LÍDER INDÍGENA SONIA GUAJAJARA É COTADA PARA SER VICE EM CHAPA PRESIDENCIAL
24 de fevereiro de 2018

No começo do mês, o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos, admitiu à Folha que sua candidatura presidencial pelo PSOL “avançou bastante”. Avançou tanto, de fato, que há semanas um nome vem se fortalecendo dentro do partido para assumir como copiloto de sua chapa: a líder indígena Sonia Guajajara.

“Tudo caminha para Sonia ser a vice”, diz o deputado Marcelo Freixo, um dos entusiastas na sigla da composição que vem sendo tratada, no campo progressista, como uma esquerda “puro sangue”.

Ter uma mulher indígena ao lado do líder de um dos maiores movimentos de moradia do país foi um dos fatores que empolgou também o casal Caetano Veloso e Paula Lavigne, que tem cumprido papel informal de avalizador de candidaturas esquerdistas —como as de Boulos (Presidência), Freixo (Congresso) e o pastor Henrique Vieira.

À reportagem Lavigne disse estar “super dentro dessa chapa, que concentra o maior número de causas que a gente defende”. Já Caetano usou a dupla como sinônimo de coisa boa ao escrever no coletivo jornalístico Mídia Ninja sobre o som do Baiana System, banda que viu no Carnaval de Salvador. “É como se Boulos tivesse sido eleito presidente e Sonia Guajajara vice —e seu mandato estivesse dando certo.”

Ao contrário do coordenador do MTST, ainda sem partido, Sonia, 43, já é do PSOL. Filiou-se em 2011, após deixar o PT, decepcionada com “aquelas alianças lá com a Roseana”. Refere-se ao apoio prometido pelo PT nacional à então governadora do Maranhão, primogênita de José Sarney, dez anos atrás.

É do Estado vem a tribo de Sonia, os guajajaras. Ela saiu de lá pela primeira vez aos 15 anos, para fazer ensino médio num colégio interno agrícola em Minas, com suporte da Funai —hoje a pós-graduada em educação pela Universidade Federal do Maranhão coordena  a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

A ideia inicial, conta Sonia por telefone, era se candidatar ao Congresso, que não tem um parlamentar indígena desde o cacique xavante Mario Juruna, que naquele 1983 desdenhou do churrasco sem graça que lhe serviram na posse: “Gente branca não sabe comer carne”.

Em dezembro, a candidatura teve um “upgrade”: ela lançou uma carta se apresentando como postulante à Presidência, endossada pelo Setorial Nacional Ecossocialista do PSOL. Nela, pleiteia espaço para “os povos originários”: “Ocupamos as redes sociais, mas nem por isso deixamos de sofrer racismo, ver nossas lideranças sendo assassinadas, a juventude sem perspectivas, os direitos sendo retirados, os territórios invadidos ou sendo entregues ao agronegócio”.

A iniciativa “realmente fez com que o partido e o próprio Boulos se interessassem”. Daí a ideia de uma chapa conjunta, ainda na “fase de diálogo”, segundo ambos. Em março, o líder do MTST deve cravar se é ou não presidenciável.

DESCASO

Há anos Sonia frequenta o noticiário como porta-voz da causa indígena —que, para ela, nem mesmo o PSOL dá a merecida atenção. “Embora seja o partido que mais defende as minorias, ainda precisa se aprofundar bastante. Em todos os debates, a questão [dos povos originários] é superficial.”

No Rock in Rio 2017, ela subiu no palco a convite de Alicia Keys. Discursou ao som de “Kill Your Mama” (mate sua mamãe), música em que a cantora americana critica a humanidade, que “brinca de Deus” ao devastar a natureza.

No Carnaval do mesmo ano, Sonia posou com a atriz Leticia Sabatela, as duas com pinturas indígenas no rosto, após participarem do desfile da escola de samba Imperatriz Leopoldinense —ela não “vê como afronta, apropriação cultural” quando brancos adotam seus códigos culturais em fantasia, desde que não haja “deboche, caricatura”.

Em 2010, a líder guajajara irritou a senadora Katia Abreu ao lhe entregar num hotel em Cancun o prêmio Motoserra de Ouro. Então presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), ainda a quatro anos de virar ministra da Agricultura de Dilma Rousseff, Abreu era acusada por ambientalistas de tentar enfraquecer o Código Florestal.

Os inimigos continuam a se concentrar nas bancadas ruralista e evangélica, que “se juntam sempre para mandar capangas se armarem no campo e lutarem contra a demarcação das terras indígenas”, diz.

Em 2015, Marina Silva vestiu a camisa —um modelo cedido por Sonia e cuja estampa dizia “não à PEC2015”, a proposta de emenda constitucional que regulamenta a questão do solo indígena e quilombola e é, em termos gerais, desaprovada pelos atingidos.

Hoje a presidenciável da Rede “ um pouco desfocada”, afirma aquela que vem ocupando, na seara progressista, o posto de ícone ambientalista. “Marina meio que perdeu muito esse respaldo que ela tinha do setor ambiental, se distanciou bastante das causas. Acho que ela está meio atrapalhada.”

Sonia é fluente nos signos da esquerda brasileira. Para ela, Michel Temer é “golpista”, respaldar a candidatura de Lula é “defender a democracia” etc. Pela sua postura ativista, há quem a acuse de instrumentalizar a causa indígena como um todo —como ruralistas e alguns dirigentes que tentam articular o Partido Nacional Indígena, de viés mais direitista.

Ela reage à ideia. “Não posso dizer que nossa luta é para fortalecer A ou B, mas que nosso campo é de esquerda, isso é óbvio. Vou  me articular com PSDB, DEMMDB? Vou lá com o Alexandre Frota? Não vou de forma alguma.”

E unir-se a personalidades como Caetano e Paula Lavigne, diz, é uma forma de “dar visibilidade” a um assunto que costuma ser escanteado pela opinião pública. “A [cantora] Maria Gadú foi no Maranhão conhecer [uma aldeia], apoiar de alguma forma. Essa articulação com artistas é uma forma de sensibilizar, não ficar só nas redes sociais.”

 

Por Anna Virginia Balloussier, na Folha

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

25/11/2022 ATIRADOR QUE ATACOU ESCOLA NO ESPÍRITO SANTO USA SÍMBOLO NAZISTA EM UNIFORME     O atirador que invadiu duas escolas no Espírito Santa estava usando um símbolo nazista, suástica, em seu uniforme durante o ataque, informou o Portal Nacional da Educação (PNE). O assassino também utilizava uma roupa camuflada, semelhante ao utilizado pelo exército.   Atira ...
  • Compartilhe:

25/11/2022 ATIRADORES INVADEM E ATACAM 2 ESCOLAS NO ESPÍRITO SANTO; POLÍCIA CONFIRMA MORTES   Duas escolas foram alvos de atiradores na manhã desta sexta (25) em Aracruz (ES). De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Espírito Santo, há confirmação de óbitos e feridos nas duas unidades de ensino. O número ainda não foi divulgado. De acordo com os relatos de ...
  • Compartilhe:

25/11/2022 MILITARES DESACONSELHAM BOLSONARO A REAGIR CONTRA MORAES E REVELAM CONSTRANGIMENTO COM PROTESTOS   Os comandantes das Forças Armadas, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (25), no Palácio da Alvorada, desaconselharam qualquer reação à decisão de Alexandre de Moraes, que condenou o PL a pagar multa de R$ 22,9 milhões por litigância de má-fé. A informa ...
  • Compartilhe:

25/11/2022 NOVOS VEREADORES SÃO EMPOSSADOS EM MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO Cinco novos vereadores foram empossados em Muquém do São Francisco, na última quarta-feira (23). O ato aconteceu depois que a Justiça Eleitoral decretou a perda de mandato de outros cinco parlamentares. Assumiram cadeiras na Câmara Municipal os suplentes Alenídio Braz da Silva, Rivaldo Batista ...
  • Compartilhe:

25/11/2022 RICHARLISON, AUTOR DOS DOIS GOLS DO BRASIL, É CRAQUE TAMBÉM EM SUAS POSIÇÕES POLÍTICAS E SOCIAIS         Era o segundo tempo. Depois do empate sem gols no primeiro tempo, o Brasil entrou disposto a vencer. No primeiro gol, Neymar partiu para dentro da grande área driblando a zaga da Sérvia. Vini Jr. chutou e o goleiro Vanja rebateu. Richarlison aproveitou o rebote e marcou ...
  • Compartilhe:

24/11/2022 BARREIRAS: MORADORES DE ÁREAS DA ZONA AZUL TÊM ATÉ 2 DE DEZEMBRO PARA SOLICITAR GRATUIDADE NOS ESTACIONAMENTOS Com a proximidade do início de cobrança da taxa de utilização da Zona Azul, previsto para o dia 5 de dezembro, a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras trabalha na emissão dos cartões que garantem a gratuidade do estacionamento para o público prioritário. Além da destina ...
  • Compartilhe:

24/11/2022 4° BEC ABRE CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR, EM BARREIRAS   Nesta segunda-feira, 21, a União por meio do 4º Batalhão de Engenharia de Construção – 4º BEC, em Barreiras, divulgou mais uma chamada pública para aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar e beneficiários que se enquadrem nas disposições da Lei n° 11.326/2006 ...
  • Compartilhe:

24/11/2022 BARREIRAS: PROFESSORAS DO TRADICIONAL COLÉGIO PADRE VIEIRA, EM RITMO DE COPA DO MUNDO     As professoras do tradicional Colégio Padre Vieira, em Barreiras, entraram no clima da Copa do Mundo e já estão prontas para torcer pelo Brasil na estreia contra a Sérvia. Esperamos que o bom astral das professoras dê sorte e energia positiva para a seleção brasileira no jogo de ...
  • Compartilhe:

24/11/2022 ANEEL: TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA DEVE SUBIR, EM MÉDIA, 5,6% EM 2023   A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição. A projeção da agência é que, no próximo ano, sete distribui ...
  • Compartilhe:

24/11/2022 BRASIL É FAVORITO NA ESTRÉIA NA COPA CONTRA A SÉRVIA NESTA QUINTA, 24   Está na hora. O momento que os brasileiros mais esperavam nesta Copa do Mundo chegou. Nesta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), o Brasil faz sua estreia na competição, diante da Sérvia, pelo Grupo G, no estádio de Lusail.   Apontado como o grande favorito para conquistar o he ...
  • Compartilhe:

23/11/2022 CASOS GRAVES DE COVID CRESCEM EM TODO O BRASIL   O boletim semanal Infogripe – divulgado hoje (23), no Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – revela um aumento de casos de covid-19 entre os registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A situação é observada em todas as regiões do país. A SRAG é uma co ...
  • Compartilhe:

23/11/2022 BARREIRAS: NEM OS VEREADORES SOUBERAM EXPLICAR COM CLAREZA OS CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA ZONA AZUL   A implantação da Zona Azul, marcada para o início de dezembro em Barreiras, provocou polêmica na sessão desta terça-feira, 22 de novembro, na Câmara Municipal de Barreiras. Nem os vereadores souberam explicar, com clareza, quais os critérios serão adotados para implantação deste no ...
  • Compartilhe:

23/11/2022 COPA DO MUNDO: JAPÃO VENCE ALEMANHA POR 2 A 1   A Copa do Mundo do Catar viu mais uma zebra nesta quarta-feira (23). Em jogo com cenário parecido ao de Argentina e Arábia Saudita na terça, a tetracampeã Alemanha dominou completamente o Japão no primeiro tempo, mas construiu uma curta vantagem de 1 a 0 em pênalti convertido por G ...
  • Compartilhe:

23/11/2022 ESPANHA APLICA GOLEADA HISTÓRICA NA COSTA RICA   A Espanha mostrou, nesta quarta-feira (23), toda a sua fúria. Com um futebol dominante, a seleção não tomou conhecimento da Costa Rica e aplicou uma goleada de 7 a 0, uma das 10 maiores da história, em sua estreia na Copa do Mundo do Catar. O jogo foi válido pelo Grupo E.    O pl ...
  • Compartilhe:

23/11/2022 TRE-PR VOLTA A APONTAR FALHAS E INDICA REJEIÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE SÉRGIO MORO Foto: Lula Marques / Agência PT O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná voltou a apontar falhas e se manifestou pela reprovação da prestação de contas de campanha do ex-juiz e senador eleito pelo estado Sergio Moro (União). No começo do mês, o tribunal já havia identificado inconsistência ...
  • Compartilhe:

23/11/2022 MOURÃO DIZ QUE VÊ MANIFESTAÇÕES PERDENDO A FORÇA E ACHA QUE BOLSONARO DEVE PASSAR FAIXA A LULA     O pedido de anulação de votos protocolado pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, não deve prosperar, na avaliação do vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos). Na terça-feira (22), a legenda pediu, sem provas, a invalidação de mais de 279,3 mil urnas eletrônicas ...
  • Compartilhe:

23/11/2022 FILHO DE SÉRGIO CABRAL É PRESO EM OPERAÇÃO CONTRA VENDA ILEGAL DE CIGARROS; PAI DESMAIA AO SABER   O filho do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, José Eduardo Cabral, foi preso na manhã desta quarta-feira (23) durante a operação Smoke Free, que mira o comércio ilegal de cigarros. A ação foi deflagrada em conjunto pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. ...
  • Compartilhe:

23/11/2022 BLACK FRIDAY HAVAN COM DIVERSAS OFERTAS E BENEFÍCIOS A Havan se antecipa e lança, no início de novembro, a campanha Black Friday campeã. Durante todo o mês, os clientes encontrarão em todas as 174 megalojas diversas ofertas e muitos benefícios que só a Havan tem, como o maior mix de produtos com mais de 350 mil itens, estacionamento gratui ...
  • Compartilhe:

23/11/2022 NOVO AEROPORTO DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES ESTARÁ PRONTO EM 8 MESES. OZIEL E JUSMARI COMEMORAM MAIS ESTA VITÓRIA. VEJA VÍDEO    
  • Compartilhe:

23/11/2022 BOLSONARO VOLTA AO PLANALTO APÓS 20 DIAS DE AUSÊNCIADO LOCAL DE TRABALHO PRESIDENCIAL   O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou ao seu local de trabalho, o Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (23), um dia após o PL apresentar um relatório golpista em que pede a invalidação de votos depositados em urnas de modelos anteriores a 2020. O mandatário não ia até o Planalto ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade