TRABALHADORES LEVAM 2,8 ANOS A MAIS PARA SE APOSENTAR APÓS REFORMA
30 de janeiro de 2023

 

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão levando, em média, 2,8 anos a mais para conseguir se aposentar após a aprovação da reforma da Previdência. O adicional é maior para os homens (3,5 anos) e menor no caso das mulheres (2 anos).

Os dados foram retratados em estudo do então Ministério do Trabalho e Previdência sob a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

O trabalho comparou dados de 2021, os mais recentes disponíveis, com o quadro observado em 2019, último ano de vigência das regras antigas. A referência usada é a idade do segurado na data de início do benefício.

O objetivo dos técnicos era estimar os primeiros efeitos da reforma sobre a idade média de aposentadoria, variável considerada peça-chave para a maior sustentabilidade do RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

Quanto maior é essa idade, mais tempo o trabalhador contribui para sua aposentadoria, gerando receitas ao INSS. Consequentemente, ele fica menos tempo recebendo o benefício, o que reduz a despesa futura do governo.

Segundo os resultados, a idade média de aposentadoria dos homens passou de 58,7 para 62,2 anos entre 2019 e 2021. Entre as mulheres, o patamar passou de 57,3 para 59,3 anos.

O aumento das faixas etárias tem relação com uma das mudanças centrais da reforma da Previdência: a fixação de idades mínimas de aposentadoria em 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

A alteração passou a valer para novos trabalhadores, mas quem já estava no mercado de trabalho precisa seguir uma das quatro diferentes regras de transição. Todas elas impõem algum tipo de pedágio, embora o segurado possa eleger aquela que lhe for mais favorável.

Na prática, isso fez com que trabalhadores próximos da aposentadoria tivessem de adiar os planos e contribuir um pouco mais para conseguir o benefício.

“Entre os fatores que explicam o maior impacto para homens está o fato de que as aposentadorias por tempo de contribuição e especial, que estão entre as mais afetadas, são predominantemente concedidas para homens”, diz o estudo.

A aposentadoria por tempo de contribuição permitia acessar o benefício independentemente da idade, desde que cumpridos 30 anos de recolhimento ao INSS por mulheres e 35 anos por homens.

Segurados desse grupo tinham, em geral, mais tempo no mercado de trabalho formal, remuneração mais elevada e pagavam contribuições maiores ao INSS. Por consequência, conseguiam obter benefícios de aposentadoria mais elevados.

Já trabalhadores de menor renda e com mais dificuldade de acesso ao emprego formal acabavam se aposentando pela regra de idade já existente, mas que não era obrigatória. Contribuíam por um mínimo de 15 anos e precisavam atingir 60 anos de idade (mulheres) e 65 anos (homens).

Por esse motivo, segundo defensores da idade mínima, era necessário uma medida para garantir maior equidade ao sistema, estabelecendo um piso etário obrigatório.

As aposentadorias especiais, por sua vez, são concedidas a trabalhadores expostos a condições prejudiciais de saúde ou submetidos a riscos à sua integridade física. Entre os profissionais com direito a essa categoria estão os mineiros que atuam no subsolo.

As regras para esses segurados também ficaram mais duras com a reforma. Além dos tempos mínimos de contribuição, entre 15 e 25 anos a depender do grau de risco da profissão, é preciso também atingir as idades de 55 a 60 anos. A transição combina esses dois fatores numa soma de pontos, que precisa alcançar um patamar mínimo para a concessão do benefício.

Como resultado dessas modificações, a idade média da aposentadoria por tempo de contribuição dos homens subiu 1,4 ano, de 56,5 para 57,9 anos entre 2019 e 2021. No mesmo período, a idade média da aposentadoria especial do sexo masculino subiu 2,5 anos, de 49,9 para 52,4 anos.

Ambos os resultados ficam abaixo da média geral dos homens porque houve também uma mudança na composição dos benefícios. As aposentadorias especiais, que registram idades menores, perderam peso nas concessões, contribuindo para que a média global ficasse maior.

No caso das mulheres, a alta foi de 1,4 ano nas aposentadorias por tempo de contribuição (de 53,44 para 53,85 anos) e de 2,2 para as categorias especiais (50 para 52,2 anos).

Na avaliação do especialista Otavio Sidone, mestre em economia pela USP (Universidade de São Paulo) e que atuou como técnico na então Secretaria de Previdência, o aumento nas idades mínimas das aposentadorias é “absolutamente fundamental”. Segundo ele, a medida ajuda na sustentabilidade fiscal do regime e na promoção de maior equidade entre beneficiários.

“Por ser a maior política pública de transferência de renda do país, a Previdência é um instrumento fundamental do Estado para a redistribuição de renda, juntamente com a necessidade de um sistema tributário progressivo”, diz. Os benefícios previdenciários são a maior despesa do Orçamento e somaram R$ 809,5 bilhões no ano passado.

O IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) critica a reforma e considera que parte das mudanças resultou em regras excessivamente duras.

“O trabalhador que acessa a aposentadoria especial só trabalha por até 25 anos, mesmo. Mas as regras de transição tornaram praticamente impossível que a pessoa se aposente”, diz o diretor do IBDP Paulo Bacelar.

Segundo ele, alguns profissionais que teriam direito às condições especiais estão optando pelas regras gerais para conseguir requerer o benefício. Membros do instituto sugeriram mudanças ao novo governo.

Em entrevista à Folha, em dezembro, o então futuro ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), teceu críticas à reforma e disse que constituiria um grupo para avaliar possíveis modificações. Ele repetiu as declarações em 3 de janeiro, logo após assumir o cargo, mas foi desautorizado um dia depois pelo Palácio do Planalto.

As idades médias de aposentadoria devem subir ainda mais devido à menor atratividade de algumas das regras de transição previstas na emenda constitucional.

Uma delas foca trabalhadores que estavam a no máximo dois anos de preencher os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição quando a reforma foi promulgada. Eles podem requerer o benefício mediante o cumprimento de um pedágio de 50% do tempo restante, mas o valor pago pelo INSS ainda será calculado de acordo com o fator previdenciário —fórmula que em grande parte das vezes atua como redutora do benefício.

Segundo relatos, essa regra foi usada de forma recorrente nos primeiros três anos de vigência da reforma, respondendo por mais da metade dos pedidos. De agora em diante, porém, seu uso será cada vez mais difícil.

 

Idiana Tomazelli / Folha de São Paulo

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

04/05/2024 ROBERTO DE SENA E MÁRCIA RASIA LANÇAM NOVOS LIVROS DE POESIA NA BIENAL DO LIVRO EM SALVADOR                     Os escritores barreirenses Roberto de Sena e Márcia Rasia lançaram novos livros de poesia na Bienal do Livro 2024 em Salvador.  Márcia lançou o seu terceiro livro AOS QUATRO VENTOS e Roberto de Sena lançou o seu 10º livro c ...
  • Compartilhe:

04/05/2024 FRANCO PORTO E ARIADNE GODINHO LANÇAM DOIS LIVROS NA BIENAL DO LIVRO EM SALVADOR       O escritor barreirense Franco Porto (Membro da Academia Barreirense de Letras – ABL), e sua esposa Ariadne Godinho lançaram dois livros na Bienal do Livro 2024 em Salvador. “O Caracol Colorido” e “Férias cor-de-rosa” são trabalhos voltados para a ...
  • Compartilhe:

03/05/2024 ENCONTRO DE TRABALHO PARA BARREIRAS SEGUIR EM FRENTE: PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO OTONIEL SE REÚNE COM JUVENTUDE E DESPORTISTAS                 Dando continuidade aos encontros de trabalho para a elaboração do plano de governo para a gestão de Barreiras de 2025 a 2028, que irá ouvir todos os segmentos da sociedade, bairros e localidades da zona rural, o pré-candidato a prefeito de ...
  • Compartilhe:

03/05/2024 CONHEÇA A HISTÓRIA DO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE BARREIRAS OTONIEL TEIXEIRA
  • Compartilhe:

03/05/2024 PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO OTONIEL LAMENTA O FALECIMENTO DO EX-VEREADOR JAYME PIMENTEL É com grande pesar que lamento o falecimento do ex-vereador Jayme Pimentel. Pai da ex-vereadora e ex-chefe de Gabinete da Prefeitura de Barreiras, Marileide Carvalho. Neste momento de dor, pedimos a Deus força e união para que a família e amigos possam superar tão irreparável perda. Natural de ...
  • Compartilhe:

02/05/2024 PRF RECUPERA VEÍCULO COM ALTERAÇÕES E RESTRIÇÃO DE ROUBO EM BARREIRAS No início da manhã de ontem (1), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) compareceu no km 800 da BR 242, no município de Barreiras, onde abordou o condutor do veículo Gol. Durante a análise dos elementos de identificação do veículo, os policiais constataram adulterações nos elemento ...
  • Compartilhe:

02/05/2024 JUSTIÇA MANDA LULA APAGAR VÍDEO EM QUE PEDE VOTO EM BOULOS A Justiça Eleitoral determinou que o presidente Lula (PT) e o YouTube apaguem a transmissão do ato do Dia do Trabalho em que o petista, durante o seu discurso, fez campanha para o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guiherme Boulos (PSOL). A manifestação do presidente no evento foi vista ...
  • Compartilhe:

02/05/2024 JAGUATIRICA É ENCONTRADA MORTA NA BR-242, PRÓXIMO A IBOTIRAMA Uma jaguatirica foi encontrada morta às margens da BR-242, no trecho de Muquém do São Francisco, na manhã desta quarta-feira (1º), aproximadamente 6 km distante de Ibotirama, no sentido de Barreiras. Tudo indica que o animal foi vítima de atropelamento na rodovia, porém, não há detalhes pre ...
  • Compartilhe:

02/05/2024 JUSTIÇA AFASTA DAS ATIVIDADES O GINECOLOGISTA DENUNCIADO POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL CONTRA 16 PACIENTES NA BAHIA A Justiça afastou das atividades o ginecologista Elziro Gonçalves de Oliveira, de 71 anos, denunciado por crimes sexuais contra 16 pacientes, em Salvador. Ele deve ficar suspenso até a conclusão do processo judicial, conforme informação divulgada nesta quinta-feira (2), pelo Ministério Públi ...
  • Compartilhe:

02/05/2024 PRF APREENDE DROGAS EM ÔNIBUS DE LINHA INTERESTADUAL NA BR-242, EM BARREIRAS Ontem (1),  a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma fiscalização no km 800 da BR 242, no município de Barreiras, que resultou na apreensão de drogas em um ônibus de linha interestadual. Durante a abordagem ao veículo que fazia a linha Rio de Janeiro (RJ) x Caxias (MA), os policiais ...
  • Compartilhe:

30/04/2024 BRASIL PASSA DE 4 MILHÕES DE CASOS DE DENGUE; MORTES CHEGAM A 1.937   O Brasil passou de 4 milhões de casos de dengue registrados neste ano, conforme atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (29). No total, 4.127.571 casos prováveis da doença foram notificados em todo o país nos quatro primeiro ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 TSE MULTA LULA EM R$ 250 MIL   O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impôs uma multa de R$ 250 mil a Lula e à coligação partidária Brasil da Esperança pelo impulsionamento de conteúdo eleitoral considerado negativo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro durante a eleição de 2022. A informação é do Uol, publicada n ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 CRIANÇA MORRE ATROPELADA POR ÔNIBUS ESCOLAR EM MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO Uma fatalidade envolvendo um ônibus escolar vitimou um aluno de uma escola das Pedrinhas, em Muquém do São Francisco, na manhã desta segunda-feira (29). O Gazeta 5 esteve no local durante toda a manhã e tentou buscar informações sobre o acontecido, no entanto todos estão abalados e não cons ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 DAVI BRITO, DO BBB 24, TEM CONTA DO INSTAGRAM HACKEADA O perfil do Instagram de Davi Brito foi hackeado na noite desta segunda-feira (29). Além dele, a conta de sua irmã Raquel Brito também foi alvo dos ataques cibernéticos. A informação foi confirmada pela equipe do baiano através do X, antigo Twitter, e por uma nota divulgada pela equipe ju ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 JOGADORA DA SELEÇÃO BRASILEIRA REVELA DIAGNÓSTICO DE DOENÇA GRAVE A jogadora da Seleção Brasileira e do Orlando Pride Luana Bertolucci revelou, nesta segunda-feira (29), que foi diagnósticada com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer no sistema linfático. Por meio de um comunicado publicado em seu perfil no Instagram, a atleta contou que descobriu a doença a ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 PROJETO MORAR LEGAL REGULARIZA IMÓVEIS DE MAIS UMA QUADRA NO CENTRO DE BARREIRAS Nesta sexta-feira (26), o prefeito Zito Barbosa entregou os títulos de propriedade para moradores de mais uma quadra inteira no Centro de Barreiras, marcando um avanço significativo no Projeto Morar Legal. A iniciativa, coordenada pela Procuradoria Geral do Município, visa promover a regularizaç ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS REALIZA 8ª EDIÇÃO DA CARAVANA DA CIDADANIA EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DO BAIRRO SANTA LUZIA A oferta dos serviços essenciais para a comunidade acontecerá nesta quarta-feira, 1º   A Prefeitura de Barreiras retoma nesta próxima quarta-feira (1º), com a realização da 8ª edição da Caravana da Cidadania com o objetivo de proporcionar aos moradores os serviços essenciais por meio de ...
  • Compartilhe:

29/04/2024 UNINDO FORÇAS: ALTA PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA DO OESTE BAIANO Na semana em que o Dia Mundial da Terra é celebrado, a atenção global se volta para a urgência de abordar as mudanças climáticas. Em meio a essa preocupação, produtores rurais do oeste baiano têm se destacado ao unirem forças com pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de M ...
  • Compartilhe:

28/04/2024 CACHORRO MORRE APÓS SER ESQUECIDO EM CARRO DE PETSHOP EM VITÓRIA DA CONQUISTA   Um cachorro da raça shih-tzu de cinco anos morreu em Vitória da Conquista após ser levado para um petshop no município. Na denúncia feita pela esteticista Rosemeire de Oliveira Martins, tutora do animal, foi informado que o pet ficou esquecido dentro de um carro do estabelecimento. De ac ...
  • Compartilhe:

27/04/2024 DUAS VÍTIMAS DO ACIDENTE QUE DEIXOU 20 FERIDOS NA BR-242 MORREM NO HOSPITAL DO OESTE Duas vítimas do acidente que deixou 20 feridos no oeste da Bahia, morreram na madrugada deste sábado (27). Elas estavam internadas no Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras. Uma das vítimas foi identificada como Dulcinéia Aurora de Oliveira. Ela era cobradora (prestadora de serviço da empres ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade