CUBA DEIXA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS APÓS DECLARAÇÕES DE BOLSONARO
14 de novembro de 2018

Em carta, o governo cubano afirma que declarações recentes do presidente eleito motivaram a decisão

Médicos cubanos chegam para participar do Programa Mais Médicos  (foto: Carlos Moura/CB/D.A Press)

O governo cubano anunciou, nesta quarta-feira (14/11), que deixará o Programa Mais Médicos, do qual participa desde 2013. Em um comunicado, o Ministério da Saúde Pública de Cuba afirma que a decisão se deve a declarações recentes do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro.

“O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, com referências diretas, desrespeitosas e ameaçadoras à presença de nossos médicos, declarou e reiterou que modificará termos e condições do Programa Mais Médicos, com desrespeito à Organização Panamericana de Saúde e ao acordado por esta com Cuba”, diz um trecho do comunicado (leia íntegra abaixo, em espanhol).
“Portanto, diante desta lamentável realidade, o Ministério da Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando no Programa Mais Médicos e assim o comunicou à diretora da Opas e aos líderes brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa”, prossegue.

Questionamentos de Bolsonaro

Bolsonaro usou as redes sociais para comentar a decisão do governo cubano. Segundo ele, o governo cubano decidiu sair do programa porque não aceitou as condições impostas por ele, como “aplicação de teste de capacidade e salário integral aos profissionais cubanos”.

Ao longo da campanha e depois de eleito, Bolsonaro deu diversas declarações criticando o programa, iniciado em 2013, no governo de Dilma Rousseff, com intermediação da Opas. No começo deste mês, em entrevista ao Correio, o presidente eleito voltou a questionar a iniciativa, colocando em dúvida a formação dos médicos e descrevendo a situação dos profissionais cubanos como uma violação dos direitos humanos.

“Olha, respeitosamente, qual o negócio que podemos fazer com Cuba? Vamos falar de direitos humanos? Pega uma senhora que está aí de branco, que veio no programa Mais Médicos. Falei “senhora” porque não sei se ela é médica, não fez programa de revalidação. Pergunta se ela tem filhos. Já perguntei. Tem dois, três, estão em Cuba. Não vêm para cá. Isso para uma mãe, não é mais que uma tortura? Ficar um ano longe dos filhos menores? Quem vem para cá de outros países ganha salário integral. Os cubanos ganham aproximadamente 25% do salário. O resto vai para alimentar a ditadura cubana?”, afirmou.

Dados do Mais Médicos

Ao todo, 63 milhões de brasileiros passaram a ter atendimento médico com a instalação do Programa Mais Médicos, em 2013, segundo dados do Ministério da Saúde. O mais recente balanço do progarma, divulgado em 2016, pontuou que a ação é responsável por 48% das equipes de atenção básica em municípios com até 10 mil habitantes. Em 1,1 mil cidades atendidas pelo programa, ele representava toda a cobertura de saúde básica.

O especialista em saúde pública e professor aposentado da UnB Flávio Goulart disse ao Correio que o Brasil não tem condições de repor os médicos que serão perdidos com a saída de Cuba do programa. Apesar da polêmica, o Mais Médico contrata profissionais de diversas nacionalidades. Ao todo, 18.240 prossifionais trabalham na saúde básica por meio do programa.

Na carta que divulgou, o ministério cubano informa que a continuidade do Mais Médicos foi acertada em 2016 com a Opas e o governo brasileiro e que, nos cinco anos de presença no país, cerca de 20 mil médicos cubanos fizeram cerca de 113 milhões de atendimentos em 3,6 mil municípios. “Mais de 700 municípios tiveram um médico pela primeira vez na história”, afirma o texto.
“Não é aceitável que se questionem a dignidade, o profissionalismo e o altruísmo dos colaboradores cubanos que, com o apoio de suas famílias, prestam atualmente serviços em 67 países. Em 55 anos, foram cumpridas 600 mil missões internacionais em 164 nações, das quais participaram mais de 400 mil trabalhadores de saúde, que em não poucos casos cumpriram essa honrosa tarefa em mais de uma ocasião”, diz o governo da ilha caribenha.

Íntegra do comunicado de Cuba sobre o Programa Mais Médicos

 
Este programa previó la presencia de médicos brasileños y extranjeros para trabajar en zonas pobres y apartadas de ese país.
 
La participación cubana en el mismo se realiza a través de la Organización Panamericana de la Salud y se ha distinguido por ocupar plazas no cubiertas por médicos brasileños ni de otras nacionalidades.
 
En estos cinco años de trabajo, cerca de 20 mil colaboradores cubanos atendieron a 113 millones 359 mil pacientes, en más de 3 mil 600 municipios, llegando a cubrirse por ellos un universo de hasta 60 millones de brasileños en el momento en que constituían el 80 por ciento de todos los médicos participantes en el programa. Más de 700 municipios tuvieron un médico por primera vez en la historia.
 
La labor de los médicos cubanos en lugares de pobreza extrema, en favelas de Río de Janeiro, Sao Paulo, Salvador de Bahía, en los 34 Distritos Especiales Indígenas, sobre todo en la Amazonía, fue ampliamente reconocida por los gobiernos federal, estaduales y municipales de ese país y por su población, que le otorgó un 95 por ciento de aceptación, según estudio encargado por el Ministerio de Salud de Brasil a la Universidad Federal de Minas Gerais.
 
El 27 de septiembre de 2016 el Ministerio de Salud Pública, en declaración oficial, informó próximo a la fecha de vencimiento del convenio y en medio de los acontecimientos en torno al golpe de estado legislativo judicial contra la presidenta Dilma Rousseff que Cuba “continuará participando en el acuerdo con la Organización Panamericana de la Salud para la aplicación del Programa Más Médicos, mientras se mantengan las garantías ofrecidas por las autoridades locales”, lo cual se ha respetado hasta este momento.
 
El presidente electo de Brasil, Jair Bolsonaro, con referencias directas, despectivas y amenazantes a la presencia de nuestros médicos, ha declarado y reiterado que modificará términos y condiciones del Programa Más Médicos, con irrespeto a la Organización Panamericana de la Salud y a lo convenido por esta con Cuba, al cuestionar la preparación de nuestros médicos y condicionar su permanencia en el programa a la reválida del título y como única vía la contratación individual.
 
Las modificaciones anunciadas imponen condiciones inaceptables e incumplen las garantías acordadas desde el inicio del Programa, que fueron ratificadas en el año 2016 con la renegociación del Término de Cooperación entre la Organización Panamericana de la Salud y el Ministerio de Salud de Brasil y el Convenio de Cooperación entre la Organización Panamericana de la Salud y el Ministerio de Salud Pública de Cuba. Estas inadmisibles condiciones hacen imposible mantener la presencia de profesionales cubanos en el Programa.
 
Por tanto, ante esta lamentable realidad, el Ministerio de Salud Pública de Cuba ha tomado la decisión de no continuar participando en el Programa Más Médicos y así lo ha comunicado a la Directora de la Organización Panamericana de la Salud y a los líderes políticos brasileños que fundaron y defendieron esta iniciativa.
 
No es aceptable que se cuestione la dignidad, la profesionalidad y el altruismo de los colaboradores cubanos que, con el apoyo de sus familias, prestan actualmente servicios en 67 países. En 55 años se han cumplido 600 mil misiones internacionalistas en 164 naciones, en las que han participado más de 400 mil trabajadores de la salud, que en no pocos casos han cumplido esta honrosa tarea en más de una ocasión. Se destacan las hazañas de la lucha contra el ébola en África, la ceguera en América Latina y el Caribe, el cólera en Haití y la participación de 26 brigadas del Contingente Internacional de Médicos Especializados en Desastres y Grandes Epidemias “Henry Reeve” en Pakistán, Indonesia, México, Ecuador, Perú, Chile y Venezuela, entre otros países.
 
En la abrumadora mayoría de las misiones cumplidas los gastos han sido asumidos por el gobierno cubano. Igualmente, en Cuba se han formado de manera gratuita 35 mil 613 profesionales de la salud de 138 países, como expresión de nuestra vocación solidaria e internacionalista.
 
A los colaboradores se les ha mantenido en todo momento el puesto de trabajo y el 100 por ciento de su salario en Cuba, con todas las garantías laborales y sociales, como al resto de los trabajadores del Sistema Nacional de Salud.
 
La experiencia del Programa Más Médicos para Brasil y la participación cubana en el mismo demuestra que sí se puede estructurar un programa de cooperación Sur-Sur bajo el auspicio de la Organización Panamericana de la Salud, para impulsar sus metas en nuestra región. El Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo y la Organización Mundial de la Salud lo califican como el principal ejemplo de buenas prácticas en cooperación triangular y la implementación de la Agenda 2030 con sus Objetivos de Desarrollo Sostenible.
 
Los pueblos de Nuestra América y del resto del mundo conocen que siempre podrán contar con la vocación humanista y solidaria de nuestros profesionales.
 
El pueblo brasileño, que hizo del Programa Más Médicos una conquista social, que confió desde el primer momento en los médicos cubanos, aprecia sus virtudes y agradece el respeto, sensibilidad y profesionalidad con que le atendieron, podrá comprender sobre quién cae la responsabilidad de que nuestros médicos no puedan continuar prestando su aporte solidario en ese país. 
 
La Habana, 14 de noviembre de 2018″
MURAL DO OESTE / Com Correio Braziliense
  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

20/05/2022 HOSPITAL DO OESTE INICIA ATENDIMENTO EM ONCOLOGIA       A espera semanal de 16 horas dentro de um ônibus chegou ao fim. A rotina de dona Maria Francisca há seis meses, após a descoberta de um câncer de mama em tratamento em Salvador, a 870 quilômetros de Barreiras, agora será transformada com o início dos atendimentos da UNACO ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 JERÔNIMO REFORÇA ALIANÇA COM LULA E DIZ QUE NÃO HÁ COMO SER NEUTRO DIANTE DA FOME E DO DESEMPREGO   “Nas eleições deste ano, teremos dois lados muito bem definidos. De um lado, está o presidente do desemprego, que é o pior presidente da história do Brasil. Do outro, temos Lula, o presidente da esperança, aquele que mais gerou empregos na história do Brasil”. A declaração é do ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 OZIEL E JUSMARI MOBILIZAM COMITIVAS DA REGIÃO QUE JÁ ESTÃO CHEGANDO PARA PARTICIPAR DO PGP EM BARREIRAS COM JERÔNIMO, GERALDO JÚNIOR, OTTO, VAGNER E ANGELO CORONEL   Foto de arquivo Oziel e Jusmari utilizam seu poder de mobilização junto a lideranças políticas das diversas cidades do território do Rio Grande que já estão chegando para participar do PGP -Programa de Governo Participativo – evento que acontecerá neste sábado, 21, as 9 da manh ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 ENTIDADES LANÇAM NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA ELEIÇÃO     Entidades das áreas de ciência e imprensa divulgaram nota nesta quinta-feira (19) em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, em um contexto de ataques desferidos às urnas eletrônicas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto é assinado por SBPC (Sociedade Brasil ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 KALIL ANUNCIA ALIANÇA COM LULA EM MINAS APÓS IMPASSE E DESISTÊNCIA DE VICE   Pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (19) a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado. Kalil se reuniu com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da campanha de Lula em Minas, e com o deputad ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 485.666 TRABALHADORES TÊM ABONO DO PIS PASEP PARA SACAR   Os trabalhadores têm R$ 443 milhões em abonos salariais do PIS e do Pasep que ainda podem ser sacados até o dia 29 de dezembro. O abono pago é de até R$ 1.212, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2020. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 485.666 abonos d ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 PASSAGEIROS REAGEM A ASSALTO EM ÔNIBUS E CAPTURAM CRIMINOSO   Foto: Reprodução / TV Bahia Passageiros de um ônibus reagiram a um assalto a ônibus e conseguiram capturar o criminoso. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na região do Dique do Tororó.   De acordo com informações da TV Bahia, o homem anunciou o assalto e tomou o ...
  • Compartilhe:

20/05/2022 86% CIPM COM REFORÇO DA CIPE CERRADO E CIPRV/BARREIRAS INTENSIFICA O POLICIAMENTO EM SANTA RITA DE CÁSSIA   Ontem, quinta-feira, 19, a 86ª CIPM com reforço da CIPE Cerrado e CIPRV/Barreiras intensifica o policiamento em Santa Rita de Cássia. Está sendo reforçado o policiamento mediante rondas, abordagens a veículos e pessoas em pontos estratégicos, com o objetivo de reduzir os índices de cr ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 APÓS INDICAÇÃO DA VEREADORA TETEIA CHAVES, UNIDADE DE SAÚDE DO BAIRRO VILA DOS FUNCIONÁRIOS TERÁ SEDE PRÓPRIA E REFORMAS DAS QUADRAS POLIESPORTIVAS   A vereadora Teteia Chaves conquistou mais uma importante vitória do seu mandato. A parlamentar recebeu a confirmação nesta quinta-feira, que o bairro Vila dos Funcionários irá ser contemplada com a sede própria da Unidade de Saúde do Bairro. Além disso, a gestão municipal confirmou a ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 PESQUISA GENIAL/QUAEST: DIFERENÇA ENTRE ACM NETO E JERÔNIMO RODRIGUES CAI PARA 13 PONTOS Fotos: Divulgação / Ascom A pesquisa Genial/Quaest mostrou que a diferença entre Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) é de 13 pontos. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo jornal A Tarde. Na pesquisa, Jerônimo aparece com 34% das intenções de voto quando tem ...
  • Compartilhe:

19/05/2022 BARREIRAS: OZIEL E JUSMARI PARTICIPAM COM JERÔNIMO, OTTO E GERALDO JÚNIOR DO PGP NESTE SÁBADO NO GIL FRANÇA     O fim de semana vai ser de intensa movimentação política em Barreiras. O pré-candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira estarão ao lado do pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do vice Geraldo Júnior, do senador Otto Alencar e do ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 RIACHÃO DAS NEVES: EMBASA PROMOVE REUNIÃO COMUNITÁRIA NO DISTRITO DE CARIPARÉ Com o início da operação do abastecimento de água no distrito de Cariparé, em Riachão das Neves, a Embasa reuniu na última segunda-feira (9) os moradores para esclarecer as principais dúvidas sobre a prestação do serviço de abastecimento de água. Na oportunidade, a área de operação di ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 ABL CONQUISTA UMA SEDE NO CENTRO HISTÓRICO     O local será incorporado aos espaços utilizados para a FLIB A Academia Barreirense de Letras (ABL) vai inaugurar oficialmente sua primeira sede na próxima segunda-feira (23) às 11h. A entidade completa 17 anos de fundação no dia 20 de maio, com um trabalho voltado para o fomento ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 EM RIACHÃO DAS NEVES, COMUNIDADES RURAIS SÃO BENEFICIADAS COM A ABERTURA DE TANQUES PARA RESERVAÇÃO DE ÁGUA POR INICIATIVA DO DEPUTADO TITO O deputado Tito viabilizou a abertura de aguadas para as comunidades de Rio Branco e Rio Branco V, no município de Riachão das Neves, fortalecendo a agricultura familiar, trazendo mais dignidade para os agricultores e pecuaristas do município. Vale lembrar que uma das maiores preocupações do pa ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 EX-JOGADOR DE FUTEBOL DE ORIGEM BARREIRENSE É LEITOR DO MURAL DO OESTE NO RIO DE JANEIRO   Silvininho Moreno, morador do Rio de Janeiro em Campo Grande, ex jogador do Campo Grande, origem familiar de Barreiras, porém carioca, todos anos vem a Barreiras no período do cajui, curtir o rio de ondas e saborear a cachaça da região, é um grande leitor do Mural do Oeste no Rio de Jan ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 BARREIRAS 100% PAVIMENTADA: ESTRADA DO VAU DA BOA ESPERANÇA ESTÁ SENDO PAVIMENTADA E VAI DINAMIZAR ECONOMIA DA REGIÃO DO RIO DE ONDAS       A Prefeitura de Barreiras executa, desde o mês de março, a segunda etapa de pavimentação asfáltica da estrada do Val da Boa Esperança, zona rural do município. Na primeira fase da obra, a Gestão Municipal já havia concluído mais de três quilômetros de pavimentação ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 FILHO DE LULA É ASSALTADO COM ARMA DE BRINQUEDO   Luís Cláudio (foto), filho de Lula, foi vítima de um assalto na rua Vergueiro, Zona Sul de São Paulo, na noite dessa terça terça-feira (17). Ele estava no trânsito quando foi abordado por quatro menores de idade. Dois deles bateram com uma arma de brinquedo no vidro do carro. Os cr ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2022 TERMINAM NO SÁBADO Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até o próximo sábado (21) para fazer a inscrição, habilitando-se para as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições para o Enem 2022, tanto para a edição impressa como para a digital, d ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 SOLIDARIEDADE TEM ENTRADA GARANTIDA NA BAHIA FARM SHOW Novamente, a Bahia Farm Show trará a marca da solidariedade junto com o que há de mais moderno em tecnologia agrícola. Com o retorno do evento presencial da feira, que será realizada entre os dias 31 de maio a 04 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, o Ingresso Solidário continuará revertendo ...
  • Compartilhe:

18/05/2022 SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA DEFENDE DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, defendeu a descriminalização do uso de drogas como a maconha. O discurso, que viralizou nesta terça-feira (17), após ficar disponível no canal da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), foi feito em um congresso, ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade