OZIEL OLIVEIRA APONTA PEDRO PARENTE COMO RESPONSÁVEL PELA CRISE COM CAMINHONEIROS
1 de junho de 2018

De  volta a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães depois de dois mandatos fora do poder, Oziel Oliveira (PSD), tem o histórico político entrelaçado com o munício que ocupava em 2015 a sexta posição do ranking de PIB per capita da Bahia. Eram 55.074,20. Em 2017, a cidade contava com uma população, de acordo com o IBGE, superior às 83 mil. A distância para Salvador, quase mil quilômetros, somado à ocupação sulista promovida pelo agronegócio fez com que a parte rica da cidade pouco se identificasse com o restante do estado, contudo, arrefeceu-se nos últimos anos. A cidade abriga a segunda maior feira da Agroindústria do país, a Bahia Farm Show. Na última semana, a greve dos caminhoneiros provocada, inicialmente, pela política de alta de preços promovida pelo governo Michel Temer e pelo presidente da Petrobras Pedro Parente paralisou a cidade que tem a sua economia ancorada no agronegócio. O prefeito conversou com a reportagem do BNews sobre o adiamento da feira, a greve dos caminhoneiros e respondeu às críticas de sua terceira gestão à frente do município. Confira!

A Bahia Farm Show foi adiada em uma decisão tomada pelo conselho da feira. Houve prejuízos para os organizadores e para o negócio?

Oziel Oliveria: Primeiro, a decisão foi acertada em transferir a feira para a próxima semana. Já que a Bahia Farm Show é a segunda maior feira do Brasil. Tudo o que está acontecendo agora é externo aos participantes da feira. O que está acontecendo no país hoje extravasou as nossas competências. Nos teríamos todas as condições para podermos realizar a feira na data programada, pois ela é planejada com um ano de antecedência. Há um planejamento estratégico, marketing, é vendida e montada tão logo termina a do ano anterior.

Quanto aos participantes e expositores?

Oziel Oliveria: Foi tudo bem alinhado. Houve consenso entre as instituições financeiras que participam da feira e as indústrias. Porque a Bahia Farm é uma feira da indústria. Temos mais de 900 marcas e é uma feira de grande porte. Isso tem uma representatividade muito grande dentro do segmento industrial. Não somente em Luís Eduardo Magalhães em toda MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) onde estão os nossos braços das revendas.

A estimativa é superar os R$ 1,5 bi em negócios?

Oziel Oliveria: Ano passado nós tivemos este volume de negócios. A expectativa para este ano é ainda melhor porque tivemos uma supersafra e o momento para agronegócio ainda é muito bom. Nós sabemos que o país vive um momento de dificuldade, porque o caminhoneiros, por exemplo vivem um momento muito difícil. A cadeia do agronegócio é muito grande e um elo quebrou. Está sentindo dificuldades.

Já conseguem estimar o prejuízo com a paralisação?

Oziel Oliveria: Hoje ainda não temos este cálculo. Se estimava que (a greve) duraria três ou quatro dias e já estamos no oitavo (concedeu a entrevista na segunda-feira 28). O que impacta na nossa economia é que grande parte da nossa formação de preço para agricultura é baseada no preço do petróleo e isso também já vinha demando uma atenção para o alto custo. Este ano é atípico porque tivemos alta produção, com outros fatores que nos ajudaram muito foi a valorização das commodities no mercado internacional. Isso nos carregou para cima. No entanto, o óleo diesel tem um impacto muito grande na cadeia de produção. Toda a nossa produção depende do diesel: o trator, a colheitadeira, o transporte logístico todo no caminhão. Como a cadeia é grande, apenas parte dela é dos produtores, o setor de transporte tem sentido muito. Os reajustes diários no preço do diesel causaram um efeito devastador em toda a atividade econômica.

O senhor atribui esta política ao atual governo?

Oziel Oliveria: Com certeza. A política adotada pelo presidente (Michel) Temer, levando para a presidência da Petrobras, Pedro Parente, é um desastre para a nação. Nós não podemos, num país que é totalmente agrícola, onde nós já representamos mais 40% do PIB nacional, ter o petróleo como base de produção aumentando quase todo dia. Esta política da Petrobras é completamente errada para diversos setores, inclusive agora impactando não somente a produção de grãos, como também transporte e o gás de cozinha que impacta na vida de todos os cidadãos. Esta política não tem como ser suportada pelo brasileiro. A política da Petrobras atualmente é devastadora da economia nacional e com certeza só poderia chegar onde chegou. Não podemos ter uma operação dolarizada para um povo que vive em real. Levando a falência das empresas e na Bahia se perdeu uma fábrica de um componente que é importante é que ureia. Nós sabemos como isso é importante, sobretudo, para o nordeste. Pedro Parente está tomando decisões que quem está pagando é o povo brasileiro e a agricultura é o único setor que vem arrastando a economia e exportação na nossa balança comercial.

Os centros comercias em LEM apoiaram a greve? Como é que a prefeitura viu este movimento?

Oziel Oliveria: Tenho visto que toda a população convive e depende de certo modo deste setor. A nossa economia tem esta matriz. Para chegar na agroindústria tem a fase primaria que é a agricultura. Todo o processo gira em torno disso. O comerciante, o trabalhador e setor público vivem disso. Nossa receita vem deste setor. Estamos desde as primeiras reuniões nas quais o caminhoneiros externavam que não estavam aguentando os custos. Quando começou esta política do presidente Temer, nos últimos dois anos, dobrou o preço do combustível. Chegou a hora que eles não aguentam mais trocar os pneus do caminhão, o caminhão e tampouco a manutenção. Foi procurado uma forma de ter um manifesto para mudar este processo. Aqui em Luís Eduardo já nasceu grande. O setor de transporte aqui é muito pesado, nós exportamos para mais de 40 países no mundo, e é tudo transportando nos caminhões. Quando houve a paralisação nós do setor público demos apoio assim como toda a população. Diariamente damos suporte com alguma estrutura. As BRs não foram fechadas. Trânsito de animais vivos, rações, combustível para o transporte público e carros de passeio não foram parados; O governo fragilizado não consegue ter credibilidade. Tem que se encontrar uma solução que talvez não seja neste governo.

Outra coisa possível de ser observada em Luís Eduardo foi o apoio à intervenção militar panfletado em carros e caminhonetes de luxo pela cidade. Isso não lhe preocupa?

Oziel Oliveria: Preocupa. Todos os brasileiros precisam se preocupar com isso. Parece que as pessoas não sabem o que é uma intervenção militar. Nós precisamos lutar para que tenhamos uma evolução democrática. Fortalecer a democracia é o caminho e não o que vi hoje em todo o Brasil que é uma parte colocando isso nos seus carros. Há uma parte da população que não passou por este período, como eu passei e outras pessoas, e o processo de democratização foi construído com muito sacrifício. Nós precisamos fortalecer a democracia. Este é o caminho. A redução dos impostos, menos cargos públicos e mais investimento do governo federal, estadual e municipal são saídas para esta crise. Governo menor e forte.

 

O senhor conversou com os caminhoneiros?

Oziel Oliveria: Esse movimento vai servir para que muitos que estão poder e os analistas políticos reflitam sobre este ponto de mudança. Temos uma eleição a pouco meses e a população desacreditou tanto na condição de se tocar o país que você vê este tipo de manifesto do qual, reforço, sou totalmente contrário. Tenho conversado com as pessoas e muita das pessoas são jovens que não passaram pelo processo da ditadura militar e não sabem o que estão falando.

Como é que a saúde financeira de LEM?

Oziel Oliveria: Muito bem. Nós temos uma economia forte. Vivemos as dificuldades que todos os municípios vivem até porque encontrei a prefeitura com uma folha muito alta. Foi feito um gerenciamento de toda a folha mantendo um quadro adequado. Estou fazendo investimentos e com todas as dificuldades que este ano estão acometendo a todos os municípios estamos seguindo. A média do PIB há dois foi muito pequena e continua pequena e isso traz redução das transferências da União. Temos perdido participação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Perdemos 39% nos primeiros três meses. Mês de abril 13% e o tesouro nacional já noticiou à prefeitura a perda de 20% no mês de junho e 19% em julho. Isso preocupa porque temos uma cidade jovem que precisa de investimento e quando a própria União reduz assim nós precisamos aqui fazer um planejamento muito preciso para organizar nossas metas e cumprir o que determina LRF e manter o investimento em outras áreas.

Chegando aqui conversamos com taxistas e outras pessoas que moram e se queixaram muito da falta de asfaltamento. Tem problema?

Oziel Oliveria: Procede a reivindicação. Como eu disse, a cidade está sendo construída ainda. Para se ter uma ideia estamos tocando 200 mil m³ de asfalto. Estamos investindo em equipamentos. Tocamos várias frentes de obras. Estamos fazendo saneamento básico, asfaltamento com recursos próprios e outras. Pela demanda de uma cidade grande, com quase 100 mil habitantes, a infraestrutura é a principal demanda. Estamos fazendo asfaltamento com qualidade de longa durabilidade. As obas de grandes porte estão sendo tocadas. Mesmo assim, a comunidade pede ainda mais e nós vamos fazer no período em que estivermos na prefeitura.

Falaram também de demissões na área da Educação e perseguição política.

Oziel Oliveria: Jamais. Não trato a política desta forma. Se fosse assim, não estaria no meu quarto mandato. Estou no meu terceiro mandato de prefeito e fui deputado federal. O que ocorre é que todo ajuste da máquina administrativa vem de processo seletivo e o que tem se feito são adequações. Preciso pagar em dia e enxugar. Redução de 40 professores foi adequação técnica. Colocar professor concursado. Vale ressaltar que eu já encontrei a folha com mais de 54% e que precisei adequar à lei. Meu trabalho é fazer gestão. 51% é minha meta para fazer investimento.

Como é relação com o governo estadual? Ele tem atendido.

Oziel Oliveria: O governador Rui Costa é um homem comprometido com a gestão e tem feito investimentos importante aqui em LEM e em toda a região Oeste. Tem investido em várias áreas como segurança, saúde e buscado interagir com o setor empresarial.

 

 

Via; BNews

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

26/04/2024 VIDEO: VEREADORES TROCAM “SOPAPOS” NA CÂMARA MUNICIPAL Foto: Reprodução / PIndobanews Uma confusão com direito a socos encerrou a sessão da Câmara de Vereadores de Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, nesta quinta-feira (25). Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a briga, que deixou vereadores com escoriações. Ao final do entre ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA APROVAM PARALISAÇÃO DE 48H   Foto: Divulgação/APLB Professores da rede estadual aprovaram, na manhã desta quinta-feira (25), uma paralisação de 48 horas para a próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), durante assembleias regionais realizadas em todo o estado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação d ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: RROJETO ESCOLINHA DE TRÂNSITO FORMA 152 FISCAIS MIRINS DE TRÂNSITO A iniciativa do 10º Beic conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Segurança Cidadã e Trânsito   Nesta quinta-feira (25), estudantes, professores, diretores e apoiadores do Projeto Escolinha de Trânsito, realizado pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capaci ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENTRE MICRO-ÔNIBUS E CAMINHONETE DEIXA CERCA DE 20 FERIDOS NA BR 242, NA ALTURA DO CERRADÃO   Na manhã desta sexta-feira, 26, por volta das 8h, um colisão grave, envolvendo uma caminhonete um micro-ônibus, deixou cerca de 20 pessoas feridas, na altura do KM 858, próximo ao Cerradão, em Barreiras. De acordo com informações, o micro-ônibus saiu de LEM, quando teria tido um probl ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PINTOR CAI E MORRE ENQUANTO TRABALHAVA NO CENTRO DE IBOTIRAMA   Um pintor caiu e morreu enquanto trabalhava no centro de Ibotirama, na manhã desta quarta-feira (24). O caso aconteceu na rua JJ Seabra e, por conta da popularidade da vítima, causou tristeza na cidade. Ainda não há informações sobre o que provocou a queda, que foi registrada pela Polí ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 INCÊNDIO ATINGE DEPÓSITO DE MATERIAL RECICLÁVEL EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães na quarta-feira (24). O incidente ocorreu na rua Ibotirama, no bairro Santa Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes da 2ª Companhia foram acionadas para a ocorrência. Três caminhões- ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 HOMEM É ASSASSINADO EM IBOTIRAMA NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (25) O crime ocorreu na noite de ontem, 25, quando Reinan Cavalcanti foi morto a tiros, próximo ao bairro São João, na BA 160. Segundo o site Gazeta 5, o rapaz foi atingido na região do tórax e da cabeça. O crime teria sido cometido por dois homens em uma motocicleta. A Polícia Militar esteve no [ ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEXTA-FEIRA (26) O SineBahia divulgou as oportunidades de trabalho disponíveis nesta sexta-feira (26) para a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PRAZO PARA PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DO ENEM ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA (26)   Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Têm direito a fazer o Enem de gra ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PREFEITURA DE JUAZEIRO CONFIRMA RETIRADA DE ESTÁTUA EM HOMENAGEM A DANIEL ALVES O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou, na terça-feira (23), a retirada da estátua em homenagem ao ex-jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves, no centro de Juazeiro, onde ele nasceu, no norte da Bahia. O atleta foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro, em fevereir ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 GOVERNADOR DA BAHIA ENVIA SÉTIMO PEDIDO DE EMPRÉSTIMO E TOTAL JÁ SOMA R$ 6 BILHÕES   Foto: divulgação A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu mais um pedido de empréstimo feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para captar US$ 400 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Na conversão atual, o valor passa de R$ 2 ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 ELEIÇÕES 2024: “TRE DA BAHIA JÁ TEM ASSESSORIA PRÓPRIA PARA COMBATER INCESSANTEMENTE AS FAKE NEWS”, DIZ PRESIDENTE Foto: Camila São José / Bahia Notícias Com a presença da tecnologia e ferramentas digitais cada vez mais intensa no processo eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo da Matta Neto, afirma que as principais preocupações da Corte para a ele ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS GANHA NOVO DELEGADO. ELE TRAZ AMPLA EXPERIÊNCIA DE SEIS ANOS DE ATUAÇÃO NA POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS   Durante seu plantão na noite de ontem (24), no complexo policial do bairro Aratu, o delegado Dr. Francisco Carlos de Sá deu as boas-vindas ao Dr. Deivid Balduíno Dias, o recém-empossado na 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/BA). Deivid, designado pela Secretaria ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PODEM SE INSCREVER PARA RECEBER VALE LIVRO DA BIENAL Foto ilustrativa: Claudionor Jr. – ASCOM/SEC Dez mil vales-livro serão distribuídos entre professores e estudantes da Educação Básica da rede de ensino estadual para serem utilizados durante a Bienal do Livro da Bahia 2024, que acontece de 26 de abril a 1° de maio, no Centro de Convenç ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 COLCHA DE RETALHOS: PROJETO DE INCLUSÃO É DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARREIRAS Com o tema “Educação Desafiadora: Um olhar para a diversidade”, a Secretaria de Educação de Barreiras está desenvolvendo nas escolas municipais o projeto “Inclusão: A colcha de Retalhos” para a educação infantil, cuja proposta é orientar os profissionais das escolas e as crianças p ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS: PORTAL DO PACIENTE
  • Compartilhe:

25/04/2024 LEM:GRUPO MARABÁ AFUNDANDO COM BRIGAS, TROCA DE XINGAMENTOS E AMEAÇAS. DEU ATÉ POLÍCIA   Notícias vindas de Luís Eduardo Magalhães dão conta que o grupo Marabá, sentindo que o barco está afundando, já não se entende mais. O bafafá entre eles é tão grande que o tio do prefeito Júnior Marabá foi preso em flagrante após uma confusão sem precedentes com o irmão do pre ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ANDERSON VIAN, UM JOVEM PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR, A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DE BARREIRAS     Cristão, fisioterapeuta de formação, pós-graduado em gestão em serviços de saúde, ortotraumatologia e respiratória. Nascido em Barreiras, passou sua infância em Riachão das Neves. É casado com Vanessa e tem dois filhos: Pietro e Lorenzo. Anderson ingressou na gestão públic ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FAZENDA MUNICIPAL DE BARREIRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS COM CANAL DE COMUNICAÇÃO ON-LINE O Setor de Tributos, vinculado à Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Barreiras, tem se destacado ao implementar um novo canal de comunicação direta com os contribuintes, dentro do Projeto Facilitando, resultando na significativa redução das demandas e maior agilidade nos atendimentos. Segund ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ESCOLA ANTÔNIO BENTO DE FREITAS REALIZA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA, EM BARREIRAS Na Escola Municipal Antônio Bento de Freiras, em Barreiras, um projeto está ganhando destaque neste mês de abril: “Livro Nosso de Cada Dia: Vivenciando a Leitura e Escrita na Diversidade Textual”. Com foco nas autoras da literatura infantil, o projeto tem como objetivo geral contribui ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade