PAÍSES DA EUROPA TENTAM CONTROLAR NOVA ONDA DE COVID-19 COM RESTRIÇÕES E DOSES DE REFORÇO
6 de novembro de 2021

 

A Europa está enfrentando um aumento nas infecções por coronavírus a níveis não vistos há meses, alarmando as autoridades de saúde e gerando temores de que o continente possa ser engolfado por uma nova onda da pandemia neste inverno do Hemisfério Norte. Para tentar conter o avanço da covid-19, países europeus onde a onda é mais forte estão tomando medidas restritivas e forçando a população a tomar novas doses da vacina.

A Alemanha registrou na sexta-feira 37.120 novas infecções, o maior aumento diário desde o início da pandemia. A incidência da infecção agora é de 169 casos por 100.000 pessoas ao longo de sete dias – um nível não visto desde o pico da terceira onda de coronavírus na primavera, quando quase ninguém havia sido vacinado. O número de pacientes de covid sendo tratados em unidades de terapia intensiva alemãs é o maior desde maio.

Temor é que o aumento de casos coloque os sistemas de saúde do continente novamente sob pressão, depois de meses em que o vírus, se não totalmente derrotado, parecia estar indo embora.

O aumento nos casos de covid-19 é particularmente pronunciado na Europa Central e Oriental, onde os níveis de vacinação são mais baixos do que no oeste do continente. A Eslováquia, onde apenas 46% da população está totalmente imunizada, registrou 6.713 novos casos na quinta-feira – o maior número de infecções diárias desde o início da pandemia.

Na Polônia, onde 53% das pessoas estão totalmente vacinadas, o número de novos casos aumentou quase 50% na sexta-feira, tendo já quadruplicado nas três semanas anteriores. As internações hospitalares também aumentaram acentuadamente, tendo triplicado nas últimas três semanas na Polônia e mais do que dobrado na Eslováquia.

A Romênia, onde apenas um terço da população é vacinada, teve o maior número de mortes per capita no mundo nos últimos sete dias. A Bulgária, o país menos vacinado da UE, atingiu um novo recorde de mortes diárias de covid-19 esta semana.

Explicando o aumento acentuado, os especialistas disseram que o início do clima mais frio levou as pessoas a passar cada vez mais tempo em ambientes fechados, onde o vírus pode se espalhar mais facilmente. Eles também citaram a hesitação de muitos em tomar a vacina e a diminuição da imunidade entre aqueles que haviam sido inoculados.

Estudos mostram que o risco de infecção quase dobra cinco meses após uma segunda injeção. A nova subvariante Delta do coronavirus, que parece ser cerca de 10% mais transmissível, também pode estar desempenhando um papel importante, junto com a fadiga com o uso de máscara em locais públicos. Estudos mostraram que o uso de máscara reduz a transmissão viral.

Antoine Flahault, do instituto de saúde global da Universidade de Genebra, observou o aumento “devastador” de novos casos na Europa Central e Oriental nas últimas semanas e as taxas de mortalidade “alarmantes”. “Do leste, esta onda pandêmica está agora se espalhando para a Europa Ocidental”, disse ele.

Ele também destacou que, embora as novas infecções estivessem aumentando em países como Holanda, Áustria e Bélgica, todos tinham taxas de mortalidade e internação hospitalares relativamente baixas, por enquanto.

Fergus Sweeney, chefe da divisão de estudos clínicos da Agência Europeia de Medicamentos, disse que era “muito preocupante” que os indicadores-chave do continente – casos, internações hospitalares e mortes – estivessem todos aumentando à medida que o inverno se aproximava.

Ele exortou todos os europeus a serem vacinados ou a completarem seu esquema de vacinação. “Nem todos estamos protegidos até que todos estejam protegidos a esse respeito”, disse ele ao jornal britânico Financial Times.

Tentativa de controle

A Alemanha foi um dos primeiros países a tentar controlar esta nova onda. Os ministros regionais da saúde do país determinaram que cada pessoa na Alemanha deveria receber uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 para controlar a quarta onda da pandemia. Jens Spahn, o ministro federal da saúde, também pediu doses de reforço para todos.

Os ministros da saúde dos 16 estados da Alemanha se reuniram para dois dias de conversas sobre como lidar com a tendência crescente. O ministro da saúde da Baviera, Klaus Holetschek, disse em uma entrevista coletiva: “Os Estados concordam que todos que receberam sua segunda injeção há seis meses ou mais devem receber um reforço apropriado”.

A Alemanha está em um limbo político após as eleições gerais em setembro. Os novos partidos da coalizão, com o objetivo de formar um governo no início de dezembro, até agora descartaram doses obrigatórias e disseram que não haverá novos bloqueios – pelo menos não para os vacinados. Mas, com apenas 67% da população totalmente vacinada e os leitos de terapia intensiva lotando rapidamente, as demandas estão crescendo por ações para enfrentar a curva ascendente.

Nos países bálticos, a Letônia reintroduziu medidas de bloqueio por pelo menos um mês, enquanto a Lituânia e a Estônia tiveram o maior número de casos per capita do mundo nas últimas semanas.

Na Grécia, as unidades de terapia intensiva estão com 84% da capacidade, ante 67% há um mês. O país aumentou as restrições em resposta ao aumento de novos casos. Todas as pessoas não vacinadas serão obrigadas a partir de sábado, a apresentar um teste negativo para entrar em espaços públicos fechados, incluindo bancos, a maioria das lojas e prédios do governo.

A Holanda disse esta semana que vai reintroduzir restrições para conter a taxa mais rápida de novas infecções desde julho, depois que novas medidas também foram introduzidas na vizinha Bélgica.

As autoridades da Croácia vão limitar as reuniões e ampliar o uso de passaportes da vacina depois que o número de pessoas infectadas bateu novos recordes novamente na sexta-feira. A Croácia relatou quase 7.000 novas infecções, segundo a Associated Press.

A partir de sábado, as reuniões não devem ultrapassar 50 pessoas e devem terminar até meia-noite, disse o ministro do Interior, Davor Bozinovic, após reunião da equipe de crise do país. Os passaportes da vacina seriam introduzidos para funcionários em todas as instituições estaduais, incluindo escolas, a partir de meados de novembro.

Os passes, que exigem prova de vacinação, um certificado mostrando que o destinatário se recuperou da covid-19, ou um teste negativo, foram apresentados anteriormente para funcionários dos sistemas de saúde e assistência social. Bozinovic disse que dependendo da situação, o uso poderia ser estendido ainda mais.

A Ucrânia está experimentando sua pior onda de coronavírus até agora e uma das mais letais da Europa. Os números diários entre a população de cerca de 40 milhões regularmente excedem 20.000 infecções e 700 mortes – muito além do grande surto anterior nesta primavera, onde os números eram de cerca de 15.000 casos e 500 mortes. A Organização Mundial da Saúde colocou a Ucrânia em terceiro lugar em mortes diárias, depois dos Estados Unidos e da Rússia, e entre os dez primeiros em casos diários.

Com uma das taxas de vacinação mais baixas da Europa, o governo planeja tornar obrigatória a vacinação. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu acelerar o ritmo das vacinações, após meses de abordagem mais lenta com foco na implementação da campanha de vacinação e na entrega de informações básicas sobre a gama de vacinas na Ucrânia, AstraZeneca, Moderna, Pfizer-BioNTech e Sinovac. “Peço a todos que desliguem suas redes sociais e liguem seus cérebros”, disse Zelensky em comentários recentes aos repórteres. “Precisamos ser vacinados. É a única solução. ”

A Inglaterra também está enfrentando uma alta do número de casos. Cerca de 1,1 milhão de pessoas tiveram covid no país na semana passada, um em cada 50 habitantes do país, segundo dados oficiais. O número é o triplo de meses anteriores e o nível mais alto do ano.

A região inglesa com a maior porcentagem de pessoas com teste positivo foi o sudoeste, onde cerca de 2,9 pessoas foram infectadas pelo vírus, disse a agência de estatísticas britânica. As taxas foram mais baixas em Londres, onde cerca de 1,5% estavam infectados. Apesar do aumento, o governo britânico ainda não prevê novas restrições para um futuro próximo.

 

Estadão

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

26/04/2024 VIDEO: VEREADORES TROCAM “SOPAPOS” NA CÂMARA MUNICIPAL Foto: Reprodução / PIndobanews Uma confusão com direito a socos encerrou a sessão da Câmara de Vereadores de Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, nesta quinta-feira (25). Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a briga, que deixou vereadores com escoriações. Ao final do entre ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA APROVAM PARALISAÇÃO DE 48H   Foto: Divulgação/APLB Professores da rede estadual aprovaram, na manhã desta quinta-feira (25), uma paralisação de 48 horas para a próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), durante assembleias regionais realizadas em todo o estado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação d ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: RROJETO ESCOLINHA DE TRÂNSITO FORMA 152 FISCAIS MIRINS DE TRÂNSITO A iniciativa do 10º Beic conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Segurança Cidadã e Trânsito   Nesta quinta-feira (25), estudantes, professores, diretores e apoiadores do Projeto Escolinha de Trânsito, realizado pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capaci ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENTRE MICRO-ÔNIBUS E CAMINHONETE DEIXA CERCA DE 20 FERIDOS NA BR 242, NA ALTURA DO CERRADÃO   Na manhã desta sexta-feira, 26, por volta das 8h, um colisão grave, envolvendo uma caminhonete um micro-ônibus, deixou cerca de 20 pessoas feridas, na altura do KM 858, próximo ao Cerradão, em Barreiras. De acordo com informações, o micro-ônibus saiu de LEM, quando teria tido um probl ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PINTOR CAI E MORRE ENQUANTO TRABALHAVA NO CENTRO DE IBOTIRAMA   Um pintor caiu e morreu enquanto trabalhava no centro de Ibotirama, na manhã desta quarta-feira (24). O caso aconteceu na rua JJ Seabra e, por conta da popularidade da vítima, causou tristeza na cidade. Ainda não há informações sobre o que provocou a queda, que foi registrada pela Polí ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 INCÊNDIO ATINGE DEPÓSITO DE MATERIAL RECICLÁVEL EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães na quarta-feira (24). O incidente ocorreu na rua Ibotirama, no bairro Santa Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes da 2ª Companhia foram acionadas para a ocorrência. Três caminhões- ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 HOMEM É ASSASSINADO EM IBOTIRAMA NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (25) O crime ocorreu na noite de ontem, 25, quando Reinan Cavalcanti foi morto a tiros, próximo ao bairro São João, na BA 160. Segundo o site Gazeta 5, o rapaz foi atingido na região do tórax e da cabeça. O crime teria sido cometido por dois homens em uma motocicleta. A Polícia Militar esteve no [ ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEXTA-FEIRA (26) O SineBahia divulgou as oportunidades de trabalho disponíveis nesta sexta-feira (26) para a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PRAZO PARA PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DO ENEM ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA (26)   Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Têm direito a fazer o Enem de gra ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PREFEITURA DE JUAZEIRO CONFIRMA RETIRADA DE ESTÁTUA EM HOMENAGEM A DANIEL ALVES O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou, na terça-feira (23), a retirada da estátua em homenagem ao ex-jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves, no centro de Juazeiro, onde ele nasceu, no norte da Bahia. O atleta foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro, em fevereir ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 GOVERNADOR DA BAHIA ENVIA SÉTIMO PEDIDO DE EMPRÉSTIMO E TOTAL JÁ SOMA R$ 6 BILHÕES   Foto: divulgação A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu mais um pedido de empréstimo feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para captar US$ 400 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Na conversão atual, o valor passa de R$ 2 ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 ELEIÇÕES 2024: “TRE DA BAHIA JÁ TEM ASSESSORIA PRÓPRIA PARA COMBATER INCESSANTEMENTE AS FAKE NEWS”, DIZ PRESIDENTE Foto: Camila São José / Bahia Notícias Com a presença da tecnologia e ferramentas digitais cada vez mais intensa no processo eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo da Matta Neto, afirma que as principais preocupações da Corte para a ele ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS GANHA NOVO DELEGADO. ELE TRAZ AMPLA EXPERIÊNCIA DE SEIS ANOS DE ATUAÇÃO NA POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS   Durante seu plantão na noite de ontem (24), no complexo policial do bairro Aratu, o delegado Dr. Francisco Carlos de Sá deu as boas-vindas ao Dr. Deivid Balduíno Dias, o recém-empossado na 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/BA). Deivid, designado pela Secretaria ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PODEM SE INSCREVER PARA RECEBER VALE LIVRO DA BIENAL Foto ilustrativa: Claudionor Jr. – ASCOM/SEC Dez mil vales-livro serão distribuídos entre professores e estudantes da Educação Básica da rede de ensino estadual para serem utilizados durante a Bienal do Livro da Bahia 2024, que acontece de 26 de abril a 1° de maio, no Centro de Convenç ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 COLCHA DE RETALHOS: PROJETO DE INCLUSÃO É DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARREIRAS Com o tema “Educação Desafiadora: Um olhar para a diversidade”, a Secretaria de Educação de Barreiras está desenvolvendo nas escolas municipais o projeto “Inclusão: A colcha de Retalhos” para a educação infantil, cuja proposta é orientar os profissionais das escolas e as crianças p ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS: PORTAL DO PACIENTE
  • Compartilhe:

25/04/2024 LEM:GRUPO MARABÁ AFUNDANDO COM BRIGAS, TROCA DE XINGAMENTOS E AMEAÇAS. DEU ATÉ POLÍCIA   Notícias vindas de Luís Eduardo Magalhães dão conta que o grupo Marabá, sentindo que o barco está afundando, já não se entende mais. O bafafá entre eles é tão grande que o tio do prefeito Júnior Marabá foi preso em flagrante após uma confusão sem precedentes com o irmão do pre ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ANDERSON VIAN, UM JOVEM PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR, A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DE BARREIRAS     Cristão, fisioterapeuta de formação, pós-graduado em gestão em serviços de saúde, ortotraumatologia e respiratória. Nascido em Barreiras, passou sua infância em Riachão das Neves. É casado com Vanessa e tem dois filhos: Pietro e Lorenzo. Anderson ingressou na gestão públic ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FAZENDA MUNICIPAL DE BARREIRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS COM CANAL DE COMUNICAÇÃO ON-LINE O Setor de Tributos, vinculado à Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Barreiras, tem se destacado ao implementar um novo canal de comunicação direta com os contribuintes, dentro do Projeto Facilitando, resultando na significativa redução das demandas e maior agilidade nos atendimentos. Segund ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ESCOLA ANTÔNIO BENTO DE FREITAS REALIZA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA, EM BARREIRAS Na Escola Municipal Antônio Bento de Freiras, em Barreiras, um projeto está ganhando destaque neste mês de abril: “Livro Nosso de Cada Dia: Vivenciando a Leitura e Escrita na Diversidade Textual”. Com foco nas autoras da literatura infantil, o projeto tem como objetivo geral contribui ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade