SETOR IMOBILIÁRIO RESIDENCIAL TEM MELHORAS NA EXPECTATIVA DE LANÇAMENTOS E CRESCIMENTO NAS VENDAS NO 3º TRIMESTRE, APONTA INDICADOR DELOITTE COM ABRAINC
1 de dezembro de 2022

 

 

  • Mercado do segmento CVA (Casa Verde e Amarela) apresentou um dos maiores crescimentos da série histórica, com impactos positivos significativos nos índices de procura e vendas de imóveis;
  • Preços permanecem em alta, mas com percentual de crescimento menor se comparado aos trimestres passados;
  • Melhora na expectativa de lançamentos de empreendimentos e aquisições terrenos foi puxada pelo aumento do segmento MAP (Médio e Alto Padrão), atingindo um dos mais altos patamares da série;
  • Os executivos do setor imobiliário residencial esperam manutenção nas vendas para o 4º trimestre de 2022 e aumento nos próximos 12 meses.

São Paulo, 16 de novembro de 2022 — Os preços dos imóveis residenciais permaneceram em alta no terceiro trimestre de 2022, com crescimento de 10,3% em relação ao período anterior, mas foi o menor aumento da série histórica do Indicador de Confiança do setor Imobiliário Residencial, realizado pela ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo. A maior taxa de crescimento do índice geral foi no 2º trimestre de 2021, com alta de 23% frente ao período anterior.

A nova edição da pesquisa, realizada com 45 empresas construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial entre 30 de setembro e 16 de outubro revela, ainda, que a procura e as vendas de imóveis obtiveram crescimento neste trimestre, com o segmento CVA (Casa Verde e Amarela) puxando ambos os indicadores. A recuperação dos setores econômicos e a redução de impostos em itens essenciais contribuiu para este cenário. Houve queda da inflação e leve recuperação do poder de compra da população – o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 7,2% no acumulado em 12 meses até setembro. O cenário para os próximos três a 12 meses, a expectativa de lançamentos de imóveis e de aquisição de terrenos apresentou elevação.

O índice de procura por imóveis apresentou crescimento expressivo para o segmento CVA neste trimestre, superando os níveis do 2º trimestre de 2021 e ultrapassando os de imóveis MAP (Médio e Alto Padrão). Por sua vez, a demanda por MAP obteve recuperação em relação ao trimestre anterior, interrompendo o movimento de queda dos últimos trimestres.

Já o índice de vendas geral apresentou expressivo crescimento, sustentado principalmente por CVA, que devem permanecer elevadas nos próximos trimestres. Como identificado na procura, o desempenho de vendas de imóveis do segmento de MAP também foi positivo com a interrupção do movimento de queda. A longo prazo, as vendas de CVA tendem a descolar ainda mais do MAP.

A expectativa para lançamentos de imóveis, em geral, registrou aumento neste trimestre frente ao anterior, reflexo da recuperação do segmento CVA. No entanto, a expectativa de lançamentos de MAP, mesmo que elevada, registrou leve redução em relação ao 2º trimestre. Em geral, houve melhora na expectativa de empresas que pretendem adquirir terrenos para futuros empreendimentos de imóveis residenciais. Houve crescimento de 15 pontos percentuais em relação ao 4º trimestre do ano passado e é a segunda maior taxa da série histórica.

Para o presidente da ABRAINC, Luiz França, os indicadores do levantamento mostram o bom momento do setor e evidenciam um processo de melhora na economia ao longo de 2022. “Com o arrefecimento nos custos de construção e um crescimento na renda das famílias, aumentou a expectativa positiva para lançamentos de novos empreendimentos nos próximos meses, o que indica que os players do setor se mantêm confiantes no mercado e enxergam boas perspectivas para o crescimento do setor em 2023”, afirma o dirigente.

O levantamento usa uma metodologia diferenciada para interpretar os resultados e facilitar a leitura entre os trimestres. Desse modo, os percentuais de respostas foram transformados em notas variando de 1 (para forte redução) a 3 (para forte aumento) e cada segmento foi classificado dentro desse padrão. As respostas dos participantes da pesquisa indicaram se houve redução, manutenção ou aumento em relação ao trimestre anterior para os itens procura, vendas, e preços dos imóveis. Além da variação do trimestre apurado, os respondentes indicam as expectativas.

Indicador de confiança do setor imobiliário residencial

“Após um segundo trimestre de manutenção de mercado, o que é bom considerando todo o contexto de alta de preços que vive o País e o mundo, houve uma recuperação do setor imobiliário residencial, com melhores indicadores de vendas, de procuras por imóveis e de expectativas de lançamentos de empreendimentos. Apesar do cenário continuar cauteloso, há melhores perspectivas por conta dos índices mencionados”, destaca Claudia Baggio, sócia de Financial Advisory e líder da prática de Real Estate da Deloitte.

Resultados do 3º trimestre e expectativas:

Procura de imóveis (Nota 2,26 = Aumento). Houve aumento da demanda por imóveis residenciais no 3º trimestre em relação ao trimestre passado. Esse movimento ocorreu, principalmente, devido ao bom desempenho da demanda pelo segmento Casa Verde a Amarela (CVA), enquanto o segmento de Médio e Alto padrão (MAP) apresentou manutenção na procura nesse trimestre.

Vendas (Nota 2,25 = Aumento). Acompanhando o cenário positivo para a demanda, no geral, houve aumento das vendas no 3º trimestre, com destaque para CVA, enquanto MAP registrou manutenção. Avaliando cenários futuros, as empresas do setor imobiliário residencial apresentam perspectiva de manutenção nas vendas do próximo trimestre e de aumento em 12 meses.

Expectativas para vendas (Nota 2,16 = Manutenção). Os executivos do setor imobiliário residencial esperam manutenção nas vendas para o 4º trimestre de 2022 (nota = 2,16), e aumento nos próximos 12 meses (nota = 2,54).

Preço de imóveis (Nota 2,66= Forte Aumento). No geral, os preços de imóveis continuam em alta no 3º trimestre. Em comparação à pesquisa anterior, houve leve redução na expectativa de aumento de preços em curto e longo prazos, mas ainda em patamares bastante elevados.

Expectativa para os preços dos imóveis (Nota 2,56 = Aumento). As expectativas para os preços dos imóveis residenciais seguem com aumento para o 4º trimestre do ano (2,56), com forte aumento para os próximos 12 meses (nota 2,83) e para os próximos cinco anos (nota 2,92).

Metodologia da pesquisa

O indicador de confiança do setor imobiliário residencial do 3º trimestre de 2022, realizado pela Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, em parceria com a ABRAINC, contou com a participação de 45 empresas construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial, divididas nos seguintes segmentos: 29% Casa Verde amarela (CVA), 38% Médio e Alto Padrão (MAP) e 33% atuantes em ambos os segmentos. O levantamento, realizado entre 30 de setembro e 16 de outubro de 2022 ouviu executivos de alto escalão (C-Level) das empresas participantes.

 

Sobre a ABRAINC

A ABRAINC foi constituída em 2013 para representar e fortalecer o mercado imobiliário e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. A entidade tem o objetivo de aprimorar o mercado da incorporação imobiliária, levar melhores produtos ao público, ampliar o financiamento aos compradores de imóveis, buscar aperfeiçoamento das relações de trabalho e a simplificação da legislação, além do equilíbrio nas relações com o Governo, empresários e consumidores. Atualmente, a ABRAINC possui 61 incorporadoras associadas, com grande relevância na economia do Brasil e atuação ativa na associação.

Sobre a Deloitte

A Deloitte é a maior organização de serviços profissionais do mundo, com 415 mil pessoas gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países. Com 177 anos de história, oferece hoje serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, com cerca 7.000 profissionais e operações em todo o território nacional, a partir de 15 escritórios. Para mais informações, acesse o site da Deloitte.

A Deloitte refere-se a uma firma-membro da Deloitte, uma de suas entidades relacionadas, ou à Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”). Cada firma-membro da Deloitte é uma entidade legal separada e membro da DTTL. A DTTL não fornece serviços para clientes. Por favor, consulte o link para saber mais. A Deloitte é líder global em auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos, consultoria tributária e serviços correlatos. Nossa rede de firmas-membro, presente em mais de 150 países e territórios, atende a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®. Saiba como os 415.000 profissionais da Deloitte impactam positivamente seus clientes no site.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

13/06/2024 PARTICIPAÇÃO DAS JUNINAS REMELEXINHO CEARENSE E LUAR DO SERTÃO ANIMAM O ARRAIÁ DA VILA DOS FUNCIONÁRIOS O mês de junho é contagiado pelo ritmo dos festejos juninos e neste sábado (10), a Vila dos Funcionários foi o destino da alegria contagiante do São João. As apresentações no Arraiá da Vila dos Funcionários contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio dos recursos da Lei Aldir ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENCAMINHA AO LEGISLATIVO PROJETO DE LEI QUE VISA CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO PARA CONCLUIR A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL Com mais de 13 mil metros quadrados de área construída, em uma área total de mais de 30 mil metros quadrados, o Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza é o maior Hospital Municipal em construção no interior do Estado e contará com seis módulos e capacidade para 150 leitos para internaç ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 SECRETÁRIOS E EQUIPES DA GESTÃO MUNICIPAL DISCUTEM DETALHES SOBRE A ELABORAÇÃO DO ESTUDO TÉCNICO PARA PPP DO HOSPITAL MUNICIPAL, APRENSENTADO PELOS CONSULTORES DA FESPSP Secretários e demais equipes da gestão municipal de Barreiras participaram na quarta-feira (5), da visita técnica de estruturação do estudo de viabilidade técnica, operacional, econômica e jurídica, para a estruturação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), para concessão administ ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO FAZ ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O SÃO JOÃO DO SÍTIO GRANDE Muito forró, alegria e animação estão garantidos para o São João do Sítio Grande, organizado pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT). A estrutura do circuito da festa já está preparada para duas noites de muita música e descontração. ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 BAHIA FARM SHOW 2024: ESPAÇO DA AGRICULTURA FAMILIAR É ATRAÇÃO PARA OS VISITANTES Com o tema: Agro, Herança do Brasil, a Bahia Farm Show está aberta para visitação, desde terça-feira (11), com grande destaque para o espaço destinado para o artesanato e alimentos produzidos pela agricultura familiar. Este é um dos atrativos da feira de tecnologia agrícola, que deverá rece ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 GENERAL BRAGA NETO VISITA A BAHIA FARM SHOW O General Braga Neto foi recepcionado por David Schmidt e produtores durante a visita dele à Bahia Farm Show 2024. David Schmidt é uma figura proeminente do agronegócio e ex presidente do sindicato dos produtores rurais. A presença de Braga Neto na Bahia Farm Show não é uma agenda política e ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS MUDA NOME DA PRAÇA DO SENTIDOS PARA JUVENAL FERNANDES DE SENA Na noite desta terça-feira, 11 de junho, a Câmara Municipal de Barreiras aprovou, por unanimidade, a mudança de nome da Praça dos Sentidos, localizada na Vila dos Sas, para Praça Juvenal Fernandes de Sena. A iniciativa visa homenagear o ilustre cidadão conhecido popularmente como Seu Vena, que ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 BARREIRAS: POR QUESTÕES HUMANITÁRIAS, CÂMARA NÃO PODE NEGAR EMPRÉSTIMO COM A FINALIDADE EXCLUSIVA DE CONCLUIR O HOSPITAL MUNICIPAL Todos sabem que, pela primeira vez em sua história, um prefeito de Barreiras teve a sensibilidade e a coragem de construir um Hospital Municipal para atender a população que mais precisa. Nesta terça-feira, 11 de junho, Zito Barbosa encaminhou à Câmara Municipal, um pedido de autorização par ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 POLÍCIA REGISTRA FEMINICÍDIO EM SERRA DO RAMALHO Foi noticiado na Unidade Policial  que nesta terça-feira (11), ocorreu um crime de feminicídio, tendo como vítima a Sra. MARIA MÁRCIA CONSTÂNCIA DA SILVA, de 39 anos. Fato este ocorrido na residência da vítima, situada na Travessa da Rua C, número 13, Agrovila 02, Serra do Ramalh/BA. O prin ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PEELING DE FENOL: SAIBA O QUE É E QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS A morte de um jovem de 27 anos, em São Paulo, decorrente de complicações geradas por um peeling de fenol levantou o debate acerca do procedimento. O rapaz fez o procedimento em uma clínica estética. A dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer o peeling. A polícia inve ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 IBOTIRAMA: MORADORES ENCONTRAM JIBOIA DE MAIS DE UM METRO NO BAIRRO ALTO DO FUNDÃO Moradores da rua Tamburiu, no Alto do Fundão, em Ibotirama, foram surpreendidos nesta terça-feira (11) por um encontro inesperado: uma jiboia de mais de um metro de comprimento apareceu no quintal de uma casa da localidade. Os próprios moradores agiram rapidamente, mobilizando-se para garantir a ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS TRABALHA EM RITMO ACELERADO NA MONTGEM DA ESTRUTURA DA FESTA MAIS ESPERADA DO ANO Com data já confirmada para acontecer entre os dias 20 a 23 de junho, a Prefeitura de Barreiras concentra esforços na preparação do maior São João da Bahia com a montagem e estruturação da festa mais aguardada pela população do Oeste e de outros estados brasileiros, que aproveitam a data f ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 LANÇAMENTO DO PROJETO INTEGRACHAGAS BRASIL EM SÃO DESIDÉRIO REUNIU PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PESQUISADORES, LIDERANÇAS DO MUNICÍPIO E PÚBLICO EM GERAL A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa segunda-feira, 10 de junho, no Centro Cultural, o lançamento do Projeto IntegraChagas Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada em parceria com Instituto Nacional de Infe ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONCURSO SAÚDE VITÓRIA DA CONQUISTA: GRANDE OPORTUNIDADE PARA ENFERMEIROS Para você que é profissional da saúde e busca estabilidade e crescimento na carreira, Vitória da Conquista, na Bahia, traz notícias animadoras. Foi anunciado o edital do concurso público na área de saúde, especificamente para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esta é uma grande chance ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (12)
  • Compartilhe:

11/06/2024 OTONIEL TEIXEIRA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE ADRIANA DO AÇOUGUE A VEREADORA DE BARREIRAS NO BAIRRO VILA BRASIL   Na noite desta segunda-feira, 10, o vereador e pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, marcou presença no evento de lançamento da pré-candidatura a vereadora de Adriana do Açougue, uma liderança conhecida e respeitada no bairro Vila Brasil. O evento reuniu um grande pú ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: CÂMARA APROVA HONRARIAS; SAIBA QUEM RECEBEU E QUEM FEZ AS INDICAÇÕES   Na tarde de ontem, dia 10 de junho de 2024, o Plenário da Câmara de Vereadores de Buritirama no oeste da Bahia, sob a condução do Senhor Presidente, Vereador Odair Ribeiro de Souza, aprovou as honrarias para pessoas vivas que prestaram e/ou prestam serviços no município, com reconhecime ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: PREFEITO ARIVAL VIANA PREFESTIGIA ENCERRAMENTO DE CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL EM AVICULTURA BÁSICA   O prefeito de Buritirama, Arival Viana, acompanhado do Secretário de Agricultura do município, Geraldo Cruz, esteve presente na sede da Associação dos Agricultores Familiares de São José para prestigiar o encerramento de mais um Curso de Formação Profissional Rural em Avicultura Bási ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 PRIMEIRA ATRAÇÃO DO SÃO JOÃO DE BAIANÓPOLIS É DIVULGADA; CONFIRA   A Prefeitura de Baianópolis, liderada pela prefeita Jandira Xavier, anunciou recentemente a primeira grande atração do São João de Baianópolis 2024. A dupla Marcelo e Rayane, conhecida por seus sucessos no sertanejo e forró, foi confirmada e se apresentará no dia 29 de junho, prometen ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 VIVEIRO MUNICIPAL DE PRODUÇÃO DE MUDAS RECEBE VISITA DOS ESTUDANTES E EQUIPES DA ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL PEREIRA GOMES   Integrando as ações da Semana do Meio Ambiente em Barreiras, na quinta-feira (6), alunos e equipes da Escola Municipal Miguel Pereira Gomes, do Tatu, visitaram o Viveiro Municipal de Barreiras no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas. Além de ser referência em ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade