COVID-19: EUROPA RETOMA MEDIDAS RESTRITIVAS EM MEIO A PROTESTOS
22 de novembro de 2021

 

Governos de vários países da Europa retomaram hoje (22) medidas restritivas e confinamentos, numa altura em que a pandemia de covid-19 está, mais uma vez, descontrolada. Áustria, Países Baixos, Bélgica e Croácia são apenas alguns dos países onde o fim de semana foi marcado por protestos, muitas vezes violentos, contra as restrições.

Entre as novas medidas está a imposição de certificado digital, a vacinação obrigatória ou o encerramento de setores e atividades.

A Áustria foi a primeira a voltar a impor, com início nesta segunda-feira, o confinamento de toda a população para travar o aumento de infecções pelo novo coronavírus. O chanceler Alexander Schallenberg decidiu, ainda, tornar a vacinação obrigatória a partir de 1º de fevereiro.

O governo austríaco estabeleceu uma duração inicial de dez dias para o novo confinamento, período durante o qual a maioria das lojas terá de fechar, os eventos culturais serão cancelados e os alunos voltarão a ter aulas online. Este período poderá ser renovado para um máximo de 20 dias, caso dez dias não sejam suficientes para diminuir os novos casos de infeção.

O confinamento na Áustria implica que as pessoas apenas saiam de casa por um número limitado de razões, como ir trabalhar ou comprar bens essenciais. Os encontros entre pessoas de agregados familiares diferentes estão limitados a dois participantes.

O ministro da Saúde austríaco, Wolfgang Mueckstein, explicou que as escolas permanecerão abertas para aqueles que precisarem ir, mas apelou a todos os pais para, se possível, manterem os seus filhos em casa.

Temos de “enfrentar a realidade”, afirmou o chanceler Schallenberg numa entrevista. “Apesar de meses de persuasão, não conseguimos convencer um número suficiente de pessoas a se vacinar”, disse ele.

Protestos em Viena

As notícias não foram bem recebidas pela população. Nas vésperas do regresso daquele que é o quarto confinamento no país, milhares de manifestantes, incluindo membros de grupos de extrema-direita, marcharam em Viena contra o confinamento nacional.

Segundo as autoridades, foram 35 mil os participantes em diferentes marchas pela capital, sendo que a maioria não usava máscara.

Num país onde menos de 66% da população está vacinada – uma das taxas mais baixas da Europa Ocidental -, o número de mortes diárias triplicou nas últimas semanas e os hospitais dos estados mais atingidos estão atingindo o limite da capacidade.

Países Baixos sob tensão

Os protestos do fim de semana não se restringem à Áustria. Também nos Países Baixos, onde o governo decretou um confinamento parcial durante três semanas, o encerramento da restauração às 20h e a proibição da entrada de pessoas não vacinadas em espaços públicos, milhares de habitantes caminharam pela terceira noite consecutiva contra as medidas.

Nas ruas de Amsterdã os protestos decorreram sem incidentes, mas isso não se verificou em outras cidades holandesas. Depois de, na sexta-feira, a polícia de Roterdã ter disparado para acabar com motins e sete pessoas terem ficado feridas, o fim de semana em Haia foi marcado por momentos de grande tensão nas ruas.

Manifestantes atacaram as autoridades com pedras e fogos de artifício e incendiaram bicicletas. Cinco agentes ficaram feridos e dezenas de pessoas foram detidas.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, denunciou hoje a “violência pura” por parte de pessoas “idiotas”.

Algumas centenas de pessoas também se manifestaram nas ruas da cidade de Breda, no sul dos Países Baixos, contra as restrições. Em Rosendaal, perto da fronteira com a Bélgica, 15 pessoas foram presas depois de terem iniciado um incêndio numa escola primária.

Bruxelas impõe máscara

Na Bélgica, o uso de máscara passou a ser obrigatório a partir dos dez anos de idade e o teletrabalho voltou. A vacina contra a covid-19 poderá, muito em breve, tornar-se também obrigatória no país.

As medidas foram contestadas em Bruxelas, onde 35 mil pessoas se reuniram. Os protestos começaram pacificamente, mas rapidamente deram lugar a confrontos com a polícia, que usou canhões de água e gás lacrimogêneo contra os manifestantes que atiravam pedras, foguetes e bombas de fumo, segundo várias testemunhas.

“Liberdade” foi a palavra de ordem entre os participantes, com um deles segurando um cartaz onde se lia: “Quando a tirania se transforma em lei, a rebelião torna-se um dever”.

França

Na França, o ministro do Interior, Gerald Darmanin, condenou os violentos protestos na ilha caribenha de Guadalupe, um dos territórios ultramarinos do país, onde 29 pessoas foram detidas pela polícia quando protestavam contra a decisão de impor um recolher noturno (das 18h às 5h) a partir desta terça-feira (23).

Naquela que foi a terceira noite consecutiva de motins, com lojas vandalizadas e carros incendiados, a polícia prendeu pelo menos 38 pessoas. Segundo a imprensa local, houve tiros disparados contra as autoridades.

O governo francês decidiu, no domingo, enviar para Guadalupe 50 membros das forças de elite para restaurar a ordem. O primeiro-ministro Jean Castex irá se reunir hoje, em Paris, com os líderes da ilha para discutir a situação.

Os sindicatos guadalupenses começaram esta manhã uma greve por tempo indefinido para protestar contra a imposição de passes sanitários e a vacinação obrigatória dos trabalhadores de saúde contra a covid-19.

Croácia

Na Croácia, milhares de pessoas ergueram a voz contra a vacinação obrigatória dos cidadãos para trabalhar. Com quatro milhões de habitantes, apenas 47% da população do país dos Balcãs completou a vacinação.

Apesar de números recordes de infecções e da morte de meia centena de pessoas todos os dias, milhares de pessoas juntaram-se na capital, Zagreb, carregando bandeiras croatas e símbolos nacionalistas e religiosos, com bandeiras contra a vacinação e o que descrevem como restrições às liberdades.

Suíços, italianos e irlandeses

Na Suíça, duas mil pessoas protestaram contra um referendo sobre a aprovação da lei que permite a imposição de restrições, alegando que é discriminatória.

Na Itália, três mil habitantes se reuniram em torno do Circo Maximus, em Roma, para protestar contra a exigência do certificado que garante que se está vacinado ou livre da covid-19 para ter acesso aos locais de trabalho, restaurantes, cinemas, teatros, recintos desportivos e ginásios, bem como para viagens de longa distância de trem, carro ou ferry.

Na Irlanda do Norte, várias centenas de pessoas que se opõem ao certificado de covid-19 protestaram à porta da Câmara Municipal de Belfast, depois de o governo ter decidido restringir horários e tornar o documento obrigatório para admissão em clubes noturnos, bares e restaurantes.

OMS teme mais mortes

A Organização Mundial de Saúde já manifestou preocupação com o aumento de casos de covid-19 na Europa e advertiu que cerca de 500 mil pessoas podem morrer até março de 2022 se não forem tomadas medidas urgentes para conter o avanço da pandemia.

 

Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

29/05/2024 BARREIRAS DÁ INÍCIO A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE Barreiras iniciou na segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, unindo-se aos demais municípios brasileiros no combate à doença. A mobilização segue até o dia 14 de junho, com a Secretaria Municipal de Saúde planejando vacinar 12.203 crianças de zero a quatr ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 30 NOVOS LIVROS SÃO LANÇADOS DURANTE A FLIB 2024 A Festa Literária de Barreiras (Flib) trouxe uma programação movimentada na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), com rodas de conversa, contação de histórias e mesas de debates, além do lançamento de 30 livros inéditos. Os novos títulos abrangeram diversos gêneros e estilos liter ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 SAÚDE EM AÇÃO NA PRAÇA: MUTIRÃO DE ULTRASONOGRAFIAS DE SAÚDE ESTÁ SENDO REALIZADO NA PRAÇA CASTRO ALVES, EM BARREIRAS  A Secretaria de Saúde de Barreiras iniciou nesta terça-feira (28), mais um mutirão de atendimentos à população na Praça Castro Alves, no centro da cidade. Denominado “Saúde em Ação na Praça”, o evento traz uma série de serviços médicos gratuitos, com destaque para a reali ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 BARREIRAS: UMA MULTIDÃO COMPARECE AO LANÇAMENTO DA PRÉ- CANDIDATA A VEREADORA DICÍOLA BAQUEIRO. OTONIEL TEIXEIRA MARCOU PRESENÇA   Com a presença do pré-candidato a prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, e diante de uma multidão, a pré-candidata a vereadora Dicíola Baqueiro fez o lançamento da sua pré-candidatura a vereadora pelo partido União Brasil nesta terça-feira, 29 de maio. O evento foi comandada por He ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 LEM: ACIDENTE NO BAIRRO TROPICAL VILLE II DEIXA MENOR GRAVEMENTE FERIDO   No início da tarde desta quarta-feira, 29 de maio, por volta das 13h, um grave acidente ocorreu na Avenida Rio São Francisco, no cruzamento com a Rua das Avencas, no bairro Tropical Ville II, em Luís Eduardo Magalhães. Um menor de 16 anos ficou gravemente ferido após colidir sua motocicl ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 FORMOSA DO RIO PRETO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO 1º QUADRIMESTRE DE 2024 E REFORÇA COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA       Nesta quarta-feira, a cidade de Formosa do Rio Preto sediou sua Audiência Pública do 1º Quadrimestre de 2024, reafirmando seu compromisso com a transparência e a participação cidadã na gestão pública. A audiência, que foi realizada na Câmara Municipal, contou com a pr ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 HOMEM É CONDENADO A QUASE 20 ANOS DE PRISÃO POR MATAR COMPANHEIRA A FACADAS EM BARREIRAS Um homem foi condenado a 18 anos e 10 meses de prisão por matar a companheira, Mariluz Antunes Pereira, de 51 anos, a facadas após uma discussão, na cidade de Barreiras. O crime aconteceu em 12 de maio de 2022 e o júri popular foi realizado na terça-feira (28). O julgamento de Carlos Teles de [ ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 AGORA: PREFEITO DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ESTUDANTE WEVERTON RIBEIRO PEREIRA Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do jovem estudante Weverton Ribeiro Pereira, aos 14 anos, ocorrido na noite desta terça-feira (28), em Barreiras. Weverton era estudante do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Valdete Piedade de Holanda. Morador da c ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 CÂMARA REDUZ EXIGÊNCIA PARA POSSE DE ARMA E AUTORIZA CLUBES DE TIRO A MENOS DE 1 KM DE ESCOLAS A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (28), a suspensão dos trechos do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a regulamentação de posse e colecionismo de armas e clube de tiro. O projeto também autoriza a instalação de clubes de tiro a uma distância inferior ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 DESBLOQUEIE SEU BOLSA FAMÍLIA: COMO ATIVAR SEU BENEFÍCIO EM BLOQUEIO O programa Bolsa Família desempenha um papel crucial na redução da pobreza no Brasil, oferecendo suporte financeiro a famílias que enfrentam grandes dificuldades econômicas. Essencial para milhões, o programa, contudo, segue rigorosos critérios de elegibilidade e verificações constantes, ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 LÍDER DO GOVERNO DEFENDE MUDANÇAS NA GESTÃO LULA: ‘SE ESTIVESSE BEM, TERIA 80% DE ACEITAÇÃO’   Líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) defendeu uma renovação na Esplanada dos Ministérios e uma chacoalhada geral no PT para o enfrentamento do bolsonarismo nas ruas e nas redes sociais. “Toda renovação é bem-vinda. Evidentemente que o presidente é qu ...
  • Compartilhe:

29/05/2024 JUSTIÇA ELEITORAL PUBLICA EDITAL DE CONCURSO UNIFICADO COM 395 VAGAS E SALÁRIO INICIAL DE ATÉ R$ 13,9 MIL Publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29), o edital do concurso unificado da Justiça Eleitoral prevê 395 vagas, sendo 126 para cargos de analista judiciário e 269 para cargos de técnico judiciário, além da formação de cadastro reserva. O período de inscrições vai de ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 UM ATO DE AMOR: RELAÇÃO ENTRE A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E OS VALORES DO DULCISMO É TEMA DE ENCONTRO NA OSID Qual a relação entre os gestos do dia a dia com o jeito Dulce de pensar, ser e agir? De que maneira a perseverança, a humildade e a fé se aproximam do ato de higienizar as mãos? Pensando na relação entre o controle de infecções hospitalares e a imersão nos valores do Dulcismo, foi realizad ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 GLOBO ARRECADA BILHÕES EM 3 MESES; VEJA O VALOR   A Rede Globo, maior emissora de televisão do Brasil, registrou um crescimento de 12% em sua receita líquida no 1TRI24, quando comparado anualmente. Além disso, a empresa arrecadou o total de R$ 3,7 bilhões no período. Entre outros resultados financeiros, o Ebitda (lucro antes de juro ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 SECRETARIA DE CULTURA DE SÃO DESIDÉRIO REALIZA CONSULTA PÚBLICA SOBRE LEI ALDIR BLANC 2024 A prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer realizou no dia 23, na Biblioteca Municipal a primeira Escuta Pública – PNAB/24. Visando coletar informações e definir as estratégias que guiarão a distribuição dos recursos da Política Nacional Aldir Bl ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 PREFEITO DE BARREIRAS EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA MAILDES VERÔNICA DE MEDEIROS Lamentamos com muita tristeza o falecimento de Maildes Verônica de Medeiros, irmã do servidor público municipal, GCM Francisco de Assis Dantas, ocorrido na madrugada desta terça-feira, (28). Aos 82 anos, Maildes Verônica deixa um grande legado em sua cidade natal, Várzea (PB), onde foi vereado ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 BAHIA FARM SHOW 2024 TERÁ ABERTURA OFICIAL NA SEGUNDA-FEIRA, 10 DE JUNHO Nesta 18ª edição, a abertura da Bahia Farm Show 2024 será realizada na segunda-feira, 10 de junho, às 10 horas. A solenidade é destinada a autoridades, convidados, expositores e ao público em geral. Pela primeira vez, a cerimônia oficial ocorrerá um dia antes da abertura dos portões para v ...
  • Compartilhe:

28/05/2024 BARREIRAS: COMAFLEX DIVULGA NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE COLABORADOR VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NESTA SEGUNDA-FEIRA
  • Compartilhe:

28/05/2024 GALERIA: CONFIRA AS PRINCIPAIS IMAGENS DOS SHOWS DE NAIARA AZEVEDO E ESCANDURRAS NA PRAÇA LANDULFO ALVES   Fotos: DIRCOM/Barreiras
  • Compartilhe:

28/05/2024 BAHIA: POLICIAIS INFLUENCERS SÃO PRESOS APÓS COMPARTILHAMENTO NAS REDES SOCIAIS; SAIBA MAIS Os policiais militares e influenciadores Alexandre Lázaro “Tchaca” e Ivan Leite cumprirão 15 dias de detenção no Batalhão de Polícia de Choque/ BPChq, em Lauro de Freitas. De acordo com a Polícia Militar, a prisão dos agentes se deu após conclusão do processo de apuração de conduta ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade