EVENTO VIRTUAL ABRE PROJETO QUE CELEBRA 100 ANOS DE PAULO FREIRE

13 de maio de 2021

A webconferência ‘Esperança, Diálogo e Amorosidade no pensamento freireano’ abre nesta quinta-feira (13) o Projeto de Extensão do Departamento de Ciências Humanas do Campus IX da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) de Barreiras, com foco no centenário de nascimento de Paulo Freire.

O debate tem como convidada a professora Maria Aparecida Vieira (Ceres UFRN) e mediação do professor Heron Ferreira Souza (Ifbaiano). A transmissão se dará pelo canal de Pedagogia da Uneb, no Youtube, às 19h.

Com programação prevista até novembro, o projeto conta com parceria de diversas instituições, como a Academia Barreirense de Letras (ABL), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), o Instituto Federal da Bahia (IFBA Campus/Barreiras) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano/Serrinha).

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Marilde Queiroz Guedes, outros eventos virtuais já foram programados. Além das webconferências, com uma a cada mês, atividades paralelas estão previstas, a exemplo dos ‘Círculos de Leitura Centenário Paulo Freire’, desenvolvido em conjunto com a ABL.

O primeiro dos três círculos previstos acontece dia 26 de maio (aniversário de Barreiras) sob o tema ‘A importância do ato de ler (obra de Freire), com exposição dos professores Ananda Lima, Atauan Queiroz e Marilde Guedes.

A mediação será do presidente da ABL, Valney Rigonato, que defende a parceria com outras instituições no fomento de atividades culturais para Barreiras e região. Vale lembrar que a academia já abriu sua programação relativa aos 130 anos de emancipação política da cidade, com evento virtual dia 07 de maio.

CENTENÁRIO – O objetivo central do projeto de extensão ‘Esperança, diálogo e amorosidade: categorias reflexivas no centenário de Paulo Freire’ é manter viva a presença deste educador, referência em todo o mundo dentro e fora dos ambientes escolares e acadêmicos.

As ações programadas pretendem refletir sobre sua obra e fomentar, de acordo com o projeto, “uma educação democrática e humanizadora, em que a esperança, o diálogo e a amorosidade sejam fundamentos básicos da educação”.

SERVIÇO – O acesso à webconferência desta quinta (13), 19h, é pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ywBf6mein4E

Texto Miriam Hermes/ABL

 

  • Compartilhe:

Publicidade