SESSÃO ESPECIAL HOMENAGEIA OS 40 ANOS DA DIOCESE EM BARREIRAS

16 de ago de 2019

Instalada há 40 anos no extremo Oeste da Bahia, a Diocese de Barreiras recebeu homenagens em Sessão Especial realizada na noite dessa quarta-feira (14) pela Câmara de Vereadores. Toda comunidade católica, padres, apóstolos, diáconos, líderes religiosos, membros de pastorais, autoridades militares, representantes de instituições e sociedade civil organizada, compareceram à Sessão que contou com a participação especial da Banda Municipal 26 de Maio iniciando as homenagens com cânticos e louvores.

Ao lado do Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes, a vice-prefeita de Barreiras Karlúcia Macêdo, que no ato representou o prefeito Zito Barbosa, prestigiou o evento que destacou as contribuições de Dom Ricardo Weberberger na história do município e da Igreja Católica. Dom Ricardo que atuou em causas sociais foi ativo nos movimentos e nas conquistas da sociedade barreirense e na região Oeste, a exemplo do destaque feito pelo presidente da Associação de Trabalhadores Rurais de Angical, Claudionor Amaral, que discorreu sobre a reforma agrária, cuja atuação memorável do Bispo foi determinante para o sucesso do movimento.

Karlúcia pontou a relevância da Diocese no município. “Hoje é um dia memorável do qual nos orgulhamos da atuação da Diocese em Barreiras e em todo Oeste baiano. Dom Ricardo Weberberger tem sua marca em grandes conquistas, sua representatividade é vista e reconhecida o tempo todo, a exemplo do Parque Multiuso que leva o seu nome. As justas homenagens representam a força da Igreja Católica com a presente atuação do Bispo Dom Josafá, parabéns a todos”, destacou.

Muito emocionado, o Bispo Dom Josafá recebeu do vereador Gilson Rodrigues a placa em homenagem aos 40 anos de missão da Diocese em Barreiras e destacou o trabalho realizado na região. “A criação de uma nova Diocese acontece, para que as populações da região possam ser melhor evangelizadas e o povo seja mais bem atendido nas suas necessidades religiosas e materiais. Na época da criação da Diocese de Barreiras eram seis padres, hoje são vinte e sete, além de religiosas, diáconos permanentes, seminaristas, catequistas, coordenadores de grupos e pastorais, ministros da palavra, batismo, eucaristia, dentre outros”, disse.

Ele destacou ainda pessoas e instituições que estiveram ao lado da Diocese nesses 40 anos de trabalho. “ Certamente as comemorações dos 40 anos trazem ainda à nossa mente outros diversos personagens da vida civil, nos setores da política, administração da justiça, da segurança, da economia, educação, saúde, comunicação, enfim, trazem à mente todas as pessoas, cidadãos barreirenses e de outras regiões do Oeste e do mundo inteiro, que tendo diante de si uma demanda da Diocese de Barreiras, responderam com prontidão e terminaram fazendo um bem para a trajetória feliz dessas quatro décadas de história. A todos muito obrigado”, concluiu.

Agradecendo a presença de todos e fazendo um relato histórico da representatividade social da Diocese, o presidente da Casa Legislativa, Eurico Queiroz, destacou que a Diocese de Barreiras segue o mesmo caminho de bondade, caridade e filantropia que foram as marcas registradas na atuação religiosa de Dom Ricardo, e agora continuam nas mãos de Dom Josafá Menezes.

  • Compartilhe:

Publicidade