COVID-19: EUROPA RETOMA MEDIDAS RESTRITIVAS EM MEIO A PROTESTOS
22 de novembro de 2021

 

Governos de vários países da Europa retomaram hoje (22) medidas restritivas e confinamentos, numa altura em que a pandemia de covid-19 está, mais uma vez, descontrolada. Áustria, Países Baixos, Bélgica e Croácia são apenas alguns dos países onde o fim de semana foi marcado por protestos, muitas vezes violentos, contra as restrições.

Entre as novas medidas está a imposição de certificado digital, a vacinação obrigatória ou o encerramento de setores e atividades.

A Áustria foi a primeira a voltar a impor, com início nesta segunda-feira, o confinamento de toda a população para travar o aumento de infecções pelo novo coronavírus. O chanceler Alexander Schallenberg decidiu, ainda, tornar a vacinação obrigatória a partir de 1º de fevereiro.

O governo austríaco estabeleceu uma duração inicial de dez dias para o novo confinamento, período durante o qual a maioria das lojas terá de fechar, os eventos culturais serão cancelados e os alunos voltarão a ter aulas online. Este período poderá ser renovado para um máximo de 20 dias, caso dez dias não sejam suficientes para diminuir os novos casos de infeção.

O confinamento na Áustria implica que as pessoas apenas saiam de casa por um número limitado de razões, como ir trabalhar ou comprar bens essenciais. Os encontros entre pessoas de agregados familiares diferentes estão limitados a dois participantes.

O ministro da Saúde austríaco, Wolfgang Mueckstein, explicou que as escolas permanecerão abertas para aqueles que precisarem ir, mas apelou a todos os pais para, se possível, manterem os seus filhos em casa.

Temos de “enfrentar a realidade”, afirmou o chanceler Schallenberg numa entrevista. “Apesar de meses de persuasão, não conseguimos convencer um número suficiente de pessoas a se vacinar”, disse ele.

Protestos em Viena

As notícias não foram bem recebidas pela população. Nas vésperas do regresso daquele que é o quarto confinamento no país, milhares de manifestantes, incluindo membros de grupos de extrema-direita, marcharam em Viena contra o confinamento nacional.

Segundo as autoridades, foram 35 mil os participantes em diferentes marchas pela capital, sendo que a maioria não usava máscara.

Num país onde menos de 66% da população está vacinada – uma das taxas mais baixas da Europa Ocidental -, o número de mortes diárias triplicou nas últimas semanas e os hospitais dos estados mais atingidos estão atingindo o limite da capacidade.

Países Baixos sob tensão

Os protestos do fim de semana não se restringem à Áustria. Também nos Países Baixos, onde o governo decretou um confinamento parcial durante três semanas, o encerramento da restauração às 20h e a proibição da entrada de pessoas não vacinadas em espaços públicos, milhares de habitantes caminharam pela terceira noite consecutiva contra as medidas.

Nas ruas de Amsterdã os protestos decorreram sem incidentes, mas isso não se verificou em outras cidades holandesas. Depois de, na sexta-feira, a polícia de Roterdã ter disparado para acabar com motins e sete pessoas terem ficado feridas, o fim de semana em Haia foi marcado por momentos de grande tensão nas ruas.

Manifestantes atacaram as autoridades com pedras e fogos de artifício e incendiaram bicicletas. Cinco agentes ficaram feridos e dezenas de pessoas foram detidas.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, denunciou hoje a “violência pura” por parte de pessoas “idiotas”.

Algumas centenas de pessoas também se manifestaram nas ruas da cidade de Breda, no sul dos Países Baixos, contra as restrições. Em Rosendaal, perto da fronteira com a Bélgica, 15 pessoas foram presas depois de terem iniciado um incêndio numa escola primária.

Bruxelas impõe máscara

Na Bélgica, o uso de máscara passou a ser obrigatório a partir dos dez anos de idade e o teletrabalho voltou. A vacina contra a covid-19 poderá, muito em breve, tornar-se também obrigatória no país.

As medidas foram contestadas em Bruxelas, onde 35 mil pessoas se reuniram. Os protestos começaram pacificamente, mas rapidamente deram lugar a confrontos com a polícia, que usou canhões de água e gás lacrimogêneo contra os manifestantes que atiravam pedras, foguetes e bombas de fumo, segundo várias testemunhas.

“Liberdade” foi a palavra de ordem entre os participantes, com um deles segurando um cartaz onde se lia: “Quando a tirania se transforma em lei, a rebelião torna-se um dever”.

França

Na França, o ministro do Interior, Gerald Darmanin, condenou os violentos protestos na ilha caribenha de Guadalupe, um dos territórios ultramarinos do país, onde 29 pessoas foram detidas pela polícia quando protestavam contra a decisão de impor um recolher noturno (das 18h às 5h) a partir desta terça-feira (23).

Naquela que foi a terceira noite consecutiva de motins, com lojas vandalizadas e carros incendiados, a polícia prendeu pelo menos 38 pessoas. Segundo a imprensa local, houve tiros disparados contra as autoridades.

O governo francês decidiu, no domingo, enviar para Guadalupe 50 membros das forças de elite para restaurar a ordem. O primeiro-ministro Jean Castex irá se reunir hoje, em Paris, com os líderes da ilha para discutir a situação.

Os sindicatos guadalupenses começaram esta manhã uma greve por tempo indefinido para protestar contra a imposição de passes sanitários e a vacinação obrigatória dos trabalhadores de saúde contra a covid-19.

Croácia

Na Croácia, milhares de pessoas ergueram a voz contra a vacinação obrigatória dos cidadãos para trabalhar. Com quatro milhões de habitantes, apenas 47% da população do país dos Balcãs completou a vacinação.

Apesar de números recordes de infecções e da morte de meia centena de pessoas todos os dias, milhares de pessoas juntaram-se na capital, Zagreb, carregando bandeiras croatas e símbolos nacionalistas e religiosos, com bandeiras contra a vacinação e o que descrevem como restrições às liberdades.

Suíços, italianos e irlandeses

Na Suíça, duas mil pessoas protestaram contra um referendo sobre a aprovação da lei que permite a imposição de restrições, alegando que é discriminatória.

Na Itália, três mil habitantes se reuniram em torno do Circo Maximus, em Roma, para protestar contra a exigência do certificado que garante que se está vacinado ou livre da covid-19 para ter acesso aos locais de trabalho, restaurantes, cinemas, teatros, recintos desportivos e ginásios, bem como para viagens de longa distância de trem, carro ou ferry.

Na Irlanda do Norte, várias centenas de pessoas que se opõem ao certificado de covid-19 protestaram à porta da Câmara Municipal de Belfast, depois de o governo ter decidido restringir horários e tornar o documento obrigatório para admissão em clubes noturnos, bares e restaurantes.

OMS teme mais mortes

A Organização Mundial de Saúde já manifestou preocupação com o aumento de casos de covid-19 na Europa e advertiu que cerca de 500 mil pessoas podem morrer até março de 2022 se não forem tomadas medidas urgentes para conter o avanço da pandemia.

 

Agência Brasil

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

07/08/2022 OZIEL E JUSMARI MARCAM PRESENÇA NA FESTA DO MILHO EM WANDERLEY E DIZEM QUE O COMPROMISSO É COM O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO O candidato a deputado federal Oziel Oliveira e a deputada Jusmari Oliveira marcaram presença, neste sábado, 06 de agosto,  na Festa do Milho na cidade de Wanderley, como fazem todos os anos. Eles estavam acompanhados do líder e ex-prefeito Antônio Porto, do ex-candidato a prefeito Gilberto, ve ...
  • Compartilhe:

07/08/2022 SORRIA: RELEIA A NOVELA “O PREFEITO QUE ACABOU COM A ELEIÇÃO E SE DECLAROU REI” DE AUTORIA DE ROBERTO DE SENA Novela de Roberto de Sena   Naquela manhã de sol escaldante no sertão da Bahia, a população de Santana das Pedras estava nas ruas fazendo passeata, promovendo um tremendo rebuliço na praça em frente ao prédio da prefeitura. Os salários dos servidores estavam com mais de um ano de atraso ...
  • Compartilhe:

06/08/2022 EXU TOMADOR DE CANDIDATURA TOMOU A VICE DE ZÉ RONALDO E MARCELO NILO. O FURDUNÇO FOI GRANDE   O Exu Tomador de Candidatura fez um estrago da moléstia esta semana em Salvador.  Tomou as candidaturas de Zé Ronaldo e Marcelo Nilo que estavam cotados para serem vice de ACM Neto. Uma testemunha relatou que o EXU marcou encontro com Zé Ronaldo para bater o martelo e ele ser oficializado ...
  • Compartilhe:

06/08/2022 PROCURADORES CRITICAM INSINUAÇÕES SOBRE USO DAS FORÇAS ARMADAS CONTRA OUTROS PODERES por Marcelo Rocha | Folhapress Foto: Marcos Corrêa / PR Procuradores da República atuantes na defesa dos direitos do cidadão afirmam que a Constituição não autoriza o uso de forças armadas contra quaisquer dos Poderes da República, e que insinuações nesse sentido são levianas e atentam co ...
  • Compartilhe:

06/08/2022 ESTUDANTES VISTIAM SEDE DA ABL -ACADEMIA BARRERENSE DE LETRAS Grupos de estudantes do Colégio estadual Prisco Viana e da Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb) inauguraram, no final de julho, as visitas guiadas à sede da Academia Barreirense de Letras. O projeto ‘Conheça a ABL’ se propõe a receber não só alunos da rede pública e privada, como ...
  • Compartilhe:

06/08/2022 JUSMARI PROTOCOLA MOÇÃO DE APLAUSOS PELOS 70 ANOS DA LOJA MAÇÔNICA DA FRATERNIDADE BARREIRENSE   A deputada Jusmari Oliveira protocolou  na Assembleia Legislativa da Bahia, Moção de Aplausos e Congratulações à Loja Maçônica Fraternidade Barreirense que está completando 70 anos de atividades em Barreiras.   Segundo a parlamentar, à Loja Maçônica Fraternidade Barreirense, ...
  • Compartilhe:

05/08/2022 A TARDE/ATLASINTEL: PESQUISA TRAZ EMPATE TÉCNICO ENTRE NETO E JERÔNIMO; OTTO LIDERA PARA O SENADO Montagem Bahia Notícias | Fotos: Divulgação Levantamento divulgado nesta sexta-feira (5) pelo jornal A Tarde aponta um cenário de empate técnico entre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), e o candidato governista Jerônimo Rodrigues (PT). Na pesquisa, ACM Neto aparece com 38,8% das int ...
  • Compartilhe:

05/08/2022 DA CAPITAL AO INTERIOR, DR. AIRTON PINTO INTENSIFICA DIÁLOGOS E SE CONSOLIDA COMO O NOME DA REDE SUSTENTABILIDADE NO OESTE BAIANO   Procurar conhecer as diversas realidades do povo, seus sofrimentos, dificuldades e dialogar em busca da organização social para a melhora da vida. Esses são os objetivos do candidato a deputado federal pelo partido Rede Sustentabilidade, Dr. Airton Pinto, em sua trajetória de vida, trabal ...
  • Compartilhe:

05/08/2022 DR. JOSÉ AUGUSTO ENTUSIASMADO COM A FORÇA E O CARISMA DE OZIEL E JUSMARI   Uma das grandes lideranças de Formosa do Rio Preto, Dr. José Augusto participou da convenção do PSB e partidos aliados em Salvador ao lado do candidato a deputado federal Oziel Oliveira, da deputada Jusmari Oliveira. “Estou impressionado com a força e o carisma de Oziel e Jusmari e ...
  • Compartilhe:

05/08/2022 ENTENDA COMO VAI FUNCIONAR A NOVA MARGEM DO CONSIGNADO DO INSS     Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão comprometer até 45% da renda previdenciária para pagar empréstimos consignados. A sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL) à lei que autoriza a ampliação da margem foi publicada no Diário Oficial da ...
  • Compartilhe:

05/08/2022 JÔ SOARES MORRE AOS 84 ANOS, EM SÃO PAULO Foto: Reprodução / Instagram Ator, humorista, escritor e diretor, Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5), aos 84 anos. Jô estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o fim de julho para tratar de uma pneumonia. A causa da morte não foi informada. As informaç ...
  • Compartilhe:

04/08/2022 EXU TOMADOR DE CARGO ATACA MARCELO NILO E ZÉ RONALDO O Exu Tomador de Cargo pulou no pescoço de Zé Ronaldo e Marcelo Nilo que queriam ser o vice de ACM Neto. Detalhes amanhã
  • Compartilhe:

04/08/2022 DELEGADOS DE POLÍCIA FAZEM ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA   Um grupo de delegados de polícia publicou nesta quinta-feira (4) um manifesto na internet em defesa da democracia. A iniciativa se soma à série de cartas que vêm sendo produzidas em reação às ameaças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as instituições e o sistema de vo ...
  • Compartilhe:

04/08/2022 ACM NETO CONFIRMA ANA COELHO COMO CANDIDATA A VICE-GOVERNADORA EM SUA CHAPA por Mauricio Leiro / Lula Bonfim     Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias O pré-candidato ao governo do estado ACM Neto (União) confirmou, na tarde desta quinta-feira (4), a empresária Ana Coelho (Republicanos), sobrinha do ex-governador Nilo Coelho e dona da TV Aratu, como vice em su ...
  • Compartilhe:

04/08/2022 ZÉ RONALDO SE REVOLTA APÓS SER PRETERIDO NA VICE DE ACM NETO: DEPUTADOS SÃO CHAMADOS             Após os recentes acontecimentos envolvendo as negociações para a vice na chapa de ACM Neto (UB), que dão como quase certa a presença da empresária Ana Coelho (Republicanos) como postulante favorita, o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (UB) d ...
  • Compartilhe:

04/08/2022 FERNANDA LUCENA É A NOVA DIRETORA DE MARKETING DO BLOCO CURTO CIRCUITTO Fernanda Lucena assumiu nesta segunda-feira, dia 01 de agosto de 2022, a Diretoria de Marketing do Bloco Curto Circuitto. Ela que, aos 16 anos, foi iniciada no Marketing Cultural pelo Bloco Infantil de Carnaval Happy Kids, hoje é pós graduada em Marketing Digital (UNOPAR), Bacharela Interdisciplin ...
  • Compartilhe:

04/08/2022 ROBERTO DE SENA FALA SOBRE EQUILÍBRIO E SERENIDADE NAS ELEIÇÕES DESTE ANO
  • Compartilhe:

04/08/2022 BARREIRAS: ACIDENTE MATA JOVEM DE APENAS 22 ANOS     Conforme o Mural do Oeste publicou na noite desta quarta-feira, 3,  um veículo Toyota Corola, bateu violentamente em uma árvore, próximo a rotatória de Barreiras. Segundo informações, o corpo do motorista Igor Daniel, de 22 anos, ainda foi retirado com vida das ferragens mas ele ...
  • Compartilhe:

03/08/2022 BARREIRAS: GRAVE ACIDENTE PRÓXIMO AO POSTO SABBÁ   Um grave acidente aconteceu na noite desta quarta-feira, 03 de agosto, próximo ao Posto Sabbá em Barreiras. A imagem é impressionante. Novas informações a qualquer momento.
  • Compartilhe:

03/08/2022 MENINA DE 9 ANOS GRAVA ÁUDIO EM QUE IDOSO CONFESSA ABUSO SEXUAL:”MINHA MULHERZINHA” Foto: Polícia Civil Um homem de 63 anos, foi preso na tarde da última terça-feira (2) suspeito de estuprar uma menina de 9 anos. O crime aconteceu em Brasilândia, a 352 km de Campo Grande, e foi informado à Polícia Civil por meio de uma denúncia anônima pelo Disque-Denúncia.   Conforme ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade

Publicidade