CONCLUIR A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL Com mais de 13 mil metros quadrados de área construída, em uma área total de mais de 30 mil metros quadrados, o Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza é o maior Hospital Municipal em construção no interior do Estado e contará com seis módulos e capacidade para 150 leitos para internaç ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 SECRETÁRIOS E EQUIPES DA GESTÃO MUNICIPAL DISCUTEM DETALHES SOBRE A ELABORAÇÃO DO ESTUDO TÉCNICO PARA PPP DO HOSPITAL MUNICIPAL, APRENSENTADO PELOS CONSULTORES DA FESPSP Secretários e demais equipes da gestão municipal de Barreiras participaram na quarta-feira (5), da visita técnica de estruturação do estudo de viabilidade técnica, operacional, econômica e jurídica, para a estruturação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), para concessão administ ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO FAZ ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O SÃO JOÃO DO SÍTIO GRANDE Muito forró, alegria e animação estão garantidos para o São João do Sítio Grande, organizado pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT). A estrutura do circuito da festa já está preparada para duas noites de muita música e descontração. ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 BAHIA FARM SHOW 2024: ESPAÇO DA AGRICULTURA FAMILIAR É ATRAÇÃO PARA OS VISITANTES Com o tema: Agro, Herança do Brasil, a Bahia Farm Show está aberta para visitação, desde terça-feira (11), com grande destaque para o espaço destinado para o artesanato e alimentos produzidos pela agricultura familiar. Este é um dos atrativos da feira de tecnologia agrícola, que deverá rece ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 GENERAL BRAGA NETO VISITA A BAHIA FARM SHOW O General Braga Neto foi recepcionado por David Schmidt e produtores durante a visita dele à Bahia Farm Show 2024. David Schmidt é uma figura proeminente do agronegócio e ex presidente do sindicato dos produtores rurais. A presença de Braga Neto na Bahia Farm Show não é uma agenda política e ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS MUDA NOME DA PRAÇA DO SENTIDOS PARA JUVENAL FERNANDES DE SENA Na noite desta terça-feira, 11 de junho, a Câmara Municipal de Barreiras aprovou, por unanimidade, a mudança de nome da Praça dos Sentidos, localizada na Vila dos Sas, para Praça Juvenal Fernandes de Sena. A iniciativa visa homenagear o ilustre cidadão conhecido popularmente como Seu Vena, que ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 BARREIRAS: POR QUESTÕES HUMANITÁRIAS, CÂMARA NÃO PODE NEGAR EMPRÉSTIMO COM A FINALIDADE EXCLUSIVA DE CONCLUIR O HOSPITAL MUNICIPAL Todos sabem que, pela primeira vez em sua história, um prefeito de Barreiras teve a sensibilidade e a coragem de construir um Hospital Municipal para atender a população que mais precisa. Nesta terça-feira, 11 de junho, Zito Barbosa encaminhou à Câmara Municipal, um pedido de autorização par ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 POLÍCIA REGISTRA FEMINICÍDIO EM SERRA DO RAMALHO Foi noticiado na Unidade Policial  que nesta terça-feira (11), ocorreu um crime de feminicídio, tendo como vítima a Sra. MARIA MÁRCIA CONSTÂNCIA DA SILVA, de 39 anos. Fato este ocorrido na residência da vítima, situada na Travessa da Rua C, número 13, Agrovila 02, Serra do Ramalh/BA. O prin ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PEELING DE FENOL: SAIBA O QUE É E QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS A morte de um jovem de 27 anos, em São Paulo, decorrente de complicações geradas por um peeling de fenol levantou o debate acerca do procedimento. O rapaz fez o procedimento em uma clínica estética. A dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer o peeling. A polícia inve ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 IBOTIRAMA: MORADORES ENCONTRAM JIBOIA DE MAIS DE UM METRO NO BAIRRO ALTO DO FUNDÃO Moradores da rua Tamburiu, no Alto do Fundão, em Ibotirama, foram surpreendidos nesta terça-feira (11) por um encontro inesperado: uma jiboia de mais de um metro de comprimento apareceu no quintal de uma casa da localidade. Os próprios moradores agiram rapidamente, mobilizando-se para garantir a ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS TRABALHA EM RITMO ACELERADO NA MONTGEM DA ESTRUTURA DA FESTA MAIS ESPERADA DO ANO Com data já confirmada para acontecer entre os dias 20 a 23 de junho, a Prefeitura de Barreiras concentra esforços na preparação do maior São João da Bahia com a montagem e estruturação da festa mais aguardada pela população do Oeste e de outros estados brasileiros, que aproveitam a data f ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 LANÇAMENTO DO PROJETO INTEGRACHAGAS BRASIL EM SÃO DESIDÉRIO REUNIU PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PESQUISADORES, LIDERANÇAS DO MUNICÍPIO E PÚBLICO EM GERAL A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa segunda-feira, 10 de junho, no Centro Cultural, o lançamento do Projeto IntegraChagas Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada em parceria com Instituto Nacional de Infe ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONCURSO SAÚDE VITÓRIA DA CONQUISTA: GRANDE OPORTUNIDADE PARA ENFERMEIROS Para você que é profissional da saúde e busca estabilidade e crescimento na carreira, Vitória da Conquista, na Bahia, traz notícias animadoras. Foi anunciado o edital do concurso público na área de saúde, especificamente para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esta é uma grande chance ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (12)
  • Compartilhe:

11/06/2024 OTONIEL TEIXEIRA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE ADRIANA DO AÇOUGUE A VEREADORA DE BARREIRAS NO BAIRRO VILA BRASIL   Na noite desta segunda-feira, 10, o vereador e pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, marcou presença no evento de lançamento da pré-candidatura a vereadora de Adriana do Açougue, uma liderança conhecida e respeitada no bairro Vila Brasil. O evento reuniu um grande pú ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: CÂMARA APROVA HONRARIAS; SAIBA QUEM RECEBEU E QUEM FEZ AS INDICAÇÕES   Na tarde de ontem, dia 10 de junho de 2024, o Plenário da Câmara de Vereadores de Buritirama no oeste da Bahia, sob a condução do Senhor Presidente, Vereador Odair Ribeiro de Souza, aprovou as honrarias para pessoas vivas que prestaram e/ou prestam serviços no município, com reconhecime ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: PREFEITO ARIVAL VIANA PREFESTIGIA ENCERRAMENTO DE CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL EM AVICULTURA BÁSICA   O prefeito de Buritirama, Arival Viana, acompanhado do Secretário de Agricultura do município, Geraldo Cruz, esteve presente na sede da Associação dos Agricultores Familiares de São José para prestigiar o encerramento de mais um Curso de Formação Profissional Rural em Avicultura Bási ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 PRIMEIRA ATRAÇÃO DO SÃO JOÃO DE BAIANÓPOLIS É DIVULGADA; CONFIRA   A Prefeitura de Baianópolis, liderada pela prefeita Jandira Xavier, anunciou recentemente a primeira grande atração do São João de Baianópolis 2024. A dupla Marcelo e Rayane, conhecida por seus sucessos no sertanejo e forró, foi confirmada e se apresentará no dia 29 de junho, prometen ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 VIVEIRO MUNICIPAL DE PRODUÇÃO DE MUDAS RECEBE VISITA DOS ESTUDANTES E EQUIPES DA ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL PEREIRA GOMES   Integrando as ações da Semana do Meio Ambiente em Barreiras, na quinta-feira (6), alunos e equipes da Escola Municipal Miguel Pereira Gomes, do Tatu, visitaram o Viveiro Municipal de Barreiras no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas. Além de ser referência em ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade