MOISÉS DIZ QUE VIAGEM PARA ALEMANHA PROPORCIONOU NOVA VISÃO SOBRE O AGRONEGÓCIO

24 de nov de 2017

O empresário Moisés Shmidt, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras esteve recentemente na Alemanha e conheceu uma realidade diferente em termos de tecnologia, apoio governamental, juros baixos e interação do mundo acadêmico com o setor produtivo. “Fomos a convite de uma multinacional visitar propriedades para conhecer a realidade de um Pais de primeiro mundo no campo do agronegócio”. Ele destacou a visita a um Centro de Pesquisa e uma fazenda de energia renovável como pontos importantes da viagem. Segundo Moisés uma das visitas que mais o impressionou foi a Acrithecnia, a maior feira de agricultura do mundo. “Podemos ver a excelência da tecnologia no campo independente da cultura que se esteja produzindo, desde batata doce para produção de açucar, produção de soja ou criação de suínos” frisou.

O líder ruralista disse que chamou a atenção dele também a importância que o governo alemão dispensa a produção de alimentos. “Isso fica constatado nos subsídios que são dados. O governo paga 300 doláres por hectare/ano para qualquer atividade agrícola. Os juros são de 1,5% chegando a zero para aquisição de terra, máquinas e equipamentos com 30 anos para pagar” disse sem esconder a admiração.

Ele citou ainda como fundamental a interação do meio acadêmico com os meios produtivos.  “Lá na Alemanha as Universidades estão praticamente dentro das indústrias, das fazendas e em todos os setores da produção do País. O estudante se forma em um dia e no outro ele já esta dentro do sistema produtivo dando a sua contribuição. Isso é muito importante para gerar desenvolvimento” considerou. Confira daqui a pouco novo trecho da entrevista em que Moisés fala da viagem que fará a China, dia 2 de dezembro.

  • Compartilhe:

Publicidade