
Atualmente, o Pix é um dos sistemas de pagamento preferidos dos brasileiros não apenas pela sua facilidade, com a transferência quase instantânea de recursos, mas também por ser gratuito.
Com isso, o Pix têm se tornado um dos métodos de pagamento preferidos para diversos tipos de compras e pagamentos. Inclusive, pelos clientes do Nubank.
O problema é que, em alguns casos, você pode transferir o dinheiro para a pessoa errada, ou mesmo ser vítima de algum golpe. Nesse caso, é possível cancelar um Pix já enviado pelo Nubank? Confira a seguir.
Dessa forma, o primeiro ponto é que, como o pagamento do Pix é feito de forma instantânea, após a confirmação do procedimento, o cancelamento do valor enviado fica indisponível. Porém, ao realizar o Pix para uma pessoa errada ou até mesmo ser vítima de um golpe, existem medidas que você pode tomar para reaver o dinheiro.
Caso você tenha enviado o valor para a pessoa errada, há a possibilidade conversar com a pessoa que recebeu a transferência e negociar o retorno da quantia. Contudo, isso depende da boa vontade da outra pessoa, já que não há como garantir que ela irá reaver o dinheiro.
Se você transferiu um Pix para alguém que não conhece, a única alterativa é aguardar que a outra pessoa devolva o valor por conta própria e, mais uma vez, você vai depender do bom senso do próximo.
Uma das soluções para se proteger deste tipo de problema é sempre conferir atentamente os dados da pessoa que vai receber o dinheiro antes de finalizar a transação.
Porém, no caso do Nubank, por exemplo, existe uma funcionalidade que a pessoa que recebeu o dinheiro pode utilizar para fazer a devolução do valor. Mas, no caso de fraudes, isso obviamente não acontece.
Mas, se você caiu em um golpe, o banco do qual partiu a transação tem até 90 dias para solicitar o dinheiro de volta para a instituição de destino. Posteriormente, será feita uma análise e o banco irá decidir se o golpe realmente aconteceu.
No Nubank, esse processo pode levar até 7 dias, e o valor fica bloqueado durante este período. Por fim, se houver a confirmação da fraude, a instituição notificará o titular da conta que recebeu a transferência e, depois, devolverá o dinheiro. Mas, caso esteja tudo de acordo, o dinheiro será desbloqueado na conta de destino.