PF SUSPEITA DE DESVIO DE DINHEIRO DA PRESIDÊNCIA POR MEIO DE MAURO CID E A PEDIDO DE MICHELLE
14 de maio de 2023

A Polícia Federal diz ter identificado uma possível articulação para desvio de dinheiro público no governo Jair Bolsonaro (PL) a pedido da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Segundo a PF, a suspeita envolve a assessoria da esposa do ex-presidente e os seus funcionários da Ajudância de Ordens da Presidência, que foi chefiada por Mauro Cid, preso por suspeita de ter falsificado cartões de vacinação.

Em setembro do ano passado, a Folha revelou que a PF havia encontrado as transações suspeitas após analisar dados encontrados no celular e na nuvem de Cid, que foi o braço direito de Bolsonaro no governo.

A linha investigativa da PF está em um dos inquéritos relatados por Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A polícia fala da suspeita em pedidos de quebra de sigilo bancário, e o ministro também cita em suas decisões que autorizaram as medidas.

Ao autorizar a extensão das quebras de sigilos de Cid, funcionários da Presidência e pessoas ligadas a Michelle, Moraes afirma que os elementos colhidos pela PF revelam “fortes indícios de desvio de dinheiro público, por meio da Ajudância de Ordens da Presidência da República” para pessoas indicadas por duas assessoras da ex-primeira-dama.

O delegado do caso diz no documento ao qual a Folha teve acesso que ainda precisaria aprofundar as investigações, mas que havia indícios no sentido do desvio.

Procurados, assessores da família Bolsonaro não se manifestaram O advogado de Cid, Bernardo Fenelon, afirmou que “por respeito ao Supremo Tribunal Federal, toda e qualquer manifestação defensiva será feita nos autos do processo”.

Como a Folha mostrou à época, conversas por escrito, fotos e áudios trocados por Cid com outros assessores sugerem a existência de depósitos fracionados e saques em dinheiro.

O material analisado pela Polícia Federal indica ainda que as movimentações financeiras se destinavam a pagar contas pessoais de Michelle.

A PF cruzou essas transações e descobriu que os valores custeavam um cartão de crédito em nome de Rosimary Cardoso Cordeiro, mas utilizado por Michelle.

Como revelou o UOL neste sábado (13), áudios de conversas de duas assessoras da primeira-dama, Cintia Borba Nogueira e Giselle dos Santos Carneiro da Silva, entre si e com Mauro Cid sugerem preocupação com os pagamentos das contas de Michelle.

A Folha também teve acesso à transcrição das conversas. Em um dos áudios, os envolvidos afirmam que a situação do cartão usado por Michelle é preocupante.

“A análise dos gastos realizados no cartão adicional em nome de Michelle, considerando a natureza e locais, como estabelecimentos de grande luxo, lugares de acesso complicado quanto ao grau de segurança e exposição, indicam que possivelmente foram expensas realizadas por terceira pessoa, diversa da primeira-dama”, diz a PF em documento obtido pela reportagem.

Ao pedir a nova quebra, o delegado do caso apontou uma dificuldade enfrentada na investigação.

De acordo com ele, os investigados realizam depósitos em espécie e de forma fracionada, utilizando em grande parte, terminais de autoatendimento e depósitos em dinheiro na conta de Mauro Cid.

Em uma das conversas citadas pela PF, de abril de 2021, Cid envia um GRU (Guia de Recolhimento da União) de Maria Graces de Moura Braga e orienta o pagamento citando um pedido do PR (Presidente da República).

“PR orientou pagar em dinheiro. Para evitar interpretações equivocadas”, dizem as mensagens.

No mês seguinte, uma assessora de Michelle novamente procura Cid para falar sobre o pagamento para Maria Graces, que é casada com um tio da ex-primeira-dama.

Nesse momento, Cid responde: “PR pediu para PD falar com ele sobre todos os pagamentos”.

Também chamou a atenção da PF um áudio em que Cid se mostra nervoso com o envio pela assessora de Michelle de um boleto para pagamento em nome de terceiro que não seria da família presidencial.

“Não tem como mandar esse tipo de boleto não. Quando for assim, me manda só o pedido do dinheiro e vocês pagam por ai, porque isso não é gasto do presidente, nem da dona Michelle”, disse ele.

Em seguida, ele complementou em outra mensagem: “Eu não me meto, não quero me meter nos gastos dela. Mas não me comprometa, por favor, né? Quando for assim, vocês peçam o dinheiro e eu passo o dinheiro pra você”.

Mesmo o boleto, mensalidade de um plano de saúde de um irmão de Michelle, sendo de alguém de fora da família presidencial, Cid encaminhou para pagamento no grupo de ajudantes de ordens para ser pago, segundo a PF, com dinheiro público.

O recibo em nome da Ajudância de Ordens de Bolsonaro está anexado a uma das mensagens e foi recuperado pela PF.

Na época da revelação, a assessoria de imprensa da Presidência afirmou que Cid fez saques da conta pessoal de Bolsonaro e repassou para uma tia de Michelle —que eventualmente trabalha como babá da filha de Bolsonaro, Laura—, além do custeio de outras despesas presidenciais, por motivo de segurança, para não expor a conta pessoal do presidente.

“O dinheiro é sacado da conta dele e o depósito é feito na conta da tia (que atua como babá). Por motivo de segurança, não havia transferência de conta a conta. Sacava o dinheiro para a conta dele não ficar exposta com o nome dele no extrato de outra pessoa”, disse a Presidência na ocasião.

Essa é a mesma justificativa para outras despesas.

“Todos esses gastos são pessoais e diários da Michelle. Cabeleireiro, manicure, uma compra no site de roupa e outras coisas. A opção foi não colocar a conta do presidente no extrato da manicure, da fisioterapeuta ou outros gastos diários de uma família com cinco pessoas”, informou.

Um documento da PF, no entanto, contradiz a versão. Segundo a PF, do material analisado apenas uma transação para Rosimary saiu da conta de Bolsonaro

Em 24 de novembro de 2020, Cid, que era procurador da conta do então presidente, sacou R$ 8.000 e na sequência depositou para a mulher.

 

Fabio Serapião e Lucas Marchesini / Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

24/06/2024 MAIS UMA PRÉ-CANDIDATA DO AVANTE RETIRA CANDIDATURA A APOIA OTONIEL E RIDER CASTRO O pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, continua recebendo apoios importantes. Desta vez foi a jovem Lorena que retirou a pré-candidatura pelo Avante e declarou apoio ao pré-candidato a prefeito de Barreiras Otoniel Teixeira e ao pré-candidato a vereador Rider Castro. “Q ...
  • Compartilhe:

23/06/2024 FRANCESES ORGANIZAM PROTESTO COM “COCÔ” COLETIVO NO RIO SENA   Por Folhapress Foto: Reprodução / Paris do Meu Jeito Em protesto contra os gastos de 1,4 bilhão de euros (R$ 8,1 bilhões) do governo francês para despoluir o Rio Sena para receber as Olimpíadas, e o nível ainda alto de poluição, os franceses organizam um “cocozaço” no l ...
  • Compartilhe:

23/06/2024 NOTA DE PESAR DE OTONIEL TEIXEIRA PELO FALECIMENTO DE DONA EUDINA ROCHA FIGUEIREDO   O  vereador Otoniel Teixeira divulgou nota de pesar pelo falecimento da senhora Eudina Rocha Figueiredo aos 99 anos. Dona Dinô, como era carinhosamente conhecida, em agosto de 2024 faria 100 anos. Era uma senhora muito respeitada pela sociedade barreirense. Dona Dinô era mãe da ex-vice-pr ...
  • Compartilhe:

22/06/2024 NOTA DE PESAR DO PREFEITO ZITO BARBOSA PELO FALECIMENTO DA SENHORA EUDINA ROCHA FIGUEIREDO   Recebemos com tristeza e pesar a notícia do falecimento da senhora Eudina Rocha de Figueiredo, ocorrido nesta sexta-feira, 22, em Barreiras. Conhecida carinhosamente como Dona Dinô, ela era mãe da ex vice-prefeita de Barreiras, Regina Figueiredo e do ex-vereador Jorge Figueiredo. Além dos ...
  • Compartilhe:

22/06/2024 COM PESAR COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE DONA DINÔ, MÃE DA EX-VICE-PREFEITA REGINA FIGUEIREDO E DO EX-VEREADOR JORGE FIGUEIREDO   Com pesar o Mural do Oeste comunica o falecimento de Dona Eudina Rocha Figueiredo, conhecida como Dona Dinô. Ela dedicou sua vida a família, aos amigos e sempre foi uma pessoa muito respeitada na sociedade barreirense. Dona Dinô deixará muita saudades nos corações de seus filhos Regina ...
  • Compartilhe:

22/06/2024 DIVERSÃO, FORRÓ E ALEGRIA NO SÃO JOÃO DE BARREIRAS   Alcymar Monteiro, João Bosco e Vinicius, Thullio Milionário entre outras atrações animaram os amantes do forró e do sertanejo   Foi com muito forró pé de serra, baião, xote e o melhor do sertanejo que a Capital do Oeste deu início nesta quinta-feira (20), a festa mais esperada d ...
  • Compartilhe:

21/06/2024 BARREIRAS: GINCANA DO JEB 2024 CHEGA AO FIM COM VITÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ITARAJÚ QUEIROZ DOS SANTOS       Encerrou nesta quinta-feira (20), a Gincana dos Jogos Estudantis Barreirense 2024 (JEB), e a grande campeã foi a Escola Municipal Professor Itarajú Queiroz dos Santos. A competição, que reuniu estudantes do ensino fundamental I, do segundo ao quinto ano, de 33 escolas munici ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 ABERTAS INSCRIÇÕES PARA MAIS DE 14 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS NA BAHIA Estão abertas, a partir desta terça-feira (18), as inscrições para o sorteio de mais de 14 mil vagas para 44 cursos técnicos de Educação Profissional e Tecnológica nas formas integrada e subsequente ao nível médio. Os cursos, ofertados pela Secretaria da Educação do Estado, estão distri ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 NÃO HAVIA MOTIVO PARA GREVE NAS UNIVERSIDADES, DIZ MINISTRO O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (17) que o governo tem dialogado com todas as categorias e que não havia motivo para a greve deflagrada por servidores e professores das universidades federais. Segundo o ministro, a expectativa é de que as instituições retome ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 SÃO JOÃO DE BARREIRAS: O MAIOR FESTEJO JUNINO DA BAHIA COMEÇA HOJE (20) A Prefeitura de Barreiras está em contagem regressiva para o início do maior São João da Bahia. Amanhã (20), os festejos juninos serão lançados oficialmente e se estenderão até o domingo (23). A montagem da estrutura está sendo finalizada no Centro Esportivo Deputado Luiz Braga, Barreirinh ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 BARREIRAS CONTINUA A LIDERAR O RANKING DAS CIDADES MAIS SEGURAS DO BRASIL A Capital do Oeste celebra mais uma conquista significativa ao não aparecer no Atlas da Violência, divulgado anualmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Este relatório, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apresenta um panorama atualiz ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 ROGÉRIO TAVARES COMEMORA CHEGADA DA REURB AO BAIRRO RIBEIRÃO O bairro Ribeirão, localizado na cidade de Barreiras, está prestes a passar por uma transformação significativa com a implementação do programa de regularização fundiária. Esta iniciativa trará uma série de benefícios para os moradores, promovendo melhorias na qualidade de vida e garanti ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 PREFEITURA ORGANIZA UM BELO ESPAÇO PARA O SÃO JOÃO. JÁ ESTA TUDO PRONTO.VAI SER UMA BELA FESTA     Roberto de Sena Mural do Oeste   Visitei nesta terça-feira, 19 de maio, o espaço que a prefeitura está preparando para a festa do São João. Fiquei impressionado com a beleza, a decoração, o espaço de shows, o planejamento de segurança e todas as ações que estão sendo d ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 BATE PAPO AGRADÁVEL COM FILHAS DO SAUDOSO ALCYVANDO LUZ Tivemos um belo encontro com as filhas de Alcyvando Luz, Rita Luz e a Promotora de Justiça Cecília Luz. A conversa foi a respeito do Documentário sobre o genial músico barreirense Alcyvando Luz. Um papo agradabilíssimo, cordial e muito descontraído. Cecília se mostrou muito satisfeita com rea ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 TOINHO O PISEIRO É CONFIRMADO COMO ATRAÇÃO PRINCIPAL NA INAUGURAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO EM SÍTIO DO HERMENEGILDO O cantor Toinho O Piseiro foi confirmado como a atração principal na inauguração da tão aguardada obra de pavimentação da comunidade de Sítio do Hermenegildo, localizada no município de Cristópolis. O evento está marcado para o dia 29 de junho, a partir das 18h e promete ser um marco na h ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 HOSPITAL DO OESTE DIVULGA VAGA DE EMPREGO; SAIBA MAIS
  • Compartilhe:

18/06/2024 EM COMITIVA, PREFEITO ZITO BARBOSA VISITA A 18ª BAHIA FARM SHOW EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES     Na última sexta-feira (14), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, junto com a comitiva formada de secretários e vereadores da Capital do Oeste visitou a 18ª Bahia Farm Show, realizada entre os dias 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. Considerada uma das maiores feiras agrícolas ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 ACIDENTE ENTRE MOTO E CARRO DEIXA UM MULHER FERIDA EM IBOTIRAMA Uma colisão entre uma moto e uma carreta deixou uma mulher ferida, na noite desta segunda-feira (17), em Ibotirama. O acidente aconteceu na intersecção da BR-242 com a Avenida Irmã Daniela. A moto deixava a avenida pra acessar a BR, momento em que encontrou a carreta. Conforme informações, no ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DO 1° QUADRIMESTRE DE 224 Conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura de São Desidério realizou na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório da Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para apresentação das contas referente ao Primeiro Quadrimestre de 2024, Demonstração de Execuçã ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 ILUMINA BARREIRAS INAUGURA O CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DO PARQUE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA CAPITAL DO OESTE   Desde o mês de janeiro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Concessionária Ilumina Barreiras, realiza o maior projeto de modernização, manutenção e telegestão do Estado da Bahia no Município. Nesta sexta-feira (14), com objetivo de avançar ainda mais nas ações de controle e operacio ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade