ESCOLA DE GOIÂNIA PASSAM A USAR DETECTORES DE METAL EM MOCHILAS DE ALUNOS
4 de maio de 2023

 

Foto: Prefeitura de Goiânia

Escolas municipais de Goiânia começaram a utilizar detectores de metal para revistar mochilas de alunos. A medida, iniciada na terça (2), visa impedir que estudantes entrem com facas, tesouras pontiagudas, armas de fogo e munições nas 376 unidades da prefeitura, em uma tentativa de evitar ataques como o ocorrido em escola de São Paulo e em creche de Blumenau (SC).
A gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) diz que não houve ocorrência de violência dentro de suas escolas neste ano. O comando da Guarda Civil também afirma não ter registrado nenhum incidente desse tipo.
A medida levanta discussão sobre a eficácia da estratégia de segurança para 110 mil estudantes matriculados na rede de ensino da cidade. O secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, o Sintego (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás) e pais de alunos divergem sobre a necessidade do aparelho.
De acordo com a prefeitura, a inspeção é realizada na entrada de cada instituição por agente de apoio educacional, contratado para atuar como porteiro ou servente.
No total, segundo Bessa, as instituições de ensino receberam R$ 376 mil -cada uma conseguiu R$ 1.000 para a compra dos equipamentos.
O recurso foi encaminhado às unidades na última quarta-feira (26). Agora, os alunos do 5º ao 9º anos podem voltar a usar mochilas, que estavam proibidas nas escolas desde o dia 18 de abril.
O secretário disse que adotou medidas mitigadoras para oferecer maior segurança à comunidade escolar. “O ideal é que tivéssemos um guarda na porta de cada escola”, disse.
Em ofício enviado a diretores, Bessa determinou a imediata aquisição de pelo menos dois detectores de metal para cada escola. Uma das unidades que começaram a usar o equipamento é a Bom Jesus, localizada no Jardim Novo Mundo, região leste da capital, uma das que concentram maior índice de criminalidade na cidade.
A diretora Kátia Oliveira de Barros disse aprovar a medida, que, segundo ela, é usada em mochilas de crianças a partir de seis anos. “São alunos do primeiro ano, porque podem trazer um objeto inadequado, como tesoura, e cortar o cabelo de outra criança.”
Além de usar detector de metal, a escola implantou concertinas e portas de acionamento automático, além de 16 câmeras de monitoramento fora da sala de aula, cujas imagens são acompanhadas pelo sistema de monitoramento da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.
A vendedora Maria Oliveira, 35, responsável por uma criança matriculada na rede, diz que se preocupa com a onda de violência nas escolas, mas discorda da medida.
“Nossa sociedade está doente. Não faz sentido monitorar mochilas de crianças, já que nesta fase os professores pegam todo o material delas dentro da sala, até para ajudá-las a fazer as atividades. É diferente do caso de alunos adolescentes”, disse.
De acordo com a secretaria, já adotaram a medida os centros de educação infantil do Jardim do Cerrado 1 e da Vila Mauá, nas regiões oeste e sudoeste de Goiânia, respectivamente.
A presidente do Sintego, Bia de Lima, afirmou que é desnecessário o uso de equipamentos em mochilas de alunos da educação infantil.
“É algo bizarro e descabido, porque é perda de tempo pegar crianças pequenas para passar detector de metais no que elas carregam”, afirmou. “Continuamente há escolas invadidas. Por isso, deveria haver guardas na porta das escolas.”
Segundo o comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Wellington Paranhos, a corporação não registrou nenhum incidente de violência nas instituições de ensino neste ano.
Ele discorda da necessidade de ter mais efetivo para aumento da segurança. “É humanamente impossível colocar um agente em cada unidade”, diz.
De acordo com Paranhos, além da medida com detector de metal, as escolas têm recebido palestras de 46 guardas, enquanto cães farejadores tentam identificar possíveis drogas, armas e munições. A equipe se divide em duplas para visitar as unidades de ensino diariamente, segundo ele.
A Secretaria de Educação diz que tem desenvolvido trabalho pedagógico para que as crianças não se sintam intimidadas com a nova rotina.
Bessa afirma reconhecer que a medida será insuficiente se não houver mobilização fora das escolas.
“Não adianta aumentar muro, colocar concertina e detectores, se não houver parcerias dos pais, responsáveis e da sociedade em geral. Pais precisam vistoriar as mochilas e ficar atentos ao que os filhos fazem nos celulares e redes sociais. É necessário que todos assumam sua parcela de contribuição.”
O que dizem especialistas
Conforme apontado pela Folha, estudos indicam que o trabalho policial é essencial na investigação de suspeitos, não na segurança ostensiva das escolas. Segundo especialistas, a prevenção aos ataques se mostra mais eficiente quando ela tem a participação de professores, funcionários e pais.
Segundo Justin Heinze, diretor do Centro Nacional para Segurança nas Escolas dos Estados Unidos e professor da Universidade de Michigan, é preciso agir com base em evidências, e medidas de segurança adotadas no país desde o ataque de Columbine, em 1999, não indicaram um aumento na prevenção de tiroteios.
“As formas de prevenção que defendemos hoje em dia envolvem o ambiente escolar, desenvolver a confiança de professores e até alguns alunos que possam avaliar as ameaças, acionando grupos multidisciplinares que possam atender alunos se houver a avaliação de que são um perigo para si ou para outros”, diz.

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

22/06/2024 COM PESAR COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE DONA DINÔ, MÃE DA EX-VICE-PREFEITA REGINA FIGUEIREDO E DO EX-VEREADOR JORGE FIGUEIREDO   Com pesar o Mural do Oeste comunica o falecimento de Dona Eudina Rocha Figueiredo, conhecida como Dona Dinô. Ela dedicou sua vida a família, aos amigos e sempre foi uma pessoa muito respeitada na sociedade barreirense. Dona Dinô deixará muita saudades nos corações de seus filhos Regina ...
  • Compartilhe:

22/06/2024 DIVERSÃO, FORRÓ E ALEGRIA NO SÃO JOÃO DE BARREIRAS   Alcymar Monteiro, João Bosco e Vinicius, Thullio Milionário entre outras atrações animaram os amantes do forró e do sertanejo   Foi com muito forró pé de serra, baião, xote e o melhor do sertanejo que a Capital do Oeste deu início nesta quinta-feira (20), a festa mais esperada d ...
  • Compartilhe:

21/06/2024 BARREIRAS: GINCANA DO JEB 2024 CHEGA AO FIM COM VITÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ITARAJÚ QUEIROZ DOS SANTOS       Encerrou nesta quinta-feira (20), a Gincana dos Jogos Estudantis Barreirense 2024 (JEB), e a grande campeã foi a Escola Municipal Professor Itarajú Queiroz dos Santos. A competição, que reuniu estudantes do ensino fundamental I, do segundo ao quinto ano, de 33 escolas munici ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 ABERTAS INSCRIÇÕES PARA MAIS DE 14 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS NA BAHIA Estão abertas, a partir desta terça-feira (18), as inscrições para o sorteio de mais de 14 mil vagas para 44 cursos técnicos de Educação Profissional e Tecnológica nas formas integrada e subsequente ao nível médio. Os cursos, ofertados pela Secretaria da Educação do Estado, estão distri ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 NÃO HAVIA MOTIVO PARA GREVE NAS UNIVERSIDADES, DIZ MINISTRO O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (17) que o governo tem dialogado com todas as categorias e que não havia motivo para a greve deflagrada por servidores e professores das universidades federais. Segundo o ministro, a expectativa é de que as instituições retome ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 SÃO JOÃO DE BARREIRAS: O MAIOR FESTEJO JUNINO DA BAHIA COMEÇA HOJE (20) A Prefeitura de Barreiras está em contagem regressiva para o início do maior São João da Bahia. Amanhã (20), os festejos juninos serão lançados oficialmente e se estenderão até o domingo (23). A montagem da estrutura está sendo finalizada no Centro Esportivo Deputado Luiz Braga, Barreirinh ...
  • Compartilhe:

20/06/2024 BARREIRAS CONTINUA A LIDERAR O RANKING DAS CIDADES MAIS SEGURAS DO BRASIL A Capital do Oeste celebra mais uma conquista significativa ao não aparecer no Atlas da Violência, divulgado anualmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Este relatório, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apresenta um panorama atualiz ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 ROGÉRIO TAVARES COMEMORA CHEGADA DA REURB AO BAIRRO RIBEIRÃO O bairro Ribeirão, localizado na cidade de Barreiras, está prestes a passar por uma transformação significativa com a implementação do programa de regularização fundiária. Esta iniciativa trará uma série de benefícios para os moradores, promovendo melhorias na qualidade de vida e garanti ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 PREFEITURA ORGANIZA UM BELO ESPAÇO PARA O SÃO JOÃO. JÁ ESTA TUDO PRONTO.VAI SER UMA BELA FESTA     Roberto de Sena Mural do Oeste   Visitei nesta terça-feira, 19 de maio, o espaço que a prefeitura está preparando para a festa do São João. Fiquei impressionado com a beleza, a decoração, o espaço de shows, o planejamento de segurança e todas as ações que estão sendo d ...
  • Compartilhe:

19/06/2024 BATE PAPO AGRADÁVEL COM FILHAS DO SAUDOSO ALCYVANDO LUZ Tivemos um belo encontro com as filhas de Alcyvando Luz, Rita Luz e a Promotora de Justiça Cecília Luz. A conversa foi a respeito do Documentário sobre o genial músico barreirense Alcyvando Luz. Um papo agradabilíssimo, cordial e muito descontraído. Cecília se mostrou muito satisfeita com rea ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 TOINHO O PISEIRO É CONFIRMADO COMO ATRAÇÃO PRINCIPAL NA INAUGURAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO EM SÍTIO DO HERMENEGILDO O cantor Toinho O Piseiro foi confirmado como a atração principal na inauguração da tão aguardada obra de pavimentação da comunidade de Sítio do Hermenegildo, localizada no município de Cristópolis. O evento está marcado para o dia 29 de junho, a partir das 18h e promete ser um marco na h ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 HOSPITAL DO OESTE DIVULGA VAGA DE EMPREGO; SAIBA MAIS
  • Compartilhe:

18/06/2024 EM COMITIVA, PREFEITO ZITO BARBOSA VISITA A 18ª BAHIA FARM SHOW EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES     Na última sexta-feira (14), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, junto com a comitiva formada de secretários e vereadores da Capital do Oeste visitou a 18ª Bahia Farm Show, realizada entre os dias 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. Considerada uma das maiores feiras agrícolas ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 ACIDENTE ENTRE MOTO E CARRO DEIXA UM MULHER FERIDA EM IBOTIRAMA Uma colisão entre uma moto e uma carreta deixou uma mulher ferida, na noite desta segunda-feira (17), em Ibotirama. O acidente aconteceu na intersecção da BR-242 com a Avenida Irmã Daniela. A moto deixava a avenida pra acessar a BR, momento em que encontrou a carreta. Conforme informações, no ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DO 1° QUADRIMESTRE DE 224 Conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura de São Desidério realizou na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório da Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para apresentação das contas referente ao Primeiro Quadrimestre de 2024, Demonstração de Execuçã ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 ILUMINA BARREIRAS INAUGURA O CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DO PARQUE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA CAPITAL DO OESTE   Desde o mês de janeiro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Concessionária Ilumina Barreiras, realiza o maior projeto de modernização, manutenção e telegestão do Estado da Bahia no Município. Nesta sexta-feira (14), com objetivo de avançar ainda mais nas ações de controle e operacio ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 DIA DO ALGODÃO 2024 CONFIRMA PROGRAMAÇÃO COM RENOMADOS ESPECIALISTAS DO SETOR AGRÍCOLA BRASILEIRO O evento será realizado no dia 20 de julho, na Fazenda Orquídeas, em Barreiras, no oeste da Bahia.   Com o compromisso de proporcionar aos cotonicultores o que há de melhor e mais moderno em pesquisa e tecnologia, o Dia do Algodão 2024 confirma a programação com renomados especialistas da cot ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 HEITOR COSTA PASSA MAL DURANTE APRESENTAÇÃO NA BAHIA Sensação do Arrocha em 2024, o cantor Heitor Costa, de 21 anos, colhe os frutos do sucesso com uma das maiores agendas de shows do São João. No entanto, em meio às bonanças, o artista se deparou com o ônus de uma vida corrida na estrada e passou mal durante uma apresentação na Bahia. O [&he ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 DETRAN-BA REALZA LEILÃO DE CARROS COM VALORES A PARTIR DE R$ 2 MIL O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) está com dois editais abertos com oferta de veículos a partir de R$2 mil. São 610 lotes com veículos conservados e sucatas aproveitáveis disponíveis em Salvador e mais oito cidades do interior do estado. Entre os destaques estão um Chevro ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 VEREADORA PASTORA IVETE RICARDI: UM PILAR DO TRABALHO SOCIAL EM BARREIRAS A vereadora Pastora Ivete Ricardi tem se destacado como uma figura de grande relevância no cenário político e social de Barreiras. Com uma atuação marcada pelo contato direto com a população, Ivete Ricardi vai além das funções legislativas tradicionais, dedicando-se intensamente ao trabalh ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade