COVID-19: EUROPA RETOMA MEDIDAS RESTRITIVAS EM MEIO A PROTESTOS
22 de novembro de 2021

 

Governos de vários países da Europa retomaram hoje (22) medidas restritivas e confinamentos, numa altura em que a pandemia de covid-19 está, mais uma vez, descontrolada. Áustria, Países Baixos, Bélgica e Croácia são apenas alguns dos países onde o fim de semana foi marcado por protestos, muitas vezes violentos, contra as restrições.

Entre as novas medidas está a imposição de certificado digital, a vacinação obrigatória ou o encerramento de setores e atividades.

A Áustria foi a primeira a voltar a impor, com início nesta segunda-feira, o confinamento de toda a população para travar o aumento de infecções pelo novo coronavírus. O chanceler Alexander Schallenberg decidiu, ainda, tornar a vacinação obrigatória a partir de 1º de fevereiro.

O governo austríaco estabeleceu uma duração inicial de dez dias para o novo confinamento, período durante o qual a maioria das lojas terá de fechar, os eventos culturais serão cancelados e os alunos voltarão a ter aulas online. Este período poderá ser renovado para um máximo de 20 dias, caso dez dias não sejam suficientes para diminuir os novos casos de infeção.

O confinamento na Áustria implica que as pessoas apenas saiam de casa por um número limitado de razões, como ir trabalhar ou comprar bens essenciais. Os encontros entre pessoas de agregados familiares diferentes estão limitados a dois participantes.

O ministro da Saúde austríaco, Wolfgang Mueckstein, explicou que as escolas permanecerão abertas para aqueles que precisarem ir, mas apelou a todos os pais para, se possível, manterem os seus filhos em casa.

Temos de “enfrentar a realidade”, afirmou o chanceler Schallenberg numa entrevista. “Apesar de meses de persuasão, não conseguimos convencer um número suficiente de pessoas a se vacinar”, disse ele.

Protestos em Viena

As notícias não foram bem recebidas pela população. Nas vésperas do regresso daquele que é o quarto confinamento no país, milhares de manifestantes, incluindo membros de grupos de extrema-direita, marcharam em Viena contra o confinamento nacional.

Segundo as autoridades, foram 35 mil os participantes em diferentes marchas pela capital, sendo que a maioria não usava máscara.

Num país onde menos de 66% da população está vacinada – uma das taxas mais baixas da Europa Ocidental -, o número de mortes diárias triplicou nas últimas semanas e os hospitais dos estados mais atingidos estão atingindo o limite da capacidade.

Países Baixos sob tensão

Os protestos do fim de semana não se restringem à Áustria. Também nos Países Baixos, onde o governo decretou um confinamento parcial durante três semanas, o encerramento da restauração às 20h e a proibição da entrada de pessoas não vacinadas em espaços públicos, milhares de habitantes caminharam pela terceira noite consecutiva contra as medidas.

Nas ruas de Amsterdã os protestos decorreram sem incidentes, mas isso não se verificou em outras cidades holandesas. Depois de, na sexta-feira, a polícia de Roterdã ter disparado para acabar com motins e sete pessoas terem ficado feridas, o fim de semana em Haia foi marcado por momentos de grande tensão nas ruas.

Manifestantes atacaram as autoridades com pedras e fogos de artifício e incendiaram bicicletas. Cinco agentes ficaram feridos e dezenas de pessoas foram detidas.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, denunciou hoje a “violência pura” por parte de pessoas “idiotas”.

Algumas centenas de pessoas também se manifestaram nas ruas da cidade de Breda, no sul dos Países Baixos, contra as restrições. Em Rosendaal, perto da fronteira com a Bélgica, 15 pessoas foram presas depois de terem iniciado um incêndio numa escola primária.

Bruxelas impõe máscara

Na Bélgica, o uso de máscara passou a ser obrigatório a partir dos dez anos de idade e o teletrabalho voltou. A vacina contra a covid-19 poderá, muito em breve, tornar-se também obrigatória no país.

As medidas foram contestadas em Bruxelas, onde 35 mil pessoas se reuniram. Os protestos começaram pacificamente, mas rapidamente deram lugar a confrontos com a polícia, que usou canhões de água e gás lacrimogêneo contra os manifestantes que atiravam pedras, foguetes e bombas de fumo, segundo várias testemunhas.

“Liberdade” foi a palavra de ordem entre os participantes, com um deles segurando um cartaz onde se lia: “Quando a tirania se transforma em lei, a rebelião torna-se um dever”.

França

Na França, o ministro do Interior, Gerald Darmanin, condenou os violentos protestos na ilha caribenha de Guadalupe, um dos territórios ultramarinos do país, onde 29 pessoas foram detidas pela polícia quando protestavam contra a decisão de impor um recolher noturno (das 18h às 5h) a partir desta terça-feira (23).

Naquela que foi a terceira noite consecutiva de motins, com lojas vandalizadas e carros incendiados, a polícia prendeu pelo menos 38 pessoas. Segundo a imprensa local, houve tiros disparados contra as autoridades.

O governo francês decidiu, no domingo, enviar para Guadalupe 50 membros das forças de elite para restaurar a ordem. O primeiro-ministro Jean Castex irá se reunir hoje, em Paris, com os líderes da ilha para discutir a situação.

Os sindicatos guadalupenses começaram esta manhã uma greve por tempo indefinido para protestar contra a imposição de passes sanitários e a vacinação obrigatória dos trabalhadores de saúde contra a covid-19.

Croácia

Na Croácia, milhares de pessoas ergueram a voz contra a vacinação obrigatória dos cidadãos para trabalhar. Com quatro milhões de habitantes, apenas 47% da população do país dos Balcãs completou a vacinação.

Apesar de números recordes de infecções e da morte de meia centena de pessoas todos os dias, milhares de pessoas juntaram-se na capital, Zagreb, carregando bandeiras croatas e símbolos nacionalistas e religiosos, com bandeiras contra a vacinação e o que descrevem como restrições às liberdades.

Suíços, italianos e irlandeses

Na Suíça, duas mil pessoas protestaram contra um referendo sobre a aprovação da lei que permite a imposição de restrições, alegando que é discriminatória.

Na Itália, três mil habitantes se reuniram em torno do Circo Maximus, em Roma, para protestar contra a exigência do certificado que garante que se está vacinado ou livre da covid-19 para ter acesso aos locais de trabalho, restaurantes, cinemas, teatros, recintos desportivos e ginásios, bem como para viagens de longa distância de trem, carro ou ferry.

Na Irlanda do Norte, várias centenas de pessoas que se opõem ao certificado de covid-19 protestaram à porta da Câmara Municipal de Belfast, depois de o governo ter decidido restringir horários e tornar o documento obrigatório para admissão em clubes noturnos, bares e restaurantes.

OMS teme mais mortes

A Organização Mundial de Saúde já manifestou preocupação com o aumento de casos de covid-19 na Europa e advertiu que cerca de 500 mil pessoas podem morrer até março de 2022 se não forem tomadas medidas urgentes para conter o avanço da pandemia.

 

Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

21/01/2022 BARREIRAS: JUSMARI E OZIEL PARTICIPAM DA TRADICIONAL FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM BARREIRINHAS       Mais uma vez o Diretor Geral da Adab, Oziel Oliveira e a Deputada Jusmari Oliveira, estiveram presentes na tradicional festa de São Sebastião em Barreirinhas. “É sempre importante participar de uma festividade religiosa tão importante para a população. A fé deve ser ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 TRÊS NOVOS ÓBITOS POR COVID-19 SÃO CONFIRMADOS EM BARREIRAS   A Secretaria de Saúde de Barreiras informa o 330°, 331º e o 332° óbitos, ocorridos no domingo (16) e na segunda-feira (17), por consequência da Covid-19. Apesar de todo o zelo e empenho das equipes de saúde do Hospital do Oeste e do Pronto Atendimento Coronavírus localizado no Hospita ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 GOVERNO FEDERAL CONFIRMA AUMENTO DO TETO DE APOSENTADORIA DO INSS   O governo federal publicou hoje no Diário Oficial da União a portaria interministerial que reajusta os benefícios pagos pelo INSS. Aposentados e pensionistas do instituto que recebem benefícios acima de um salário mínimo (R$ 1.212) terão aumento de 10,16% na remuneração. Co ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 BAHIA: EX MATA ADOLESCENTE COM QUATRO FACADAS NO PEITO   Uma jovem, de 16 anos, foi morta com três facadas no peito e uma na axila, na noite de terça-feira (18), na residência onde morava, na cidade de Vereda, no Sul do estado. A polícia acredita que o responsável pelo crime é o ex-namorado dela. O suspeito, de 20 anos, fugiu do local após [ ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 PREFEITURA DE BARREIRAS AVANÇA COM VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA (19) A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início às 08h desta quarta-feira (19), à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no município. A aplicação da primeira dose com o imunizante Pfizer/Comirnaty acontece para o público infantil de 11 anos, bem com ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 SITE DA SSP-BA É INVADIDO POR HACKERS E FICA FORA DO AR O site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi invadido por hackers na madrugada desta quinta-feira (20). De acordo com o G1, um grupo do Paraná assumiu a autoria do ataque. Durante a madrugada, o acesso ao portal exibia uma mensagem que comparava a violência na Bahia ao Rio de Janeiro, al ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 LEM: POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO TEMPORÁRIA DE AUTOR POR HOMICÍDIO   Em uma ação conjunta envolvendo Policiais Civis integrantes da Delegacia Terriotorial de Luís Eduardo Magalhães – 11ª COORPIN/Barreiras e da Delegacia Territorial de Ruy Barbosa – 12ª COORPIN/Itaberaba, foi dado efetivo cumprimento ao Mandado de Prisão Temporária expedido pelo Jui ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 DESVIO PROVISÓRIO É CONSTRUÍDO NA BA-449, ENTRE COTEGIPE E O DISTRITO DE JUPAGUÁ A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) está trabalhando em trechos de rodovias estaduais que precisaram ser interrompidos por conta das chuvas para permitir o tráfego de veículos. Na BA-449, o desvio provisório próximo a ponte sobre o Rio Água Piranga, entre Cotegipe e o distrito de ...
  • Compartilhe:

20/01/2022 BOMBEIROS DO 17° GBM ATUAM EM RESGATE VEICULAR NA BR-242 EM BARREIRAS Bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM) resgataram uma mulher que ficou presa às ferragens, na tarde desta quarta-feira (19), após uma colisão envolvendo o carro que ela estava e outro veículo. A ocorrência foi registrada por volta das 17h10, na BR-242, próximo ao Balneário Três Bo ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 CRIME BÁRBARO: HOMEM MATA ESPOSA, FILHA E SOGRA E LIGA PARA A PM: ”FIZ BESTEIRA”   Um crime bárbaro chocou Campinas (SP). Um homem foi preso em flagrante suspeito de matar a filha, de apenas 3 aninhos, a esposa e a sogra com golpes de pá e enxada na cabeça, na Vila Aeroporto. Logo depois, ele ligou para a Polícia Militar e disse que tinha feito “besteira”. De ac ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 SISU E PROUNI ABREM INSCRIÇÕES EM FEVEREIRO; FIES, EM MARÇO O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três p ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 NATÁLIA DO BBB 22 TEM VÍDEO ÍNTIMO VAZADO NAS REDES SOCIAIS Com apenas três dias confinada no BBB 22, Natália Deodato foi vítima de um crime virtual. Em meio à polêmica sobre suas declarações sobre a escravidão no Brasil, a mineira teve um vídeo íntimo vazado nas redes sociais, na noite desta terça-feira (18). Nas imagens, ela aparece fazendo s ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 CANTORA MORRE APÓS CONTRAIR COVID-19 PROPOSITALMENTE PARA OBTER PASSAPORTE DE VACINAÇÃO Hana Horka, cantora do grupo tcheco Asonance, era contra a vacinação anticovid. Por isso, resolveu se contaminar deliberadamente e obter o passaporte de vacinação. Hana Horka tinha 57 anos e integrava a banda tcheca Asonance. Ela morreu de Covid-19 no último domingo (16) — Foto: Reprodução/ ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 COVID-19: QUATRO ESTADOS TÊM OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI ACIMA DE 80%   A escalada de novos casos da Covid-19 neste início de ano ampliou a pressão sobre os hospitais e fez com que quatro estados atingissem o patamar de 80% ou mais na ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O cenário é parecido ao registrado em julho de 2021, quando a seg ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 WEINTRAUB ATACA GOVERNO BOLSONARO E DIZ TER SIDO TROCADO PELO CENTRÃO Os ex-ministros do governo Jair Bolsonaro (PL) Abraham Weintraub (Educação) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) fizeram críticas nesta segunda-feira (17), durante uma live, à aliança do presidente com os partidos do centrão. Para o ex-titular da Educação, os conservadores foram “subs ...
  • Compartilhe:

19/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE DE BARREIRAS COMUNICA O 329º ÓBITO, EM DECORRÊNCIA DA COVID-19 A Secretaria Municipal de Saúde informa o 329º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido no sábado (15), no Hospital do Oeste. Mesmo com todo empenho da equipe médica, o paciente de 84 anos, que fazia tratamento de diabetes e pneumopatia crônica, não resistiu ao avanço do novo Coronavírus. A ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 ASTEROIDE GIGANTE VAI PASSAR PERTO DA TERRA NO COMEÇO DA NOITE DESTA TERÇA, DIZ NASA Um asteroide de aproximadamente um quilômetro de largura irá passar perto da Terra no começo da noite desta terça-feira (18). O ponto mais próximo desta trajetória está previsto para ser percorrido às 18h50 (horário de Brasília). Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), o objeto não ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O NORDESTE DO PAÍS NESTA QUARTA-FEIRA (19)
  • Compartilhe:

18/01/2022 PREFEITURA DE BARREIRAS COMEÇA A VACINAR CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS CONTRA A COVID-19   A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (17), à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com as orientações da Comissão Intergestores Bipartite – CIB e do Ministério da Saúde, as primeiras crianças a ...
  • Compartilhe:

18/01/2022 NOVO LOTE DE VACINAS PEDIÁTRICAS DA PFIZER SERÃO ENTREGUES NO DIA 24   O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (18), a antecipação de um lote de vacinas pediátricas produzidas pela Pfizer que estavam com a entrega prevista para o dia 27 de janeiro. De acordo com a pasta, o lote de 1,8 milhão do imunizante será entregue em 24 de janeiro. De acor ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade