PALESTRA COM MASTOLOGISTA MARCA MOBILIZAÇÃO DO OUTUBRO ROSA NA FASB

22 de out de 2018

 

Alunos da primeira turma do Curso de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras organizaram, com o apoio da instituição, um encontro com mulheres, como parte da programação do Outubro Rosa – campanha realizada em todo o Brasil com o intuito de difundir informações sobre a prevenção do câncer de mama. Realizado no auditório da faculdade, na noite de sexta-feira (19), o evento teve palestra, depoimentos de pessoas que venceram a doença, distribuição de brindes e um momento de confraternização.

 

“Um evento como esse simboliza o compromisso que a instituição tem com a comunidade. É incrível termos uma iniciativa louvável como essa, levada adiante pelos acadêmicos de Medicina. Direcionaram o evento para as mulheres do entorno da instituição, que precisam ser conscientizadas. Esta é uma prova de que tanto a FASB quanto os estudantes entenderam muito bem o papel social dessa profissão”, elogiou a palestrante, Dra. Alba Dias, mastologista.

 

A organização do encontro convidou duas mulheres que venceram o câncer de mama para contar como descobriram os nódulos e os procedimentos que as levaram a vencer a doença. “Nunca me abati. Foi um período longo e difícil, mas consegui superar. Por isso eu peço a todas as mulheres que façam o autoexame. Caso descubram qualquer alteração, não entrem em desespero, procurem um médico”, disse a agente comunitária de saúde, Arminda Silvério.

 

 A educadora Vilma Lucena, que enfrentou o câncer de mama cerca de cinco anos atrás, falou das angústias e do impacto que a descoberta do nódulo causou em toda a família. “Toda minha família sofreu junto comigo, mas me deu força para enfrentar o problema. No primeiro momento foi assustador, fiquei arrasada, achando que estava com os dias contados, que não poderia continuar a criar a minha filha, mas com a visita à doutora Alba e, posteriormente, aos médicos de Salvador, entendi que tudo poderia dar certo se eu seguisse todas as orientações. Se eu e tantas mulheres pudemos vencer, as outras que vão enfrentar essa doença também podem”, incentivou.

 

Na parte final do evento foram sorteados brindes, exames laboratoriais, ultrassonografias, mamografias, sessões de cuidados com a saúde e estética, todos os itens, doados pelos comércio, laboratórios e clínicas da cidade. Uma das organizadoras, a aluna Kellen Katherine, avaliou positivamente o evento. “Ficamos bastante felizes, pelo comparecimento do público. Para elas é importante, pelas informações que recebem, e, para nós, é uma oportunidade para adquirir um pouco de experiência e cumprir o nosso papel na sociedade. A programação foi encerrada com um lanche, servido a todos os participantes.

 Mural do Oeste / com Araticum Comunicação

  • Compartilhe:

Publicidade