DEPUTADOS DEMOCRATAS PEDEM POSIÇÃO DE GOVERNO DOS EUA CONTRA BOLSONARO
27 de outubro de 2018

Partido Democrata pede que o governo se posicione de forma clara contra o que consideram “posições inaceitáveis” do candidato brasileiro à Presidência Jair Bolsonaro (PSL)

 

Em carta enviada nesta sexta-feira, 26, ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, um grupo de 18 parlamentares americanos do Partido Democrata pede que o governo se posicione de forma clara contra o que consideram “posições inaceitáveis” do candidato brasileiro à Presidência Jair Bolsonaro (PSL).

No texto, os congressistas mencionam a disseminação de informações falsas, as falas de Bolsonaro sobre oposição e minorias e sobre a ditadura militar, o recente vídeo do filho do candidato a respeito do Supremo Tribunal Federal, entre outras coisas.

Para os congressistas, as ações de Bolsonaro estão em conflito com “eleições livres e justas” – eles destacam discurso do candidato do PSL contra opositores do PT. “Estamos profundamente preocupados com as ameaças crescentes à democracia, direitos humanos e o Estado de Direito no Brasil. O extremista de ultra-direita, Jair Bolsonaro, é o principal candidato na eleição presidencial e tem se beneficiado de uma campanha eleitoral marcada por violência política e um dilúvio de notícias falsas e desinformação”, escrevem os parlamentares, para abrir a carta.

Os deputados afirmam que Bolsonaro “regularmente” elogia a ditadura militar, foi acusado de discurso de ódio contra minorias e que ele diz que não irá reconhecer o resultado das eleições se perder. “Pedimos que você deixe claro ao governo do Brasil que os Estados Unidos da América consideram essas posições inaceitáveis e que haverá graves consequências se Bolsonaro seguir adiante com as suas ameaças feitas na campanha”, escrevem.

Os congressistas citam casos de violência política no País nas últimas semanas. “Mais de uma centena de casos de violência política foram reportados”, afirmam. Eles apontam que o próprio Bolsonaro foi vítima de uma violência política, mencionando a facada que o candidato sofreu durante o período de campanha, e dizem condenar o ato.

“É arrepiante imaginar o que pode acontecer com comunidades que veem o crescimento da discriminação e ataques durante um potencial futuro governo Bolsonaro”, escrevem os congressistas, em referência a negros, indígenas e à comunidade LGBT.

Os parlamentares que assinam a carta a Pompeo fazem parte bancada progressista do Congresso. Em julho, 29 parlamentares da bancada fizeram um documento no qual criticavam a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A carta a respeito de Bolsonaro foi encabeçada pelo democrata Ro Khanna, que representa a região do Vale do Silício, na Califórnia.

Diferente do que aconteceu no documento sobre Lula, a carta a respeito de Bolsonaro não tem a assinatura do senador Bernie Sanders, que foi pré-candidato à Presidência dos EUA em 2016, e um dos signatários da manifestação de julho. Apesar disso, Sanders fez discurso crítico a Bolsonaro em evento em Washington, no início do mês.

“Senhor secretário, como o senhor sabe, o Brasil emergiu de anos de uma ditadura brutal apenas no final dos anos 80”, escrevem os congressistas, afirmando que “não é inconcebível que o Brasil retorne aos dias escuros de autoritarismo do seu passado recente”.

“Dada a repercussão regional desse tipo de projeto, isso não é uma ameaça que nosso país pode levar levianamente. É sua incumbência, e de outros porta-vozes do governo, condenar toda violência política no Brasil e tomar uma posição forte frente a esse retrocesso, deixando lado que a cooperação com o Brasil depende da defesa dos direitos humanos básicos e valores democráticos por seus líderes”, afirmam.

Os parlamentares citam ainda que o Facebook criou uma “sala de guerra” para analisar as informações falsas mas classificam a ação como “muito pouco”. A carta menciona que Bolsonaro teria se beneficiado do disparo de mensagens em massa em “financiamento ilícito de campanha por agentes do setor privado”.

Na semana passada, o jornal Folha de S.Paulo noticiou a compra por empresas de pacotes de disparos em larga escala de mensagens no Whastapp para disseminar material contra a campanha do PT. O caso foi levado pela campanha do PT ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No mesmo dia, Bolsonaro disse não ter controle da atuação das empresas. Ao TSE, os advogados do candidato pedem o arquivamento da ação.

Republicanos também já enviaram carta a Pompeo

Esta não é a primeira carta que o secretário de Estado recebe, nos últimos dias, sobre eleição brasileira. No dia 19, o Departamento de Estado do governo Donald Trump foi provocado pelo deputado republicano Dana Rohrabacher, que citou o ataque à faca a Bolsonaro para pedir que os Estados Unidos fizessem “o que fosse possível” para assegurar eleições livres e justas no Brasil.

Questionado sobre a carta do republicano, um porta-voz do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado se limitou a dizer, nesta quarta-feira, que “os EUA condenam toda violência. Nós pedimos a todos os cidadãos que exerçam sua cidadania pacificamente. Apoiamos as eleições livres e justas e acreditamos que todas as sociedades democráticas têm o direito de conduzir suas eleições sem interferência externa”, afirmou a fonte. “Estamos confiantes no processo democrático brasileiro e pretendemos continuar nossa parceria com o candidato que o povo brasileiro eleger como seu novo presidente”, completou.

O governo americano tem tentado se manter distante da disputa eleitoral brasileira e a Casa Branca tem evitado comentários públicos sobre os candidatos. Na carta, Rohrabacher dizia ter recebido informações sobre a tentativa de países como Venezuela, Irã e do grupo Hezbollah de interferir nas eleições brasileiras. Ele demonstrava preocupação com a facada recebida por Bolsonaro.

 

MURAL DO OESTE / Com Notícias ao Minuto

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

22/05/2022 CONFIRA ALGUMA FOTOS DO PGP COM A PARTICIPAÇÃO DE OZIEL, JUSMARI, JERÔNIMO, OTTO E GERALDO JUNIOR                   Nas fotos acima momentos importantes do PGP – Programa de Governo Participativo. O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira mostraram grande força política e grande poder de mobilização lev ...
  • Compartilhe:

21/05/2022 OZIEL E JUSMARI COMEMORAM SUCESSO DO PGP EM BARREIRAS     O PGP = Plano de Governo Participativo realizado na manhã deste sábado, 21, atraiu uma multidão ao Espaço de Eventos do Gil França. Oziel e Jusmari – que foram muito aplaudidos pelo público presente, comemoraram o sucesso do evento que teve as participações de cerca de 10 ...
  • Compartilhe:

21/05/2022 OZIEL DISSE QUE CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DE BARREIRAS É PRIORIDADE   A construção de um hospital veterinário. Esta foi a proposta que o pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira apresentou  na Plenária de Educação realizada nesta sexta-feira, 20, no Espaço Javan Modas com a as presenças dos pré-candidatos ao governo da Bahia Jerônimo Rodrigue ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 PLENÁRIA DA EDUCAÇÃO COM PRESENÇA DE JERÔNIMO, OZIEL, JUSMARI E OUTRAS LIDERANÇAS RECEBE GRANDE PÚBLICO A Plenária da educação que está sendo realizada neste momento no espaço Javan em Barreiras, recebe um grande um público para dialogar com o pré-candidato a governador Jerónimo Rodrigues, o seu futuro companheiro de chapa Geraldo Júnior, o pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira, a ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 BARREIRAS: COMEÇA DAQUI A POUCO NO ESPAÇO DE EVENTOS JAVAN MODAS, A PLENÁRIA DA EDUCAÇÃO   O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira estarão daqui a pouco, as 17 horas,  ao lado do pré-candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do vice- Geraldo Júnior, dos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Ângelo Coronel e de diversas out ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 HOSPITAL DO OESTE INICIA ATENDIMENTO EM ONCOLOGIA       A espera semanal de 16 horas dentro de um ônibus chegou ao fim. A rotina de dona Maria Francisca há seis meses, após a descoberta de um câncer de mama em tratamento em Salvador, a 870 quilômetros de Barreiras, agora será transformada com o início dos atendimentos da UNACO ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 JERÔNIMO REFORÇA ALIANÇA COM LULA E DIZ QUE NÃO HÁ COMO SER NEUTRO DIANTE DA FOME E DO DESEMPREGO   “Nas eleições deste ano, teremos dois lados muito bem definidos. De um lado, está o presidente do desemprego, que é o pior presidente da história do Brasil. Do outro, temos Lula, o presidente da esperança, aquele que mais gerou empregos na história do Brasil”. A declaração é do ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 OZIEL E JUSMARI MOBILIZAM COMITIVAS DA REGIÃO QUE JÁ ESTÃO CHEGANDO PARA PARTICIPAR DO PGP EM BARREIRAS COM JERÔNIMO, GERALDO JÚNIOR, OTTO, VAGNER E ANGELO CORONEL   Foto de arquivo Oziel e Jusmari utilizam seu poder de mobilização junto a lideranças políticas das diversas cidades do território do Rio Grande que já estão chegando para participar do PGP -Programa de Governo Participativo – evento que acontecerá neste sábado, 21, as 9 da manh ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 ENTIDADES LANÇAM NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA ELEIÇÃO     Entidades das áreas de ciência e imprensa divulgaram nota nesta quinta-feira (19) em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, em um contexto de ataques desferidos às urnas eletrônicas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto é assinado por SBPC (Sociedade Brasil ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 KALIL ANUNCIA ALIANÇA COM LULA EM MINAS APÓS IMPASSE E DESISTÊNCIA DE VICE   Pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (19) a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Kalil se reuniu com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da campanha de Lula em Minas, e com o deputad ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 485.666 TRABALHADORES TÊM ABONO DO PIS PASEP PARA SACAR   Os trabalhadores têm R$ 443 milhões em abonos salariais do PIS e do Pasep que ainda podem ser sacados até o dia 29 de dezembro. O abono pago é de até R$ 1.212, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2020. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 485.666 abonos d ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 PASSAGEIROS REAGEM A ASSALTO EM ÔNIBUS E CAPTURAM CRIMINOSO   Foto: Reprodução / TV Bahia Passageiros de um ônibus reagiram a um assalto a ônibus e conseguiram capturar o criminoso. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na região do Dique do Tororó.   De acordo com informações da TV Bahia, o homem anunciou o assalto e tomou o ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 86% CIPM COM REFORÇO DA CIPE CERRADO E CIPRV/BARREIRAS INTENSIFICA O POLICIAMENTO EM SANTA RITA DE CÁSSIA   Ontem, quinta-feira, 19, a 86ª CIPM com reforço da CIPE Cerrado e CIPRV/Barreiras intensifica o policiamento em Santa Rita de Cássia. Está sendo reforçado o policiamento mediante rondas, abordagens a veículos e pessoas em pontos estratégicos, com o objetivo de reduzir os índices de cr ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 APÓS INDICAÇÃO DA VEREADORA TETEIA CHAVES, UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO VILA DOS FUNCIONÁRIOS TERÁ SEDE PRÓPRIA E REFORMAS DAS QUADRAS POLIESPORTIVAS   A vereadora Teteia Chaves conquistou mais uma importante vitória do seu mandato. A parlamentar recebeu a confirmação nesta quinta-feira, que o bairro Vila dos Funcionários irá ser contemplada com a sede própria da Unidade de Saúde do Bairro. Além disso, a gestão municipal confirmou a ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 PESQUISA GENIAL/QUAEST: DIFERENÇA ENTRE ACM NETO E JERÔNIMO RODRIGUES CAI PARA 13 PONTOS Fotos: Divulgação / Ascom A pesquisa Genial/Quaest mostrou que a diferença entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) é de 13 pontos. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo jornal A Tarde. Na pesquisa, Jerônimo aparece com 34% das intenções de voto quando tem ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 BARREIRAS: OZIEL E JUSMARI PARTICIPAM COM JERÔNIMO, OTTO E GERALDO JÚNIOR DO PGP NESTE SÁBADO NO GIL FRANÇA     O fim de semana vai ser de intensa movimentação política em Barreiras. O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira estarão ao lado do pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do vice Geraldo Júnior, do senador Otto Alencar e do ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 RIACHÃO DAS NEVES: EMBASA PROMOVE REUNIÃO COMUNITÁRIA NO DISTRITO DE CARIPARÉ Com o início da operação do abastecimento de água no distrito de Cariparé, em Riachão das Neves, a Embasa reuniu na última segunda-feira (9) os moradores para esclarecer as principais dúvidas sobre a prestação do serviço de abastecimento de água. Na oportunidade, a área de operação di ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 ABL CONQUISTA UMA SEDE NO CENTRO HISTÓRICO     O local será incorporado aos espaços utilizados para a FLIB A Academia Barreirense de Letras (ABL) vai inaugurar oficialmente sua primeira sede na próxima segunda-feira (23) às 11h. A entidade completa 17 anos de fundação no dia 20 de maio, com um trabalho voltado para o fomento ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 EM RIACHÃO DAS NEVES, COMUNIDADES RURAIS SÃO BENEFICIADAS COM A ABERTURA DE TANQUES PARA RESERVAÇÃO DE ÁGUA POR INICIATIVA DO DEPUTADO TITO O deputado Tito viabilizou a abertura de aguadas para as comunidades de Rio Branco e Rio Branco V, no município de Riachão das Neves, fortalecendo a agricultura familiar, trazendo mais dignidade para os agricultores e pecuaristas do município. Vale lembrar que uma das maiores preocupações do pa ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 EX-JOGADOR DE FUTEBOL DE ORIGEM BARREIRENSE É LEITOR DO MURAL DO OESTE NO RIO DE JANEIRO   Silvininho Moreno, morador do Rio de Janeiro em Campo Grande, ex jogador do Campo Grande, origem familiar de Barreiras, porém carioca, todos anos vem a Barreiras no período do cajui, curtir o rio de ondas e saborear a cachaça da região, é um grande leitor do Mural do Oeste no Rio de Jan ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade