SOB PROTESTOS E PRESSÃO DE CPI, BOLSONARO PROMETE VACINA PARA TODOS NESTE ANO, DESTACA PIB E VOLTA A CRITICAR ISOLAMENTO
3 de junho de 2021

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira (2), que, neste ano, todos os brasileiros que quiserem serão vacinados, destacou o avanço do PIB (Produto Interno Bruto) e voltou a criticar políticas de isolamento social.

“Neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados”, disse.

A transmissão em cadeia de rádio e televisão ocorre no momento em que o governo tenta contornar o desgaste causado pela CPI da Covid no Senado e por protestos de rua contra Bolsonaro.

O pronunciamento foi seguido de panelaços em diversas cidades do país, como São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em Brasília, na Asa Norte, houve ainda gritos de “fora” e “genocida”.

O mandatário iniciou seu discurso lamentando as mortes pela Covid-19. Mas em seguida voltou a queixar-se das medidas adotadas por governadores e prefeitos.

“O nosso governo não obrigou ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio, não fechou igrejas ou escolas e não tirou o sustento de milhões de trabalhadores informais”, afirmou.

Bolsonaro defendeu políticas adotadas por seu governo, como o auxílio emergencial e a destinação de crédito para pequenas empresas. Ele ainda celebrou o crescimento de 1,2% da economia no primeiro trimestre.

“O PIB projetado para 2021 prevê um crescimento da economia superior a 4%. Só no 1º trimestre deste ano, a economia mostrou seu vigor, estando entre os países do mundo que mais cresceram”, declarou.

Em outro trecho, Bolsonaro reafirmou que o país deve sediar neste ano a Copa América. O torneio estava previsto para ocorrer na Colômbia e na Argentina, mas esses países anunciaram que não poderiam recebê-los.

No caso da Argentina, a desistência ocorreu pelo avanço da pandemia no país. A atuação do governo Bolsonaro para que o Brasil recebesse a competição gerou críticas de políticos e especialistas, uma vez que o país registra um dos maiores índices de mortos por Covid no mundo.

“Seguindo o mesmo protocolo da Copa Libertadores e Eliminatórias da Copa do Mundo, aceitamos a realização, no Brasil, da Copa América”, discursou o presidente.

No pronunciamento, Bolsonaro também afirmou que “considera o direto de ir e vir, o direito ao trabalho e o livre exercício de cultos religiosos inegociáveis”. Além das políticas de governadores, o presidente é um crítico da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que autorizou os governos locais a proibir cultos religiosos para evitar a disseminação do vírus.

O pronunciamento de Bolsonaro ocorreu horas após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prever a vacinação de toda a população adulta do estado (a partir de 18 anos) até o dia 31 de outubro.

Na CPI do Senado, os governistas são minoria. Os principais focos da investigação do colegiado são a demora nas negociações de vacinas, a defesa por Bolsonaro de remédios sem eficácia comprovada para a Covid e a formação de um gabinete de aconselhamento paralelo sobre temas da pandemia.

O governo tem tentado reduzir a pressão política divulgando dados sobre a distribuição de imunizantes.

O Ministério da Saúde já havia celebrado, horas antes, que o país ultrapassou a marca de 100 milhões de doses distribuídas.

No entanto, 47,2 milhões das doses enviadas são da Coronavac, imunizante feito em parceria com uma farmacêutica chinesa que Bolsonaro chegou a anunciar que não seria comprada —pressionado, o governo acabou recuando.

Embora o presidente tenha dito no discurso que o Brasil é o quarto país que mais vacina contra a Covid, dados da plataforma Our World in Data mostram que esse número se refere apenas ao total de doses aplicadas. Quando observada a proporção na população, por meio do parâmetro de doses por mil habitantes, o Brasil cai para a 61ª posição.

Em outro flanco de desgaste para o Planalto, milhares de manifestantes em várias cidades do país realizaram protestos contra Bolsonaro sábado (29).

Houve atos em todas as 27 capitais brasileiras, com grandes concentrações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em declarações nesta semana, Bolsonaro minimizou os movimentos de rua.

O governo, por outro lado, celebrou nesta semana o avanço de 1,2% do PIB no primeiro trimestre, anunciado nesta terça (1º).

“Lógico que ninguém está falando que vai crescer 6%, mas a previsão aí é no mínimo 4%, que já é um número bastante grande, levando-se em conta o uso político por causa da pandemia por parte de alguns”, afirmou Bolsonaro.

A transmissão do discurso também ocorre no momento em que Bolsonaro é pressionado por projeções eleitorais.

Segundo a última pesquisa Datafolha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com vantagem para a disputa pelo Palácio do Planalto em 2022.

O petista alcança 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro. Em um eventual segundo turno contra o atual presidente, Lula levaria ampla vantagem, com uma margem de 55% a 32%.

O pronunciamento desta quarta-feira foi o nono de Bolsonaro, em cadeia de rádio e TV, durante a crise sanitária da Covid-19.

Na primeira fala, em 6 de março de 2020, quando ainda não havia morte confirmada no Brasil em decorrência do novo coronavírus, Bolsonaro pediu união e disse que não havia motivo para pânico.

“Seguir rigorosamente as recomendações dos especialistas é a melhor medida de prevenção”, disse o presidente.

O tom de Bolsonaro mudou radicalmente no terceiro pronunciamento, em 24 de março, quando ele citou o uso da cloroquina e chamou a doença de gripezinha. Esta fala ocorreu dias após o presidente participar de ato pró-governo, o que ampliou o desgaste de Bolsonaro com governadores e Luiz Henrique Mandetta, então ministro da Saúde.

Nas declarações seguintes, Bolsonaro se opôs às restrições de circulação de pessoas e ao fechamento do comércio, ações determinadas por prefeitos e governadores para evitar a propagação do vírus.

Na véspera do Natal, o presidente disse, em cadeia nacional, que o governo se esforçou em preservar vidas e empregos. Afirmou ainda que o país se tornou referência para “seguir o rumo ao progresso e ao desenvolvimento”.

Pressionado pela demora na compra de vacinas, Bolsonaro usou o pronunciamento mais recente, de 23 de março deste ano, para tentar demonstrar que o governo federal se esforçava na busca pelos imunizantes.

Após negar por meses propostas da Pfizer, ele disse em cadeia de rádio e TV que havia pessoalmente solicitado para a empresa antecipar a entrega de 100 milhões de doses.

Bolsonaro ainda declarou que o país se tornaria “em poucos meses” autossuficiente na produção das doses. “Muito em breve, retomaremos nossa vida normal”.

 

Ricardo Della Coletta/Mateus Vargas/Natália Cancian/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

26/04/2024 VIDEO: VEREADORES TROCAM “SOPAPOS” NA CÂMARA MUNICIPAL Foto: Reprodução / PIndobanews Uma confusão com direito a socos encerrou a sessão da Câmara de Vereadores de Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, nesta quinta-feira (25). Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a briga, que deixou vereadores com escoriações. Ao final do entre ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA APROVAM PARALISAÇÃO DE 48H   Foto: Divulgação/APLB Professores da rede estadual aprovaram, na manhã desta quinta-feira (25), uma paralisação de 48 horas para a próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), durante assembleias regionais realizadas em todo o estado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação d ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: RROJETO ESCOLINHA DE TRÂNSITO FORMA 152 FISCAIS MIRINS DE TRÂNSITO A iniciativa do 10º Beic conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Segurança Cidadã e Trânsito   Nesta quinta-feira (25), estudantes, professores, diretores e apoiadores do Projeto Escolinha de Trânsito, realizado pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capaci ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENTRE MICRO-ÔNIBUS E CAMINHONETE DEIXA CERCA DE 20 FERIDOS NA BR 242, NA ALTURA DO CERRADÃO   Na manhã desta sexta-feira, 26, por volta das 8h, um colisão grave, envolvendo uma caminhonete um micro-ônibus, deixou cerca de 20 pessoas feridas, na altura do KM 858, próximo ao Cerradão, em Barreiras. De acordo com informações, o micro-ônibus saiu de LEM, quando teria tido um probl ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PINTOR CAI E MORRE ENQUANTO TRABALHAVA NO CENTRO DE IBOTIRAMA   Um pintor caiu e morreu enquanto trabalhava no centro de Ibotirama, na manhã desta quarta-feira (24). O caso aconteceu na rua JJ Seabra e, por conta da popularidade da vítima, causou tristeza na cidade. Ainda não há informações sobre o que provocou a queda, que foi registrada pela Polí ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 INCÊNDIO ATINGE DEPÓSITO DE MATERIAL RECICLÁVEL EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães na quarta-feira (24). O incidente ocorreu na rua Ibotirama, no bairro Santa Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes da 2ª Companhia foram acionadas para a ocorrência. Três caminhões- ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 HOMEM É ASSASSINADO EM IBOTIRAMA NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (25) O crime ocorreu na noite de ontem, 25, quando Reinan Cavalcanti foi morto a tiros, próximo ao bairro São João, na BA 160. Segundo o site Gazeta 5, o rapaz foi atingido na região do tórax e da cabeça. O crime teria sido cometido por dois homens em uma motocicleta. A Polícia Militar esteve no [ ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEXTA-FEIRA (26) O SineBahia divulgou as oportunidades de trabalho disponíveis nesta sexta-feira (26) para a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PRAZO PARA PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DO ENEM ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA (26)   Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Têm direito a fazer o Enem de gra ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PREFEITURA DE JUAZEIRO CONFIRMA RETIRADA DE ESTÁTUA EM HOMENAGEM A DANIEL ALVES O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou, na terça-feira (23), a retirada da estátua em homenagem ao ex-jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves, no centro de Juazeiro, onde ele nasceu, no norte da Bahia. O atleta foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro, em fevereir ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 GOVERNADOR DA BAHIA ENVIA SÉTIMO PEDIDO DE EMPRÉSTIMO E TOTAL JÁ SOMA R$ 6 BILHÕES   Foto: divulgação A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu mais um pedido de empréstimo feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para captar US$ 400 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Na conversão atual, o valor passa de R$ 2 ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 ELEIÇÕES 2024: “TRE DA BAHIA JÁ TEM ASSESSORIA PRÓPRIA PARA COMBATER INCESSANTEMENTE AS FAKE NEWS”, DIZ PRESIDENTE Foto: Camila São José / Bahia Notícias Com a presença da tecnologia e ferramentas digitais cada vez mais intensa no processo eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo da Matta Neto, afirma que as principais preocupações da Corte para a ele ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS GANHA NOVO DELEGADO. ELE TRAZ AMPLA EXPERIÊNCIA DE SEIS ANOS DE ATUAÇÃO NA POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS   Durante seu plantão na noite de ontem (24), no complexo policial do bairro Aratu, o delegado Dr. Francisco Carlos de Sá deu as boas-vindas ao Dr. Deivid Balduíno Dias, o recém-empossado na 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/BA). Deivid, designado pela Secretaria ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PODEM SE INSCREVER PARA RECEBER VALE LIVRO DA BIENAL Foto ilustrativa: Claudionor Jr. – ASCOM/SEC Dez mil vales-livro serão distribuídos entre professores e estudantes da Educação Básica da rede de ensino estadual para serem utilizados durante a Bienal do Livro da Bahia 2024, que acontece de 26 de abril a 1° de maio, no Centro de Convenç ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 COLCHA DE RETALHOS: PROJETO DE INCLUSÃO É DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARREIRAS Com o tema “Educação Desafiadora: Um olhar para a diversidade”, a Secretaria de Educação de Barreiras está desenvolvendo nas escolas municipais o projeto “Inclusão: A colcha de Retalhos” para a educação infantil, cuja proposta é orientar os profissionais das escolas e as crianças p ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS: PORTAL DO PACIENTE
  • Compartilhe:

25/04/2024 LEM:GRUPO MARABÁ AFUNDANDO COM BRIGAS, TROCA DE XINGAMENTOS E AMEAÇAS. DEU ATÉ POLÍCIA   Notícias vindas de Luís Eduardo Magalhães dão conta que o grupo Marabá, sentindo que o barco está afundando, já não se entende mais. O bafafá entre eles é tão grande que o tio do prefeito Júnior Marabá foi preso em flagrante após uma confusão sem precedentes com o irmão do pre ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ANDERSON VIAN, UM JOVEM PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR, A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DE BARREIRAS     Cristão, fisioterapeuta de formação, pós-graduado em gestão em serviços de saúde, ortotraumatologia e respiratória. Nascido em Barreiras, passou sua infância em Riachão das Neves. É casado com Vanessa e tem dois filhos: Pietro e Lorenzo. Anderson ingressou na gestão públic ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FAZENDA MUNICIPAL DE BARREIRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS COM CANAL DE COMUNICAÇÃO ON-LINE O Setor de Tributos, vinculado à Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Barreiras, tem se destacado ao implementar um novo canal de comunicação direta com os contribuintes, dentro do Projeto Facilitando, resultando na significativa redução das demandas e maior agilidade nos atendimentos. Segund ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ESCOLA ANTÔNIO BENTO DE FREITAS REALIZA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA, EM BARREIRAS Na Escola Municipal Antônio Bento de Freiras, em Barreiras, um projeto está ganhando destaque neste mês de abril: “Livro Nosso de Cada Dia: Vivenciando a Leitura e Escrita na Diversidade Textual”. Com foco nas autoras da literatura infantil, o projeto tem como objetivo geral contribui ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade