SEC BA 2022: ESCOLHIDA A BANCA PARA CONCURSO COM 2.113 VAGAS PARA PROFESSORES
29 de junho de 2022

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Educação SEC BA 2022). Na última terça-feira (28), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador do Estado, Rui Costa, confirmou a Fundação Carlos Chagas (FCC)como banca organizadora do edital da pasta.

Dessa forma, a FCC terá a responsabilidade do  concurso da Educação da Bahia 2022. A empresa receberá as inscrições no seu site e aplicará as etapas, como provas objetivas.

Concurso da Educação BA já autorizado para professores

O concurso foi autorizado, oficialmente, no dia 02 de março, por meio de publicação no Diário Oficial. De acordo com o documento de autorização, o novo concurso da Educação SEC BA 2022 vai contar com 2.113 vagas.

Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos, que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).

De acordo com informações do Governo da Bahia, o novo edital de concurso visa o chamamento de docentes de ensino médio em municípios com menos de 65 mil habitantes em diversas regiões do estado. Além disso, o certame a ser publicado vai priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional.

Os coordenadores pedagógicos terão a missão de suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados em que haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

A confirmação de abertura do concurso da Educação SEC Bahia 2022 já havia sido dada no dia 1º de fevereiro, durante a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa. Segundo informações do governador do estado, o edital de concurso público para Professores da Bahiaserá para lotação em cidades menores e no interior da Bahia.

Segundo informações do governador Rui Costa, o novo edital servirá para abrir vagas em municípios que costumam ter menos candidatos interessados, quando concursos tradicionais são realizados. Por esse motivo, tem uma grande rotatividade de profissionais.

“Está sendo encaminhado à SAEB (Secretaria de Administração da Bahia) um novo concurso para professores no Estado da Bahia, focados especialmente naquelas cidades menores e mais distantes, onde nós queremos preencher as vagas que, normalmente, em um concurso maior que inclui cidades grandes não viram objeto de desejo das pessoas que fazem concurso”, explicou.

O cargo de Professor tem as seguintes atribuições: Participar da elaboração da Proposta Pedagógica e do Plano de Desenvolvimento do estabelecimento de ensino; Elaborar e cumprir plano de trabalho e de aula, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de aprendizagem e de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Comissão formada

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 09 de março, a formação da comissãoorganizadora do concurso.

O grupo de trabalho foi definido da seguinte forma:

I – Representantes da Superintendência de Recursos Humanos da Educação, a que são cometidos encargos de presidência do Grupo:

  • Titular: Ana Grácia de Oliveira Teixeira, matrícula 11622699-0;
  • Suplente: Licia Maria Oliveira Villas Boas, matricula 11567735-0;

II – Representantes da Superintendência de Políticas para a Educação Básica:

  • Titular: Fernanda Pessoa do Amaral, matrícula 11388824-8;
  • Suplente: Isa Maria Fonseca Castro, matrícula 11080996-0;
  • Titular: Ivan de Pinho Espinheira Filho, matrícula 11333621-7;
  • Suplente: Graciene Rocha De Jesus Guimarães matrícula 92010793;
  • Titular: Magali Santos Ferreira, matrícula 112729920;

Ill- Representante do Gabinete do Secretário:

  • Nildon Carlos Santos Pitombo, matrícula 71000663.

Concurso Educação SEC BA 2022

O concurso da Educação SEC BA 2022 segue confirmado. O certame foi autorizado oficialmente no dia 02 de março de 2022, em publicação no Diário Oficial da União.

Veja alguns requisitos dos cargos de Professor:

Professor Padrão P – Grau IA Linguagem, com ênfase em Arte: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena de formação em Arte, definido pela Resolução do Conselho Estadual de Educação nº 110/2015, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia em 29/12/2015, ou diploma de licenciatura interdisciplinar adstrita ao campo das Artes, ou, ainda, diploma de habilitação – em campos conexos às artes ou ao ensino das artes – oriundo de curso superior de licenciatura, fornecido por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências da Natureza: Biologia: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Ciências Biológicas, ou licenciatura plena em Ciências Naturais, ou licenciatura plena em Ciências da Natureza, ou licenciatura interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ou, ainda, diploma de habilitação específica em Biologia oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC)

Professor Padrão P – Grau IA Linguagem, com ênfase em Educação Física: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Educação Física, ou licenciatura plena em Educação Corporal, ou ainda, diploma de habilitação – em campos conexos à cultura corporal/ exercício físico em escolas e, também, ao ensino da educação física – oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências da Natureza: Física: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Física, ou licenciatura plena em Ciências da Natureza, ou em licenciatura interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou diploma de habilitação específica em Física oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências Humanas: Geografia: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Geografia ou licenciatura plena em Ciências Humanas e Sociais, ou licenciatura interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias, ou, ainda, diploma de habilitação específica em Geografia, oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências Humanas: História: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em História, ou licenciatura plena em Ciências Humanas e Sociais, ou licenciatura interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias ou, ainda, ou diploma de habilitação específica em História, oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Linguagem, com ênfase em Língua Inglesa: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Letras – Inglês, ou licenciatura plena em Língua e Literatura Inglesa, ou curso superior de licenciatura plena em Letras – Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, ou, ainda, diploma de habilitação específica oriundo de curso superior de licenciatura em Letras (com ênfase em Língua Inglesa), fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Língua Portuguesa, ou licenciatura plena em Língua e Literatura Portuguesa, ou, ainda, licenciatura plena em Códigos e Linguagens, bem como diploma de habilitação em Letras oriundo de curso superior de licenciatura, ou, também, licenciatura interdisciplinar em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, ou licenciatura em Códigos e Linguagens, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Matemática: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Matemática, ou licenciatura interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias, ou licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, ou, ainda, diploma de habilitação específica em Matemática oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências da Natureza: Química: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Química, ou licenciatura plena em Ciências da Natureza, ou em licenciatura interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou diploma de habilitação específica em Química oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências Humanas: Sociologia: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Ciências Sociais, ou em Ciências da Sociedade, ou licenciatura interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias, ou, ainda, diploma de habilitação específica (a exemplo de: Sociologia, Ciências Sociais, Ciências da Sociedade, Ciências Humanas e Sociais, ou outra similar), oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Coordenador Pedagógico Padrão P – Grau IA: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de graduação em Pedagogia, devidamente registrado, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Último edital

O último edital da Secretaria de Educação do Estado da Bahia foi publicado em 2019. Na ocasião, um processo seletivo foi aberto para a contratação de 2.491 vagas de professor. Para se candidatar a uma das vagas, era necessário possuir nível superior (licenciatura) na área de interesse, nas seguintes áreas:

  • Linguagem com ênfase em Artes;
  • Ciências da natureza – Biologia;
  • Linguagem com ênfase em Educação Física;
  • Ciências humanas – Filosofia;
  • Ciências da natureza – Física;
  • Ciências humanas – Geografia;
  • Ciências humanas – História;
  • Linguagem com ênfase em Língua Inglesa;
  • Linguagem com ênfase em Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza – Química; e
  • Ciências Humanas – Sociologia.

O concurso contou com provas objetivas, com 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa; Educação Brasileira; Noções de Igualdade Racial e de Gênero; e Conhecimentos Interdisciplinares) e 30 da parte Específica. Os classificados foram contratados pelo período de dois anos, cabendo prorrogação por mais dois anos.

Na época, o salário era de R$1.713,46, sendo o valor composto pelo vencimento básico de R$1.306,19 mais gratificação de estímulo às atividades de classe (R$407,27).

No concurso público para efetivos, aberto em 2017, o edital contou com as seguintes etapas:

  • a) 1ª Etapa – Provas Objetivas para todos os candidatos inscritos – etapa habilitatória e classificatória;
  • b) 2ª Etapa – Prova Discursiva para todos os candidatos inscritos – etapa habilitatória e classificatória realizada juntamente com as Provas Objetivas;
  • c) 3ª Etapa – Prova de Títulos para todos os candidatos habilitados na 2ª Etapa – Prova Discursiva – etapa classificatória.
  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

11/08/2022 CARTA PELA DEMOCRACIA REÚNE QUASE 2 MIL MILITARES E MAIS DE 8 MIL POLICIAIS   A carta em defesa da democracia que será lida nesta quinta-feira (11) na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, alcançou até mesmo policiais e militares, grupos que compõem a base do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo levantamento feito por articuladores do documen ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 WANDERLEY: SUSPEITO DE ESTUPRAR ENTEADA DE 12 ANOS ENQUANTO A MÃE DORMIA É PRESO Foto: Lo-Hanna Nunes/TV Oeste Um homem de 40 anos foi preso nesta quarta-feira (10), acusado de estuprar a enteada de 12 anos, no município de Wanderley. Segundo o g1, a prisão aconteceu após uma denuncia feita pela avó paterna da vítima. De acordo com o relato da criança à polícia, o acusad ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 POLICIAIS FEDERAIS COBRAM BOLSONARO APÓS VETOS por Folhapress Foto: Flickr/Alan Santos/PR Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetar, nesta quarta-feira (10), artigo da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023 que garantia reajustes salariais de polícias, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) publicou nesta quinta-fei ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 SÃO DESIDÉRIO: PREFEITURA REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRINHA LUAR DO CERRADO Movimento da economia local, entretenimento, artesanato e muita gastronomia, foram os ingredientes que garantiram o sucesso de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado que aconteceu na noite dessa quarta-feira,10, na Praça Abelardo Alencar. O evento é uma realização da Prefeitura de São De ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 FORMOSA DO RIO PRETO: REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA SUGESTÕES JUNTO A COMUNIDADE PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO DE 2023                       Na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, foi realizada em Formosa do Rio Preto, uma Audiência Pública para ouvir a sociedade e os colaboradores do governo com o objetivo de construir, de forma coletiva o Orçamento Pú ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 BARREIRAS: VEREADORA CARMÉLIA DA MATA AVERIGUA DENÚNCIA DE IRREGULARIDADE NA MERENDA ESCOLAR   Nesta tarde de quarta-feira, 10 de agosto, a vereadora Carmélia da Mata recebeu denúncias sobre a duvidosa qualidade dos produtos alimentícios que estão sendo distribuídos na merenda escolar na rede municipal. No depósito da merenda escolar, a vereadora constatou a irregularidade sobre ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 MARQUETEIRO JOÃO SANTANA TEM AVC E É INTERNADO EM SÃO PAULO   O jornalista baiano João Santana, marqueteiro da campanha de Ciro Gomes, candidato à Presidência da República do PDT, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ele está internado em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo ...
  • Compartilhe:

11/08/2022 EM REUNIÃO COM POLÍCIA MILITAR, AIBA FAZ AJUSTES PARA OPERAÇÃO SAFRA 2022/2023   Uma reunião de alinhamento para início da Operação Safra 2022/2023, foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), no Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), com presença da diretoria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e de representantes da Polícia ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 MURAL DO OESTE CONVERSOU COM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA SOBRE A DEMISSÃO DE SERVIDOR   Considerando muito grave o que o assessor demitido pelo prefeito Zito Barbosa, o motorista Jeová, disse nas redes sociais, o Mural do Oeste antes de publicar o vídeo, entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Barreiras para saber se o prefeito se manifestaria sobr ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 MURAL DO OESTE APURA O FURDUNÇO NOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BARREIRAS   O Mural do Oeste está apurando o furdunço do arco da velha que vem acontecendo pelos lados da prefeitura de Barreiras. O prefeito Zito Barbosa não vai mais votar com Antônio Henrique Júnior, nem com Dra. Graça isso depois de ter rompido com a ex-vice-prefeita Karlúcia Macêdo. OZIEL E ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 BARREIRAS: APÓS SER EXONERADO, SERVIDOR ACUSA PREFEITO DE ”PERSEGUIÇÃO POLÍTICA”   O servidor público Jeová Cardoso Ribeiro veio a público, por intermédio de um vídeo gravado, para externar “indignação” após ser exonerado das funções públicas no município de Barreiras, oeste da Bahia. Jeová acusa o prefeito Zito Barbosa (União Brasil) de “per ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 EXU TOMADOR DE CARGO TÁ NA PREFEITURA DE BARREIRAS FAZENDO UM LIMPA     O Exu Tomador de Cargo está na prefeitura de Barreiras pegando gente pelo pescoço jogando na rua da amargura. O danado fez um estrago da gota serena esta semana. Tem servidor que anda tremendo mais que vara verde de medo do ataque. Dizem que os cargos estão sendo tomados por questõ ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 CHAPA NETO-COELHO É A SEGUNDA MAIS “RICA” ENTRE OS CANDIDATOS PARA GOVERNADOR NO BRASIL por Leonardo Almeida Foto: Matheus Lemos A chapa montada pelo União Brasil para as disputas eleitorais na Bahia é a segunda mais rica do Brasil. ACM Neto (União) e Ana Coelho (Republicanos), juntos, possuem mais de R$ 68 milhões de bens declarados, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleito ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 ELEIÇÕES 2022: CAMPANHA COMEÇA EM 16 DE AGOSTO; VEJA AS REGRAS Horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro   A propaganda eleitoral dos candidatos que disputam as eleições de 2022 será iniciada oficialmente no dia 16 de agosto. Essa data marca ainda o início da realização de comícios ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 PREFEITURA DE FORMOSA DO RIO PRETO REALIZA ESCUTA PÚBLICA ON-LINE SOBRE A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA-2023 Para aperfeiçoar os serviços ofertados pelo Município, dando voz e protagonismo aos cidadãos, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto adota mecanismos para conhecer e compreender as necessidades dos seus moradores. PREENCHA abaixo o Formulário Virtual de Participação e envie suas sugestões de A ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 LULA E BOLSONARO DEVEM TOMAR QUASE METADE DO HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO Lula e Jair Bolsonaro deverão representar quase metade do horário eleitoral gratuito. O levantamento foi feito pelo G1 e publicado nesta terça-feira (9). Segundo o site, o petista terá 3 minutos e 28 segundos, e o presidente 2 minutos e 36 segundos. Isso representa 49% dos 12 minutos e 30 segun ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 PREFEITURA DE CIDADE BAIANA CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS A prefeitura de Feira de Santana confirmou o primeiro caso da chamada varíola dos macacos. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (10). A confirmação foi feito através de comunicado da Fiocruz. A prefeitura informou que há ainda três casos suspeitos da doença. Com esse caso ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (10/08) PARA SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Ganhe poder e mais independência financeira. Um passo definitivo na carreira finalizará processos do passado. Este será um bom momento para lançar um empreendimento, mudar a posição profissional e investir no seu futuro. Você poderá encerrar um contrato de traba ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 SÃO DESIDÉRIO: PREFEITURA PREPARA MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRINHA LUAR DO CERRADO NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 10 Já está quase tudo pronto para a realização de mais uma edição da Feirinha Luar do Cerrado organizada pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). O evento está em sua 6ª edição desde o retorno em março deste ano. A Feirinha já se consol ...
  • Compartilhe:

10/08/2022 BARREIRAS: PONTE SOBRE O RIO GRANDE QUE DÁ ACESSO AO POVOADO DO MUCAMBO SERÁ INTERDITADA TEMPORARIAMENTE A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, informa à população, que a Ponte sobre o Rio Grande que dá acesso ao povoado do Mucambo, será interditada a partir desta quinta-feira (11) para manutenção, ficando inacessível, aprox ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade