IBAMA APONTA RISCO DE PRESCRIÇÃO DE 5.000 INFRAÇÕES LAVRADAS NA GESTÃO BOLSONARO
14 de março de 2022

por Vinicius Sassine | Folhapress

 O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aponta em relatório o risco de prescrição de mais de 5.000 autos de infração ambiental lavrados no governo Jair Bolsonaro (PL).
O documento da Superintendência de Apuração de Infrações Ambientais do Ibama, obtido pela Folha, mostra que o órgão não vem conseguindo processar os autos de infração para encaminhamento a julgamento.
Uma etapa a mais, de conciliação ambiental, foi criada no governo Bolsonaro como forma de enfraquecer a fiscalização ambiental, uma bandeira do presidente desde os tempos de deputado federal.
O acúmulo de processos chegou ao ponto de provocar um risco real de prescrição -quando não pode mais haver punição, em razão da perda do prazo- de autos de infração lavrados em 2020, o segundo ano do mandato de Bolsonaro.
Segundo servidores, o prazo para prescrição é de três anos, caso não haja julgamento ou atos processuais que interrompam o período.
O risco de prescrição é apontado pelo próprio superintendente de Apuração de Infrações Ambientais, Rodrigo Gonçalves Sabença, em um ofício de 26 de novembro de 2021. O documento foi enviado aos superintendentes do Ibama nos estados.
O Ibama e o MMA (Ministério do Meio Ambiente) não responderam aos questionamentos da reportagem.
A paralisia e o risco de impunidade de infrações ambientais ocorrem num momento de recorde de desmatamento da Amazônia e do cerrado.
No período de agosto de 2020 a julho de 2021, a Amazônia perdeu 13.235 km2 de vegetação, conforme dados oficiais do Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O número representa um aumento de 22% em relação ao ciclo anterior, e é o maior desde 2006.
No cerrado, a perda foi de 8.531 km2 de agosto de 2020 a julho de 2021, segundo dados do Prodes. O salto foi de 7,9% em relação ao ciclo anterior, e foi o maior desmatamento desde 2015.
No ofício, o superintendente buscou soluções junto aos superintendentes nos estados para o acúmulo de processos.
De acordo com o documento, o total de autos de infração lavrados em 2020, acrescido de 10% do passivo existente, chega a 10.102 casos. Esses são os processos que necessitam de algum tipo de instrução processual, de forma que o prazo de prescrição seja interrompido.
O superintendente calculou serem necessários 27.276 atos para instrução dos processos.
“De junho a outubro foram produzidos 5.096 atos processuais, o equivalente a 1.887 processos. Mantido o atual ritmo de produção, provavelmente produziremos cerca de 10.000 atos processuais, o equivalente a 3.700 processos de auto de infração”, cita o ofício.
“Ou seja, o Ibama conseguirá instruir apenas 40% dos autos lavrados em 2020 mais 10% que foram tratados no âmbito da conciliação. Os outros 50% ficarão no GN-P aguardando pela instrução processual que poderá não ocorrer antes da prescrição do auto”, prossegue o documento de 26 de novembro.
Assim, em relação ao total de processos, o risco de prescrição existia para 5.051 autos. GN-P, área citada no ofício, é o grupo que prepara e classifica os processos de apuração de infrações ambientais.
A realidade do Ibama no Pará, estado com os piores índices de desmatamento da Amazônia, corrobora o risco de prescrição de processos.
Entre as 27 unidades da federação, o Pará era o estado com a maior meta de atos processuais necessários, 3.000, conforme informado no ofício do Ibama. A quantidade era superior à previsão para a própria sede do órgão, em Brasília.
O documento mostra que, mesmo assim, apenas 20 processos foram distribuídos na superintendência entre junho e outubro de 2021. A distribuição semanal foi suspensa (a exemplo de Amazonas, Acre, Alagoas e Sergipe), e não havia uma definição do potencial de análise de casos até maio deste ano.
Servidores do Ibama afirmaram à Folha, sob a condição de anonimato, que o superintendente do órgão no Pará, Washington Luis Rodrigues, enviou 10.000 processos a Brasília de uma única vez, sem qualquer despacho, o que ampliou o risco de prescrição em massa dos autos.
Um decreto de Bolsonaro em 2019 instituiu as audiências de conciliação ambiental, para onde as multas aplicadas pelos fiscais devem ser encaminhadas. Processos podem ser encerrados a partir de soluções como descontos para pagamento, parcelamento ou conversão da multa em algum serviço ambiental.
Um levantamento feito por pesquisadores da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e da ONG WWF-Brasil mostrou que 98% dos 1.154 autos de infração lavrados na Amazônia por desmatamento ilegal (entre outubro de 2019 e maio de 2021), por exemplo, estavam parados, sem conciliação. O estudo foi divulgado em dezembro de 2021.
A conciliação ambiental é uma herança da gestão de Ricardo Salles no MMA. Ele deixou o cargo de ministro em junho de 2021.
Um mês antes, Salles foi alvo da operação Akuanduba, da Polícia Federal, que investiga suspeitas de corrupção e facilitação de contrabando no envio de madeira ilegal ao exterior.
O presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, aliado de Salles, chegou a ser afastado do cargo por 90 dias, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Bim, ao fim do afastamento, retornou ao cargo.
A operação da PF se concentrou no envio de madeira extraída no Pará. Um despacho de Bim, assinado em 25 de fevereiro de 2020 (uma terça-feira de Carnaval), dispensou a necessidade de autorização de exportação de madeira. O STF determinou a suspensão dos efeitos desse despacho.
Técnicos do Ibama ouvidos pela PF afirmaram que cerca de 3.000 cargas de madeira da Amazônia no Pará foram exportadas a diversos países sem autorização do órgão.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

13/06/2024 PARTICIPAÇÃO DAS JUNINAS REMELEXINHO CEARENSE E LUAR DO SERTÃO ANIMAM O ARRAIÁ DA VILA DOS FUNCIONÁRIOS O mês de junho é contagiado pelo ritmo dos festejos juninos e neste sábado (10), a Vila dos Funcionários foi o destino da alegria contagiante do São João. As apresentações no Arraiá da Vila dos Funcionários contou com o apoio da Prefeitura de Barreiras, por meio dos recursos da Lei Aldir ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ENCAMINHA AO LEGISLATIVO PROJETO DE LEI QUE VISA CONTRATAÇÃO DE CRÉDITO PARA CONCLUIR A CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL Com mais de 13 mil metros quadrados de área construída, em uma área total de mais de 30 mil metros quadrados, o Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza é o maior Hospital Municipal em construção no interior do Estado e contará com seis módulos e capacidade para 150 leitos para internaç ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 SECRETÁRIOS E EQUIPES DA GESTÃO MUNICIPAL DISCUTEM DETALHES SOBRE A ELABORAÇÃO DO ESTUDO TÉCNICO PARA PPP DO HOSPITAL MUNICIPAL, APRENSENTADO PELOS CONSULTORES DA FESPSP Secretários e demais equipes da gestão municipal de Barreiras participaram na quarta-feira (5), da visita técnica de estruturação do estudo de viabilidade técnica, operacional, econômica e jurídica, para a estruturação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), para concessão administ ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO FAZ ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O SÃO JOÃO DO SÍTIO GRANDE Muito forró, alegria e animação estão garantidos para o São João do Sítio Grande, organizado pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT). A estrutura do circuito da festa já está preparada para duas noites de muita música e descontração. ...
  • Compartilhe:

13/06/2024 BAHIA FARM SHOW 2024: ESPAÇO DA AGRICULTURA FAMILIAR É ATRAÇÃO PARA OS VISITANTES Com o tema: Agro, Herança do Brasil, a Bahia Farm Show está aberta para visitação, desde terça-feira (11), com grande destaque para o espaço destinado para o artesanato e alimentos produzidos pela agricultura familiar. Este é um dos atrativos da feira de tecnologia agrícola, que deverá rece ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 GENERAL BRAGA NETO VISITA A BAHIA FARM SHOW O General Braga Neto foi recepcionado por David Schmidt e produtores durante a visita dele à Bahia Farm Show 2024. David Schmidt é uma figura proeminente do agronegócio e ex presidente do sindicato dos produtores rurais. A presença de Braga Neto na Bahia Farm Show não é uma agenda política e ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS MUDA NOME DA PRAÇA DO SENTIDOS PARA JUVENAL FERNANDES DE SENA Na noite desta terça-feira, 11 de junho, a Câmara Municipal de Barreiras aprovou, por unanimidade, a mudança de nome da Praça dos Sentidos, localizada na Vila dos Sas, para Praça Juvenal Fernandes de Sena. A iniciativa visa homenagear o ilustre cidadão conhecido popularmente como Seu Vena, que ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 BARREIRAS: POR QUESTÕES HUMANITÁRIAS, CÂMARA NÃO PODE NEGAR EMPRÉSTIMO COM A FINALIDADE EXCLUSIVA DE CONCLUIR O HOSPITAL MUNICIPAL Todos sabem que, pela primeira vez em sua história, um prefeito de Barreiras teve a sensibilidade e a coragem de construir um Hospital Municipal para atender a população que mais precisa. Nesta terça-feira, 11 de junho, Zito Barbosa encaminhou à Câmara Municipal, um pedido de autorização par ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 POLÍCIA REGISTRA FEMINICÍDIO EM SERRA DO RAMALHO Foi noticiado na Unidade Policial  que nesta terça-feira (11), ocorreu um crime de feminicídio, tendo como vítima a Sra. MARIA MÁRCIA CONSTÂNCIA DA SILVA, de 39 anos. Fato este ocorrido na residência da vítima, situada na Travessa da Rua C, número 13, Agrovila 02, Serra do Ramalh/BA. O prin ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PEELING DE FENOL: SAIBA O QUE É E QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS A morte de um jovem de 27 anos, em São Paulo, decorrente de complicações geradas por um peeling de fenol levantou o debate acerca do procedimento. O rapaz fez o procedimento em uma clínica estética. A dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer o peeling. A polícia inve ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 IBOTIRAMA: MORADORES ENCONTRAM JIBOIA DE MAIS DE UM METRO NO BAIRRO ALTO DO FUNDÃO Moradores da rua Tamburiu, no Alto do Fundão, em Ibotirama, foram surpreendidos nesta terça-feira (11) por um encontro inesperado: uma jiboia de mais de um metro de comprimento apareceu no quintal de uma casa da localidade. Os próprios moradores agiram rapidamente, mobilizando-se para garantir a ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS TRABALHA EM RITMO ACELERADO NA MONTGEM DA ESTRUTURA DA FESTA MAIS ESPERADA DO ANO Com data já confirmada para acontecer entre os dias 20 a 23 de junho, a Prefeitura de Barreiras concentra esforços na preparação do maior São João da Bahia com a montagem e estruturação da festa mais aguardada pela população do Oeste e de outros estados brasileiros, que aproveitam a data f ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 LANÇAMENTO DO PROJETO INTEGRACHAGAS BRASIL EM SÃO DESIDÉRIO REUNIU PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PESQUISADORES, LIDERANÇAS DO MUNICÍPIO E PÚBLICO EM GERAL A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa segunda-feira, 10 de junho, no Centro Cultural, o lançamento do Projeto IntegraChagas Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada em parceria com Instituto Nacional de Infe ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONCURSO SAÚDE VITÓRIA DA CONQUISTA: GRANDE OPORTUNIDADE PARA ENFERMEIROS Para você que é profissional da saúde e busca estabilidade e crescimento na carreira, Vitória da Conquista, na Bahia, traz notícias animadoras. Foi anunciado o edital do concurso público na área de saúde, especificamente para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esta é uma grande chance ...
  • Compartilhe:

12/06/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (12)
  • Compartilhe:

11/06/2024 OTONIEL TEIXEIRA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE ADRIANA DO AÇOUGUE A VEREADORA DE BARREIRAS NO BAIRRO VILA BRASIL   Na noite desta segunda-feira, 10, o vereador e pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, marcou presença no evento de lançamento da pré-candidatura a vereadora de Adriana do Açougue, uma liderança conhecida e respeitada no bairro Vila Brasil. O evento reuniu um grande pú ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: CÂMARA APROVA HONRARIAS; SAIBA QUEM RECEBEU E QUEM FEZ AS INDICAÇÕES   Na tarde de ontem, dia 10 de junho de 2024, o Plenário da Câmara de Vereadores de Buritirama no oeste da Bahia, sob a condução do Senhor Presidente, Vereador Odair Ribeiro de Souza, aprovou as honrarias para pessoas vivas que prestaram e/ou prestam serviços no município, com reconhecime ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 BURITIRAMA: PREFEITO ARIVAL VIANA PREFESTIGIA ENCERRAMENTO DE CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL EM AVICULTURA BÁSICA   O prefeito de Buritirama, Arival Viana, acompanhado do Secretário de Agricultura do município, Geraldo Cruz, esteve presente na sede da Associação dos Agricultores Familiares de São José para prestigiar o encerramento de mais um Curso de Formação Profissional Rural em Avicultura Bási ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 PRIMEIRA ATRAÇÃO DO SÃO JOÃO DE BAIANÓPOLIS É DIVULGADA; CONFIRA   A Prefeitura de Baianópolis, liderada pela prefeita Jandira Xavier, anunciou recentemente a primeira grande atração do São João de Baianópolis 2024. A dupla Marcelo e Rayane, conhecida por seus sucessos no sertanejo e forró, foi confirmada e se apresentará no dia 29 de junho, prometen ...
  • Compartilhe:

11/06/2024 VIVEIRO MUNICIPAL DE PRODUÇÃO DE MUDAS RECEBE VISITA DOS ESTUDANTES E EQUIPES DA ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL PEREIRA GOMES   Integrando as ações da Semana do Meio Ambiente em Barreiras, na quinta-feira (6), alunos e equipes da Escola Municipal Miguel Pereira Gomes, do Tatu, visitaram o Viveiro Municipal de Barreiras no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas. Além de ser referência em ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade