JUSMARI SOLICITA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO CONECTA BAHIA EM TODO O OESTE BAIANO

19 de abr de 2021

A deputada Jusmari Oliveira solicitou ao governador Rui Costa, por meio de Indicação a Assembleia Legislativa da Bahia, a implantação do projeto Conecta Bahia em todo o Oeste Baiano.

Segundo a parlamentar o programa Conecta Bahia será fundamental para promover a tecnologia da informação em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Angical, Catolândia, São Desidério, Cristópolis, Baianópolis, Cotegipe, Wanderley, Correntina, Santa Maria da Vitória, São Felix do Coribe, Serra do Ramalho, Sitio do Mato, Santana, Tabocas, Brejolândia, Serra Dourada, Canápolis, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Malhada, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Buritirama, Barra, Muquém do São Francisco, Campo Alegre de Lourdes, Ibotirama, Morpará, Macaúbas, e Oliveira dos Brejinhos.

Ela diz também que essas comunidades citadas precisam ser, a cada dia, melhor providas de sistema de Wi-Fi e ter um acesso cada vez mais qualificado a rede mundial de computadores. Um projeto desta envergadura além de facilitar a comunicação, promoverá um grande intercambio comercial, acesso a informação e promoverá mais cidadania para todos. Vale ressaltar que muitos destes municípios, mesmo os maiores, tem dificuldades com as conexões de internet e em grande parte dos povoados não se tem acesso a rede mundial de computadores e nem tão pouco a telefonia celular, ficando praticamente isolados do mundo. Na era das comunicações e das tecnologias não se pode admitir que seres humanos não tenham acesso a esses meios tão eficazes para promover a aproximação entre pessoas, difundir ideias, dinamizar a economia, proporcionar acesso mais rápido a saúde, entre tantos outros benefícios.

Face ao exposto, não tenho dúvidas que o Senhor Governador acolherá essa nossa indicação que significa um progresso muito grande para as cidades acima citadas.” Finalizou Jusmari.

ENTENDA O QUE É O PROJETO CONECTA BAHIA

O Projeto Conecta Bahia, previsto no PPA 2020-2023, visa promover a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação através de serviços públicos de provimento de Wi-Fi nas cidades do Estado, que possibilitará conectar, ligar, unir, aproximar o cidadão ao exercício da cidadania, ao conhecimento, ao Município e ao Estado. Trata-se de um primeiro passo de popularização da internet através do Governo do Estado que poderá ser continuada por outros projetos de expansão deste serviço nos municípios.
Na prática, caracteriza-se pela implantação de rede Wi-Fi, inicialmente, em 54 (cinquenta e quatro) municípios do estado da Bahia, obedecendo-se, dentre outros, às leis nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet) e nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), concentrando-se em praças públicas da cidade e/oupraças da ciência, conforme a disponibilidade, a partir da utilização de uma rede de acesso à internet provida pela prefeitura e/ou provedores de internet.
Como objetivos principais do projeto, destacam-se os seguintes pontos:
– Incentivar a utilização de serviços públicos digitais providos pelo município e Governo do Estado da Bahia;
– Empoderar a administração municipal e estadual na aproximação do cidadão às iniciativas públicas através das redes sociais;
– Promover o acesso à conteúdo educacional que desperte o cidadão para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação;
– Fomentar a cultura de internet nas praças por parte das prefeituras municipais na Bahia.

 

 

  • Compartilhe:

Publicidade