SENADO APROVA MINIRREFORMA ELEITORAL QUE DIFICULTA ACESSO DE PARTIDOS PEQUENOS E PREVÊ COTA DE 30% PARA MULHERES
15 de julho de 2021

 

Em sessão para votar uma série de mudanças na legislação eleitoral, o Senado aprovou nesta quarta-feira (14) um projeto que deve dificultar o acesso de partidos pequenos ao Legislativo e outras três medidas que incentivam a participação feminina na política, como a que estabelece cota de 30% para mulheres na Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.

Todas serão encaminhadas para apreciação na Câmara. Os senadores têm pressa, já que três delas precisam ser sancionadas e uma promulgada até o início de outubro para valerem no pleito de 2022.

Uma das propostas que mais gerou discussão entre os senadores foi a que permite que concorram às sobras nas eleições para deputados e vereadores apenas as siglas que alcançarem 70% do quociente eleitoral. Esse número é obtido a partir da divisão da quantidade de votos válidos pelas vagas disponíveis na casa legislativa.

Nas eleições proporcionais, é comum que, após a distribuição entre os partidos, ainda restem cadeiras para serem preenchidas. Em uma eleição para uma Câmara Municipal com nove lugares, em que o quociente seja 1.000, por exemplo, e apenas sete candidaturas alcançam 1.000 votos, só poderão concorrer às outras duas sobras partidos que tiverem 700 votos.

Atualmente, qualquer sigla que participou do pleito pode disputar essas sobras. Se a mudança entrar em vigor, legendas menores poderão deixar de concorrer às vagas remanescentes.

Senadores como Álvaro Dias (Podemos-PR) e Esperidião Amin (PP-SC) se posicionaram contra a proposta e defenderam que ela só fosse votada depois de passar pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Jaques Wagner (PT-BA) defendeu as alterações. Para o petista, a limitação vai diminuir a fragmentação partidária.

“Hoje o Brasil só tem menos partidos que o Haiti, que é uma democracia devastada. É quase uma vergonha para nós. É impossível conduzir um país com 35 partidos. Essas modificações vão trabalhar no sentido de compactarmos os partidos e tornarmos a Presidência pelo menos exequível”, argumentou.

O projeto retira do Código Eleitoral e da Lei das Eleições as menções à coligação nas eleições proporcionais, que foram vedadas em 2017. Também foi revogado um artigo do Código que responsabilizava os partidos pelos excessos cometidos pelos candidatos na propaganda eleitoral.

Em relação à participação feminina, o plenário aprovou um projeto que reserva no mínimo 30% das cadeiras da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das Câmaras Municipais para mulheres. A reserva será aplicada de forma gradual a partir de 2022, começando em 18%, e aumentará em 2% a cada quatro anos até chegar em 30% em 2038.

Caso não seja eleito o número mínimo de mulheres, os eleitos do gênero masculino que forem menos votados darão lugar às candidatas suplentes mais bem posicionadas em número de votos nos partidos, desde que tenham obtido votos em número igual ou superior a 10% do quociente eleitoral, até que preenchida a porcentagem de 15%.

Cada legenda deverá reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

A proposta é o oposto do que foi apresentado nesta semana no relatório da deputada Renata Abreu (Podemos-SP), relatora da reforma política na Câmara.

O texto da parlamentar estabelece cota de 15% das cadeiras para mulheres na Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas nas eleições de 2022, mas acaba, na prática, com a exigência de que os partidos lancem ao menos 30% de candidatas nas eleições e que destinem recursos de campanha a elas nessa proporção.

A medida é considerada um retrocesso por especialistas porque a cota de 30% é uma das principais iniciativas de estímulo da participação feminina na política. A cota de 15% de cadeiras não representa avanço, já que esse foi o percentual de deputadas federais eleitas em 2018.

Os senadores aprovaram também uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que obriga os partidos políticos a aplicarem pelo menos 5% dos recursos do fundo partidário na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres. As verbas poderão ser acumuladas em diferentes exercícios financeiros e serem utilizadas futuramente em campanhas eleitorais de candidatas.

A PEC determina que as agremiações reservem 30% das verbas e do tempo de propaganda na TV e no rádio para as candidaturas femininas.

Um artigo adicionado em 2015 à lei dos partidos políticos já obriga as legendas a repassar o mínimo de 5% para incentivar a presença feminina na política. A legislação, porém, também prevê que esses recursos possam ser reservados para as eleições, o que levou partidos a não gastarem o percentual para promover a diversidade de gênero.

Levantamento feito pela Folha em 2018 revelou que os partidos destinavam só 3,5% do fundo público com mulheres.

A PEC concede anistia às siglas que não cumpriram a regra e veda a condenação pela Justiça Eleitoral nos processos de prestações de contas de exercícios financeiros anteriores que não tenham transitado em julgado até a data de promulgação da emenda.

O plenário aprovou ainda a recriação da propaganda partidária no rádio e na TV, extinta em 2017 e uma das pautas do centrão. O projeto, entretanto, estabelece que ela não será gratuita, mas paga por meio do Fundo Partidário e será divulgada apenas na forma de inserções de trinta segundos, ao invés de inserções e blocos maiores, como ocorria anteriormente.

Para arcar com o novo gasto previsto, o projeto propõe o acréscimo de recursos anuais ao fundo, equivalente aos valores corrigidos da compensação fiscal recebida pelas emissoras em 2017, para os anos não eleitorais, e em 2016, para os anos eleitorais.

A proposta proíbe a participação de artistas e divulgação de fake news nas propagandas e determina que elas deverão destinar ao menos 50% do tempo para promoção e difusão da participação política das mulheres e ao menos 5% para promoção e difusão da participação política dos jovens.

O tempo de cada partido deverá variar conforme a bancada na Câmara dos Deputados. Aqueles com 20 deputados, por exemplo, terão 20 minutos por semestre.

 

Washington Luiz/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

14/08/2022 OZIEL E JUSMARI COMEMORAM O DIA DOS PAIS NA COMUNIDADE VEREDA DAS LAJES, NO KM 30 EM BARREIRAS             O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira comemoram o Dia dos Pais do jeito que eles mais gostam: no meio do povo no quilômetro 30, em Barreiras. Eles participaram da comemoração do aniversário,  da APIAOB (Associação ...
  • Compartilhe:

13/08/2022 ASSALTANTES SUSPEITOS DE VÁRIOS DELITOS SÃO PRESOS APÓS OPERAÇÃO DA PM EM SERRA DO RAMALHO     Dois indivíduos suspeitos de vários furtos no município de Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, foram presos em flagrante após assaltarem um supermercado no povoado de Agrovila 6, zona rural do município. Trata-se de dois jovens, um de 18 e outro de 24 anos, os quais não tiveram ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 RENQUE ENVIESADO – POEMA DE ELTA MINEIRO, TALENTOSA ESCRITORA DE IBOTIRAMA         Renque enviesado Conheço todas as palavras tuas Desde “crivo a desavisada” Entre elas uma linguagem rebuscada Buscando o julgamento do verso na praça És catedrático, bem sei! Eu, atrevida, desatenta Posso aqui agora neste momento Encenar minhas estrofes, Ou, quem ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 PRODUTORES RURAIS DO OESTE DA BAHIA PREPARAM MAIOR OPERAÇÃO CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS NO CERRADO BAIANO A região do Oeste Baiano se prepara para sediar o maior curso para pilotos agrícolas em combate aéreo a incêndios em Campos e Florestas, que ocorrerá de (15) a (18) em Luís Eduardo Magalhães e contará com a participação de 18 aeronaves inscritas. A abertura da capacitação será na próxi ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 ESTADO AUTORIZA INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO URBANO E EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CANÁPOLIS O Estado da Bahia anunciou a execução de diversas obras, nesta sexta-feira (12), no município de Canápolis, no oeste baiano. Nos povoados de Santo Antônio, Canabrava, Cafundó e Baixa das Cascas, foi autorizado o início dos trabalhos de pavimentação com paralelepípedo, que terá um investim ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 FORÇAS ARMADAS ESTÃO PREOCUPADAS COM O POSSÍVEL USO POLÍTICO DO 7 DE SETEMBRO POR BOLSONARO   Integrantes da cúpula militar afirmaram que existe a preocupação de uma ala significativa das Forças Armadas de que Bolsonaro se aproprie do 7 de Setembro para fazer campanha em cima dele, informa o blog de Bela Megale, do jornal “O Globo”. De acordo com a publicação, há ainda o me ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 BARREIRAS: MUITA COISA AINDA PARA ACONTECER NA POLÍTICA LOCAL     Tem muita coisa para acontecer na política de Barreiras nas próximos dias. É tapa, rasteira, dedo no olho e o diabo a quatro. Aguardem.
  • Compartilhe:

12/08/2022 PARABÉNS PARA O ADVOGADO DOURIVALDO AQUINO   O Mural do Oeste parabeniza o competente advogado Dorivaldo Aquino por mais um aniversário. Desejamos a ele muito sucesso em sua brilhante carreira. Dourivaldo Aquino foi Chefe de Gabinete na gestão do Prefeito Antonio Henrique e hoje se dedica a advocacia com muito profissionalismo e compe ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 USO DE MÁSCARAS SERÁ OBRIGATÓRIO EM FEIRA DE SANTANA APÓS CASO CONFIRMADO DE VARÍOLA DOS MACACOS, AFIRMA PREFEITO     Foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), uma coletiva de imprensa promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, junto com integrantes da Secretaria de Saúde, para transmitir as devidas orientações com relação à varíola dos macacos, já que ontem (10), o primei ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 MORRE O CANTOR ZELITO MIRANDA AOS 66 ANOS O cantor Zelito Miranda morreu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 66 anos, vítima de problemas no pulmão. O forrozeiro passou mal, por volta das 5h, e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu antes de chegar ao hosp ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 EX-MINISTRO DO STF, SOBRE 2° TURNO: ”VOTARIA EM BOLSONARO, EMBORA NÃO SEJA BOLSONARISTA” Marco Aurélio Mello, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje, em entrevista ao UOL, que, num eventual segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula, escolheria o candidato à reeleição. Para justificar o voto em Bolsonaro, o ex-ministro citou a alternância de poder e o longo perí ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 PREFEITURA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FERINHA LUAR DO CERRADO EM SÃO DESIDÉRIO Movimento da economia local, entretenimento, artesanato e muita gastronomia, foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado que aconteceu na noite dessa quarta-feira,10, na Praça Abelardo Alencar. O evento é uma realização da Prefeitura de São De ...
  • Compartilhe:

12/08/2022 CONFIRA OS NÚMEROS ATUALIZADOS DA COVID-19 EM BARREIRAS   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Desde o Boletim Nº 739, de 08 de agosto de 2022, não houve coletas de novas amostras de casos que indicam suspeição de coronavírus (Covid-19). Informa ainda, que foram conclu ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 CARTA PELA DEMOCRACIA REÚNE QUASE 2 MIL MILITARES E MAIS DE 8 MIL POLICIAIS   A carta em defesa da democracia que será lida nesta quinta-feira (11) na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, alcançou até mesmo policiais e militares, grupos que compõem a base do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo levantamento feito por articuladores do documen ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 WANDERLEY: SUSPEITO DE ESTUPRAR ENTEADA DE 12 ANOS ENQUANTO A MÃE DORMIA É PRESO Foto: Lo-Hanna Nunes/TV Oeste Um homem de 40 anos foi preso nesta quarta-feira (10), acusado de estuprar a enteada de 12 anos, no município de Wanderley. Segundo o g1, a prisão aconteceu após uma denuncia feita pela avó paterna da vítima. De acordo com o relato da criança à polícia, o acusad ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 POLICIAIS FEDERAIS COBRAM BOLSONARO APÓS VETOS por Folhapress Foto: Flickr/Alan Santos/PR Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetar, nesta quarta-feira (10), artigo da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023 que garantia reajustes salariais de polícias, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) publicou nesta quinta-fei ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 SÃO DESIDÉRIO: PREFEITURA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRINHA LUAR DO CERRADO Movimento da economia local, entretenimento, artesanato e muita gastronomia, foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado que aconteceu na noite dessa quarta-feira,10, na Praça Abelardo Alencar. O evento é uma realização da Prefeitura de São De ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 FORMOSA DO RIO PRETO: REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA SUGESTÕES JUNTO A COMUNIDADE PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO DE 2023                       Na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, foi realizada em Formosa do Rio Preto, uma Audiência Pública para ouvir a sociedade e os colaboradores do governo com o objetivo de construir, de forma coletiva o Orçamento Pú ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 BARREIRAS: VEREADORA CARMÉLIA DA MATA AVERIGUA DENÚNCIA DE IRREGULARIDADE NA MERENDA ESCOLAR   Nesta tarde de quarta-feira, 10 de agosto, a vereadora Carmélia da Mata recebeu denúncias sobre a duvidosa qualidade dos produtos alimentícios que estão sendo distribuídos na merenda escolar na rede municipal. No depósito da merenda escolar, a vereadora constatou a irregularidade sobre ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 MARQUETEIRO JOÃO SANTANA TEM AVC E É INTERNADO EM SÃO PAULO   O jornalista baiano João Santana, marqueteiro da campanha de Ciro Gomes, candidato à Presidência da República do PDT, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ele está internado em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade