
No princípio eram apenas encontros para confraternização entre músicos e amantes do samba, na praça do centro histórico de Barreiras. O que era para ser apenas uma reunião entre amigos, hoje tornou-se esse grande projeto que é a Roda dos Amantes do Samba. Sempre nos 1º e 3º sábados de cada mês, o samba rola solto no Clube ABCD, num evento que é ponto de encontro da velha guarda, artistas barreirenses, jovens e de músicos consagrados que se fazem presentes para apreciar e contribuir com sinergia e conhecimento musical.
A roda de samba é um espaço democrático, agregador e alegre que reúne um grande número de pessoas que se divertem com opções culturais, onde a estrela principal é o velho e bom samba. “A Roda dos Amantes do Samba tem o braço forte e a confiança dos sambistas de Barreiras e está popularizando e despertando o desejo pelo estilo musical na nossa cidade. Além, é claro, do viés social, pois toda a renda angariada no evento viabiliza o transporte de crianças da periferia da cidade para estudarem na escola Municipal de Música Antonino Sampaio”, disse Mário Sérgio, um dos idealizadores do movimento.
Aos poucos, as rodas de samba se expandirão para outros locais de importância histórica da cidade, ecoando pelos bairros de Barreiras, reunindo multidões de todas as idades, apaixonados pelo bom e velho samba autêntico, provando que o samba pode ser passado, presente e futuro, contemplando o Partido-alto, o samba de roda, o samba enredo e o samba canção.
Via: Fala Barreiras