MULHER: UMA BATALHA COTIDIANA, POIS O QUE NOS MOVE É A FORÇA!

08 de mar de 2019

Acordando mais uma vez forte e serena nesse dia 08 de março, marco comemorativo e intitulado 08 de março, Dia das Mulheres. Mas em meus simples pensamentos, paro para analisar que vivemos numa batalha cotidiana intensa e contínua, e o que nos move é essa força que vem nos ajudar a lidar o tempo todo com as linhas mais tênues.

Só nós sabemos a importância do equilíbrio diário entre a independência e a intimidação. Passam anos, décadas, séculos e ainda a abordagem masculina tenta nos intimidar, nos bloquear e desmerecer, sem ter noção que somos nós que movemos o mundo. Tudo gira em torno do feminino. Não adianta tentar calar nossa voz, minha voz, a voz de muitas mulheres, muitas Marias, Carolinas, Anas e tantas outras que NUNCA serão caladas. Porque essa voz nos define. A raiva nos define. Dor nos define. Aflição. Medo. Impotência. Mas a nossa coragem de suportar as adversidades são infinitas, e nunca vamos permitir retroagir e sermos mais um número nas estatísticas.

Sim, pensei muito em mulheres que tiveram suas vozes caladas, foram dizimadas como a politica Marielle Franco, que foi uma socióloga, feminista e defensora dos direitos humanos brasileiro. Até hoje um caso em descaso, porque envolve muito mais que politica, envolve direitos, cidadania e amor à vida. Mas ela e tantas outras, merecem nossos aplausos. Conheço essa sensação de tentar calar a voz de uma mulher, porque já senti na pele, mas saibam que minha vida é aberta, meus atos são conscientes, e acima de tudo eu luto por mim e por uma categoria, que é uma grande mola propulsora e que não me deixa abaixar a cabeça para nada!.

Nesse entretempo, muitos ficaram sabendo que estive em tratamento de saúde, e mesmo inicialmente fragilizada, sempre soube que estava em apenas mais uma batalha da vida e que já foi vencida. Por isso, eu digo e repito, AMO ser mulher, AMO ter gerado a vida de meus dois filhos maravilhosos e AMO ter essa força indescritível, que muitas vezes até estranho como essa fortaleza habita em mim.

Então hoje em nosso dia, quero apenas dizer a você mulher, que lê essas minhas mal traçadas linhas, que acredite: somos incríveis, somos lindas, somos iguais, temos personalidade, temos conteúdo e temos capacidade. Nunca deixe que ninguém te diga o contrário. Acredite em si mesma, acredite no seu poder como mulher. Todas têm seu próprio espaço nesse mundo, cabe a cada uma conquistar o que lhe é de direito.

Feliz Dia das Mulheres,

Carmelia da Mata

  • Compartilhe:

Publicidade