ENFERMEIRAS DA ATENÇÃO BÁSICA DE BARREIRAS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE POLÍTICAS E PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

16 de abr de 2021

 

 

Na última quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Programa Saúde Humanizada, apresentou o tema “Políticas e Programas de Alimentação e Nutrição” para as enfermeiras da Atenção Básica do município. O encontro, que aconteceu no auditório da Vigilância Sanitária, teve como principal proposta a qualificação dos profissionais da atenção primária à saúde referente aos programas e estratégias de alimentação e nutrição.

Conforme abordou a coordenadora de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Nélida Bastos, a educação permanente dos profissionais faz parte das ações desenvolvidas rotineiramente com a garantia da adequada implementação dos programas da área técnica de alimentação e nutrição nas unidades da Atenção Básica do município.

“O tema alimentação e nutrição está incluso em diversos marcos legais, dessa forma, a Secretaria de Saúde busca inserir essas diretrizes no dia a dia dos profissionais que trabalham com a alimentação nas unidades de saúde da Atenção Básica, mostrando que esse é um fator condicionante e determinante da saúde tanto do trabalhador como também dos pacientes. A educação permanente em saúde revela-se como a principal estratégia para qualificar as práticas de cuidado e gestão”, pontuou Nélida Bastos.

A palestra foi conduzida pelas nutricionistas Joceli Sousa e Larissa Bello que abordaram a vigilância alimentar e nutricional como uma estratégia para o enfrentamento dos agravos e problemas decorrentes do atual quadro alimentar e nutricional brasileiro, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN.

 

 

  • Compartilhe:

Publicidade