PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO REALIZA OFICINAS ANTITABAGISMO NO MUNICÍPIO

19 de jun de 2019

Para combater e diminuir o tabagismo no município a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, realizou oficinas antitabagismo para ofertar tratamento das pessoas que tenham interesse de parar de fumar. As oficinas foram realizadas nas unidades do Sítio Grande e Paulino Antônio do Carmo em Roda Velha de Baixo.  As oficinas faz parte da Campanha Mundial ‘Sem Tabaco’, comemorado em 03 de Maio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica Tatiane Rodrigues, “todas as unidades de saúde do município tem profissionais capacitados para realizar o acompanhamento e tratamento da pessoa tabagista que tenha interesse de parar de fumar, além da oferta da medicação através da Farmácia Básica.”

O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano. Se a tendência atual continuar, em 2030 o tabaco matará cerca de 8 milhões por ano sendo que 80% dessas mortes ocorrerão nos países da baixa e média renda.

Texto: Ascom SD

Fotos: Secretaria de Saúde 

  • Compartilhe:

Publicidade