UTIs DE 17 CAPITAIS E DF ATINGEM 90% DE LOTAÇÃO
14 de abril de 2021

 

Dezessete capitais brasileiras e o Distrito Federal estão com 90% ou mais de seus leitos de UTI (Unidade de Terapia intensiva) ocupados com pacientes graves da Covid-19, segundo levantamento do jornal Folha de S.Paulo com dados desta segunda-feira (12).

O quadro apresenta leve melhora em relação à semana anterior, quando 21 capitais apresentavam taxa de lotação acima de 90%. Ainda assim, Porto Velho e Campo Grande estão com todas as suas UTIs em uso para casos mais críticos da doença.

A demanda ainda segue alta por leitos para casos graves da doença, mesmo com o esforço de governadores e prefeitos com medidas como toques de recolher, lockdowns, criação de mais leitos e anúncio de megaferiados.

Em Mato Grosso do Sul, os hospitais operam acima da ocupação máxima. A fila por leitos praticamente não variou de uma semana para outra e está com 134 pessoas.

O estado registrou 958 mortos pela Covid-19 em março. O número representa quase 30% do total de óbitos pela doença até o início do mês.

Em Campo Grande, mesmo com a abertura de novos leitos, 103% das UTIs estão ocupadas, isso porque as unidades criaram atendimentos improvisados.

Em Porto Velho, os hospitais estão com lotação esgotada desde fevereiro.

No Rio Grande do Norte, descontando 29 leitos de UTI bloqueados, que não estavam disponíveis para uso, a ocupação chegou a 98,3%, nesta segunda. O painel do estado contabilizava apenas seis leitos disponíveis.

Ainda segundo o RegulaRN, nos últimos três dias, as transferências têm levado mais cinco horas. O tempo médio de internação em leitos críticos tem sido de seis dias e 16 horas, para pacientes com alta, e de oito dias e 22 horas, para aqueles que morreram em decorrência da doença.

Com 85 pessoas na fila por uma vaga de atenção intensiva, segundo o governo estadual, Mato Grosso manteve nesta semana 98% de ocupação nas UTIs, apesar de ter criado 23 vagas.

Em Cuiabá, a ocupação segue próxima do colapso, com 97% das 307 vagas em uso, e ainda com 12 pacientes à espera de vagas. Na última semana, o índice de ocupação era o mesmo, mas com cinco pacientes aguardando leitos.

Já em Goiás, foram criadas 28 vagas (são 532), o que fez o índice de ocupação reduzir ligeiramente, de 96% para 94,7%. Mesmo assim, dados da Secretaria da Saúde ainda mostram 74 pessoas à espera de um leito de UTI.

Em Goiânia, a taxa de ocupação de leitos recuou de 90% para 86%. Há 267 pacientes internados, para 311 leitos disponíveis na capital. Segundo a prefeitura, a fila de espera na cidade foi zerada.

Pernambuco, que apresenta 97% de ocupação das UTIs, registra desabastecimento de medicamentos como sedativos, segundo médicos ouvidos pela reportagem.

Um dos profissionais relatou que, com doses reduzidas dos remédios, pacientes em Recife precisam ser contidos na cama para fazer a intubação. Há casos em que a mandíbula do paciente chega a ser deslocada para conclusão do procedimento. A Secretaria Estadual de Saúde nega o desabastecimento.

Na última semana, mesmo com abertura de 38 novos leitos de UTI, a taxa de ocupação permaneceu em 97%. Nesta terça-feira (13), 71 pessoas aguardavam na fila.

No Ceará, a situação também permanece grave. A taxa de ocupação de UTI subiu de 93% para 95%. Há 587 pacientes esperando a vez para acessar um leito —só em Fortaleza, há 183 pessoas.

No Distrito Federal, onde a taxa de ocupação está em 96,6%, são 353 pessoas à espera de um leito de UTI. Ao todo, há 461 leitos disponíveis pelo governo –somente 15 estão vagos. Desde a última semana, houve a criação de 31 novos leitos e há previsão de mais vagas.

Estão em construção três hospitais de campanha. Cada um vai dispor de cem leitos de UTI.

Segundo o governo distrital, o perfil epidemiológico de pacientes acometidos pela Covid-19 tem mudado. Hoje, a maior ocupação tem sido de pessoas mais jovens, abaixo dos 55 anos.

No Paraná, a fila por UTIs caiu praticamente pela metade em uma semana e tem agora 187 pessoas, mas a taxa de ocupação desse tipo de leito segue em 95%.

Em Curitiba, o índice está em 96%, com 74 pessoas aguardando na região metropolitana. A cidade teve em março o mês mais letal de toda a pandemia, com 921 mortes (do total de 4.238).

Na última semana, a prefeitura flexibilizou normas do decreto vigente e permitiu que academias e restaurantes operem até as 23h. Nesta terça-feira (13), o governo do Paraná também restringiu o toque de recolher, que antes era das 20h às 5h e agora passou a valer a partir das 23h.

REDUÇÃO

Após um mês com UTIs superlotadas, a taxa de ocupação vem baixando no Rio Grande do Sul e atingiu 87%. A fila por leitos também caiu pela metade e tem agora 40 pessoas.

Mesmo assim, o estado entrou na sétima semana consecutiva em bandeira preta. Segundo o governo, já houve melhora nos indicadores.

Os números são mais preocupantes em Porto Alegre, onde 96% das UTIs estão ocupadas.

Em Santa Catarina, mesmo com o acréscimo de 15 leitos, a taxa não variou em uma semana e continua em 96%. A fila, no entanto, diminuiu cerca de 30% e está agora com 139 pessoas. Em Florianópolis, o índice de ocupação está em 92%.

Em Palmas, assim como em todo o estado, a taxa caiu levemente desde a última semana. Na capital, passou de 98% para 95%, enquanto no Tocantins foi de 91% para 87%.

“No dia 29 de março, nossa média móvel estava em 766 e, atualmente, está em pouco mais de 379 casos”, disse o governador, Mauro Carlesse, na segunda. Para o secretário de Saúde, Edgar Tollini, a redução se deve a múltiplos fatores, como a imunização e a adoção de medidas restritivas.

No Rio de Janeiro, a ocupação de UTIs continua acima dos 90%. O índice é de 94% na capital e de 90% no estado, mesmo com a abertura de dezenas de leitos. A fila está em queda nos últimos dias, mas tinha 419 pacientes em estado grave aguar dando vaga.

Em São Paulo, a taxa de ocupação nas UTIs bateu 85,5% no estado —12.061 pacientes estavam internados nas UTIs estaduais.

De acordo com projeções da plataforma SP Covid-19 Info Tracker, criada por pesquisadores da USP e da Unesp com apoio da Fapesp para acompanhar a evolução da pandemia, a expectativa é que daqui a sete dias a taxa de ocupação caia para cerca de 80%.

“Apesar da tendência de queda, com as novas flexibilizações é possível que o estado venha enfrentar um novo aumento nas internações. O ideal seria aguardar pelo menos mais duas semanas para voltar a debater a flexibilização”, afirma o pesquisador Wallace Casaca, coordenador da plataforma.

Em Minas, mesmo com expansão de leitos, a taxa de ocupação de leitos de UTI SUS seguia acima de 90%. No estado, 482 pessoas esperavam por leitos críticos no estado e 693 por leitos de enfermaria, segundo publicação do governador Romeu Zema (Novo).

Belo Horizonte teve melhora nos índices nos últimos dias. A ocupação, que era de 98,8% em 5 de abril, passou para 88,1%. Na rede pública, era de 92,3% no início desta semana, enquanto na rede privada marcava 84%.

 

Katna Baran/Marcelo Toledo/João Valadares/Fernanda Canofre/Ana Luiza Albuquerque/Júlia Barbon/Monica Prestes/Patrícia Pasquini/Raquel Lopes/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

06/07/2022 LIBERADO EXTRATO DO FGTS APÓS DÉBITO DO SAQUE EXTRAORDINÁRIO DE R$ 1 MIL O Governo Federal liberou entre os meses de abril e junho os depósitos do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A modalidade contemplou todos os trabalhadores que possuem saldo disponível em suas contas vinculadas ao fundo. De acordo com o Ministério do Trabalho ...
  • Compartilhe:

06/07/2022 NOVA PESQUISA MOSTRA INTENÇÕES DE VOTO PARA PRESIDENTE NA BAHIA O ex-presidente Lula (PT) lidera, com quase 50% das intenções de voto, a corrida eleitoral na Bahia, de acordo com levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira 5. De acordo com o instituto, o petista tem 49,8%, quase o dobro do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 26,5 ...
  • Compartilhe:

06/07/2022 EXAMES DE LEISHMANIOSE EM CÃES SÃO SUSPENSOS TEMPORARIAMENTE EM BARREIRAS; SAIBA O MOTIVO   Os testes rápidos para detectar a leishmaniose visceral canina estão temporariamente suspensos em Barreiras, devido à falta de insumos do kit DPP proveniente do governo federal. O desabastecimento ocorreu devido à aquisição realizada ao laboratório responsável não ter sido entregue d ...
  • Compartilhe:

06/07/2022 BANDA LIMÃO COM MEL SOFRE ACIDENTE DE ÔNIBUS NA BAHIA Os integrantes da banda Limão com Mel sofreram um acidente de ônibus na tarde desta terça-feira (5/7) na Bahia. Em um vídeo publicado no perfil oficial da banda no Instagram, os vocalistas Edson Lima e Adma Andrade afirmam que ninguém da equipe teve ferimentos.  O caso ocorreu em um trecho d ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 HOSPITAL COTEFI AGORA CONTA COM PRONTO-SOCORRO CLÍNICO 24 HORAS; SAIBA MAIS Referência há 23 anos no Oeste da Bahia em atendimento médico, o Hospital COTEFI inova mais uma vez. Desde o início de julho, o Hospital passa a oferecer mais 2 novos serviços: – Pronto-socorro Clínico 24 horas. – Pronto-socorro Pediátrico até às 22h. – Pronto-socorro Orto ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 DR. AIRTON PINTO PARABENIZA O MUNICÍPIO DE ANGICAL PELOS 132 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA   O pré-candidato a deputado federal Dr. Airton Pinto publicou uma mensagem nas suas redes sociais nesta terça-feira, 05 de julho, data em que se comemora o aniversário de emancipação política de Angical. Airton destacou a história e a cultura do município em suas felicitações. No ani ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 DETRAN REALIZA LEILÃO VIRTUAL DE VEÍCULOS E SUCATAS EM CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) realiza um novo leilão virtual nesta semana, onde são negociados veículos conservados e sucatas. Os lances podem ser dados até a próxima sexta-feira (8) e tem lotes custodiados nas cidades de Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim e Conc ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 PREFEITURA DE BARREIRAS E COMUNIDADE DE BARROCÃO DE BAIXO REALIZAM FESTEJOS DE SÃO PEDRO Com o objetivo valorizar, difundir, incentivar e manter viva as tradições juninas e a cultura popular, a Prefeitura de Barreiras realizou nos dias 01 e 02 de julho, os festejos de São Pedro no povoado do Barrocão de Baixo. Foram dois dias de muita animação e alegria, onde o público marcou pre ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 AIBA AVANÇA EM TRATATIVAS DO TERMO DE COOPERAÇÃO ASSINADO ENTRE GOVERNOS DA BAHIA E TOCANTINS A demanda em relação à segurança jurídica entre os estados da Bahia e Tocantins e que vem sendo conduzida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), há 14 anos, teve um grande desdobramento com a assinatura do Termo Declaratório de Divisa Territorial assinado entre os gov ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 BAHIA VOLTA A REDUZIR ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS   Decreto publicado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (1°) reduziu, mais uma vez, as bases de cálculo do ICMS ((imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) sobre com ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 728, de 30 de junho de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram concluídos 344 ...
  • Compartilhe:

05/07/2022 41 PRAIAS PARADISÍACAS PARA CONHECER NO NORDESTE Quem não sonha em descansar em um lugar tão bonito que parece até ter saído de um cenário de filme? Viver essa experiência pode estar bem pertinho de você. No Brasil existem inúmeros lugares encantadores, mas as praias sempre estão entre as atrações prediletas e mais procuradas pelos tur ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 SÃO DESIDÉRIO: FESTEJO DE SÃO PEDRO EM RODA VELHA DE BAIXO REÚNE GRANDE PÚBLICO   O São Pedro em Roda Velha de Baixo foi marcado por emoções, forró e muita animação. Um grande público curtiu a festa durante as duas noites de 01 e 02 de julho. Shows com as bandas Gatinha Manhosa e Lambasaia foram prestigiados por uma multidão, e a programação incluiu também apresenta ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 CURTO CIRCUITO CAUSA INCÊNDIO EM UTI NEUROLÓGICA DO HOSPITAL ROBERTO SANTOS Um curto circuito causou um princípio de incêndio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neurológica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Segundo o G1, o caso, que aconteceu na noite deste domingo (3), não deixou feridos. Na ocasião, a assessoria de comunicação do hospital inf ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 ACIDENTE DEIXA MOTORISTA FERIDO NA BR-242 Um acidente deixou o motorista ferido no KM-348, da BR-242, sentido Barreiras, cidade do oeste baiano, após o caminhão que ele dirigia sair da pista e tombar. O veículo transportava coco. O momento foi registrado por imagens de uma câmera de aparelho celular. No vídeo, é possível ver o tráfe ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 HORÓSCOPO DO DIA (04/07): CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE PARA O SEU SIGNO Equilíbrio de forças O sextil do Sol em Câncer com a Lua Nova em Virgem traz para hoje um equilíbrio de forças. O Sol, representando a Essência, vibra no campo emocional e a Lua, como receptáculo da luz solar, nos traz realização, trabalho e esforço material em Virgem. Polaridades masculin ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 INSS OFERECE ATENDIMENTO PRESENCIAL COM NOVAS REGRAS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA; VEJA COMO VAI FUNCIONAR A partir desta segunda-feira (4), os trabalhadores, aposentados e pensionistas que forem às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão novas regras de atendimento. As mudanças abrangem horários de abertura ao público, tipo de agendamento, o direito a acompanhante, a entrega d ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 CANTORA DIZ QUE TEVE SHOW ENCERRADO POR NÃO “MANDAR ALÔ” PARA PREFEITO A cantora Tayara Andreza usou suas redes sociais para fazer um desabafo na madrugada deste domingo (3/7). Ela afirmou, na ferramenta stories, que teve seu show interrompido porque não “estava mandando alô” para o prefeito Aluízio Xavier (PSD). A apresentação aconteceu em Tracunhaém, Zona d ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 BARREIRAS: CARRO CAI EM CANAL NO BAIRRO VILA DOS FUNCIONÁRIOS Neste domingo (03), por volta das 05h30min, aconteceu um acidente com um veículo GM/Astra, cujo motorista perdeu o controle da direção e veio a cair em uma vala às margens da BR-135, no bairro Vila dos Funcionários, em Barreiras. O SAMU foi acionado e prestou socorro às quatro pessoas que esta ...
  • Compartilhe:

04/07/2022 NUBANK: VEJA COMO AUMENTAR O LIMITE DO SEU CARTÃO O cartão de crédito do Nubank é um dos mais solicitados do mercado financeiro atualmente. O cartão do banco digital não possui anuidade e disponibiliza diversos benefícios. No entanto, na maioria das vezes o limite concedido é abaixo do esperado. Portanto, confira abaixo algumas dicas para au ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade