NOVA POLITICA FICOU VELHA DEMAIS, E ESQUERDA PERDEU COMPLETAMENTE O DISCURSO, DIZ ACM NETO
30 de novembro de 2020

Presidente do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, viu o partido avançar em 74% no número de prefeitos eleitos neste ano em relação a 2016. Foram 464 gestores escolhidos, 198 a mais do que no último pleito, o que coloca a sigla como a quinta que mais comanda municípios no país.

Neto atribui o resultado a um preparo da legenda, que investiu nas bases, e ao contexto político. Para ele, o eleitorado rejeitou radicalismos.

“A tal da nova política ficou velha muito rápido”, afirma. O prefeito, que fez seu sucessor em Salvador —Bruno Reis (DEM), seu vice—, diz que seu objetivo é fazer do DEM o partido mais relevante de 2022, mas não crava apoio a nenhum candidato.

Neto elogia o apresentador Luciano Huck e diz que a única certeza é que partido não embarcará em “extremos”. Apesar disso, o cacique do DEM refuta a discussão sobre campos ideológicos. “É babaquice, é bobagem a gente estar nessa coisa de direita, de esquerda, de centro. O eleitor não está nem aí para isso.”

O DEM teve um crescimento de 74% no número de prefeitos eleitos em relação a 2016 e levou quatro capitais. A que atribui esse resultado?

Primeiro, foi feito todo um trabalho de planejamento desde 2018. Nós estabelecemos como prioridade o trabalho nas bases, a estratégia de crescimento ia ser de baixo para cima. É claro que o bom momento político vivido pelo partido também acabou ajudando.

O partido conseguiu se colocar no centro das decisões nacionais, especialmente por ter Rodrigo [Maia, presidente da Câmara dos Deputados] e Davi [Alcolumbre, presidente do Senado] presidindo as Casas.

Mas era preciso transformar esse capital político em capital eleitoral. Porque a farinha, no caso do político, é o voto na urna. E o Democratas precisava dar essa resposta. O resultado está aí: o partido saiu muito maior do que entrou. Tivemos aumento de 55% de candidatos. Trouxemos novos quadros e fizemos um trabalho para focar as capitais. Esperamos consolidar e coroar isso em 2022.

Qual é o seu objetivo para 2022? É fazer do Democratas o partido mais relevante da eleição de 2022. Com candidato próprio? Ainda é cedo para falar. É uma hipótese, será discutida dentro do partido e vamos avaliar nomes. Agora, pode ser que a gente não tenha candidato próprio à Presidência, mas tenha peso e seja decisivo para construir uma candidatura vitoriosa.

Dentro do partido, o seu nome é apontado como opção para disputar a Presidência. O sr. se coloca como pré-candidato? Eu sou cauteloso em relação à fulanização. Não abrimos ainda a discussão dentro do DEM.

Qual é o seu projeto? O mais provável é ser governador do estado da Bahia, porém neste momento eu ainda não posso e não vou descartar outras opções. Existem muitas pessoas de dentro e fora que desejariam que eu fosse candidato a presidente. Nao sei se é o momento, e não existe candidatura a presidente séria de si próprio, ainda mais num quadro complicado como a gente vive hoje.

Quais nomes do DEM poderiam disputar a Presidência? Ronaldo Caiado [governador de Goiás], [Luiz Henrique] Mandetta [ex-ministro da Saúde], Rodrigo Maia.

Voltando à eleição municipal, o contexto eleitoral também não favoreceu o DEM? Primeiro, eleição municipal é municipal. O presidente tinha inclusive assumido uma posição que ao meu ver estava mais adequada, de que não iria se envolver nas eleições no primeiro turno.

Na medida em que se envolveu e que os candidatos apoiados por ele não tiveram êxito, acabou trazendo desnecessariamente derrotas para o seu colo. Mas não se pode dizer que Bolsonaro, nem Ciro, nem Lula foram derrotados. A influência desses atores externos na escolha dos prefeitos é muito reduzida. Na hora H, o eleitor faz uma escolha focada no seu dia a dia.

Mas o que o contexto sugere é uma preferência do eleitor por pessoas que transmitiram capacidade de gestão. Acabou a história do novidadeiro, dos blogueirinhos, dos famosos ou do discurso da antipolítica.

Acha que acabou mesmo? A tal da nova política ficou velha muito rápido. E ficou mais velha do que a chamada velha política pelo insucesso de governadores como Wilson Witzel [afastado do governo do Rio], de Santa Catarina [que enfrentou processo de impeachment, mas foi absolvido], do Amazonas.

Bolsonaro também foi eleito na esteira da antipolítica. Como avalia a gestão dele? Essa tendência produziu vários governantes, inclusive Bolsonaro. Mas eu acho que é cedo para se fazer uma avaliação, um juízo definitivo sobre o governo de Bolsonaro.

Considera que declarações mais radicais dele, como as do enfrentamento ao coronavírus, tiveram impacto na eleição municipal? Acho que sim. De fato houve na eleição um posicionamento do eleitor confirmando a sua preferência por aqueles que defenderam a vida. Mas por outro lado não dá para a gente fazer nesse momento um julgamento definitivo do governo porque ainda tem dois anos pela frente.

Mas se perguntar se influenciou, influenciou. O resultado está aí: ninguém que se arvorou a defender o “liberou geral”, o vale tudo, o negacionismo da pandemia foi premiado nas urnas.

O sr. diferencia a eleição municipal para nacional. Mas acha que esse contexto deve se repetir em 2022? Acho que o eleitor está cada vez mais consciente de que não deve dar espaço para radicalizações. Não posso te dizer quem será o meu candidato a presidente da República, mas uma coisa eu asseguro: nós não vamos embarcar em nenhuma opção dos extremos.

Acho inclusive que o presidente da República, a partir do resultado das urnas e do recado dado pela população, deveria ter uma postura muito mais moderada e conciliadora conduzindo o governo.

O DEM parece tomar um rumo diferente de partidos como o PP, que se alia a Bolsonaro. O sr descarta apoiá-lo? Se for o do extremo, for o radical, não estaremos com Bolsonaro.

E se ele não for? Tudo vai depender da postura que ele dará ao seu governo, do rumo que ele dará. Agora, qual governo nós vamos ter nos próximos dois anos eu ainda não sei. Eu não tenho bola de cristal.

Quando o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi eleito houve notícias de um acordo de que em 2022 ele seria candidato a presidente e o seu vice, Rodrigo Garcia, do DEM, sairia candidato ao governo paulista. O DEM não está fechado com Doria? O DEM não está fechado com Doria nem com ninguém. Esse assunto de apoio a Doria, Huck, Ciro, Bolsonaro, nem de ter outro candidato dentro do partido… nada disso foi tratado.

Recentemente a Folha noticiou que Huck e Moro conversaram para pensar uma alternativa a Bolsonaro. O sr. vê a possibilidade de existir uma chapa com esses dois nomes? Eu não condeno que ninguém converse. Segundo, eu não posso especular neste momento nomes de candidatos.

Luciano Huck é uma pessoa que eu conheço muito. Que tem espírito público, que conhece o Brasil, e que —eu não sei em que posição— eu acredito que pode dar uma contribuição ao país. Não sei se vai ser candidato a presidente, se vai deixar a TV Globo. Agora, por ter espírito público, sensibilidade e por conhecer o Brasil, ele pode ajudar muito o país.

Moro pode ajudar o país? Moro é uma pessoa que teve trajetória importante até aqui. Tem que ser respeitado e pode contribuir com o Brasil, sim. Não sei se vai ser candidato.

Maia falou que ele é de extrema direita e o sr. falou que não apoia extremos. Então não o apoiaria? Eu não o qualifico como extremo. Eu não estou qualificando o Bolsonaro, não vou qualificar ninguém. O eleitor, a pessoa que decide, principalmente quem está desempregada, que vive problemas econômicos e sociais neste país, não querem saber se o cara é de direita, de esquerda ou de centro.

O cara quer saber se o político é sério, se tem palavra, capacidade de gestão, liderança. Se entrega. Você tem um quinhão, um grupo que é ideológico, mas esse grupo não decide a eleição. Não foi a extrema direita que elegeu Bolsonaro. Foi a rejeição ao PT, o desejo de mudança.

E se o presidente tiver essa consciência, ele começa a olhar e governar para essas pessoas que não são ideológicas. É babaquice, bobagem a gente estar nessa coisa de direita, de esquerda, de centro. O eleitor não está nem aí para isso.

É preciso achar um Joe Biden, presidente eleito dos EUA, do Brasil? Não acho que é por aí. Cada lugar tem sua realidade. Você está partindo do pressuposto que os próximos dois anos do governo de Bolsonaro serão de fracasso. Eu não posso afirmar que serão, que ele vai ser o Trump.

Maia é candidato à reeleição na Câmara? Eu não sei, não tenho como te responder isso. Essa questão começará a ser tratada a partir de agora. Claro que Rodrigo, como presidente da Câmara, e Davi, como presidente do Senado, vão ser importantíssimos na condução desse processo.

Se o STF autorizar os dois a tentar a reeleição, o sr. apoia a possibilidade de o Maia ser candidato de novo, pela quarta vez? Eu não posso especular sobre uma decisão do Supremo.

O sr. vê chance de o DEM apoiar Arthur Lira para a presidência da Câmara? Muito difícil. Eu não sei se ele vai conseguir assegurar a independência e a condução equilibrada que a Câmara dos Deputados precisa ter. Ele está se colocando como um candidato excessivamente governista e acho que o país precisa de uma condução do Legislativo moderada.

A esquerda, por fim, não ganhou em Porto Alegre nem em São Paulo. No Recife, João Campos (PSB) venceu Marília Arraes (PT) e os petistas não levaram nenhuma capital. Acha que a esquerda sai enfraquecida da eleição? O PT principalmente? Sem dúvida alguma. O resultado das urnas é um recado das ruas mostrando que a esquerda perdeu completamente o discurso e está carente de lideranças no país. O segundo turno confirma isso e é claro que dá ainda mais ânimo numa perspectiva futura de um projeto que não passe por um retorno às esquerdas.

Apesar de ter perdido, Boulos se consolida como nova liderança no campo? Sem dúvida. Ele se torna um nome importante no campo das esquerdas.

 

Folha de S.Paulo

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

25/04/2024 GOVERNADOR DA BAHIA ENVIA SÉTIMO PEDIDO DE EMPRÉSTIMO E TOTAL JÁ SOMA R$ 6 BILHÕES   Foto: divulgação A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu mais um pedido de empréstimo feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para captar US$ 400 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Na conversão atual, o valor passa de R$ 2 ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 ELEIÇÕES 2024: “TRE DA BAHIA JÁ TEM ASSESSORIA PRÓPRIA PARA COMBATER INCESSANTEMENTE AS FAKE NEWS”, DIZ PRESIDENTE Foto: Camila São José / Bahia Notícias Com a presença da tecnologia e ferramentas digitais cada vez mais intensa no processo eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo da Matta Neto, afirma que as principais preocupações da Corte para a ele ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS GANHA NOVO DELEGADO. ELE TRAZ AMPLA EXPERIÊNCIA DE SEIS ANOS DE ATUAÇÃO NA POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS   Durante seu plantão na noite de ontem (24), no complexo policial do bairro Aratu, o delegado Dr. Francisco Carlos de Sá deu as boas-vindas ao Dr. Deivid Balduíno Dias, o recém-empossado na 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/BA). Deivid, designado pela Secretaria ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PODEM SE INSCREVER PARA RECEBER VALE LIVRO DA BIENAL Foto ilustrativa: Claudionor Jr. – ASCOM/SEC Dez mil vales-livro serão distribuídos entre professores e estudantes da Educação Básica da rede de ensino estadual para serem utilizados durante a Bienal do Livro da Bahia 2024, que acontece de 26 de abril a 1° de maio, no Centro de Convenç ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 COLCHA DE RETALHOS: PROJETO DE INCLUSÃO É DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARREIRAS Com o tema “Educação Desafiadora: Um olhar para a diversidade”, a Secretaria de Educação de Barreiras está desenvolvendo nas escolas municipais o projeto “Inclusão: A colcha de Retalhos” para a educação infantil, cuja proposta é orientar os profissionais das escolas e as crianças p ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS: PORTAL DO PACIENTE
  • Compartilhe:

25/04/2024 LEM:GRUPO MARABÁ AFUNDANDO COM BRIGAS, TROCA DE XINGAMENTOS E AMEAÇAS. DEU ATÉ POLÍCIA   Notícias vindas de Luís Eduardo Magalhães dão conta que o grupo Marabá, sentindo que o barco está afundando, já não se entende mais. O bafafá entre eles é tão grande que o tio do prefeito Júnior Marabá foi preso em flagrante após uma confusão sem precedentes com o irmão do pre ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ANDERSON VIAN, UM JOVEM PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR, A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DE BARREIRAS     Cristão, fisioterapeuta de formação, pós-graduado em gestão em serviços de saúde, ortotraumatologia e respiratória. Nascido em Barreiras, passou sua infância em Riachão das Neves. É casado com Vanessa e tem dois filhos: Pietro e Lorenzo. Anderson ingressou na gestão públic ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FAZENDA MUNICIPAL DE BARREIRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS COM CANAL DE COMUNICAÇÃO ON-LINE O Setor de Tributos, vinculado à Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Barreiras, tem se destacado ao implementar um novo canal de comunicação direta com os contribuintes, dentro do Projeto Facilitando, resultando na significativa redução das demandas e maior agilidade nos atendimentos. Segund ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ESCOLA ANTÔNIO BENTO DE FREITAS REALIZA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA, EM BARREIRAS Na Escola Municipal Antônio Bento de Freiras, em Barreiras, um projeto está ganhando destaque neste mês de abril: “Livro Nosso de Cada Dia: Vivenciando a Leitura e Escrita na Diversidade Textual”. Com foco nas autoras da literatura infantil, o projeto tem como objetivo geral contribui ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS CONCLUI REQUALIFICAÇÃO DA PONTE DO VAL DA BOA ESPERANÇA Moradores do Sucuriuzinho e de localidades adjacentes usufruem desde sábado (20), da nova estrutura da ponte sobre o Rio de Ondas, na região do Val da Boa Esperança, realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes. Durante ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 SEBRAE REVELA MUNICÍPIOS BAIANOS VENCEDORES DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA O Sebrae anunciou os municípios baianos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A cidade de Bom Jesus da Lapa se destacou na categoria turismo, graças aos investimentos significativos realizados na gestão anterior de Eures Ribeiro. Apesar da recente premiação recebida pelo atual ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 TAMANDUÁ TOMADOR DE MANDATO VAI ATACAR DOIS PREFEITOS DA REGIÃO QUE NÃO ESTÃO TRABALHANDO   O Tamanduá Tomador de Mandato avisou a redação do Mural do Oeste que tá amolando as unhas para cravar nas costelas de dois prefeitos da região que não estão trabalhando, não fizeram uma obra importante, não cumpriram  o que prometeram e ainda querem ser reeleito. “Dei um prazo ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 TRIBUNA POPULAR NA CÂMARA DE VEREADORES EVIDENCIARÁ TRABALHO DESENVOLVIDO PELO 4º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO INSTALADO EM BARREIRAS   _A atividade legislativa contará com a ilustre presença do Gen Div Ribeiro, Comandante da 6ª região Militar, tendo como expositor o Ten Cel Kosciureski, atual Comandante do 4º BEC_ A Câmara Municipal de Barreiras realizará nesta quarta-feira (24), às 19:30h, no plenário da Casa de Le ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENTREGARÁ EM BREVE A NOVA PONTE DO CANTINHO DO SENHOR DOS AFLITOS   Com expectativa de conclusão para as próximas semanas, a Prefeitura de Barreiras avança com a construção da ponte do Cantinho do Senhor dos Aflitos, distante 20km da sede, sendo mais uma estrutura de mobilidade que será entregue à população na zona rural. A obra coordenada pela Secr ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FUNCIONÁRIO TEM A CABEÇA DECEPADA DURANTE ATAQUE EM HOSPITAL DE FORTALEZA Foto: Reprodução/Câmeras de Segurança Um funcionário teve a cabeça decepada durante ataque dentro de hospital em Fortaleza na manhã desta terça-feira (23). Outro funcionário foi baleado e levado ao centro cirúrgico da unidade.   Um homem teria entrado na área de recebimento de cargas ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 PM CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM BOM JESUS DA LAPA   No final da tarde de ontem, segunda-feira, 22, por volta das 17h10, a 38ª CIPM, realizou a prisão de um indivíduo com mandado de prisão em aberto, em Bom Jesus da Lapa. O réu responde pelo crime de estupro em Brasília, foi localizado e identificado atraves de documento (RG) e recebeu vo ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 SAULO MARTINS, PRESIDENTE DA UNIQJOB, SE REÚNE COM PREFEITO DE SÃO DESIDÉRIO E AGRADECE O APOIO ÀS QUADRILHAS JUNINAS   Em um gesto de reconhecimento e apoio à cultura local, o presidente da UNIQJOB, União das Quadrilhas Juninas do Oeste da Bahia, Saulo Martins, encontrou-se recentemente com o prefeito de São Desidério, Zé Carlos. O encontro foi marcado por um clima de celebração e agradecimento, confor ...
  • Compartilhe:

23/04/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (24)
  • Compartilhe:

23/04/2024 PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES, ALCIONE RODRIGUES DE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO REGIONAL DE BARREIRAS   O presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Alcione Rodrigues, demonstrou mais uma vez seu compromisso com o desenvolvimento da cidade ao participar de uma importante audiência pública em Brasília. Ao lado de seus colegas vereadores Yure Ramon, Rider Castro, Eurico Queiroz e Rodrig ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade