PARA MOURÃO, PAZUELLO DEVE SER PUNIDO PELO EXÉRCITO APÓS IDA A ATO POLÍTICO COM BOLSONARO
24 de maio de 2021

 

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta segunda-feira (24) que o general da ativa Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, deve ser punido pelo Exército por ter participado no domingo (23) de uma manifestação política ao lado do presidente Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro.

Para atenuar a punição, que pode ir de uma advertência à prisão, Mourão, que é general da reserva, disse que Pazuello pode solicitar sua aposentadoria ao Exército.

“É provável que seja [punido], é uma questão interna do Exército. Ele também pode pedir transferência para a reserva e aí atenuar o problema”, disse Mourão a jornalistas ao chegar pela manhã à Vice-Presidência da República, no anexo do Palácio do Planalto.

A pressão para que Pazuello vá para a reserva existe desde que ele assumiu o Ministério da Saúde, mas aumentou com o episódio deste final de semana. O ex-ministro subiu no carro de som onde estava o presidente, que discursou após um passeio de moto com apoiadores.

O passeio começou por volta das 10h no Parque Olímpico e seguiu até o aterro do Flamengo, na zona sul do Rio, um percurso de 40 km.

Como mostrou a Folha, a decisão do general da ativa de subir em um palanque foi considerada descabida por integrantes do Alto Comando do Exército, que enxergaram uma transgressão a normas básicas na caserna.

Generais que integram a cúpula da Força trocaram impressões por telefone sobre o que ocorreu no Rio de Janeiro e dizem, em conversas reservadas, que o comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, deve avaliar o caso e decidir que providência será tomada.

Integrantes do Alto Comando esperam uma avaliação e punição em curto prazo, diante da mensagem negativa que Pazuello passou a patentes inferiores ao subir num palanque político.

“O regulamento disciplinar do Exército ele no seu anexo I tem uma série de transgressões, entre elas, pode ser aí enquadrada essa presença do general Pazuello nessa manifestação, uma manifestação de cunho político”, afirmou Mourão.

O vice-presidente admitiu entender que Pazuello cometeu um erro, mas que o ex-ministro está arrependido. “Eu já sei que o Pazuello já entrou em contato com o comandante informando ali, colocando a cabeça dele no cutelo, entendendo que ele cometeu um erro”, disse Mourão.

O vice-presidente, no entanto, não vê no episódio risco de que se abra uma brecha para a politização dos quartéis.

“Acho que não [há risco de politização das Forças Armadas]. Acho que o episódio será conduzido à luz do regulamento, isso tem sido muito claro em todos os pronunciamentos dos comandantes militares e do próprio ministro da Defesa”, disse Hamilton Mourão.

Pazuello já foi ouvido na CPI da Covid por causa de sua gestão à frente do Ministério da Saúde durante a pandemia. Após um depoimento repleto de contradições e mentiras, o general deverá ser reconvocado à comissão parlamentar de inquérito.

Os senadores que integram o grupo majoritário da CPI da Covid enxergaram a participação de Pazuello, sem máscara, em ato político com Bolsonaro como uma afronta à comissão.

Os parlamentares desse grupo, formado por independentes e oposicionistas, trabalham em estratégias alternativas para romper a blindagem que entendem ter sido criada para dificultar o avanço das investigações relativas ao Ministério da Saúde, em particular da gestão Pazuello. Há intenção, por exemplo, de aprovar repetidamente convocações de alvos.

Neste domingo, Bolsonaro promoveu nova aglomeração ao participar de um ato com motociclistas no Rio de Janeiro. Pazuello esteve em um caminhão de som ao lado do presidente, ambos sem máscara.

A atitude foi encarada como um desafio e uma afronta à CPI da Covid, após o ex-ministro ter declarado em depoimento que apoiava o uso de máscaras como medida para prevenir a infecção pelo coronavírus e ter pedido desculpas por ter entrado em um shopping de Manaus sem o item de proteção.

Mesmo antes do evento deste domingo, o grupo majoritário da CPI já havia definido pela reconvocação do general, por causa da série de mentiras que foram ditas durante sua oitiva, na quarta-feira (19) e quinta-feira (20).

O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), disse durante o fim de semana que o requerimento de convocação será votado na próxima quarta-feira (26).

“Eu gostaria que estivesse com a mesma coragem de hoje na CPI. O general Eduardo Pazuello fez hoje uma escolha de ser o primeiro personagem declaradamente indiciado da CPI”, afirmou o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Se essa CPI não pedir o indiciamento do ex-ministro, ela não terá razão de existir. Componha o depoimento dele com os fatos de hoje e você terá aí os movimentos para isso. Pazuello foi incluído no rol dos indiciados, não por mim, não pelo Renan [Calheiros, relator da comissão], mas pelos atos dele”, completou.

 

Daniel Carvalho / Folha de São Paulo

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

29/09/2022 LUIS EDUARDO MAGALHÃES; ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE DE GALINHOS RECEBE TRATOR E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS   A Associação da Comunidade do Galinhos, presidida por Vanusia Teixeira, que possui como secretária Lidiane Secco, recebeu nesta quinta-feira, 29 de setembro, um importante equipamento para o desenvolvimento dos pequenos produtores da localidade. Foi entregue um trator, com carretinha e imp ...
  • Compartilhe:

29/09/2022 TRABALHO DE OZIEL E JUSMARI PROPORCIONA TRATATORES E EQUIPAMENTOS PARA ASSOCIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CORIBE   Resultado do trabalho de Oziel e Jusmari, foram entregues  um trator e equipamentos agrícolas para à Associação dos Pequenos Produtores de Barriguda Escrita, para atender a comunidade de Nova Colônia, no município de Coribe.  A Associação é presidida por Paulo Nascimento Souza  e ...
  • Compartilhe:

27/09/2022 BARREIRAS: CORPO DE ADOLESCENTE É SEPULTADO. AULAS SEGUEM SUSPENSAS   O corpo da jovem cadeirante morta em um ataque a tiros em uma escola municipal de Barreiras, no Extremo Oeste, foi sepultado na manhã desta terça-feira. A cerimônia fúnebre ocorreu na comunidade Cantinho do Senhor dos Aflitos, zona rural do município. Geane da Silva Brito, de 19 anos, cu ...
  • Compartilhe:

27/09/2022 OTTO LUTA PELA DESONERAÇÃO DA CADEIA DO MILHO “A isenção de ICMS na Bahia deve servir de exemplo”, defende o senador A Bahia lidera a produçãol de milho no Nordeste, sobretudo nos municípios do Oeste. E para incentivar ainda mais toda a cadeia produtiva, o senador Otto Alencar (PSD/BA), tem se revelado um defensor da desoneração de i ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 OZIEL E JUSMARI PROPÕEM QUE GOVERNO DO ESTADO RETOME PROGRAMA DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL PARA POLICIAIS     O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a candidata a deputada estadual Jusmari Oliveira voltaram a defender que o governo do Estado retome o programa de financiamento habitacional da polícia. Para ambos,  “essa política deve fazer parte da valorização da polícia e ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 JUSTIÇA DÁ 48 HORAS PARA PREFEITA DE BAIANÓPOLIS REINTEGRAR SERVIDORA     A Prefeitura de Baianópolis terá que reintegrar, imediatamente, a servidora afastada Renny Rocha, conforme determinação judicial. O caso é o seguinte: meses atrás, a Prefeitura de Baianópolis abriu um processo administrativo disciplinar contra a servidora Renny Rocha que culmino ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 DATAFOLHA: LULA SOBE PARA 47% E VENCERIA AS ELEIÇÕES NO 1º TURNO. BOLSONARO FICA COM 33%   Foto: Ricardo Stuckert O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua distância para o segundo colocado na corrida presidencial, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), e poderia vencer no 1º turno, caso as eleições fossem hoje. As informações são da nova pesquisa do inst ...
  • Compartilhe:

20/09/2022 OTTO DEFENDE A UNIVERSALIZAÇÃO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL   Segundo o IBGE divulgou nesta sexta (16), 3,6 milhões de estudantes não estão conectados A inclusão digital e, consequentemente, a social, passa necessariamente, segundo avaliação do senador Otto Alencar (PSD), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, por investimentos ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 ESTADO DA BAHIA CEDE TERRENO PARA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ A cessão de um terreno no valor de R$ 1,5 milhão por parte do Estado da Bahia ao Hospital Aristides Maltez (HAM) possibilitará a ampliação da unidade, que é filantrópica e especializada em oncologia com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O termo de permissão de uso do imó ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. GUILHERME VENTURA DE LIMA É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Sr. Guilherme Ventura de Lima, aos 98 anos, pai da vice-diretora Cleonice Costa Lima lotada na Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, ocorrido nesta segunda-feira (12), em Barreiras. Guilherme era natural de Santa Bárbara, mas r ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 EMPRESÁRIO QUE NEGOU MARMITA A ELEITORA DE LULA RECEBEU MAIS DE 5 MIL DE AUXÍLIO EMERGENCIAL E RESPONDE A PROCESSOS NA JUSTIÇA Cassio Cenali gravou vídeo enquanto entregava alimentos em um bairro carente de Itapeva (SP). Conforme apuração do g1, empresário recebeu 15 parcelas de auxílio emergencial, benefício pago para garantir renda aos brasileiros em situação de vulnerabilidade. Por Júlia Nunes e Rafaela Zem, g1 ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 JACOBINA: VEREADOR ACUSADO DE AGREDIR SERVIDORA RENUNCIA PARA EVITAR CASSAÇÃO   O vereador de Jacobina Valnei dos Anjos (PCdoB), que foi acusado de agressão contra a ex-servidora da Prefeitura, Ellen Mascarenhas, renunciou ao mandato nesta segunda-feira (12), durante sessão ordinária da Câmara Municipal que apreciava o relatório da Comissão de Ética e Decoro Parla ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 SERVIDOR PÚBLICO PERDE MAIS RENDA DO QUE EMPREGADO DO SETOR PRIVADO NA PANDEMIA   A renda média do trabalho caiu mais para os empregados do setor público do que para os funcionários da iniciativa privada durante a pandemia no Brasil. É o que indicam dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), produzida pelo IBGE (Instituto Brasilei ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 MORRE NO OESTE DA BAHIA O JOVEM GABRIEL AOS 19 ANOS. ELE FAZIA TRATAMENTO CONTRA DEPRESSÃO Um triste caso de suicídio aconteceu na noite de sexta-feira (09), em uma residência no Distrito de Cariparé, município de Riachão das Neves (Ba). Gabriel Carlos de Santana, 19 anos, natural de Brasília-DF foi encontrado já sem vida dependurado em um banheiro onde residia. A família foi pega ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 PARTIDOS DESCUPREM COTA PARA MULHERES E NEGROS NA DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ELEITORAL   Os maiores partidos políticos não cumpriram até a véspera do prazo final a determinação da Justiça Eleitoral de repasse das verbas do fundo eleitoral para suas candidatas e para os que se declararam negros (pretos ou pardos). Após o generalizado atraso e descumprimento das cotas racia ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 PRF FLAGRA MOTORISTA CONDUZINDO MOTOCICLETA EM VISÍVEL ESTADO DE EMBRIAGUEZ EM BARREIRAS O teste do etilômetro indicou o teor de 1.32 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões   Durante ronda no quilômetro 174 da BR 135, município de Barreiras (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou uma motocicleta que transitava no acostamento em movimento var ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 OZIEL E JUSMARI MOSTRAM FORÇA POLÍTICA EM CARREATA DA CHAPA MAJORITÁRIA EM BAIANÓPOLIS, CRISTÓPOLIS E WANDERLEY                   Uma movimentação intensa com uma multidão marcou o domingo, 11 de setembro nas cidades de Baianópolis, Cristópolis e Wanderley. O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira mobilizaram um grande númer ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 TRT-BA DEFINE HORÁRIOS DE TRABALHO EM DIAS DE JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO por Cláudia Cardozo / Leandro Aragão Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias Com pouco mais de dois meses de antecedência, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) definiu os horários de trabalho durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022. O Mundial do Catar acon ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 ELEIÇÕES 2022: DESISTÊNCIA DE CANDIDATURAS SUPERAM AS DE 2018     A um dia do prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os registros de candidatura, o número de candidatos que desistiram da disputa nas Eleições 2022 chegou a 799, superando a quantidade de desistentes nas eleições gerais de 2018, quando 770 candidatos abandonaram a campanh ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 GRANDE INCÊNDIO ATINGE SUPERMERCADO EM SERRA DO RAMALHO   Um supermercado do município de Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, foi atingido por um incêndio de grande proporção, na manhã desse domingo dia (11) de setembro. As chamas se espalharam com rapidez e acabaram que destruindo o estabelecimento, que fica situado na localidade Agrovila 2, ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade