DATAFOLHA: APROVAÇÃO AO TRABALHO DE MORO NA LAVA JATO DESPENCA E REJEIÇÃO SOBE
22 de março de 2021

Hoje objeto de questionamento no Supremo Tribunal Federal, o trabalho do ex-juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato sofreu uma queda abrupta em sua aprovação desde 2016, no auge da ação anticorrupção.

Segundo aferiu o Datafolha, 45% dos brasileiros consideram que Moro foi bom ou ótimo como juiz principal da operação e seu símbolo. Em três mensurações há cinco anos, esse número variou de 65% a 62%.

O instituto questionou 2.023 pessoas nos dias 15 e 16 deste mês. A pesquisa, nacional e por telefone, tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Já a rejeição ao trabalho do ex-juiz e ex-ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro dobrou. Ela variou entre 11% e 13% em 2016, e agora está em 27%. Quem o avalia como regular soma 25%, ante entre 15% e 16% há cinco anos.

Recapitulando, em 2016 as revelações da Lava Jato acerca de corrupção tendo a Petrobras como epicentro acirraram o clima político negativo ao governo da então presidente Dilma Rousseff (PT), que acabou sofrendo impeachment.

Então titular da Justiça Federal em Curitiba, Moro já contava dois anos de trabalhos que expuseram crimes envolvendo políticos e empresários.

Estava entrando no zênite de sua popularidade, sendo aclamado nos protestos de rua contra Dilma e demonizado pelo PT e por seus então aliados, como PP, MDB e PL.

Em um episódio particularmente polêmico, Moro divulgou ilegalmente um áudio entre Dilma e Luiz Inácio Lula da Silva no qual os petistas combinavam deixar pronto um termo de posse para o ex-presidente como ministro da Casa Civil.

O estratagema foi apontado pela Lava Jato como uma forma de garantir algum grau de blindagem a Lula, que ganharia foro especial, contra ações da Polícia Federal. O Supremo anulou a ação, embora Moro não tenha se arrependido dela.

O resto é história: em 2017 o juiz condenou Lula devido ao caso do tríplex em Guarujá (SP) e o ex-presidente ficou 580 dias preso.

No começo deste mês, o Supremo anulou a condenação e enviou o processo para ser analisado em Brasília, alegando que Curitiba, onde Moro atuava, não tinha jurisdição sobre o caso. Lula, por ora, voltou a ser elegível.

No final de 2018, Moro foi convidado a integrar a gestão do recém-eleito Bolsonaro. Ao aceitar, foi criticado, porque a condenação havia tirado o petista da eleição presidencial em que seu novo chefe foi favorecido.

Ainda assim, o nome do ex-juiz seguiu forte e sendo especulado como um eventual presidenciável. Bolsonaro desidratou a Lava Jato, ao indicar um procurador-geral que acabou por enterrá-la, e bateu de frente com Moro.

Para complicar a situação do ex-magistrado, a revelação de grampos comprometedores de membros da Lava Jato, ele incluso, a partir de junho de 2019 pelo site The Intercept Brasil, erodiu sua imagem e levou o Supremo a analisar o caso da eventual parcialidade de Moro no julgamento de Lula.

Após deixar o governo em um grande escândalo, no qual acusou Bolsonaro de tentar manietar a PF, Moro retraiu-se e foi ganhar a vida como consultor de uma empresa que tem entre seus clientes afetados pela Lava Jato.

Enquanto é visto por presidenciáveis eventuais ao centro e centro-direita como um nome com peso para influenciar a eleição, Moro vem sendo descartado como alguém a estar na urna eletrônica em 2022.

O apoio a Moro segue mais forte em setores associados à sustentação da Lava Jato. Seu trabalho na Lava Jato é classificado como ótimo ou bom por 54% entre quem ganha de 2 a 5 salários mínimos, 55% na faixa acima (5 a 10 salários) e de 57% entre os mais ricos (acima de 10 salários mensais).

Ele também é mais bem visto na bolsonarista região Sul (52% de aprovação) e entre empresários (67%) —aqui uma fração da amostra, apenas 3% dos ouvidos.

Um dado se sobressai: a melhor avaliação de Moro vem daqueles que aprovam o governo Bolsonaro, apesar de ele ter rompido com o presidente.

Entre aqueles que consideram que Bolsonaro faz um governo bom ou ótimo, 30% da população, o trabalho de Moro é visto da mesma forma por 68%.

Na mão inversa, a rejeição do ex-juiz sobe entre aqueles 44% que dizem considerar Bolsonaro ruim ou péssimo: 43%. Isso mostra uma ligação entre o bolsonarismo e o lava-jatismo que, aparentemente, sobreviveu ao divórcio entre seus protagonistas.

A rejeição ao trabalho de Moro também é notável no Nordeste, fortaleza oposicionista: 38% dos moradores o avaliam como ruim ou péssimo.

O conhecimento da decisão do ministro Edson Fachin, que restaurou os direitos políticos de Lula, não impacta a avaliação de Moro. Já entre quem não soube do caso, a aprovação ao ex-juiz cai a 30%.

 

Igor Gielow/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

20/05/2022 HOSPITAL DO OESTE INICIA ATENDIMENTO EM ONCOLOGIA       A espera semanal de 16 horas dentro de um ônibus chegou ao fim. A rotina de dona Maria Francisca há seis meses, após a descoberta de um câncer de mama em tratamento em Salvador, a 870 quilômetros de Barreiras, agora será transformada com o início dos atendimentos da UNACO ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 JERÔNIMO REFORÇA ALIANÇA COM LULA E DIZ QUE NÃO HÁ COMO SER NEUTRO DIANTE DA FOME E DO DESEMPREGO   “Nas eleições deste ano, teremos dois lados muito bem definidos. De um lado, está o presidente do desemprego, que é o pior presidente da história do Brasil. Do outro, temos Lula, o presidente da esperança, aquele que mais gerou empregos na história do Brasil”. A declaração é do ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 OZIEL E JUSMARI MOBILIZAM COMITIVAS DA REGIÃO QUE JÁ ESTÃO CHEGANDO PARA PARTICIPAR DO PGP EM BARREIRAS COM JERÔNIMO, GERALDO JÚNIOR, OTTO, VAGNER E ANGELO CORONEL   Foto de arquivo Oziel e Jusmari utilizam seu poder de mobilização junto a lideranças políticas das diversas cidades do território do Rio Grande que já estão chegando para participar do PGP -Programa de Governo Participativo – evento que acontecerá neste sábado, 21, as 9 da manh ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 ENTIDADES LANÇAM NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA ELEIÇÃO     Entidades das áreas de ciência e imprensa divulgaram nota nesta quinta-feira (19) em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, em um contexto de ataques desferidos às urnas eletrônicas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto é assinado por SBPC (Sociedade Brasil ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 KALIL ANUNCIA ALIANÇA COM LULA EM MINAS APÓS IMPASSE E DESISTÊNCIA DE VICE   Pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (19) a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Kalil se reuniu com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da campanha de Lula em Minas, e com o deputad ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 485.666 TRABALHADORES TÊM ABONO DO PIS PASEP PARA SACAR   Os trabalhadores têm R$ 443 milhões em abonos salariais do PIS e do Pasep que ainda podem ser sacados até o dia 29 de dezembro. O abono pago é de até R$ 1.212, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2020. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 485.666 abonos d ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 PASSAGEIROS REAGEM A ASSALTO EM ÔNIBUS E CAPTURAM CRIMINOSO   Foto: Reprodução / TV Bahia Passageiros de um ônibus reagiram a um assalto a ônibus e conseguiram capturar o criminoso. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na região do Dique do Tororó.   De acordo com informações da TV Bahia, o homem anunciou o assalto e tomou o ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 86% CIPM COM REFORÇO DA CIPE CERRADO E CIPRV/BARREIRAS INTENSIFICA O POLICIAMENTO EM SANTA RITA DE CÁSSIA   Ontem, quinta-feira, 19, a 86ª CIPM com reforço da CIPE Cerrado e CIPRV/Barreiras intensifica o policiamento em Santa Rita de Cássia. Está sendo reforçado o policiamento mediante rondas, abordagens a veículos e pessoas em pontos estratégicos, com o objetivo de reduzir os índices de cr ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 APÓS INDICAÇÃO DA VEREADORA TETEIA CHAVES, UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO VILA DOS FUNCIONÁRIOS TERÁ SEDE PRÓPRIA E REFORMAS DAS QUADRAS POLIESPORTIVAS   A vereadora Teteia Chaves conquistou mais uma importante vitória do seu mandato. A parlamentar recebeu a confirmação nesta quinta-feira, que o bairro Vila dos Funcionários irá ser contemplada com a sede própria da Unidade de Saúde do Bairro. Além disso, a gestão municipal confirmou a ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 PESQUISA GENIAL/QUAEST: DIFERENÇA ENTRE ACM NETO E JERÔNIMO RODRIGUES CAI PARA 13 PONTOS Fotos: Divulgação / Ascom A pesquisa Genial/Quaest mostrou que a diferença entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) é de 13 pontos. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo jornal A Tarde. Na pesquisa, Jerônimo aparece com 34% das intenções de voto quando tem ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 BARREIRAS: OZIEL E JUSMARI PARTICIPAM COM JERÔNIMO, OTTO E GERALDO JÚNIOR DO PGP NESTE SÁBADO NO GIL FRANÇA     O fim de semana vai ser de intensa movimentação política em Barreiras. O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira estarão ao lado do pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do vice Geraldo Júnior, do senador Otto Alencar e do ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 RIACHÃO DAS NEVES: EMBASA PROMOVE REUNIÃO COMUNITÁRIA NO DISTRITO DE CARIPARÉ Com o início da operação do abastecimento de água no distrito de Cariparé, em Riachão das Neves, a Embasa reuniu na última segunda-feira (9) os moradores para esclarecer as principais dúvidas sobre a prestação do serviço de abastecimento de água. Na oportunidade, a área de operação di ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 ABL CONQUISTA UMA SEDE NO CENTRO HISTÓRICO     O local será incorporado aos espaços utilizados para a FLIB A Academia Barreirense de Letras (ABL) vai inaugurar oficialmente sua primeira sede na próxima segunda-feira (23) às 11h. A entidade completa 17 anos de fundação no dia 20 de maio, com um trabalho voltado para o fomento ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 EM RIACHÃO DAS NEVES, COMUNIDADES RURAIS SÃO BENEFICIADAS COM A ABERTURA DE TANQUES PARA RESERVAÇÃO DE ÁGUA POR INICIATIVA DO DEPUTADO TITO O deputado Tito viabilizou a abertura de aguadas para as comunidades de Rio Branco e Rio Branco V, no município de Riachão das Neves, fortalecendo a agricultura familiar, trazendo mais dignidade para os agricultores e pecuaristas do município. Vale lembrar que uma das maiores preocupações do pa ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 EX-JOGADOR DE FUTEBOL DE ORIGEM BARREIRENSE É LEITOR DO MURAL DO OESTE NO RIO DE JANEIRO   Silvininho Moreno, morador do Rio de Janeiro em Campo Grande, ex jogador do Campo Grande, origem familiar de Barreiras, porém carioca, todos anos vem a Barreiras no período do cajui, curtir o rio de ondas e saborear a cachaça da região, é um grande leitor do Mural do Oeste no Rio de Jan ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 BARREIRAS 100% PAVIMENTADA: ESTRADA DO VAU DA BOA ESPERANÇA ESTÁ SENDO PAVIMENTADA E VAI DINAMIZAR ECONOMIA DA REGIÃO DO RIO DE ONDAS       A Prefeitura de Barreiras executa, desde o mês de março, a segunda etapa de pavimentação asfáltica da estrada do Val da Boa Esperança, zona rural do município. Na primeira fase da obra, a Gestão Municipal já havia concluído mais de três quilômetros de pavimentação ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 FILHO DE LULA É ASSALTADO COM ARMA DE BRINQUEDO   Luís Cláudio (foto), filho de Lula, foi vítima de um assalto na rua Vergueiro, Zona Sul de São Paulo, na noite dessa terça terça-feira (17). Ele estava no trânsito quando foi abordado por quatro menores de idade. Dois deles bateram com uma arma de brinquedo no vidro do carro. Os cr ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2022 TERMINAM NO SÁBADO Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o próximo sábado (21) para fazer a inscrição, habilitando-se para as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições para o Enem 2022, tanto para a edição impressa como para a digital, d ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 SOLIDARIEDADE TEM ENTRADA GARANTIDA NA BAHIA FARM SHOW Novamente, a Bahia Farm Show trará a marca da solidariedade junto com o que há de mais moderno em tecnologia agrícola. Com o retorno do evento presencial da feira, que será realizada entre os dias 31 de maio a 04 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, o Ingresso Solidário continuará revertendo ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA DEFENDE DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, defendeu a descriminalização do uso de drogas como a maconha. O discurso, que viralizou nesta terça-feira (17), após ficar disponível no canal da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), foi feito em um congresso, ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade