LULA COSTURA ALIANÇAS, PRIORIZA POLARIZAÇÃO E VAI EVITAR BOLA DIVIDIDA NAS ELEIÇÕES
1 de fevereiro de 2024

 

O presidente Lula (PT) intensificou a costura de alianças para as eleições deste ano nas capitais e indicou que pretende se empenhar nas disputas onde houver um cenário claro de polarização, opondo um candidato de sua base aliada e outro ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula deve centrar forças em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, onde se desenham disputas entre lulistas e bolsonaristas, a despeito de haver mais de uma candidatura de aliados do petista.

O movimento foi indicado pelo próprio mandatário em entrevista na semana passada ao falar sobre o apoio ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na capital paulista.

“Na capital de São Paulo é uma coisa muito especial. Uma confrontação direta entre o ex-presidente e o atual presidente, é entre eu e a figura [Bolsonaro]”, disse à rádio Metrópole, de Salvador.

O PT não lançará candidatura à Prefeitura de São Paulo pela primeira vez. Nesta sexta (2), a ex-senadora Marta Suplicy retornará ao partido após movimento articulado por Lula. A chapa Boulos-Marta vai enfrentar Ricardo Nunes (MDB), que negocia o apoio do PL e de Bolsonaro.

No Rio e no Recife, a ordem é fortalecer o campo lulista com apoio a aliados. O PT busca a indicação para vice de Eduardo Paes (PSD) e João Campos (PSB) de olho nas eleições de 2026, quando os atuais prefeitos poderão renunciar para disputar o governo estadual.

No Rio, a resistência esbarra no próprio Paes, que tem indicado preferência por um nome do seu entorno. O PT segue insistindo, mas sem tensionar: “Estaremos com o prefeito, mas queremos mostrar que com o PT na vice ele fica mais competitivo”, afirma o presidente da sigla do estado, João Maurício de Freitas.

O candidato do PL no Rio tende a ser um nome próximo a Bolsonaro. O deputado federal Alexandre Ramagem, alvo de operação da Polícia Federal sobre um suposto esquema de espionagem ilegal de opositores e autoridades, agora está em xeque diante das investigações.

Em viagem a Pernambuco em janeiro, Lula defendeu à cúpula do PT estadual que siga em busca da vice na aliança com João Campos (PSB). O presidente ainda orientou, em encontro reservado, que o partido converse diretamente com o prefeito sobre as eleições de 2026.

Os petistas, contudo, dizem acreditar que o PSB só entregará a vaga ao PT em caso de pedido direto de Lula.

O principal opositor de João Campos no Recife deverá ser o ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro Gilson Machado Neto. A expectativa é que o ex-presidente viaje ao Recife até março para lançar a pré-candidatura do aliado oficialmente.

Em Porto Alegre, a candidatura da deputada Maria do Rosário (PT) representa uma aposta dobrada na polarização nacional, graças aos embates de décadas dela com Bolsonaro e à aproximação escancarada do atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), com o bolsonarismo.

Rosário deverá ter como vice Tamyres Filgueira, do PSOL. PT e PSOL comemoram a decisão de Lula de não urgir mais Manuela D’Avila (PC do B) à prefeitura, que concorreu em 2020 com a bênção do PT, mas decepcionou o presidente ao se recusar a concorrer ao Senado em 2022.

Melo vinha construindo uma chapa ampla em torno de si, mas cresceram nas últimas semanas conversas por uma terceira via ao gosto do governador Eduardo Leite (PSDB), que poderia ter PDT e PSB em torno de uma mulher: Nadine Anflor (PSDB), ex-chefe de polícia, ou Any Ortiz (Cidadania), ambas deputadas estaduais.

Florianópolis é outra capital em vias de polarização. A votação de Lula de 47% em 2022, surpreendente na Santa Catarina conhecida pelo forte bolsonarismo, teve um efeito curioso de rachar uma aliança até então coesa entre partidos de esquerda que resultou no PSOL na cabeça de chapa em 2020 com apoio petista.

O nome já lançado é do deputado estadual Marquito (PSOL), que articula o apoio do PSB e do PDT. O PT, no entanto, ensaia lançar a ex-ministra Ideli Salvatti no lugar do ex-vereador Vanderlei Lela, que deve retirar a pré-candidatura por problemas de saúde.

Ainda há a esperança, todavia, de que Lula intervenha para fazer de Ideli “a Marta Suplicy do Marquito”, aos moldes do apoio a Boulos em São Paulo.

Do outro lado, o PL fez um recuo estratégico do apoio que vinha sendo articulado ao atual prefeito Topazio Neto (PSD). Após dois secretários serem presos na semana passada, representantes do partido falam em uma chapa PL puro-sangue. O problema é a ausência de um nome forte.

Curitiba é uma das capitais em que a orientação de Lula pode ser fundamental para manter coesa a frente ampla que o elegeu. Embora o PT tenha pré-candidatos, ele pode se ver obrigado a ceder a cabeça de chapa para o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) ou o deputado estadual Goura (PDT), segundo colocado em 2020.

O tabuleiro paranaense –que hoje tem o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) e o ex-governador Beto Richa (PSDB)– pode bagunçar caso Deltan Dallagnol (Novo) consiga se lançar ou viabilizar sua mulher, Fernanda Dallagnol, também filiada ao Novo recentemente. Salvo outro entendimento da Justiça Eleitoral, Deltan ficou inelegível ao ter o mandato de deputado federal cassado em 2023.

Em Cuiabá, ocorre o movimento oposto. Lula entrou em campo para fortalecer o nome do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) com apoio do PSD, partido do ministro da Agricultura Carlos Fávaro. Apesar da força do bolsonarismo no estado, a direita está rachada na disputa pela sucessão de Emanuel Pinheiro (MDB).

Algo semelhante pode ocorrer em Goiânia, em que o senador Vanderlan Cardoso, pré-candidato do PSD e outrora apoiador de Bolsonaro, ensaia aproximação com a candidatura de Adriana Accorsi (PT), deputada federal.

Enquanto intensifica as articulações nas cidades onde se desenha um cenário de polarização, Lula adota uma postura mais cautelosa em cidades que vão protagonizar uma disputa entre partidos aliados.

É o caso de Salvador, onde o prefeito Bruno Reis (União Brasil) vai enfrentar o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que terá o apoio do PT.

Adversários na Bahia, os dois partidos fazem parte da base no Congresso Nacional. Bruno Reis negocia apoio do PL de Bolsonaro, mas trabalha por uma frente que inclui outras legendas aliadas a Lula como PDT, PP e Republicanos.

Em visita à Bahia na última semana, Lula indicou apoio a Geraldo Júnior, mas escorregou ao ser questionado sobre sua participação na campanha.

“Temos que colocar o pé na realidade. Não posso, como presidente da República, fazer campanha como se fosse um cidadão comum. Se tiver dois candidatos da base do governo disputando uma eleição, eu tenho que dar um tratamento mais respeitoso, eu não posso ser acintoso no apoio a um candidato nosso”, disse.

O cenário deve se repetir em cidades como Fortaleza, Belém, João Pessoa e Aracaju. Na capital cearense, Lula só deve se engajar na campanha do PT num eventual segundo turno contra Capitão Wagner (União Brasil), aliado de Bolsonaro.

 

Caue Fonseca, José Matheus Santos e João Pedro Pitombo/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

22/04/2024 VIEIRA X LACERDA Por: José Tito, de Santa Rita de Cássia, para o Mural do Oeste   Tradicionalmente um grupo de amigos se reúne às quintas-feiras à tarde, no Café Belini, em Brasília, para um bate-papo informal, a esmo, sem assunto determinado. Dessa turma, tenho a honra de participar em diálogos alegres ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 TAMUNDUÁ TOMADOR DE CARGO VAI FAZER UM GIRO EM BARREIRAS E REGIÃO O Tamanduá Tomador de Cargo vai fazer um giro em Barreiras e na região. O bicho é danado. Quando pula no cangote do sujeito ou da sujeita, e enfia as unhas nas costelas, só solta quando toma o cargo, Dizem que tem vereador e vereadora babando de medo e outros que nem estão aparecendo nas [&hell ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 PAULINHO MUDAS NATIVAS, QUALIDADE SUPERIOR E PREÇOS EXCELENTES   Você busca mudas de qualidade para seus projetos de reflorestamento, paisagismo ou simplesmente deseja contribuir para a preservação do meio ambiente? Conheça a Paulinho Mudas Nativas, seu viveiro de confiança para mudas florestais de alta qualidade, especializado em espécies nativas do ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 DEPUTADO ESTADUAL É FLAGRADO PULANDO MURO DO HOSPITAL DO OESTE, EM BARREIRAS O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) foi flagrado pulando um muro para entrar nas dependências do Hospital do Oeste, em Barreiras, na manhã desta segunda-feira (22). O ato foi gravado por funcionários e profissionais da unidade de saúde, que visualizaram o parlamentar escalando o muro para ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 UNEB É PIONEIRA EM AÇÕES DE VALORIZAÇÃO, INCLUSÃO E RESPEITO AOS POVOS INDÍGENAS Centros de pesquisa e licenciaturas indígena, projetos extensionistas em comunidades indígenas, bolsas-auxílio, reserva de vagas no vestibular e Sisu, e a instalação do Campus Intercultural, em Jeremoabo.   São inúmeros projetos e programas implementados e executados pela UNEB enquanto p ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 HOMEM É ASSASSINADO NO SANTA CRUZ III, EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES   Na manhã desta segunda-feira (22), por volta das 9h, Deusimar Souza de Santana, de 38 anos e natural de Cotegipe, foi alvejado por tiros em frente a sua residência, localizada na rua Caraíbas, no bairro Santa Cruz III, em Luís Eduardo Magalhães. De acordo com informações, Deusimar tent ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 BARREIRAS RECEBE VISITA DE OFICIAIS DA MARINHA PARA REALIZAR VISTORIA QUE IRÁ ACELERAR PROCESSO LICITATÓRIO PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA PONTE SOBRE O RIO GRANDE   A construção de mais uma ponte na Capital do Oeste, que faz parte do planejamento da gestão municipal para proporcionar mais mobilidade e fortalecer o desenvolvimento da cidade, ganhou mais celeridade nesta quinta-feira (16), com a visita de oficiais da Marinha do Brasil que realizam visto ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 INSS ANTECIPA 13º SALÁRIO EM 2024: PAGAMENTO JÁ EM MAIO Uma boa notícia para aposentados e pensionistas: o governo federal confirmou a antecipação do 13º salário para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2024. A medida, oficializada através do decreto 11.947, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 SINDIPETRO DENUNCIA RISCO DE FALTAR COMBUSTÍVEL NA BAHIA   Três dias após o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro) denunciar o risco iminente da falta de combustível e gás de cozinha (GLP) no Estado por conta da interrupção na operação de algumas unidades da Refinaria de Mataripe, que estariam paralisadas como consequê ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DE VITÓRIA 2 X 2 BAHIA
  • Compartilhe:

22/04/2024 STF MANTÉM DECISÃO DO CNJ SOBRE AFASTAMENTO DE DESEMBARGADOR DO TJ-BA A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou o julgamento virtual do recurso (agravo regimental) interposto pelo desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Luiz Fernando Lima, para voltar ao cargo. Por unanimidade, o colegiado rejeitou o recurso e manteve decisão do Conselho ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS, ALCIONE RODRIGUES PARTICIPA DE AÇÃO DE SAÚDE EM COMUNIDADE RURAL Na manhã deste sábado, 20, o presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Alcione Rodrigues participou de uma significativa iniciativa voltada para a saúde na cidade de Barreiras. Na comunidade de Tábua da Água Vermelha, os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Gerson Rodrig ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 FILHO MATA MÃE E CORTA MÃO DELA PARA SACAR DINHEIRO EM SALVADOR   Foto: Ascom-PC Sandra Maria dos Santos Carvalho, de 58 anos, foi morta a facadas no sábado (20), no bairro de Valéria, em Salvador. A Polícia Civil informou que o filho da vítima, José Natan Carvalho, de 21 anos, foi preso suspeito de cometer o crime. Ainda segundo a polícia, o jovem ...
  • Compartilhe:

22/04/2024 EM NOTA, PREFEITO DE SANTANA NEGA QUE PRESTARÁ DEPOIMENTO NA POLÍCIA FEDERAL; VEJA   NOTA DE ESCLARECIMENTO O prefeito Marcão vem a público esclarecer que, como sempre e desde o seu início da vida pública, mantém sua gestão pautada na transparência. Sendo assim, esclarece que não há solicitação, neste momento, para que ele preste esclarecimentos à Polícia Federal ...
  • Compartilhe:

21/04/2024 URGENTE: PESQUISA DO INSTITUTO SÉCULOS SOBRE A INTENÇÕES DE VOTO EM BARREIRAS DEVERÁ SER INVESTIGADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO E PELA JUSTIÇA ELEITORAL. A PESQUISA É CONSIDERADA DUVIDOSA     De acordo com informações transmitidas por uma fonte está sendo solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma investigação sobre uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Análises Séculus, encomendado  pelo Portal Bahia Notícias. A referida pesquisa que busca saber quais ...
  • Compartilhe:

21/04/2024 BARREIRAS: HOMEM É MORTO A PAULADAS APÓS DISCUSSÃO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO    No final da madrugada de hoje, sábado, 20, por volta das 5h, ocorreu um homicídio no bairro Santo Antônio, em Barreiras. Segundo informações, Nielitôn de Oliveira Soares, 37 anos, foi morto após uma provável discussão com outra pessoa não identificada. O autor, teria utilizado um peda ...
  • Compartilhe:

21/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA JOSEFA DE ARAÚJO ANDRADE   Recebemos com muita tristeza e pesar a notícia do falecimento da matriarca da família Araújo Andrade, senhora Josefa de Araújo Andrade, aos 95 anos, ocorrido nesta sexta-feira (19). Viúva do saudoso Baltazarino Araújo Andrade, ex-prefeito de Barreiras, a senhora Josefa, carinhosamente c ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 O CORAÇÃO FATAL DO ABISMO – POEMA DE ROBERTO DE SENA       Roberto de Sena – Poema     Sonhei que estava fazendo yoga em uma sinagoga minha sina joga silencio comigo] Minha obra é macabra uma cabra má querendo me atormentar mas sigo com minha obra naquela esquina em que o vento dobra espero que o sorriso se abra e que ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 CORRENTINA: CÂMERAS DE SEGURANÇA REGISTRAM MOMENTO EM QUE MOTORISTA DE CARRO PERDE CONTROLE DA DIREÇÃO E CAI EM RIO. VEJA VÍDEO ‘ Câmeras de segurança registraram o momento em que o motorista de um carro perdeu o controle da direção e caiu em um rio, nesta sexta-feira (19), na cidade de Correntina, no oeste da Bahia. Não há informações de feridoS. Nas imagens, é possível ver que um motociclista passa pelo loc ...
  • Compartilhe:

20/04/2024 BARREIRAS RECEBE VISITA DE OFICIAIS DA MARINHA PARA REALIZAR VISTORIA QUE IRÁ ACELERÁ PROCESSO LICITATÓRIO PARA CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA PONTE SOBRE O RIO GRANDE   construção de mais uma ponte na Capital do Oeste, que faz parte do planejamento da gestão municipal para proporcionar mais mobilidade e fortalecer o desenvolvimento da cidade, ganhou mais celeridade nesta quinta-feira (16), com a visita de oficiais da Marinha do Brasil que realizam vistori ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade