BOLSONARISTA VEEM PERSEGUIÇÃO, E ALIADOS DE LULA CULPAM EX-PRESIDENTE POR USO DA ABIN
26 de janeiro de 2024

 

Parlamentares e dirigentes do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apontaram perseguição na operação da Polícia Federal que mirou o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), nesta quinta-feira (25).

Aliados do presidente Lula (PT) e integrantes do governo, por sua vez, veem gravidade na investigação que mirou funcionários da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) por suposta espionagem ilegal e buscam atrelar a responsabilidade dos fatos ao ex-mandatário, uma vez que o esquema de arapongagem seria para benefício dele e de seu entorno.

O caso de Ramagem, segundo aliados de Bolsonaro, reforça a perspectiva de que há perseguição contra o bolsonarismo por parte do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Eles citam como fato para reforçar essa tese a recente operação contra o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), na semana passada. Jordy também foi alvo de buscas pela PF na apuração que busca identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os ataques do 8 de janeiro de 2023 às sedes dos três Poderes.

As duas ações foram autorizadas pelo STF, onde as apurações tramitam sob a relatoria de Moraes.

Tanto Jordy como Ramagem são bolsonaristas raiz, sendo o ex-diretor da Abin considerado ainda mais próximo e da confiança da família. Os dois também são pré-candidatos do partido em Niterói e no Rio de Janeiro, respectivamente. Bolsonaristas afirmam que as investigações são uma forma de prejudicá-los eleitoralmente.

Nas redes sociais, Jordy disse nesta quinta que “nem no regime militar houve tantas perseguições”.

“A Justiça tirou a venda, jogou fora a balança e sobrou apenas a espada. Se não houver uma reação do Congresso Nacional para restabelecer as prerrogativas e o equilíbrio, a ditadura chegará a todos, até naqueles que aplaudem a tirania”, afirmou.

Já o líder do partido no Senado, Rogério Marinho (RN), cobrou uma ação do Congresso Nacional, assim como outros integrantes do partido o fizeram ao longo do dia.

“A operação de hoje envolvendo o deputado Ramagem estabelece um padrão de excepcionalidades contra a oposição no Brasil. E reforça a urgência de o Congresso agir para proteger as prerrogativas do Parlamento e reafirmar o nosso compromisso com o reequilíbrio entre os Poderes e a retomada da normalidade democrática”, afirmou.

Reservadamente, as operações reforçaram o entendimento entre deputados e senadores bolsonaristas de que é necessário eleger o maior número possível de senadores em 2026, com o objetivo de poder conseguir levar adiante propostas que cercam o STF, como o impeachment de ministros.

À reportagem, Valdemar Costa Neto, presidente do partido, chamou de “frouxo” o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por avaliar que ele não atua pelos interesses do Parlamento. A resposta veio poucas horas depois, quando o senador disse que o dirigente “passa pano” nos bastidores para a corte.

Bolsonaro não se manifestou, mas republicou um vídeo de Ramagem, nas redes sociais, em que ele fala sobre a ferramenta de espionagem e se defende. O mesmo fez o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, que está atuando na pré-campanha de Ramagem e deve deixar o Republicanos para presidir o diretório municipal do PL.

Em outra frente, integrantes do governo e aliados do presidente Lula (PT) buscam fazer o elo entre a operação sobre espionagem ilegal e o ex-presidente Bolsonaro.

O ministro Flávio Dino (Justiça) destacou que não teve acesso ao inquérito, mas afirmou que se trata de uma “modalidade de corrupção” a informação de que pessoas e autoridades foram espionadas ilegalmente.

“Quando uma instituição comete uma ilegalidade, quando membros dessa instituição se apropriam indevidamente dela para praticarem ilegalidades, é algo realmente que merece reprovação, observado o devido processo legal”.

Para ele, a Polícia Federal, o STF e o Ministério Público Federal têm agido com prudência para “separar o joio do trigo” e para preservar o direito de defesa.

“Acho que o Brasil vive a plenitude democrática, amadurecimento das instituições da Constituição, e por isso mesmo não pode ser banalizada uma invasão de privacidade, uma espionagem política, como se fosse algo próprio da política”.

A declaração de Dino ocorreu no Ministério da Justiça, depois de o ministro receber uma homenagem de entidades que representam forças de segurança.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, por sua vez, buscou atrelar Bolsonaro às práticas cometidas pela Abin e defendeu punição ao caso.

“O inquérito da Policia Federal e do STF sobre a espionagem ilegal da Abin é um dos maiores escândalos da história da República. Comprova que Jair Bolsonaro e seus cúmplices nunca tiveram limites para grampear, perseguir e usar instituições de estado contra seus adversários”, afirmou Gleisi.

“O que foi revelado, atingindo parlamentares, governador de estado, tribunais superiores, é apenas a ponta de um novelo que envolveu dezenas de milhares de pessoas espionadas pelo pior presidente de todos os tempos”.

 

Marianna Holanda/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

24/04/2024 ANDERSON VIAN, UM JOVEM PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR, A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DE BARREIRAS     Cristão, fisioterapeuta de formação, pós-graduado em gestão em serviços de saúde, ortotraumatologia e respiratória. Nascido em Barreiras, passou sua infância em Riachão das Neves. É casado com Vanessa e tem dois filhos: Pietro e Lorenzo. Anderson ingressou na gestão públic ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FAZENDA MUNICIPAL DE BARREIRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS COM CANAL DE COMUNICAÇÃO ON-LINE O Setor de Tributos, vinculado à Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Barreiras, tem se destacado ao implementar um novo canal de comunicação direta com os contribuintes, dentro do Projeto Facilitando, resultando na significativa redução das demandas e maior agilidade nos atendimentos. Segund ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ESCOLA ANTÔNIO BENTO DE FREITAS REALIZA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA, EM BARREIRAS Na Escola Municipal Antônio Bento de Freiras, em Barreiras, um projeto está ganhando destaque neste mês de abril: “Livro Nosso de Cada Dia: Vivenciando a Leitura e Escrita na Diversidade Textual”. Com foco nas autoras da literatura infantil, o projeto tem como objetivo geral contribui ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS CONCLUI REQUALIFICAÇÃO DA PONTE DO VAL DA BOA ESPERANÇA Moradores do Sucuriuzinho e de localidades adjacentes usufruem desde sábado (20), da nova estrutura da ponte sobre o Rio de Ondas, na região do Val da Boa Esperança, realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes. Durante ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 SEBRAE REVELA MUNICÍPIOS BAIANOS VENCEDORES DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA O Sebrae anunciou os municípios baianos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A cidade de Bom Jesus da Lapa se destacou na categoria turismo, graças aos investimentos significativos realizados na gestão anterior de Eures Ribeiro. Apesar da recente premiação recebida pelo atual ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 TAMANDUÁ TOMADOR DE MANDATO VAI ATACAR DOIS PREFEITOS DA REGIÃO QUE NÃO ESTÃO TRABALHANDO   O Tamanduá Tomador de Mandato avisou a redação do Mural do Oeste que tá amolando as unhas para cravar nas costelas de dois prefeitos da região que não estão trabalhando, não fizeram uma obra importante, não cumpriram  o que prometeram e ainda querem ser reeleito. “Dei um prazo ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 TRIBUNA POPULAR NA CÂMARA DE VEREADORES EVIDENCIARÁ TRABALHO DESENVOLVIDO PELO 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO INSTALADO EM BARREIRAS   _A atividade legislativa contará com a ilustre presença do Gen Div Ribeiro, Comandante da 6ª região Militar, tendo como expositor o Ten Cel Kosciureski, atual Comandante do 4º BEC_ A Câmara Municipal de Barreiras realizará nesta quarta-feira (24), às 19:30h, no plenário da Casa de Le ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGARÁ EM BREVE A NOVA PONTE DO CANTINHO DO SENHOR DOS AFLITOS   Com expectativa de conclusão para as próximas semanas, a Prefeitura de Barreiras avança com a construção da ponte do Cantinho do Senhor dos Aflitos, distante 20km da sede, sendo mais uma estrutura de mobilidade que será entregue à população na zona rural. A obra coordenada pela Secr ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FUNCIONÁRIO TEM A CABEÇA DECEPADA DURANTE ATAQUE EM HOSPITAL DE FORTALEZA Foto: Reprodução/Câmeras de Segurança Um funcionário teve a cabeça decepada durante ataque dentro de hospital em Fortaleza na manhã desta terça-feira (23). Outro funcionário foi baleado e levado ao centro cirúrgico da unidade.   Um homem teria entrado na área de recebimento de cargas ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 PM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM BOM JESUS DA LAPA   No final da tarde de ontem, segunda-feira, 22, por volta das 17h10, a 38ª CIPM, realizou a prisão de um indivíduo com mandado de prisão em aberto, em Bom Jesus da Lapa. O réu responde pelo crime de estupro em Brasília, foi localizado e identificado atraves de documento (RG) e recebeu vo ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 SAULO MARTINS, PRESIDENTE DA UNIQJOB, SE REÚNE COM PREFEITO DE SÃO DESIDÉRIO E AGRADECE O APOIO ÀS QUADRILHAS JUNINAS   Em um gesto de reconhecimento e apoio à cultura local, o presidente da UNIQJOB, União das Quadrilhas Juninas do Oeste da Bahia, Saulo Martins, encontrou-se recentemente com o prefeito de São Desidério, Zé Carlos. O encontro foi marcado por um clima de celebração e agradecimento, confor ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (24)
  • Compartilhe:

23/04/2024 PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES, ALCIONE RODRIGUES DE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO REGIONAL DE BARREIRAS   O presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Alcione Rodrigues, demonstrou mais uma vez seu compromisso com o desenvolvimento da cidade ao participar de uma importante audiência pública em Brasília. Ao lado de seus colegas vereadores Yure Ramon, Rider Castro, Eurico Queiroz e Rodrig ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 TAMANDUÁ TOMADOR DE PARTIDO CORRE ATRÁS DE TATICO NA SANTA LUZIA. EM CINCO MINUTOS O RAPAZ FOI PARAR EM IRECÊ     O Mural do Oeste avisou que o Tamanduá Tomador de Partido estava em Barreiras e na região e que iria iniciar sucessivos ataques em várias cidades. Pois, no início da tarde desta terça-feira, o bicho deu o ar da graça e tentou pular nas costelas do pré-candidato a vereador Tatico ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 BURITIRAMA: CONFIRA TODAS AS ATRAÇÕES DA MICARAMA 2024
  • Compartilhe:

23/04/2024 CONFIRA AS ATRAÇÕES DOS FESTEJOS DE SANTA RITA DE CÁSSIA   Os preparativos para os festejos de Santa Rita de Cássia já estão em pleno vapor, e os moradores e visitantes podem esperar por dias de muita animação e diversão. Com uma grade repleta de talentos musicais, a festa promete ser inesquecível para todos os presentes. Uma das grandes atra ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 PREFEITO DE BURITIRAMA REALIZA ENTREGA DE TRATORES EQUIPADOS PARA COMUNIDADES LOCAIS O prefeito Arival Viana, da cidade de Buritirama, realizou uma importante entrega para as comunidades de São José e Baixão de Panela, e regiões adjacentes. Em um gesto de apoio e desenvolvimento local, o prefeito entregou dois tratores, devidamente equipados e modernizados, para impulsionar as a ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE, ANDERSON VIAN ANUNCIA PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR EM BARREIRAS
  • Compartilhe:

23/04/2024 PREFEITURA DE BAIANÓPOLIS ENTREGA AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM COCOS Na última semana, a cidade de Baianópolis celebrou um marco importante em sua trajetória rumo ao desenvolvimento sustentável e ao bem-estar de sua população. Sob a gestão da prefeita Jandira Xavier, a prefeitura entregou a ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água do d ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 BARREIRAS: BARROCÃO DE BAIXO GANHARÁ MODERNA ESCOLA   A Prefeitura de Barreiras está avançando nas obras da escola que está sendo construída no Barrocão de Baixo, zona rural do município. Com 70% do trabalho de construção concluído, a nova unidade promete oferecer ensino de qualidade, com conforto e segurança para mais de 500 estudante ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade