ESTRATÉGIA SE FRUSTA, E ALCKMIN CHEGA À RETA FINAL ENCOLHIDO
4 de outubro de 2018

 

A facada foi em Jair Bolsonaro (PSL), mas Geraldo Alckmin (PSDB) é quem sentiu o golpe. Depois do ataque ao capitão, em 6 de setembro, em Juiz de Fora (MG), as previsões da campanha tucana uma a uma caíram e não houve reação que surtisse efeito.

O candidato chega às vésperas da eleição sem mudar de patamar de intenção de voto, com uma candidatura politicamente encolhida após sucessivos abandonos de aliados e pouca perspectiva de sobreviver ao primeiro turno.

O prazo estipulado por Alckmin para esboçar reação se estreitou. Era depois da Copa. Passou para agosto. Meados de agosto. Só em setembro. Segunda quinzena de setembro. Últimos 15 dias. Últimos sete dias. Últimos três dias. Em seu entorno ainda se fala em reviravolta, mas há pouca convicção.

O ambiente mudou. Antes do dia 6, cercado pela confiança de aliados e equipe, o tucano montava um arsenal para avariar a guarda do capitão reformado. Alckmin concentrava esforços em articulações políticas e em gravações para a propaganda de TV.

Suas agendas públicas eram majoritariamente feitas de encontros com lideranças e simpatizantes, em ambientes minimamente controlados.

Aliados lotavam sua caixa de e-mails. Em Pelotas (RS), no final de agosto, divertiu-se ao reler mensagem sugerindo que atravessasse o rio São Francisco a nado. “Em campanha, todo mundo é técnico de futebol. Tem algum palpite para dar”, constatou.

Dias depois, com uma semana de horário eleitoral na televisão e no rádio, o dono da metade do tempo disponível para a propaganda política começava a ver seus esforços surtirem efeito.

Ainda que não tivesse subido nas pesquisas, a ofensiva aprofundava a rejeição a Bolsonaro, segundo a campanha. A aposta era que Fernando Haddad, depois de finalmente oficializado candidato do PT, encostaria no candidato do PSL, levando a uma recuperação do voto antipetista pelo PSDB. Aí veio a facada.

Como os demais postulantes, o tucano suspendeu os ataques a Bolsonaro. Foram cerca de dez dias de trégua, até que a impaciência tomou aliados. O capitão estava estável, e Alckmin mantinha sua habitual ponderação.

Pressionado, o tucano concordou em subir o tom. Foi para o estúdio gravar propagandas apontando o risco de venezuelização do Brasil, com descontrole econômico e social e autoritarismo.

Intensificou agendas de rua. Caminhadas por calçadões se tornaram diárias, especialmente em São Paulo, o estado que o elegeu três vezes governador, duas no primeiro turno. Queria, nos minutos diários em que o noticiário na TV dedica à agenda dos candidatos, aparecer com o povo.

Moças e moços de calça verde e camiseta amarela fecharam contrato por pouco mais de R$ 1.000 para um mês de campanha. Com coreografias feitas para os jingles tocados em espiral, aguardavam o candidato chegar sob chuva (Guarulhos) ou no calor de 30ºC (Santo André). Os atrasos viraram piada: até José Serra estava mais pontual.

As agendas não atraíram multidões. Militantes do PSDB deram volume aos atos, mas a receptividade nas ruas foi, em geral, calorosa. Se fotos dessem votos, brincava-se, o tucano finalmente deslancharia.No bairro da Liberdade, na capital paulista, dias atrás, uma simpatizante entregou a Alckmin um pacote de pão de mel. Ele comemorou. “A última vez que almocei foi no mês de agosto”, brincou.

Mesmo entre aliados, o tucano não dá sinais de abatimento. Bolsonaro se mantém isolado na liderança, seguido por Haddad. Estrategistas da campanha do PSDB duvidam de vitória no primeiro turno. Mencionam a vantagem de votos que o deputado precisaria abrir e o bom desempenho esperado do PT no Nordeste.

Interlocutores ensaiam teses sobre a campanha. Elencam, primeiro, o palanque duplo em São Paulo. O argumento decisivo de Alckmin para conquistar o apoio do centrão, em julho, era que seus 30% de votos paulistas o garantiam no segundo turno. Entregou até agora metade disso.

O segundo problema, apontam, é o desgaste do PSDB e seus constrangimentos semanais com operações policiais, prisões e traições. Um dos fundadores do partido, Xico Graziano esperou a última semana da eleição para anunciar sua desfiliação e declarar voto em Bolsonaro.

Ex-chefe de gabinete e aliado de Fernando Henrique Cardoso, Graziano alegou decepção com o pragmatismo de Alckmin ao se aliar ao centrão. “Decisão dele, naturalmente. Trabalhou comigo, não trabalha mais. Cada um é cada um. Repito: meu voto será em Alckmin”, disse FHC.

A terceira questão apontada pela campanha tucana é o PT, que se desobrigou de atacar Bolsonaro e se refugiou no que veem como vitimismo decorrente da prisão de Lula.

Por fim, concluem, o perfil do candidato parece ter se provado moderado demais para o momento do país.

 

Com informações da Folhapress.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

22/10/2021 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTE SÁBADO
  • Compartilhe:

22/10/2021 CLIMATEMPO ALERTA PARA RISCO DE TEMPORAIS NA REGIÃO COM VENTOS DE ATÉ 70KM/H; PREFEITURA DE BARREIRAS EMITE COMUNICADO   A circulação de ventos entre a baixa e média atmosfera estão favorecendo a formação de nuvens carregadas em parte do Nordeste do Brasil. A chuva forte que foi vista nesta quinta-feira, 21, deve se repetir hoje, sexta-feira, 22. Ficam em alerta para o risco de temporais quase todo o esta ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 AO LADO DO PREFEITO MIGUEL CRISÔSTOMO, A DEPUTADA JUSMARI CONFERE O INÍCIO DO ASFALTO PARA CARIPARÉ E VISITA DIVERSAS OBRAS EM RIACHÃO DAS NEVES   A quinta-feira, 21 de outubro, foi de alegria em Riachão das Neves. Ao lado do prefeito Miguel Crisôstomo, a deputada Jusmari Oliveira percorreu diversas obras que estão sendo realizadas na cidade e na zona rural. Uma das principais, foi o início da terraplanagem e pavimentação asfálti ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 ROUND 6: SÉRIE VIRA ISCA PARA APLICAÇÃO DE GOLPES ONLINE   O sucesso de Round 6, série produzida pela Netflix, está sendo aproveitado por criminosos que aplicam golpes na Internet. De acordo com a Avast, empresa de soluções em segurança digital, aplicativos fraudulentos foram encontrados usando indevidamente nome e imagens temáticas da série ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 BARREIRAS: SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA SOBRE NOVO LOCAL DE VACINAÇÃO 
  • Compartilhe:

22/10/2021 GOVERNO DO ESTADO VAI ANTECIPAR SALÁRIO DE SERVIDORES O Governo do Estado vai antecipar o salário de ativos e pensionistas para 28 de outubro, quando é comemorado o Dia do Servidor. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22), após conversa por telefone entre o governador em exercício, Adolfo Menezes, e o governador Rui Costa, que está em missão ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 BARREIRAS: VACINADORES SOFRERAM DURANTE CHUVA NESTA QUINTA-FEIRA; VEJA VÍDEO     A chuva caiu com intensidade em Barreiras nesta quinta-feira, 21 de outubro, e acabou atingindo os vacinadores que trabalham no Parque de Exposições da cidade, no posto de vacinação contra a covid. A população também ficou embaixo d’água na fila de vacinação. ”Rec ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 FILIAÇÃO DE MORO AO PODEMOS JÁ TEM DATA E LOCAL   Sergio Moro se filiará ao Podemos no dia 10 de novembro, num evento híbrido no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Será o primeiro passo oficial na disputa ao Palácio do Planalto. A estratégia da cúpula do partido é que seja um ato de impacto, com a participação de políticos ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 BAHIA: ESTUDANTE É PRESO SUSPEITO DE ATENDER COMO MÉDICO EM HOSPITAL Um estudante acusado de se passar por médico foi preso nesta sexta-feira (22) em Feira de Santana. O acusado foi levado para a 2ª Delegacia, no Complexo de Delegacias, no bairro do Sobradinho, onde presta depoimento. A suspeita é que os atendimentos feitos pelo aluno de medicina eram através do ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 DEPUTADA JUSMARI LANÇA PROPOSTA PARA TRANSFORMAR UNEB DE BARREIRAS EM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE A deputada Jusmari Oliveira vai trabalhar  para que a UNEB de  Barreiras, ganhe autonomia e seja transformada na Universidade Estadual do Oeste. A pauta lançada  por  Jusmari, em reunião realizada com o diretor da  UNEB de Barreiras, professor  Joaquim Neto e professores representando os div ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 SÃO DESIDÉRIO: FAMÍLIAS DA COMUNIDADE DE RIO GRANDE DO MORRÃO RECEBEM CASAS POPULARES “Morava em uma casa onde o terreno foi vendido sem eu saber e do dia para noite me vi sem um teto para morar com minha mãe que tem problemas psiquiátricos. Mas graças a Deus a prefeitura olhou por nós e fomos contempladas com esse programa de habitação. Hoje sou feliz, porque essa nova casa ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 BARREIRAS: VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 ALCANÇA ADOLESCENTES A PARTIR DE 15 ANOS A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 15 anos. Para esta etapa, foram disponibilizadas 2.910 doses do imunizante da Pfizer/Biontech. A vacinação, como de costume, acontece no Posto de ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 CHUVA EM BARREIRAS FOI MARCADA POR FORTES VENTOS E MUITOS RAIOS; VENTANIA CAUSOU PREJUÍZOS EM POSTO DE COMBUSTÍVEL   Os moradores de Barreiras foram surpreendidos com uma chuva intensa na noite desta quinta-feira, 21. Muitos raios e fortes ventos foram observados em quase toda a cidade. Nas redes sociais e grupos de whatsapp, dezenas de pessoas relataram a surpresa e o medo provocado pelos raios que atingia ...
  • Compartilhe:

22/10/2021 MURAL DO OESTE ENTREVISTA: EX-PREFEITO DE BARREIRAS, PAULO BRAGA FALA SOBRE SUA TRAJETÓRIA POLÍTICA
  • Compartilhe:

22/10/2021 MURAL DO OESTE ENTREVISTA: DR. REGINALDO MELO FALA SOBRE SUA TRAJETÓRIA NA CIDADE DE BARREIRAS
  • Compartilhe:

21/10/2021 ANGICAL: CORPO DE MOTORISTA É ENCONTRADO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO EM FAZENDA   Foi encontrado o corpo do motorista de caminhão identificado como Jaber Guedes Soares, 40 anos, natural de Malta (PB), que de acordo com registro policial, desapareceu por volta das 18h30 de segunda-feira (18). O desaparecimento: De acordo com o companheiro de viajem de Jaber, eles faziam o ...
  • Compartilhe:

21/10/2021 OESTE DA BAHIA TEM PREVISÃO DE MAIS CHUVA NESTA SEXTA-FEIRA; CONFIRA NA PREVISÃO
  • Compartilhe:

21/10/2021 BARREIRAS: PREFEITURA PUBLICA EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS MÉDICOS, PARA ATENDIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA E ESPECIALIZADA A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Saúde, publicou nesta quarta-feira (20), o Edital de Chamamento Público 004/2021, que torna pública a realização do credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços médicos na Atenção Básica e na Média Complexidade Ambu ...
  • Compartilhe:

21/10/2021 BOLSONARO ANUNCIA BENEFÍCIO A CAMINHONEIROS; AJUDA DEVE SER DE R$ 400 MENSAIS No dia em que o governo acertou um acordo para modificar a regra do teto de gastos, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira, 21, criação de um benefício para caminhoneiros sem, porém, informar a fonte dos recursos. “Números serão apresentados nos próximos dias, vamos atender ...
  • Compartilhe:

21/10/2021 BARREIRAS: APÓS REUNIÃO DO DIRETÓRIO DO PARTIDO, VEREADOR VALDIMIRO É EXPULSO DO PODEMOS; INFORMAÇÃO FOI CONFIRMADA PELO PRESIDENTE MUNICIPAL DA SIGLA   O vereador de Barreiras Valdimiro José Dos Santos Filho foi expulso do PODEMOS, segundo informações repassadas ao Mural do Oeste pelo presidente municipal do partido, Binha Novaes. Segundo o presidente da sigla, a decisão foi tomada por unanimidade durante reunião do diretório do PODEMO ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade