LÍDER INDÍGENA SONIA GUAJAJARA É COTADA PARA SER VICE EM CHAPA PRESIDENCIAL
24 de fevereiro de 2018

No começo do mês, o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos, admitiu à Folha que sua candidatura presidencial pelo PSOL “avançou bastante”. Avançou tanto, de fato, que há semanas um nome vem se fortalecendo dentro do partido para assumir como copiloto de sua chapa: a líder indígena Sonia Guajajara.

“Tudo caminha para Sonia ser a vice”, diz o deputado Marcelo Freixo, um dos entusiastas na sigla da composição que vem sendo tratada, no campo progressista, como uma esquerda “puro sangue”.

Ter uma mulher indígena ao lado do líder de um dos maiores movimentos de moradia do país foi um dos fatores que empolgou também o casal Caetano Veloso e Paula Lavigne, que tem cumprido papel informal de avalizador de candidaturas esquerdistas —como as de Boulos (Presidência), Freixo (Congresso) e o pastor Henrique Vieira.

À reportagem Lavigne disse estar “super dentro dessa chapa, que concentra o maior número de causas que a gente defende”. Já Caetano usou a dupla como sinônimo de coisa boa ao escrever no coletivo jornalístico Mídia Ninja sobre o som do Baiana System, banda que viu no Carnaval de Salvador. “É como se Boulos tivesse sido eleito presidente e Sonia Guajajara vice —e seu mandato estivesse dando certo.”

Ao contrário do coordenador do MTST, ainda sem partido, Sonia, 43, já é do PSOL. Filiou-se em 2011, após deixar o PT, decepcionada com “aquelas alianças lá com a Roseana”. Refere-se ao apoio prometido pelo PT nacional à então governadora do Maranhão, primogênita de José Sarney, dez anos atrás.

É do Estado vem a tribo de Sonia, os guajajaras. Ela saiu de lá pela primeira vez aos 15 anos, para fazer ensino médio num colégio interno agrícola em Minas, com suporte da Funai —hoje a pós-graduada em educação pela Universidade Federal do Maranhão coordena  a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

A ideia inicial, conta Sonia por telefone, era se candidatar ao Congresso, que não tem um parlamentar indígena desde o cacique xavante Mario Juruna, que naquele 1983 desdenhou do churrasco sem graça que lhe serviram na posse: “Gente branca não sabe comer carne”.

Em dezembro, a candidatura teve um “upgrade”: ela lançou uma carta se apresentando como postulante à Presidência, endossada pelo Setorial Nacional Ecossocialista do PSOL. Nela, pleiteia espaço para “os povos originários”: “Ocupamos as redes sociais, mas nem por isso deixamos de sofrer racismo, ver nossas lideranças sendo assassinadas, a juventude sem perspectivas, os direitos sendo retirados, os territórios invadidos ou sendo entregues ao agronegócio”.

A iniciativa “realmente fez com que o partido e o próprio Boulos se interessassem”. Daí a ideia de uma chapa conjunta, ainda na “fase de diálogo”, segundo ambos. Em março, o líder do MTST deve cravar se é ou não presidenciável.

DESCASO

Há anos Sonia frequenta o noticiário como porta-voz da causa indígena —que, para ela, nem mesmo o PSOL dá a merecida atenção. “Embora seja o partido que mais defende as minorias, ainda precisa se aprofundar bastante. Em todos os debates, a questão [dos povos originários] é superficial.”

No Rock in Rio 2017, ela subiu no palco a convite de Alicia Keys. Discursou ao som de “Kill Your Mama” (mate sua mamãe), música em que a cantora americana critica a humanidade, que “brinca de Deus” ao devastar a natureza.

No Carnaval do mesmo ano, Sonia posou com a atriz Leticia Sabatela, as duas com pinturas indígenas no rosto, após participarem do desfile da escola de samba Imperatriz Leopoldinense —ela não “vê como afronta, apropriação cultural” quando brancos adotam seus códigos culturais em fantasia, desde que não haja “deboche, caricatura”.

Em 2010, a líder guajajara irritou a senadora Katia Abreu ao lhe entregar num hotel em Cancun o prêmio Motoserra de Ouro. Então presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), ainda a quatro anos de virar ministra da Agricultura de Dilma Rousseff, Abreu era acusada por ambientalistas de tentar enfraquecer o Código Florestal.

Os inimigos continuam a se concentrar nas bancadas ruralista e evangélica, que “se juntam sempre para mandar capangas se armarem no campo e lutarem contra a demarcação das terras indígenas”, diz.

Em 2015, Marina Silva vestiu a camisa —um modelo cedido por Sonia e cuja estampa dizia “não à PEC2015”, a proposta de emenda constitucional que regulamenta a questão do solo indígena e quilombola e é, em termos gerais, desaprovada pelos atingidos.

Hoje a presidenciável da Rede “ um pouco desfocada”, afirma aquela que vem ocupando, na seara progressista, o posto de ícone ambientalista. “Marina meio que perdeu muito esse respaldo que ela tinha do setor ambiental, se distanciou bastante das causas. Acho que ela está meio atrapalhada.”

Sonia é fluente nos signos da esquerda brasileira. Para ela, Michel Temer é “golpista”, respaldar a candidatura de Lula é “defender a democracia” etc. Pela sua postura ativista, há quem a acuse de instrumentalizar a causa indígena como um todo —como ruralistas e alguns dirigentes que tentam articular o Partido Nacional Indígena, de viés mais direitista.

Ela reage à ideia. “Não posso dizer que nossa luta é para fortalecer A ou B, mas que nosso campo é de esquerda, isso é óbvio. Vou  me articular com PSDB, DEMMDB? Vou lá com o Alexandre Frota? Não vou de forma alguma.”

E unir-se a personalidades como Caetano e Paula Lavigne, diz, é uma forma de “dar visibilidade” a um assunto que costuma ser escanteado pela opinião pública. “A [cantora] Maria Gadú foi no Maranhão conhecer [uma aldeia], apoiar de alguma forma. Essa articulação com artistas é uma forma de sensibilizar, não ficar só nas redes sociais.”

 

Por Anna Virginia Balloussier, na Folha

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

17/10/2021 PREFEITO DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SERVIDOR PÚBLICO CLÁUDIO PEREIRA DA SILVA É com grande tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do servidor público, Cláudio Pereira da Silva, de 39 anos, ocorrido neste domingo, 17, no Residencial São Francisco em Barreiras. Profissional dedicado, Cláudio atuava como Inspetor de Saneamento Ambiental, na Vigilância em ...
  • Compartilhe:

17/10/2021 OPERAÇÃO FAROESTE: DESEMBARGADORA BAIANA PEDE PARA DEIXAR PRISÃO E CRITICA VAZAMENTO DE DELAÇÃO   A defesa da primeira desembargadora a firmar uma delação premiada no Brasil faz uma série de tentativas judiciais para obter benefícios à sua cliente quatro meses após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) validar o acordo. Sandra Inês Rusciolelli, que está afastada do Tribunal de Jus ...
  • Compartilhe:

17/10/2021 CORPO DE BOMBEIROS DETALHA ATENDIMENTO AS VÍTIMAS DE ACIDENTE NA BA-459, EM BARREIRAS   Bombeiros militares do 2º Grupamento (2º SGBM – 17º GBM) atuaram em um acidente envolvendo uma Fiat Strada e duas carretas, na manhã deste domingo (17), na BA-459, em Barreiras. A situação aconteceu à altura do km 124, no trecho do Anel da Soja, por volta das 7h. A picape teria perdi ...
  • Compartilhe:

17/10/2021 BARREIRAS: OFTALMOLOGISTA QUE SE SUICIDOU ESTARIA SOFRENDO DE DEPRESSÃO Após a veiculação da tentativa de homicídio, seguido do suicídio do oftalmologista Marcílio Cartaxo, 65 anos, ocorrido na noite deste sábado, 16, em Barreiras, o Mural do Oeste apurou, de acordo com informações de pessoas ligadas à família, que o médico oftalmologista sofria de forte dep ...
  • Compartilhe:

17/10/2021 CAMINHONEIROS DIZEM QUE PARAM NO DIA 1º CASO BOLSONARO NÃO ATENDA AS DEMANDAS DA CATEGORIA   Após uma série de tentativas de paralisação neste ano, caminhoneiros junto à frente parlamentar da categoria determinaram na noite deste sábado (16) que iniciam uma paralisação no dia 1º de novembro caso o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não atenda as demandas do setor. Os m ...
  • Compartilhe:

17/10/2021 SALVADOR: ADVOGADO CRIMINALISTA É PRESO EM FLAGRANTE APÓS MATAR NAMORADA NO RIO VERMELHO   O advogado criminalista, Luiz Meira, foi preso em flagrante na madrugada deste domingo (17) após assassinar a namorada, Kesia Stefany da Silva Ribeiro, de 21 anos, na Rua Barro Vermelho, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Os dois tinham um relacionamento e ele atirou na cabeça dela com ...
  • Compartilhe:

17/10/2021 PREFEITO DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO OFTALMOLOGISTA DR. MARCÍLIO CARTAXO Foi com tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do médico Oftalmologista, Dr. Marcílio Fernando de Souza Cartaxo, aos 65 anos, ocorrido nesse sábado, 16, em Barreiras. Marcílio Cartaxo exerceu brilhantemente a profissão de médico Oftalmologista e muito contribuiu na área da s ...
  • Compartilhe:

17/10/2021 BAHIA EMPATA COM O AMÉRICA-MG PELA 27ª RODADA DO BRASILEIRÃO; CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS
  • Compartilhe:

17/10/2021 BARREIRAS: CARMÉLIA DA MATA EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SERVIDOR CLÁUDIO PEREIRA DA SILVA   Nota Pesar pelo falecimento do Servidor e amigo Cláudio Recebi mais uma perda imensa para o quadro dos Servidores públicos municipais, a notícia do falecimento do Servidor Cláudio Pereira da Silva. Cláudio era inspetor de saneamento, um profissional exemplar e de grande coração. Nesse ...
  • Compartilhe:

16/10/2021 EXCLUSIVO: MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TENTATIVA DE HOMICÍDIO SEGUIDA DE SUICÍDIO OCORRIDA NA NOITE DESTE SÁBADO, EM BARREIRAS   O Mural do Oeste recebeu novas informações sobre o caso que chocou os barreirenses e toda população baiana na noite deste sábado, 16. O médico oftalmologista Marcilio Fernando de Souza Cartaxo, que atirou na esposa e logo após se suicidou, atirando em si mesmo, no bairro Sandra Regina, ...
  • Compartilhe:

16/10/2021 BARREIRAS: MÉDICO OFTAMOLOGISTA TENTA MATAR ESPOSA E EM SEGUIDA COMETE SUICÍDIO Na noite deste sábado, 16, por volta das 20h, ocorreu uma tentativa de homicídio e um suicídio no interior de uma residência localizada no bairro Sandra Regina, em Barreiras. Segundo informações, o médico oftalmologista Marcilio Cartaxo, de 65 anos, teria atirado na esposa e logo após se sui ...
  • Compartilhe:

16/10/2021 ÔNIBUS DE TURNÊ DO CANTOR TIERRY É FLAGRADO EM MANOBRA PERIGOSA NO PARÁ; CANTOR SE PRONUNCIOU SOBRE O CASO Um vídeo que começou a circular na internet nesta sexta-feira (15) mostra um ônibus com plotagem do cantor baiano Tierry fazendo manobras arriscadas e tentativa de ultrapassagem perigosa em rodovia do Pará. Segundo o artista, a equipe está em turnê e seguia para Itaituba, sudoeste paraense. As ...
  • Compartilhe:

16/10/2021 LEM: CONDUTOR EM VÍSIVEL ESTADO DE EMBRIAGUEZ É PRESO APÓS ATROPELAR PEDESTRE EM FAIXA   No inicio da noite deste sexta-feira (15), por volta das 18h45, uma mulher de 21 anos, foi atropelada por um veículo Saveiro/Volkswagen, quando fazia a travessia em uma faixa de pedestre na avenida Ayrton Senna, entre os bairros Santa Cruz e Florais Léa. Uma equipe do ROMU (Ronda Ostensiva ...
  • Compartilhe:

16/10/2021 CONCURSO PM GO: AUTORIZADO EDITAL COM 870 VAGAS; OUTRAS 695 VAGAS TAMBÉM ESTARÃO DISPONÍVEIS EM OUTROS CONCURSOS DO ESTADO   As forças de segurança do estado de Goiás terão contingente renovado em 2022. É que o termo de autorização para o concurso público previsto foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) na manhã desta segunda-feira (11/10). São 1565 vagas divididas entre a Polícia Militar, Pol ...
  • Compartilhe:

16/10/2021 CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS: PROCESSO SELETIVO DO IFBA SERÁ REALIZADO ONLINE   O enfrentamento à pandemia da COVID-19 ainda demanda cuidado e atenção. Por isso, mais uma vez, a edição 2022 do Processo Seletivo para cursos técnicos do IFBA não terá aplicação de prova presencial. O ingresso dos estudantes será possível por meio do procedimento digital de anál ...
  • Compartilhe:

16/10/2021 MAIS DE 800 ELETRÔNICOS SÃO APREENDIDOS EM OPERAÇÃO DA CIPRV; CIDADE DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES SERIA UM DOS DESTINOS DOS APARELHOS   Mais de 800 eletrônicos foram apreendidos, na nesta quinta-feira (14), durante operação do Tático Operacional da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado), o km 251 da BR 030, entre os municípios e Caetité e Brumado. Os itens irregulares estavam em dois ônibus ...
  • Compartilhe:

16/10/2021 GRAVE ACIDENTE COM ÔNIBUS DE TURISMO DEIXA 4 MORTOS E FERIDOS NA BR-135   Um grave acidente na cidade de Colônia do Gurgueia, Sul do Piauí, deixou quatro pessoas mortas – entre elas uma criança – e vários feridos na manhã deste sábado (16). Ainda não se sabe o que causou o acidente e nem quantas pessoas estavam no ônibus. Conforme o tenente Clá ...
  • Compartilhe:

16/10/2021 SENADO PODE VOTAR SUBSÍDIO PARA GÁS DE COZINHA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (19)   O Plenário do Senado se reúne na próxima terça-feira (19), quando poderá votar o projeto de lei que prevê subsídios para a compra de botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda (PL 2.350/2021). O texto conta com relatório favorável e, se aprovado, seguirá para a Câma ...
  • Compartilhe:

16/10/2021 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTE SÁDABO (16)
  • Compartilhe:

16/10/2021 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO ENTREGA CASAS POPULARES PARA FAMÍLIAS DO POVOADO SUCUPIRA Na tarde desta sexta-feira, 15, a moradora do povoado de Sucupira, Ana Paula da Silva de Jesus e seus sete filhos pequenos tiveram seus sonhos realizados: ter uma casa digna. Sua irmã Daiane também recebeu a sua nova casa. Uma iniciativa da Prefeitura de São Desidério por meio do Programa Munici ...
  • Compartilhe:

Publicidade