REESTRUTURAÇÃO DE MINISTÉRIOS DEVERÁ SER A PRIMEIRA MEDIDA DA GESTÃO BOLSONARO
29 de outubro de 2018

A reestruturação de ministérios será a primeira medida a ser anunciada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Depois de conversas informais com integrantes da equipe de Michel Temer (MDB), e de pressão de setores do agronegócio e da indústria, a realidade fez Bolsonaro voltar atrás na extinção de pelo menos quatro ministérios.

 

 

Minas e Energia, Transporte, Meio Ambiente e Indústria e Comércio podem ser mantidos como pastas independentes. Bolsonaro deverá começar seu governo descumprindo a promessa de cortar os ministérios de 29 para 15. Serão ao menos 19.

O presidente cedeu depois de receber a visita, na última semana, de representantes da indústria e da agricultura. Na internet, disse que “se esse é o interesse deles, para o bem do Brasil, vamos atender”.

Na infraestrutura, que inicialmente seria um superministério, os problemas são tantos e tão complexos que foi preciso manter dois deles separados (Energia e Transportes).

A secretaria do PPI (Programa de Parcerias em Investimentos), criada por Temer para cuidar de concessões e privatizações, também pode ser alçada a ministério no novo governo, mas continuará com sua estrutura administrativa vinculada à Presidência da República.

A mudança seria política. Antes, o PPI estava vinculado à Secretaria da Presidência. Esse arranjo ocorreria porque o PPI coordenará todo o programa de desestatização com autonomia, como se fosse um ministério. No plano original, o PPI estava subordinado ao Ministério da Economia de Paulo Guedes.

É possível que a Secretaria de Desestatização do Ministério do Planejamento seja incorporada ao PPI, mas isso ainda está em discussão. Uma das primeiras medidas, no início de janeiro, será o anúncio das empresas e participações controladas pela União que serão privatizadas.

Assessores de Bolsonaro dizem que a lista está pronta e passa por últimos ajustes. A ideia é primeiro fazer a venda de subsidiárias de grandes estatais e, depois, extinguir a controladora. Nesse grupo terão prioridade empresas que operam com prejuízo.

As primeiras obras devem ser a conclusão da BR 163 –que o agronegócio quer pronta rapidamente por ser a principal via de escoamento da safra do Centro-Oeste– e a concessão de ferrovias que possam se conectar a portos, caso da Ferrovia Norte-Sul, Fiol, Ferrogrão e Fico.

A interconexão de modos de transporte terá prioridade. Estuda-se até a criação de uma agência reguladora para cuidar dos modais. Ferrovias que ficarem em portos, por exemplo, seriam reguladas por essa agência.

Uma rodada de venda de aeroportos também deve ser anunciada pelo novo governo. Ainda na esfera administrativa, está em discussão o corte de pelo menos 20% dos cargos comissionados.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que já foi anunciado como ministro da Casa Civil e coordenará a equipe de transição, chegou a afirmar que todos os 23 mil cargos serão extintos. O que se discute é a “promoção” de servidores de carreira a postos de confiança, caso haja cortes.

A medida, porém, será revista com cautela porque diversos departamentos em órgãos federais hoje funcionam sob o comando de funcionários que não prestaram concurso.

Para uma sinalização positiva ao mercado, será anunciada pelo menos uma das reformas estruturantes. Provavelmente, será a da Previdência.

Inicialmente, se cogitava encaminhar a versão enviada ao Congresso por Michel Temer, mas o próprio Bolsonaro disse que prefere a sua própria reforma.

Pelo menos duas estão sendo avaliadas: uma feita pelos irmãos Abraham e Arthur Weintraub, ambos professores da Universidade Federal de São Paulo, que colaboram com Bolsonaro desde antes da campanha, e a do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.

Ambas promoverão uma mudança radical no regime de Previdência. Uma prevê a migração dos planos atuais para contas de capitalização, com uma transição custeada por um fundo. A proposta de Armínio Fraga trabalha com a coexistência dos dois sistemas.

Na capitalização, cada contribuinte poupa para sua própria aposentadoria. Essa proposta, no entanto, fere princípios constitucionais. Segundo advogados especializados, a Previdência deve ser financiada por todos os contribuintes. Para modificar esse princípio, será preciso contar com a aprovação de pelo menos dois terços do Congresso.

O que se discute na equipe de Bolsonaro neste momento é se não seria melhor começar com uma mudança mais branda, adotando a reforma de Temer, até que se tome o pulso da nova composição do Congresso para uma mudança mais radical.

Essa ideia é defendida por aqueles que querem entregar logo um cardápio de medidas que sinalize para o mercado financeiro e o empresariado que o governo cumprirá com as promessas de promover maior liberalização na economia.

 MURAL DO OESTE / Por: WBrasília/Reprodução Por: Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

20/05/2022 HOSPITAL DO OESTE INICIA ATENDIMENTO EM ONCOLOGIA       A espera semanal de 16 horas dentro de um ônibus chegou ao fim. A rotina de dona Maria Francisca há seis meses, após a descoberta de um câncer de mama em tratamento em Salvador, a 870 quilômetros de Barreiras, agora será transformada com o início dos atendimentos da UNACO ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 JERÔNIMO REFORÇA ALIANÇA COM LULA E DIZ QUE NÃO HÁ COMO SER NEUTRO DIANTE DA FOME E DO DESEMPREGO   “Nas eleições deste ano, teremos dois lados muito bem definidos. De um lado, está o presidente do desemprego, que é o pior presidente da história do Brasil. Do outro, temos Lula, o presidente da esperança, aquele que mais gerou empregos na história do Brasil”. A declaração é do ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 OZIEL E JUSMARI MOBILIZAM COMITIVAS DA REGIÃO QUE JÁ ESTÃO CHEGANDO PARA PARTICIPAR DO PGP EM BARREIRAS COM JERÔNIMO, GERALDO JÚNIOR, OTTO, VAGNER E ANGELO CORONEL   Foto de arquivo Oziel e Jusmari utilizam seu poder de mobilização junto a lideranças políticas das diversas cidades do território do Rio Grande que já estão chegando para participar do PGP -Programa de Governo Participativo – evento que acontecerá neste sábado, 21, as 9 da manh ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 ENTIDADES LANÇAM NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA ELEIÇÃO     Entidades das áreas de ciência e imprensa divulgaram nota nesta quinta-feira (19) em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, em um contexto de ataques desferidos às urnas eletrônicas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto é assinado por SBPC (Sociedade Brasil ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 KALIL ANUNCIA ALIANÇA COM LULA EM MINAS APÓS IMPASSE E DESISTÊNCIA DE VICE   Pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (19) a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Kalil se reuniu com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da campanha de Lula em Minas, e com o deputad ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 485.666 TRABALHADORES TÊM ABONO DO PIS PASEP PARA SACAR   Os trabalhadores têm R$ 443 milhões em abonos salariais do PIS e do Pasep que ainda podem ser sacados até o dia 29 de dezembro. O abono pago é de até R$ 1.212, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2020. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 485.666 abonos d ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 PASSAGEIROS REAGEM A ASSALTO EM ÔNIBUS E CAPTURAM CRIMINOSO   Foto: Reprodução / TV Bahia Passageiros de um ônibus reagiram a um assalto a ônibus e conseguiram capturar o criminoso. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na região do Dique do Tororó.   De acordo com informações da TV Bahia, o homem anunciou o assalto e tomou o ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 86% CIPM COM REFORÇO DA CIPE CERRADO E CIPRV/BARREIRAS INTENSIFICA O POLICIAMENTO EM SANTA RITA DE CÁSSIA   Ontem, quinta-feira, 19, a 86ª CIPM com reforço da CIPE Cerrado e CIPRV/Barreiras intensifica o policiamento em Santa Rita de Cássia. Está sendo reforçado o policiamento mediante rondas, abordagens a veículos e pessoas em pontos estratégicos, com o objetivo de reduzir os índices de cr ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 APÓS INDICAÇÃO DA VEREADORA TETEIA CHAVES, UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO VILA DOS FUNCIONÁRIOS TERÁ SEDE PRÓPRIA E REFORMAS DAS QUADRAS POLIESPORTIVAS   A vereadora Teteia Chaves conquistou mais uma importante vitória do seu mandato. A parlamentar recebeu a confirmação nesta quinta-feira, que o bairro Vila dos Funcionários irá ser contemplada com a sede própria da Unidade de Saúde do Bairro. Além disso, a gestão municipal confirmou a ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 PESQUISA GENIAL/QUAEST: DIFERENÇA ENTRE ACM NETO E JERÔNIMO RODRIGUES CAI PARA 13 PONTOS Fotos: Divulgação / Ascom A pesquisa Genial/Quaest mostrou que a diferença entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) é de 13 pontos. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo jornal A Tarde. Na pesquisa, Jerônimo aparece com 34% das intenções de voto quando tem ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 BARREIRAS: OZIEL E JUSMARI PARTICIPAM COM JERÔNIMO, OTTO E GERALDO JÚNIOR DO PGP NESTE SÁBADO NO GIL FRANÇA     O fim de semana vai ser de intensa movimentação política em Barreiras. O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira estarão ao lado do pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do vice Geraldo Júnior, do senador Otto Alencar e do ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 RIACHÃO DAS NEVES: EMBASA PROMOVE REUNIÃO COMUNITÁRIA NO DISTRITO DE CARIPARÉ Com o início da operação do abastecimento de água no distrito de Cariparé, em Riachão das Neves, a Embasa reuniu na última segunda-feira (9) os moradores para esclarecer as principais dúvidas sobre a prestação do serviço de abastecimento de água. Na oportunidade, a área de operação di ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 ABL CONQUISTA UMA SEDE NO CENTRO HISTÓRICO     O local será incorporado aos espaços utilizados para a FLIB A Academia Barreirense de Letras (ABL) vai inaugurar oficialmente sua primeira sede na próxima segunda-feira (23) às 11h. A entidade completa 17 anos de fundação no dia 20 de maio, com um trabalho voltado para o fomento ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 EM RIACHÃO DAS NEVES, COMUNIDADES RURAIS SÃO BENEFICIADAS COM A ABERTURA DE TANQUES PARA RESERVAÇÃO DE ÁGUA POR INICIATIVA DO DEPUTADO TITO O deputado Tito viabilizou a abertura de aguadas para as comunidades de Rio Branco e Rio Branco V, no município de Riachão das Neves, fortalecendo a agricultura familiar, trazendo mais dignidade para os agricultores e pecuaristas do município. Vale lembrar que uma das maiores preocupações do pa ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 EX-JOGADOR DE FUTEBOL DE ORIGEM BARREIRENSE É LEITOR DO MURAL DO OESTE NO RIO DE JANEIRO   Silvininho Moreno, morador do Rio de Janeiro em Campo Grande, ex jogador do Campo Grande, origem familiar de Barreiras, porém carioca, todos anos vem a Barreiras no período do cajui, curtir o rio de ondas e saborear a cachaça da região, é um grande leitor do Mural do Oeste no Rio de Jan ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 BARREIRAS 100% PAVIMENTADA: ESTRADA DO VAU DA BOA ESPERANÇA ESTÁ SENDO PAVIMENTADA E VAI DINAMIZAR ECONOMIA DA REGIÃO DO RIO DE ONDAS       A Prefeitura de Barreiras executa, desde o mês de março, a segunda etapa de pavimentação asfáltica da estrada do Val da Boa Esperança, zona rural do município. Na primeira fase da obra, a Gestão Municipal já havia concluído mais de três quilômetros de pavimentação ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 FILHO DE LULA É ASSALTADO COM ARMA DE BRINQUEDO   Luís Cláudio (foto), filho de Lula, foi vítima de um assalto na rua Vergueiro, Zona Sul de São Paulo, na noite dessa terça terça-feira (17). Ele estava no trânsito quando foi abordado por quatro menores de idade. Dois deles bateram com uma arma de brinquedo no vidro do carro. Os cr ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2022 TERMINAM NO SÁBADO Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o próximo sábado (21) para fazer a inscrição, habilitando-se para as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições para o Enem 2022, tanto para a edição impressa como para a digital, d ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 SOLIDARIEDADE TEM ENTRADA GARANTIDA NA BAHIA FARM SHOW Novamente, a Bahia Farm Show trará a marca da solidariedade junto com o que há de mais moderno em tecnologia agrícola. Com o retorno do evento presencial da feira, que será realizada entre os dias 31 de maio a 04 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, o Ingresso Solidário continuará revertendo ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA DEFENDE DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, defendeu a descriminalização do uso de drogas como a maconha. O discurso, que viralizou nesta terça-feira (17), após ficar disponível no canal da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), foi feito em um congresso, ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade