TEMER CRIARÁ MINISTÉRIO DA SEGURANÇA E DEVE DESLOCAR RAUL JUNGMANN ATUAL MINISTRO DA DEFESA PARA A PASTA
26 de fevereiro de 2018

O presidente Michel Temer recebeu os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Sergio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional) neste domingo (25) no Palácio do Jaburu para discutir a criação do ministério da Segurança Pública. As informações são do G1.

A assessoria da Presidência, no entanto, ainda não confirmou oficialmente a pauta da reunião.

O emedebista já anunciou publicamente que pretende criar a pasta da Segurança Pública. Na última sexta-feira (23), Temer declarou que anunciaria o escolhido para a função de ministro nesta segunda (26). Há uma lista de dez nomes cotados para o cargo.

A intenção do governo é que o o ministério coordene políticas de segurança em todo o país, em parceira com os Estados.

 

Atualização 1

 

Para evitar maior desgaste na relação com o Congresso Nacional, o presidente Michel Temer decidiu criar o novo Ministério da Segurança Pública por meio de medida provisória, que deve ser publicada na terça-feira (27).

Em reunião na noite deste domingo (25), no Palácio do Jaburu, o emedebista avaliou que um decreto, apesar de evitar uma derrota na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, poderia piorar a relação com o Poder Legislativo, que seria alijado do processo.

No encontro, o presidente ressaltou que o texto da medida provisória irá vincular à nova pasta o comando da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária, Força Nacional e do Departamento Penitenciário.

Segundo relatos de presentes, ele disse ainda que o nome do novo ministro será anunciado depois da criação da pasta, provavelmente na próxima quinta-feira (1º).

Ao todo, além do posto de ministro, serão instituídos mais dez cargos: um secretário-executivo e nove assessores ministeriais. O restante será transferido do Ministério da Justiça.

Com dificuldades de encontrar um nome de peso que aceite assumir a estrutura, o presidente voltou a cogitar uma solução caseira: a nomeação do ministro Raul Jungmann (Defesa) ou do ministro Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional), que já têm assumido protagonismo nas discussões sobre o tema.

Como os dois têm apoio junto ao Congresso Nacional, facilitaria a aprovação da pasta. Temer chegou a avaliar os nomes do ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro José Beltrame e do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, mas o Palácio do Planalto avalia que eles teriam resistência em assumir a nova pasta.

“O presidente busca um nome com repercussão nacional, que tenha fácil interlocução com o Congresso Nacional e que seja reconhecido pelos governadores do país”, disse o ministro Torquato Jardim (Justiça), que participou do encontro.

A ideia de fazer um decreto para criar o cargo de ministro tem previsão em um decreto presidencial de 1967 e chegou a ser avaliada pelo presidente para não correr o risco do Congresso Nacional não votar uma medida provisória no prazo de 120 dias, fazendo com ela perdesse a validade e que a nova pasta fosse extinta.

A opção, contudo, irritou a base aliada, que a avaliou como uma medida polêmica, que poderia ser questionada judicialmente. O próprio Palácio do Planalto ficou apreensivo sobre o risco de questionamentos junto ao Poder Judiciário.

Nos últimos dias, iniciativas presidenciais têm sido questionadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE), ambos críticos da edição de medidas provisórias.

Maia chegou a criticar a criação de uma nova pasta e Eunício defendeu que o ministério fosse instituído por meio de projeto de lei em regime de urgência. As declarações preocuparam o presidente, que vislumbrou a possibilidade de sofrer uma retaliação junto ao Congresso Nacional.

A criação da pasta faz parte de estratégia do presidente de se viabilizar eleitoralmente para uma reeleição neste ano. Uma pesquisa interna feita pelo MDB mostrou que a segurança pública é um dos temas que mais preocupam os brasileiros na disputa presidencial.

Com esse objetivo, a equipe de marketing do presidente pretende reforçar um perfil linha-dura, aproximando-o mais do campo da direita. A ideia é que ele apareça mais em fotos ao lado de soldados e generais e que adote um discurso mais enérgico. Com informações da Folhapress.

 

Atualização 2

 

O Palácio do Planalto acredita que o nome do ministro Raul Jugmann seja bem aceito pelos governadores do país e que facilite a aprovação da nova pasta para criação do Ministério da Segurança Pública, por meio de medida provisória, pelo Congresso Nacional.

O presidente Michel Temer chegou a avaliar os nomes do ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro José Beltrame e do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim para a nova pasta, mas optou por deslocar Jugmann e busca agora um nome de um civil para assumir o Ministério da Defesa.

Em reunião na noite de omingo (25), no Palácio do Jaburu, Temer ressaltou que o texto da medida provisória irá vincular à nova pasta o comando da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária, Força Nacional e do Departamento Penitenciário.

De acordo com a Folha de S. Paulo, serão instituídos ainda mais dez cargos: um secretário-executivo e nove assessores ministeriais. O restante será transferido do Ministério da Justiça. A criação da pasta faz parte de estratégia do presidente de se viabilizar eleitoralmente para uma reeleição neste ano.

 

 

Via: Notícias ao Minuto

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

01/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BARREIRAS INICIA JORNADA PEDAGÓGICA DE 2023 A Jornada Pedagógica 2023 teve início nesta terça-feira (31), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e reuniu gestores e coordenadores pedagógicos que atuam na rede municipal de ensino no primeiro dia de encontro, que este ano traz como tema “A cidade do futuro se faz com Educação”. ...
  • Compartilhe:

01/02/2023 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE OXUM E IEMANJÁ EM BARREIRAS
  • Compartilhe:

01/02/2023 GOVERNO DÁ PRAZO DE 60 DIAS PARA QUE TODAS AS ARMAS SEJAM REGISTRADAS NA PF   O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, nesta quarta-feira (1º), que todas as armas no país sejam registradas no sistema da Polícia Federal, conhecido como Sinarm (Sistema Nacional de Armas). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta e a ...
  • Compartilhe:

01/02/2023 INSS COMEÇA A PAGAR APOSENTADORIA COM REAJUSTE DE ATÉ 5,93%   O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar os benefícios acima do piso salarial nesta quarta-feira (1º). Os depósitos continuam até o dia 7 de fevereiro, com interrupção no final de semana e conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito. Para quem j ...
  • Compartilhe:

01/02/2023 JOVEM DE MORRO DO CHAPÉU MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA BA-144 Na noite de segunda-feira (30), Jaqueline Santos, veio a óbito, vítima de acidente na BA/144, entre o acesso para Icó e a cidade de Várzea Nova. Segundo informações, Jaqueline que é moradora da comunidade de Várzea Grande no município de Morro do Chapéu, colidiu a moto que pilotava na tras ...
  • Compartilhe:

01/02/2023 INFLUENCIADOR BAIANO DUM ICE REVELA QUE ESTÁ DEVENDO A AGIOTA: ‘TENTEI TIRAR MINHA VIDA’ Um dos influenciadores digitais da Bahia mais conhecido nas redes sociais, Everton de Almeida, conhecido pelo apelido de Dum Ice, surpreendeu seus seguidores na noite desta terça-feira (31), ao revelar que está com inúmeros problemas financeiros e devendo dinheiro a agiota. Com mais de 1 milhão ...
  • Compartilhe:

01/02/2023 PM AMPLIA AÇÕES OSTENSIVAS NA BAHIA COM A OPERAÇÃO FORÇA TOTAL   Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (31), a Polícia Militar da Bahia iniciou a 8ª edição da ‘Operação Força Total’, que tem o objetivo de intensificar as ações ostensivas, preventivas e repressivas em todo o estado. A Força Total, que acontece com planejamento e se ...
  • Compartilhe:

01/02/2023 GÁS DE COZINHA TEM AUMENTO DE 8,2% NA BAHIA O preço do gás de cozinha teve reajuste de 8,2% e o aumento passa a valer a partir de quarta-feira (1º), conforme informou em nota a Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe. Este é o primeiro reajuste do gás no ano e vai deixar o botijão de gás em torno de R$ 5 a […]
  • Compartilhe:

31/01/2023 COMANDANTE DO 17º GBM SE REÚNE COM PRESIDÊNCIA DA AIBA     A segurança contra incêndio e explosões em fazendas do agronegócio e a observação às normas regulamentadoras em segurança do trabalho  foram os temas de uma reunião entre o comandante do 17º GBM, tenente-coronel BM Bahia, o  presidente da Associação de Agricultores e Irr ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 CONHEÇA O NOVO GOLPE QUE FRAUDA CARTÃO DE CRÉDITO POR APROXIMAÇÃO   Um grupo de cibercriminosos brasileiros especializados em vírus financeiros lançou um malware (programa malicioso) capaz de bloquear pagamentos por aproximação em pontos de venda. Com isso, eles obrigam os consumidores a inserir o cartão de crédito na máquina, possibilitando fraude. A ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 BAIANÓPOLIS: FEIRA AGRO ECOLÓGICA É REALIZADA EM LAGOA CLARA   Mais uma edição da feira agroecologica foi realizada em Lagoa Clara, municipio de Baianópolis. Realizada pela Secretaria de Agrigultura, com o apoio da Prefeitura de Baianópolis, a feira conta também com o apoio da comunidade.       Secretária de Educação Leila Gualbert ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO LANÇA CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A MERENDA ESCOLAR Com o objetivo de atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), lançou o Edital da Chamada Pública 2023 para aquisição de produtos da Agr ...
  • Compartilhe:

31/01/2023 COMEÇA MONTAGEM DA MEGAESTRUTURA DO BARREIRAS FOLIA 2023 NO CIRCUITO AGUINALDO PEREIRA, NA BR 242   Maior Carnaval do Interior da Bahia acontece de 17 a 21 de fevereiro Depois de adiantar a montagem da estrutura da Festa de Momo no Circuito Zé de Hermes no Centro Histórico, onde é realizado o tradicional carnaval cultural, a Prefeitura de Barreiras deu início nesta segunda-feira (30), ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 SANTA MARIA DA VITÓRIA: PF IDENTIFICA AUTOR DE POSTAGEM QUE ANUNCIAVA ATENTADO EM ESCOLA   Foto: Divulgação / Polícia Federal Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (30) em Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, Oeste baiano. Intitulada de Sentinela, a operação visa reprimir e prevenir casos de atentados em escolas. &nb ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 ÔNIBUS COM TIME DE FUTEBOL CAI DE PONTE E DEIXA QUATRO MORTOS EM MG Um ônibus caiu de uma ponte e deixou quatro mortos e 29 feridos na BR-116, em Além Paraíba, no interior de Minas Gerais, nesta segunda (30).  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o veículo levava o time de futebol Esporte Clube Vila Maria Helena de Ubaporanga (MG) para Duque de Ca ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 LULA NOMEIA 122 MILITARES PARA CARGOS NO GSI APÓS DEMISSÕES   Lula (foto) nomeou 122 membros das Forças Armadas para cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As medidas foram assinadas na última sexta-feira (27) e publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda (30). As nomeações ocorrem após uma série de demissões no GSI, dia ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 SANTA MARIA DA VITÓRIA: POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO VISANDO PREVENÇÃO DE MASSACRES EM ESCOLAS Barreiras/BA – Na manhã desta segunda-feira (30/01), a Polícia Federal deflagrou, na cidade de Santa Maria da Vitória/BA, a Operação Sentinela, que visa à repressão e prevenção de massacres em escolas. A investigação foi iniciada a partir de trabalho de inteligência da Divisão de Repr ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A MORTE DE TRABALHADORES EM FAZENDA ÀS MARGENS DA BR-242, EM BARREIRAS Dois trabalhadores morreram após caírem em um silo de farelo de soja – espécie de reservatório onde grãos são armazenados fora dos sacos–, em uma fazenda às margens da BR-242, no trecho da cidade de Barreiras, oeste da Bahia. A situação foi registrada no sábado (28). As duas vítimas ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BARREIRAS RECEBE INVESTIMENTOS PARA AMPLIAR ATENDIMENTO DO SISTEMA DE ESGOTO     Cidade pólo do Oeste da Bahia, Barreiras continua sendo contemplada com investimentos para a expansão da prestação do serviço de esgotamento sanitário. O Governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vem investindo R$ 2,7 milhões, de recursos próprios, ...
  • Compartilhe:

30/01/2023 BLOCOS ALLANBICK E GATO CONFIRMAM ATRAÇÕES PARA O CARNAVAL DE BARREIRAS DESTE ANO Os blocos Allanbick e Gato confirmaram na noite desta quinta-feira, 19, as suas atrações para o Carnaval de Barreiras deste ano. O bloco do Gato anunciou o cantor Robyssão e a banda Turma da Bregadeira. Já o bloco Allanbick terá a banda Lá Fúria, O Poeta e Oh Polêmico como atrações do maio ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade