DIRETOR DO BUTANTAN DIZ À CPI QUE AÇÕES DE BOLSONARO IMPEDIRAM ENTREGA DE 100 MILHÕES DE VACINAS ATÉ MAIO
27 de maio de 2021

 

Em depoimento à CPI da Covid, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que as falas do presidente Jair Bolsonaro resultaram na paralisação por três meses do processo de compra da vacina Coronavac,

Covas afirmou que seria possível ter entregue 100 milhões de doses até maio deste ano do imunizante desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac, se não houvesse interrupção nas negociações.

Em outra frente, o diretor do Butantan também disse que manifestações contra a China do presidente Jair Bolsonaro, seus familiares e outros integrantes do governo, acarretam dificuldades para obter insumos para as vacinas. Dimas Covas presta nesta quinta-feira (27) depoimento na CPI da Covid.

O diretor do Instituto Butantan afirmou que a primeira proposta de venda de vacinas para o Ministério da Saúde aconteceu em julho, assim como houve um pedido de recursos para a construção de uma fábrica de vacinas e para a realização de testes clínicos para o imunizante. Nenhuma dessas comunicações recebeu resposta positiva.

Covas também contrariou a fala do ex-ministro Eduardo Pazuello à comissão, de que não recebeu ordens do presidente Jair Bolsonaro para não comprar a Coronavac e que falas do presidente não impactaram a negociação.

O diretor afirmou que havia a expectativa de assinatura do contrato em outubro, mas as declarações de Bolsonaro foram seguidas da suspensão por três meses das negociações.

“Todas essas negociações que ocorriam com troca de equipes técnicas, com troca de documentos, a partir desse momento elas foram suspensas. Quer dizer, houve, no dia 19, um dia antes da reunião com o ministro, um documento do ministério que era um compromisso de incorporação, mas, após, esse compromisso ficou em suspenso e, de fato, só foi concretizado em 7 de janeiro”, afirmou.

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), então, divulgou áudios com a fala de Bolsonaro no dia 20, nos quais afirma: “já mandei cancelar, quem manda sou eu. Não abro mão da minha autoridade”. Em outro áudio reproduzido, um dia depois, Pazuello afirma “é simples assim: um manda e outro obedece”.

Covas afirmou que existe, sim, relação entre os fatos. “Infelizmente, essas conversações não prosseguiram, porque houve, sim, aí, uma manifestação do presidente da República, naquele momento, dizendo que a vacina não seria, de fato, incorporada, não haveria o progresso desse processo”, disse.

“Óbvio que isso causa, sem dúvida nenhuma, uma frustração da nossa parte, mas, enfim, faz parte. E voltamos ao Butantan e continuamos o projeto, quer dizer, isso não foi motivo para nós interrompermos o desenvolvimento da vacina, mas aí já com algumas dificuldades, ou seja, a inexistência de um contrato com o ministério, que é o nosso único cliente, colocava, de fato, uma incerteza em termos de financiamento”, completou.

O diretor do Butantan afirma que inicialmente esse contrato em outubro iria prever a aquisição de 100 milhões de doses da vacina, mas em seguida o Ministério da Saúde decidiu reduzir a quantia para 46 milhões. Esse segundo contrato seria suspenso, só sendo reativado em janeiro.

“Se tivéssemos o contrato com quantitativo maior, de 100 milhões de doses, o cronograma seria outro, poderia ter sido cumprido até maio”, disse.

O governo fechou contrato com o Butantan em janeiro. As mesmas 100 milhões de doses agora estão previstas para setembro, mas o cronograma pode sofrer alteração por causa das dificuldades para obter insumos.

Covas afirmou que seria possível que 10 milhões de doses fossem entregues em dezembro de 2020.

Vale ressaltar, no entanto, que a autorização para uso emergencial só foi concedida em 17 de janeiro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Sobre a dificuldade em receber insumos, o diretor do Butantan afirmou que as declarações do presidente e membros do seu governo atrapalham as tratativas para agilizar a liberação pelo governo chinês.

“Não precisa dizer que tem problema de relacionamento. Isso é senso comum. Quer dizer, cada declaração que ocorre aqui no Brasil repercute na imprensa da China. As pessoas da China têm grande orgulho da contribuição que a China dá ao mundo neste momento. Então, obviamente isso se reflete nas dificuldades burocráticas, que eram normalmente resolvidas em 15 dias, e hoje demoram mais de mês para serem resolvidas”, afirmou.

“O embaixador da China deixou isto muito claro naquele momento: que posições que são antagônicas, que desmerecem a China, causam, obviamente, inconformismo do lado chinês”, completou.

Dimas Covas afirmou que já é possível ver resultados da distensão que veio com a saída do chanceler Ernesto Araújo, substituído por Carlos França. Teria sido notável uma “evolução na postura” do governo.

“Olha, do meu ponto de vista, foi a primeira vez em que eu tive uma reunião, a que eu fui convidado, estando presentes o ministro das Relações Exteriores, o ministro da Saúde e o ministro Paulo Guedes. O fato de eu ter sido convidado e, da mesma forma, o fato de a Presidente da Fiocruz ter sido convidada, acho, mostram uma evolução nessa postura”, afirmou.

Um dos momentos da sessão se deu após o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) reproduzir trecho de um documentário, com um áudio vazado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

“”Ele [grupo chinês] está falando com um cliente de R$ 2,5 bilhões! Só tem um cara que tá se expondo aqui: sou eu. Fundamentalmente, sou eu. Eu tô no primeiro plano dessa história. Publicamente. Ainda sofrendo ataque do Bolsonaro, bolsominion, bolso não sei do quê”, afirma Doria, no áudio.

Rogério apontou que o vídeo seria uma prova do uso político que Doria faz da vacina. O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), saiu em defesa do governador paulista.

Aziz o cortou para dizer que a fala foi uma demonstração de um agente político que estava em busca de vacinas. Marcos Rogerio ficou irritado e pediu a Aziz que controlasse sua “sanha” e depois o presidente também foi acusado de atuar como “advogado de São Paulo”.

Em outro momento, após pergunta da senadora Simone Tebet (MDB-MS), Covas disse à que uma terceira dose da Coronavac está em estudo pelo instituto.

“Eu não tenho chamado de terceira [dose], mas de [dose de] reforço. Isso será necessário a todas as vacinas. Não só em relação à própria duração da imunidade, mas em relação às variantes”, disse Covas.

Segundo ele, a resposta de anticorpos induzidos pela vacina às novas variantes, como a África do Sul e à da Índia, é inferior à cepa original.

“Portanto uma dose adicional já com as variantes está sendo pesquisada, inclusive por Butantan, que já incorpora essa variante chamada P1 nos estudos em andamento, inclusive com a Butanvac, prevendo que ela seja produzida”, contou.

O diretor do instituto ainda afirmou, em resposta a pergunta da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que a segunda dose da Coronavac pode ser tomada em tempo superior a 28 dias, período recomendado, que ainda surtirá a produção de anticorpos. O importante, reforçou Covas, é tomar as duas doses.

 

Renato Machado e Julia Chaib, Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

27/09/2022 BARREIRAS: CORPO DE ADOLESCENTE É SEPULTADO. AULAS SEGUEM SUSPENSAS   O corpo da jovem cadeirante morta em um ataque a tiros em uma escola municipal de Barreiras, no Extremo Oeste, foi sepultado na manhã desta terça-feira. A cerimônia fúnebre ocorreu na comunidade Cantinho do Senhor dos Aflitos, zona rural do município. Geane da Silva Brito, de 19 anos, cu ...
  • Compartilhe:

27/09/2022 OTTO LUTA PELA DESONERAÇÃO DA CADEIA DO MILHO “A isenção de ICMS na Bahia deve servir de exemplo”, defende o senador A Bahia lidera a produçãol de milho no Nordeste, sobretudo nos municípios do Oeste. E para incentivar ainda mais toda a cadeia produtiva, o senador Otto Alencar (PSD/BA), tem se revelado um defensor da desoneração de i ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 OZIEL E JUSMARI PROPÕEM QUE GOVERNO DO ESTADO RETOME PROGRAMA DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL PARA POLICIAIS     O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a candidata a deputada estadual Jusmari Oliveira voltaram a defender que o governo do Estado retome o programa de financiamento habitacional da polícia. Para ambos,  “essa política deve fazer parte da valorização da polícia e ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 JUSTIÇA DÁ 48 HORAS PARA PREFEITA DE BAIANÓPOLIS REINTEGRAR SERVIDORA     A Prefeitura de Baianópolis terá que reintegrar, imediatamente, a servidora afastada Renny Rocha, conforme determinação judicial. O caso é o seguinte: meses atrás, a Prefeitura de Baianópolis abriu um processo administrativo disciplinar contra a servidora Renny Rocha que culmino ...
  • Compartilhe:

23/09/2022 DATAFOLHA: LULA SOBE PARA 47% E VENCERIA AS ELEIÇÕES NO 1º TURNO. BOLSONARO FICA COM 33%   Foto: Ricardo Stuckert O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua distância para o segundo colocado na corrida presidencial, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), e poderia vencer no 1º turno, caso as eleições fossem hoje. As informações são da nova pesquisa do inst ...
  • Compartilhe:

20/09/2022 OTTO DEFENDE A UNIVERSALIZAÇÃO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL   Segundo o IBGE divulgou nesta sexta (16), 3,6 milhões de estudantes não estão conectados A inclusão digital e, consequentemente, a social, passa necessariamente, segundo avaliação do senador Otto Alencar (PSD), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, por investimentos ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 ESTADO DA BAHIA CEDE TERRENO PARA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ A cessão de um terreno no valor de R$ 1,5 milhão por parte do Estado da Bahia ao Hospital Aristides Maltez (HAM) possibilitará a ampliação da unidade, que é filantrópica e especializada em oncologia com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O termo de permissão de uso do imó ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. GUILHERME VENTURA DE LIMA É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Sr. Guilherme Ventura de Lima, aos 98 anos, pai da vice-diretora Cleonice Costa Lima lotada na Escola Municipal Antônio Bento de Freitas, ocorrido nesta segunda-feira (12), em Barreiras. Guilherme era natural de Santa Bárbara, mas r ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 EMPRESÁRIO QUE NEGOU MARMITA A ELEITORA DE LULA RECEBEU MAIS DE 5 MIL DE AUXÍLIO EMERGENCIAL E RESPONDE A PROCESSOS NA JUSTIÇA Cassio Cenali gravou vídeo enquanto entregava alimentos em um bairro carente de Itapeva (SP). Conforme apuração do g1, empresário recebeu 15 parcelas de auxílio emergencial, benefício pago para garantir renda aos brasileiros em situação de vulnerabilidade. Por Júlia Nunes e Rafaela Zem, g1 ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 JACOBINA: VEREADOR ACUSADO DE AGREDIR SERVIDORA RENUNCIA PARA EVITAR CASSAÇÃO   O vereador de Jacobina Valnei dos Anjos (PCdoB), que foi acusado de agressão contra a ex-servidora da Prefeitura, Ellen Mascarenhas, renunciou ao mandato nesta segunda-feira (12), durante sessão ordinária da Câmara Municipal que apreciava o relatório da Comissão de Ética e Decoro Parla ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 SERVIDOR PÚBLICO PERDE MAIS RENDA DO QUE EMPREGADO DO SETOR PRIVADO NA PANDEMIA   A renda média do trabalho caiu mais para os empregados do setor público do que para os funcionários da iniciativa privada durante a pandemia no Brasil. É o que indicam dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), produzida pelo IBGE (Instituto Brasilei ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 MORRE NO OESTE DA BAHIA O JOVEM GABRIEL AOS 19 ANOS. ELE FAZIA TRATAMENTO CONTRA DEPRESSÃO Um triste caso de suicídio aconteceu na noite de sexta-feira (09), em uma residência no Distrito de Cariparé, município de Riachão das Neves (Ba). Gabriel Carlos de Santana, 19 anos, natural de Brasília-DF foi encontrado já sem vida dependurado em um banheiro onde residia. A família foi pega ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 PARTIDOS DESCUPREM COTA PARA MULHERES E NEGROS NA DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ELEITORAL   Os maiores partidos políticos não cumpriram até a véspera do prazo final a determinação da Justiça Eleitoral de repasse das verbas do fundo eleitoral para suas candidatas e para os que se declararam negros (pretos ou pardos). Após o generalizado atraso e descumprimento das cotas racia ...
  • Compartilhe:

13/09/2022 PRF FLAGRA MOTORISTA CONDUZINDO MOTOCICLETA EM VISÍVEL ESTADO DE EMBRIAGUEZ EM BARREIRAS O teste do etilômetro indicou o teor de 1.32 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões   Durante ronda no quilômetro 174 da BR 135, município de Barreiras (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou uma motocicleta que transitava no acostamento em movimento var ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 OZIEL E JUSMARI MOSTRAM FORÇA POLÍTICA EM CARREATA DA CHAPA MAJORITÁRIA EM BAIANÓPOLIS, CRISTÓPOLIS E WANDERLEY                   Uma movimentação intensa com uma multidão marcou o domingo, 11 de setembro nas cidades de Baianópolis, Cristópolis e Wanderley. O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira mobilizaram um grande númer ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 TRT-BA DEFINE HORÁRIOS DE TRABALHO EM DIAS DE JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO por Cláudia Cardozo / Leandro Aragão Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias Com pouco mais de dois meses de antecedência, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) definiu os horários de trabalho durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022. O Mundial do Catar acon ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 ELEIÇÕES 2022: DESISTÊNCIA DE CANDIDATURAS SUPERAM AS DE 2018     A um dia do prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os registros de candidatura, o número de candidatos que desistiram da disputa nas Eleições 2022 chegou a 799, superando a quantidade de desistentes nas eleições gerais de 2018, quando 770 candidatos abandonaram a campanh ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 GRANDE INCÊNDIO ATINGE SUPERMERCADO EM SERRA DO RAMALHO   Um supermercado do município de Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, foi atingido por um incêndio de grande proporção, na manhã desse domingo dia (11) de setembro. As chamas se espalharam com rapidez e acabaram que destruindo o estabelecimento, que fica situado na localidade Agrovila 2, ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO SAFRA 2022/23 SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA(15), EM BARREIRAS     Pelo nono ano consecutivo, o Oeste da Bahia será palco da Operação Safra, uma ação da Polícia Militar que visa reduzir o índice de criminalidade na região. A Operação será lançada oficialmente na próxima quinta-feira (15), às 09H30min, na sede da Bavan – Base Avançada ...
  • Compartilhe:

12/09/2022 MAIS DE 170 CONCURSOS PÚBLICOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS REÚNEM 24 MIL VAGAS NO PAÍS. VEJA A LISTA Pelo menos 175 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (12) e reúnem mais de 24 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 33.689,11 no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais.   Além das vagas abertas, há c ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade