ABAPA PREMIA JORNALISTAS E ESTUDANTES QUE SE DESTACARAM NA COBERTURA DO SETOR DE ALGODÃO NA BAHIA
29 de novembro de 2023

 

 

4c6ac940-1a0b-4633-a756-4244f5459715

bb00497a-34d6-47e6-9ab0-8f879cda6d8a

Aqueles que melhor traduziram a riqueza do algodão da Bahia, por meio de reportagens em mídias impressas ou eletrônicas, levantaram troféus em reconhecimento a esses trabalhos durante o Prêmio Abapa de Jornalismo 2023. A solenidade de entrega ocorreu nesta terça-feira (28), no auditório do Senac, em Salvador (BA). A cerimônia foi apresentada pela jornalista especializada em agro, Georgina Maynart, que ao lado do presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, revelou os jornalistas profissionais e estudantes vencedores com a entrega de R$ 81 mil em dinheiro e certificados.

Na categoria Profissional, modalidade Televisão, o prêmio foi para a TV Bahia, afiliada da TV Globo, que veiculou a reportagem especial “Onde tem Bahia: Conheça histórias de quem leva a Bahia pelo mundo”, de Eduardo Oliveira (repórter), Jefté Rodrigues (cinegrafista) e Douglas Souza de Oliveira (editor). “Temos muitas Bahias aqui dentro e conhecer o Oeste através dos olhos de quem produz e de quem faz aquela terra ser tão incrível, e conseguir mostrar toda essa riqueza e beleza do algodão para os baianos, se despindo de alguns preconceitos que muitos têm, é algo marcante, e o prêmio coroa esse trabalho feito com muitas mãos”, reforça o repórter Eduardo Oliveira, ao receber o prêmio.

Na Internet, o site Notícias Agrícolas conquistou a honraria com a reportagem “A revolução da cotonicultura brasileira em duas décadas”, do autor Aleksander Horta de Souza. “Esse é o reconhecimento que valoriza o dia a dia de um trabalho, que não é nada fácil. Estamos todo dia no campo, buscando pauta nova e tentando entender como o setor agrícola trabalha. Mas contar a história do algodão brasileiro e do trabalho de associações como Abapa e a Abrapa é fácil, porque vocês fazem a diferença e trouxeram para a agricultura brasileira um diferencial na forma de produzir, pensando também na qualidade e em quem vai consumir”, afirma o autor, com o troféu em mãos.

Ponto alto da noite foi a premiação da categoria Jovens Talentos, estudantes de seis faculdades baianas – Centro Universitário UNIFTC; Unijorge; UNIFACS; UFBA, UNIME e UESB – que participaram de uma imersão, por meio de um ciclo de palestras e visitas técnicas nos campos de algodão do oeste da Bahia. Na modalidade escrita, o prêmio foi para a estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Larissa Pereira Almeida, com a reportagem “ESG na cotonicultura: saiba como a adoção da onda sustentável impulsiona a cadeia produtiva do algodão do Oeste da Bahia”. “Quero agradecer a Abapa e nunca vou esquecer esse desafio de ir até o Oeste e participar dessa experiência jornalística de algo que é tão fascinante e belo quanto o algodão”, reforçou a premiada.

Na modalidade de vídeo, o prêmio foi para os estudantes do Centro Universitário UNIFTC, Marcos Vinícius Freitas de Jesus, Atamires Miranda do Nascimento e Wendel Alves de Araújo, que produziram a reportagem “O processo produtivo do algodão na Bahia”. Para esta edição, diante da qualidade do trabalho dos estudantes, além de premiar os trabalhos dos três melhores colocados, de acordo com o regulamento, foram reconhecidas mais duas reportagens das modalidades escrita e vídeo, com uma menção honrosa, além dos troféus. O júri especializado foi formado pelo mestre, engenheiro agrônomo da Universidade Federal de Viçosa, Fernando Rati; pela jornalista pós-graduanda pela Universidade de São Paulo (USP), Silvana Ribeiro, e pelo mestre em comunicação e doutor em literatura pela Universidade de Brasília (UNB), Luiz Claudio Ferreira.

Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, a premiação é o momento de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos jornalistas ao longo de todo o ano, e que se destacam pelo compromisso sério de levar ao público informação confiável, aprofundada e ética de um setor que emprega tecnologia, inovação e sustentabilidade em todos os seus processos. “Foi uma noite de alegria e de celebrar a dedicação de todos os inscritos no nosso concurso. Recebemos produções de alto nível e abordagens que, por si só, retratam a importância e os atributos de toda a cadeia do nosso algodão, o algodão da Bahia. Agora, junto com a equipe Abapa, já estamos focados na premiação de 2024 que virá ainda melhor e com muitas novidades”, garante.

O Prêmio Abapa de Jornalismo, em sua terceira edição, foi prestigiado por jornalistas e representantes da imprensa, como os presidentes da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Ernesto Araújo; e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves; representantes do setor agrícola, como os presidentes da Federação de Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda; e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi; e do poder público, como o deputado estadual Eduardo Salles (PP), atual presidente da comissão de Infraestrutura, desenvolvimento econômico e turismo da Assembleia Legislativa.

Vencedores Prêmio Abapa de Jornalismo
Categoria Profissional – TV

Veículo de comunicação: TV Bahia
Título do Trabalho: Onde Tem Bahia: conheça histórias de quem leva a Bahia pelo mundo.
Autor: Cosme Eduardo Cruz de Oliveira
Coautores: Jefté Rodrigues Ribeiro de Souza e Douglas Souza de Oliveira

Categoria Profissional – Internet

Veículo de comunicação: Site Notícias Agrícolas
Título do Trabalho: A revolução da cotonicultura brasileira em duas décadas
Autor: Aleksander Horta de Souza

Categoria Jovens Talentos – Escrita

1º lugar – UFBA – Larissa Pereira Almeida. Título: ESG na cotonicultura: saiba como a adoção da onda sustentável impulsiona a cadeia produtiva do algodão no Oeste da Bahia

2º lugar – UFBA- Jade Araújo de Oliveira. Título: Caminhos alvos para o futuro.

3º lugar- UNIFACS – Universidade Salvador – Maria Eduarda Gonzaga Matos. Título: Conhecendo o Agro: Programa educacional estimula o interesse pelo agronegócio em escolas do Oeste Baiano.

4º lugar – Centro Universitário UNIFTC – Quézia Silva Nascimento. Título: Cotonicultura anda de mãos dadas com a sustentabilidade.

5º lugar – UNIJORGE – Centro Universitário Jorge Amado – Millena Marques de Sousa. Título: Cotonicultura: o coração do oeste baiano.

Categoria Jovens Talentos – Vídeo

1º lugar – Centro Universitário UNIFTC – Marcos Vinícius Freitas de Jesus, Atamires Miranda do Nascimento e Wendel Alves de Araújo. Título: O processo produtivo do algodão na Bahia.

2º lugar – UNIFACS – Isla Maria de Carvalho Ribeiro, Lis Gabrieli Bonfim Soares Silva. Título: Brasil está prestes a superar os EUA e se tornar o maior exportador de algodão do mundo ainda em 2023/2024

3º lugar – UESB – direto de Vitória da Conquista – Ane Caroline Sousa Xavier, Ellen Milena Gomes Santana. Título: Moda Consciente: Sustentabilidade em cada fibra.

4º lugar – Centro Universitário UNIFTC – Bruna Silva da Costa, Vitória Sacramento Vieira. Título: Sustentável, econômico e social: Entenda a importância do aproveitamento do algodão.

5º lugar – UNIFACS – Universidade Salvador – Sued Mattos Conceição Gomes. Título: Farelo e torta de algodão: subprodutos têm potencial de expandir a criação de gado na Bahia.

Fonte:Assessoria de Imprensa Abapa

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

11/04/2024 SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS POR NOVA ILUMINAÇÃO EM LED AVANÇA EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, acompanha de perto os trabalhos da empresa Ilumina Barreiras, responsável pela modernização, manutenção e telegestão de todo o Parque de Iluminação Pública do Município. As atividades de campo, iniciadas em janeiro des ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO SUSPENDE MULTA DE NEYMAR POR CONSTRUÇÃO DE LAGO ARTIFICIAL EM CASA O jogador Neymar não vai precisar pagar, pelo menos por enquanto, a multa de R$ 16 milhões pela construção de um lago artificial na casa que possui em um condomínio de luxo em Mangaratiba, na Costa Verde, no Rio de Janeiro. A Justiça do Rio suspendeu, nesta segunda-feira (8), a cobrança ant ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 EVENTO COMEMORA OS 15 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFOB   ara celebrar os 15 anos do curso de Engenharia Civil da UFOB, estudantes e professores do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET), em parceria com a Associação dos Engenheiros do Oeste da Bahia – ASSEOB, realizam a 2ª Semana de Engenharia Civil da UFOB. Até sexta-feira (12) ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 MULHER É MORTA COM CERCA DE 100 TIROS EM SALVADOR Uma mulher, ainda sem identificação formal, foi morta com cerca de 100 tiros na noite de terça-feira (9) na Rua Neide Gama, no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. De acordo com a Record Bahia, a vítima teria sido morta por traficantes após gravar vídeos e tirar fotos supostam ...
  • Compartilhe:

10/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELA MORTE DO PROFESSOR E POLICIAL MILITAR EDUARDO CUNHA DO NASCIMENTO É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do professor e policial militar Eduardo Cunha do Nascimento, ocorrido em Barreiras nesta terça-feira (9), vítima de infarto. Eduardo era servidor público municipal e atuava como professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal Mirandolina Ribe ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS APOIA PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DE ALCYVANDO LUZ, MULTI-INSTUMENTISTA BARREIRENSE, ATRAVÉS DA LEI PAULO GUSTAVO Em pleno processo de gravação, um documentário que retrata a vida do renomado multi-instrumentista barreirense Alcyvando Luz avança com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Este projeto cultural foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 004/2023, promovido pela Prefeitura de Barreiras por me ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR JAILSON ALVES BATISTA Lamentamos com pesar o falecimento do senhor Jailson Alves Batista, aos 48 anos, esposo de Francisca Leite Batista, vice-diretora da Escola Municipal Professor Ivardo Pereira Bastos, ocorrido na noite desta segunda-feira (8). Jailson era operador de máquinas e muito querido por todos. Além de sua ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ESTUDANTE LUCAS BONFIM BORGES DA SILVA Nota de Pesar pelo falecimento do estudante Lucas Bonfim Borges da Silva Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento precoce do pré-adolescente Lucas Bonfim Borges da Silva, aos 11 anos, ocorrido nesta terça-feira (9), em Barreiras. Lucas era um aluno querido, assíduo e dedicado da Esc ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 SANTA RITA DE CÁSSIA SE TORNOU UM CANTEIRO DE OBRAS; VEJA VÍDEO
  • Compartilhe:

09/04/2024 GINÁSIO DE ESPORTES BALTAZARINO ARAÚJO ANDRADE SEDIA CAMPEONATO BARREIRENSE DE BASQUETE 2024   O fim de semana foi movimentado no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade com a primeira rodada de jogos do Campeonato Barreirense de Basquete 2024. Promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, a competição reúne nove equipes de b ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 OPÇÕES DE CARTÃO DE CRÉDITO PARA NEGATIVADO? GUIA COMPLETO SOBRE O NUBANK! Embora seja um desafio obter um cartão de crédito estando negativado, diversas instituições financeiras têm oferecido alternativas para estas pessoas. Entre as opções estão o cartão de crédito pré-pago, cartão de crédito consignado e o cartão com a função para construir limite no Nub ...
  • Compartilhe:

09/04/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O BRASIL NESTA TERÇA-FEIRA (09)
  • Compartilhe:

09/04/2024 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (09/04) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Aproveite a passagem de Vênus por seu signo para renovar o visual. Cuidados corporais e de beleza farão bem à autoestima. Novas relações e oportunidades financeiras marcarão esta fase. Recomeços estão favorecidos, explore um ambiente diferente e inicie relações ...
  • Compartilhe:

08/04/2024 BARREIRAS: VEREADORES MUDAM DE PARTIDO E BASE DO PREFEITO ZITO PERMANECE FORTE NA CÂMARA MUNICIPAL   Adriano Stein – do PP para o PL Eurico Queiroz Filho – do Republicanos para o União Brasil Francisco Bezerra Sobrinho (Sobrinho) – do MDB para o PDT Heleina Braz da Silva Chaves (Teteia Chaves) – do PP para o PDT Hipólito dos Passos de Deus – do MDB para o PRD Ivete Maria [&hellip ...
  • Compartilhe:

08/04/2024 FORMOSA DO RIO PRETO: ÚLTIMA ETAPA DO PROJETO NASCENTES DO OESTE É REALIZADO NA COMUNIDADE DE GAMELEIRA A Prefeitura de Formosa do Rio Preto por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos em parceria com a AIBA e Prodeagro promoveu na localidade Gameleira a última etapa do Projeto Nascentes do Oeste. O projeto é formado por diversas fases, dentre elas, destaca-se a identificaç ...
  • Compartilhe:

08/04/2024 LANÇAMENTO DE EDITAL DE CONCURSO DOS CORREIOS JÁ TEM DATA PREVISTA; CONFIRA A empresa Correios e Telégrafos vai lançar um edital de concurso público em setembro deste ano. O anúncio foi feito na quarta-feira (3/4), após uma reunião com entidades que representam os funcionários da estatal. O cronograma, publicado no site dos Correios, prevê — até julho — o plane ...
  • Compartilhe:

08/04/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ADVOGADO JOSÉ SOBREIRA FILHO   Recebemos com profunda tristeza e pesar a notícia do falecimento do advogado José Sobreira Filho, carinhosamente conhecido por ‘Tutu’, ocorrido neste domingo, dia 7 de abril. José Sobreira Filho deixa um legado de alegria e amizade, além de uma contribuição significativa como advog ...
  • Compartilhe:

08/04/2024 BARREIRAS: COLÉGIO PADRE VIEIRA TEM AR CONDICIONADOS NOVINHOS, OFERECENDO MAIS CONFORTO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES     Os professores e alunos do tradicional Colégio Padre Vieira contam com ar condicionado em 18 salas de aula o que significa mais conforto e comodidade para que se possa ter mais condições de ensino e de aprendizagem já que não precisam enfrentar o forte calor de Barreiras. A inicia ...
  • Compartilhe:

08/04/2024 IBOTIRAMA: GRAVE ACIDENTE DEIXA JOVEM MORTA E DOIS FERIDOS NA BA-160 Uma jovem de 23 anos morreu após a motocicleta em que ela estava bater na estrutura de proteção de uma ponte na noite de domingo (7), na BA-160, na zona rural da cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 19h20, no distrito de Cantinho. ...
  • Compartilhe:

08/04/2024 GOVERNO DA BAHIA NOMEIA 712 NOVOS INTEGRANTES PARA A POLÍCIA CIVIL     Formatura de novos agentes fortalece a segurança e marca integração e reconhecimento da instituição A Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol) formou nesta terça-feira (02) 712 alunos. Deste total, 43% são mulheres. Os novos agentes concluíram os cursos de formação para ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade