APÓS PERÍCIA FEITA A PEDIDO DA FAMÍLIA DE HYARA FLOR, MINISTÉRIO PÚBLICO QUESTIONA LAUDO DA POLÍCIA TÉCNICA
21 de setembro de 2023

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia informou, nesta quinta-feira (21), que a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Porto Seguro recebeu um ofício do Ministério Público (MP-BA) com perguntas complementares sobre o laudo médico da adolescente Hyara Flor, de 14 anos.

Segundo o DPT, assim que o trabalho for concluído, a resposta será devolvida ao Ministério Público.

O documento com novas questionamentos para a Polícia Civil foi enviado após um parecer emitido por um perito contratado pela família da adolescente contestar a versão apresentada pela corporação, em agosto deste ano.

O inquérito concluiu que o disparo que matou a vítima foi feito de forma acidental pelo cunhado dela, uma criança de nove 9 anos, enquanto os dois brincavam com uma arma de fogo.

O g1 teve acesso com exclusividade ao documento assinado pelo perito forense Eduardo LIanos, profissional de São Paulo, com 30 anos de experiência na área. Ele atuou em casos de grande repercussão como a morte da mãe do menino Bernardo Boldrini e de Felipe Vieira Nunes, de 30 anos, morto pela PM durante a Operação Escudo, em Guarujá, no litoral de São Paulo, em julho deste ano.

O perito esteve no local do crime, acessou o inquérito policial e concluiu que uma pistola calibre 380 não pode ter sido disparada por uma criança de 9 anos.

A advogada Janaína Panhossi, que representa a família de Hyara Flor, revelou que o parecer técnico foi entregue ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) há cerca de 20 dias, e disse que o órgão pediu novas investigações para a Polícia Civil.

 

Hyara Flor no dia do seu casamento — Foto: Redes sociais

Veja abaixo alguns dos questionamentos feitos pelo MP-BA para a Polícia Civil:

  • em qual vertebra cervical ficou alojada a bala;
  • o motivo de não ter sido apresentado o laudo anterior a trajetória da bala;
  • se o disparo aconteceu em um ângulo superior ou inferior à marca do tiro na vítima;
  • se a arma foi disparada para baixo;
  • se foi realizado algum exame nas mãos de Hyara que comprove vestígio de pólvora.

A assessoria do MP-BA informou para o g1que recebeu o parecer técnico da defesa, que foi juntado aos autos do inquérito policial, solicitou diligências complementares à perícia técnica e aguarda o retorno.

Veja abaixo algumas das constatações do parecer técnico:

 

  • Para o perito forense, o fato de o marido de Hyara usufruir do direito de ficar em silêncio diante do interrogatório demonstrou uma atitude de defesa desnecessária, uma vez que uma testemunha teria dito estar junto no momento do disparo, além do cunhado ter confirmado ser autor do disparo que atingiu a vítima;
  • a testemunha teria contado que, mesmo tendo ouvido o barulho do tiro, preferiu continuar almoçando, enquanto o marido de Hyara Flor saiu do quarto para verificar o que aconteceu;
  • o marido de Hyara Flor disse não escutou o irmão gritar que teria atirado na vítima, apenas ouviu o barulho do disparo.

A Polícia Civil afirmou que, segundo depoimento do cunhado de Hyara, de 9 anos, a vítima teria manipulado a pistola e colocado nas próprias mãos para apontar na direção dela e simular um assalto, durante uma brincadeira. Em seguida, ele teria disparado o gatilho, de forma não intencional. A bala ficou alojada no pescoço da adolescente.

“Atitude desconexa com a realidade pois a deflagração de uma arma precisa de uma manipulação especifica supostamente de conhecimento da vítima ,a qual saberia as consequências do seu acionamento”, apontou o laudo.

 

Disparo foi realizado desde um ângulo superior ao do ferimento, isto é, de cima para baixo. — Foto: Arquivo Pessoal

  • Segundo o perito forense, o disparo que atingiu a vítima na região do pescoço provocou uma “zona de tatuagem”, na parte de baixo da cabeça. Isto, conforme o documento, significa que ao ser deflagrado à curta distância da vítima, o projétil provocou a saída de gases e resíduos expelidos pelo cano da arma.

A “zona de tatuagem” é o resultado da impregnação dos resíduos de combustão e semicombustão da pólvora e das partículas sólidas do próprio projétil.

  • A diferença de altura entre Hyara Flor e o cunhado, conforme o documento, obrigaria a criança a realizar um disparo de baixo para cima, permitindo a presença de uma “zona de tatuagem” em grande parte do pescoço, em torno do ferimento. No entanto, no inquérito, o médico legista teria observado a zona de tatuagem apenas na região abaixo da cabeça.

 

Simulação da possível ação de defesa por parte da vítima que permitiu a impregnação de resíduos de pólvora nas suas mãos. — Foto: Arquivo Pessoal

  • Para determinar a diferença de altura entre Hyara Flor, o marido (que a família aponta como autor do crime) e o cunhado (apontado pela polícia), foram solicitadas fotografias e também usados depoimentos que determinam a altura aproximada de cada um. Foi constatado que o tiro foi efetuado por uma pessoa mais alta que a vítima.
  • Dentro da análise de imagens cedidas para estudo, o perito constatou que, mesmo após o corpo da vítima ser preparado para velório e sepultamento, realizando toda uma higiene para retirar vestígios visíveis de uma morte violenta, parte dos dedos, especialmente a ponta do polegar esquerdo, apresentava vestígios atribuíveis a depósito de resíduos de pólvora.
  • Segundo o documento, os vestígios podem indicar que a vítima tentou segurar a arma para evitar ser disparada ou posicionou as mãos perto do cano.

Falta de provas objetivas

 

O perito forense também apontou que a falta de trabalhos periciais e investigativos com o objetivo de produzir provas objetivas e inquestionáveis “limita toda e qualquer tentativa de elucidar um crime”.

Segundo o documento, não foram encontrados no inquérito resultados ou perícias necessárias para obter linhas de investigações que demonstrem a autoria do crime e a real motivação. Veja abaixo a lista de questionamentos – algumas coincidem com as que o MP-BA fez para a Polícia Civil:

  1. Trajetória e trajeto balístico;
  2. Resposta as perícias de DNA e digitais na arma;
  3. Reprodução Simulada;
  4. Perícia do aparelho telefônico da vítima, e;
  5. Constatação da exata vertebra cervical onde ficou alojado o projétil.

O parecer técnico criticou a informação passada pelo perito médico legista, que constatou que o projétil entrou na região anterior ao pescoço de Hyara Flor e se alojou na vértebra cervical. “Lamentavelmente o Perito Médico Legista não manifesta em qual das 07 vertebras cervicais ficou alojado o projétil limitando tecnicamente a elucidação do trajeto balístico”, pontuou, no laudo.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

02/03/2024 BARREIRAS: PREFEITO ZITO FAZ DOAÇÃO DE PRÉDIO PARA SEDE DA ABL   Na posse da professora Marilde Guedes uma notícia deixou todos os componentes da ABL – Academia de Letras de Barreiras – muito felizes. É que foi anunciado pela secretária de Cultura Emília Moreno que o histórico prédio onde funciona a ABL será doado definitivamente para a ...
  • Compartilhe:

02/03/2024 BARREIRAS 100% PAVIMENTADA: PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES DE MANUTENÇÃO E REQUALIFICAÇÃO ASFÁLTICA NAS RUAS DA CIDADE     A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, dentro do Projeto Barreiras 100% Pavimentada, vem intensificando as ações de manutenção e requalificação asfáltica nas ruas da cidade. Desde segunda-feira (26), as equi ...
  • Compartilhe:

02/03/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGA CASAS CONSTRUÍDAS PARA FAMÍLIAS NO BAIRRO SANTA LUZIA   Nesta sexta-feira, 1º de março, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, entregou quatro casas construídas em parceria com a Caixa Econômica Federal para moradores do bairro Santa Luzia. O convênio que data de 2009, ficou vários anos inativo e ...
  • Compartilhe:

02/03/2024 ACADEMIA DE LETRAS DE BARREIRAS EMPOSSA NOVA DIRETORIA COM COMPROMISSO RENOVADO COM A CULTURA LOCAL Marilde, em seu pronunciamento, ressaltou com eloquência o seu compromisso em fazer da ABL um espaço cada vez mais democrático, inclusivo e culturalmente diversificado Oeste Global | Luís Carlos Nunes – A noite memorável desta sexta-feira, dia 01 de março, foi adornada por um evento solene ...
  • Compartilhe:

01/03/2024 EURES LUTA POR MAIS SEGURANÇA NO MUNICÍPIO DE PARATINGA   O deputado Eures Ribeiro (PSD) indicou ao governador Jerônimo Rodrigues, por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a disponibilização de um (a) delegado (a), agente ou até mesmo uma viatura da Polícia Civil para o município de Paratinga. “Infelizmente, observa-se, por ...
  • Compartilhe:

01/03/2024 BARREIRAS: EMBATE ENTRE JORGE FIGUEIREDO E TITO PROVOCA TENSÃO EM REUNIÃO REALIZADA NA CDL   Uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras para discutir a situação do aeroporto da cidade, acabou gerando tensão. Tudo começou, segundo um dos presentes que falaram ao Mural do Oeste, quando Jorge Figueiredo propôs que o Ministério Publico fosse notificado para que pro ...
  • Compartilhe:

01/03/2024 APÓS O PERÍODO DE CHUVAS INTENSAS, PREFEITURA DE BARREIRAS INICIA CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA NOVA PONTE DESTA VEZ NA LOCALIDADE DE TABUA DA ÁGUA VERMELHA   A Prefeitura de Barreiras deu início, na última semana, à construção de uma nova ponte no povoado de Tabua da Água Vermelha. A iniciativa vem em resposta a um incidente ocorrido, quando uma enxurrada durante o período chuvoso levou a ponte de madeira existente no local. A nova ponte, em co ...
  • Compartilhe:

01/03/2024 EVENTO PROMOVIDO PELA UMOB EM PARCERIA COM O CONSID REÚNE GRANDE PÚBLICO PARA ABORDAR DESAFIOS JURÍDICOS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESTE ANO Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, a União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB) promoveu um evento de grande relevância para os pré-candidatos, gestores municipais, vereadores e profissionais do direito na região. O Auditório da UNIDOMPEDRO foi o palco para a palestra “Desafios ...
  • Compartilhe:

01/03/2024 COM ESTRUTURA AMPLIADA, PASSARELA DA SOJA VAI DISCUTIR DESAFIOS DO AGRO EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um verdadeiro desfile de tecnologia, conhecimento e inovação no campo. A Passarela da Soja, Milho e Culturas Alternativas, evento técnico realizado há 25 edições pela Fundação BA, contará com uma estrutura ainda maior para a edição 2024, com palestrante de renome internacional e demonstra ...
  • Compartilhe:

01/03/2024 CAIXA ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO COM SALÁRIOS DE ATÉ 14 MIL REAIS   Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil Começaram nesta quinta-feira (29) as inscrições para o concurso da Caixa. Com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil, incluindo cadastro reserva, as inscrições para o certame podem ser feitas pelo site da Fundação Cesgranrio.  O valor da inscrição é ...
  • Compartilhe:

01/03/2024 WANDERLEY: GILBERTO REIS DIZ QUE ACUSAÇÕES QUANTO A TRAIÇÃO NÃO PROCEDEM   O ex-vereador e ex-candidato a prefeito Gilberto Reis, entrou em contato por telefone com o Mural do Oeste e disse que as informações quanto a uma suposta traição a oposição não procedem. “Eu é que fui traído pela oposição” disse ele. Gilberto falou que não quer polemi ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 EXU TOMADOR DE CANDIDATURA ATACA EM SANTA RITA DE CÁSSIA E TOMA CANDIDATURA DE FILHO DE EX-PREFEITO   O Exu Tomador de Candidatura fez um estrago em Santa Rita de Cássia. Um bafô danado. O negócio é o seguinte: Rómulo Setúbal, filho do ex-prefeito Romualdo Setúbal, era o candidato a prefeito do grupo da Barca. Estava todo empolgado fazendo campanha. Certa tarde, ele estava na draga qua ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 WANDERLEY: EX-CANDIDATO A PREFEITO GILBERTO ESTÁ SENDO ACUSADO DE TRAIÇÃO   imagem wikipedia O vereador Geremias, um dos mais atuantes de Wanderley, conversou com o Mural do Oeste e informou que a oposição está sendo vítima de traição por parte de Gilberto que seria o pré-candidato a prefeito que estava sendo trabalhado pelos oposicionistas para enfrentar o gr ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 “QUEM AMA BARREIRAS, DEVE SE DEDICAR POR UMA CIDADE AINDA MELHOR PARA SE VIVER”, DIZ ROGÉRIO TAVARES, PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR Em meio às movimentações políticas rumo às eleições municipais, a figura de Rogério Tavares volta ao centro do debate político como um candidato comprometido com o progresso de Barreiras. Servidor público de longa data e apaixonado pela cidade, Tavares anuncia sua pré-candidatura a veread ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 O MURAL DO OESTE TEM NOVIDADES BOMBÁSTICAS SOBRE WANDERLEY E SANTA RITA DE CÁSSIA   Tá um fuzuê danado na política de Santa Rita de Cássia. Em Santa Rita o grupo da barca liderado pelo ex-prefeito Romualdo Setúbal parece que entrou em parafuso. Já em Wanderley há acusações de traições de um pré-candidato, adversário ferrenho da prefeita mas parece que agora mudo ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS INICIA CONSTRUÇÃO DE NOVA PONTE NO POVOADO DE CANTINHO Mantendo o ritmo de investimentos e o cuidado com a infraestrutura do município na cidade e no campo, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, deu início nesta terça-feira (27), a construção de uma nova ponte no povoado Cantin ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 APÓS PERÍODO CHUVOSO, PREFEITURA DE BARREIRAS TRABALHA NA RECUPERAÇÃO DA ESTRADA DO RIO BRANCO E OUTRAS LOCALIDADES Nesta semana a Prefeitura de Barreiras iniciou amplas ações de recuperação e conservação das estradas vicinais do município. As intervenções, coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, se concentram nas estradas da Região do Rio Branco que sof ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 PARCERIA ENTRE PREFEITURA DE BARREIRAS E INSTITUTO DE VIROLOGIA DA BAHIA (IVOB) ASSEGURA AGILIDADE EM TESTES LABORATORIAIS DE ARBOVIROSES Em 2023, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, estabeleceu um termo de cooperação técnica com o Instituto de Virologia do Oeste da Bahia (IVOB), vinculado à Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com o objetivo de agilizar a realização de exames e testes labora ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 SECRETARIA DA FAZENDA DE BARREIRAS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO TERCEIRO QUADRIMESTRE DE 2023 Nesta quarta-feira (28), a Secretaria Municipal da Fazenda de Barreiras promoveu uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo foi apresentar e avaliar os relatórios referentes ao terceiro quadrimestre de 2023, prestando contas à sociedade sobre as ações e p ...
  • Compartilhe:

29/02/2024 BARREIRAS INICIA VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA PRÉ-ADOLESCENTES Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à vacinação contra a dengue para pré-adolescentes de 10 a 11 anos, em razão do número limitado de doses disponíveis. O município recebeu 4.758 doses da primeira remessa da vacina, que foram dist ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade