CONGRESSO DERRUBA VETO DE BOLSONARO A FEDERAÇÃO PARTIDÁRIAS E DÁ SOBREVIDA A SIGLAS PEQUENAS
28 de setembro de 2021

 

O Congresso Nacional derrubou nesta segunda-feira (27) o veto do presidente Jair Bolsonaro à proposta que permitia que partidos políticos de organizem em uma federação, pelo tempo mínimo de quatro anos. A derrubada dá sobrevida às siglas pequenas, que corriam o risco de serem extintas.

Para ser derrubado em definitivo, o veto precisava ter votos contrários da maioria absoluta dos senadores e deputados federais.

Normalmente, as sessões do Congresso Nacional são realizadas com deputados e senadores juntos. Por causa da pandemia, cada Casa vem realizando a sua própria sessão para analisar os vetos, embora ambas aconteçam no mesmo dia.

A maior parte dos vetos presidenciais foram apreciados em bloco pelos deputados e senadores. No entanto, não houve acordo inicialmente em relação à proposta das federações, que precisou ser votada em separado.

A votação foi apertada no Senado, com 45 votos a favor da derrubada do veto, contra 25 pela manutenção —eram necessários 41 votos.

Após o resultado no Senado, no entanto, a Câmara dos Deputados decidiu votar os vetos remanescentes em bloco, incluindo entre eles o referente às federações. Os vetos foram derrubados por 353 votos a 110. Eram necessários 257 votos.

A regra que permite a criação de federações de partidos provocou reação do presidente Jair Bolsonaro, que prontamente disse a interlocutores que iria vetá-la.

A proposta tem como um dos objetivos dar sobrevida a partidos nanicos que podem ser afetados pela cláusula de barreira (ou cláusula de desempenho), que entrou em vigor em 2018. Ela interessa partidos menores, como o PC do B, a Rede Sustentabilidade, entre outros.

A cláusula de barreira retira dos partidos com baixíssima votação mecanismos essenciais à sua sobrevivência, como os recursos do fundo partidário, acesso a propaganda gratuita na TV e no rádio, além de acesso a estruturas nos Legislativos. A possibilidade de uma fusão temporária poderia amenizar o impacto das cláusulas.

A proposta da federação prevê que dois ou mais partidos possam se unir para cumprir a cláusula sem precisar se fundir, o que se mostra como um projeto mais complicado e demorado. As siglas precisariam ficar unidas durante toda a legislatura, ou seja, no mínimo quatro anos.

Se um ou mais partidos se desligarem, a federação continuaria funcionando até a eleição seguinte, desde que tenha dois ou mais partidos.

A medida, argumentaram governistas, vai na contramão das regras da cláusula de desempenho e do fim das coligações, que pretendem enxugar o quadro partidário brasileiro. O Palácio do Planalto justificou o veto afirmando que buscava “salvaguardar o eleitor comum” e a “própria legitimidade da representação”.

Segundo o texto, os partidos poderão ter programa, estatuto e direção comuns, e não têm o funcionamento encerrado após o fim de uma eleição. Somente podem participar de uma federação partidos com registro definitivo.

Alguns manifestaram favoráveis à regra da formação de federações de partidos, argumentando que algumas legendas históricas poderiam desaparecer.

“Mesmo a contragosto da lógica, eu advoguei a favor da cláusula de barreira. Advoguei a favor da cláusula de barreira mesmo sabendo que ela prejudicaria o meu partido. Então, eu sou um dos primeiros a compreender a necessidade, para a governabilidade, de nós termos um sistema partidário brasileiro estável”, afirmou o líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Ao contrário do que é alegado por muitos, a federação partidária não subverte esse princípio. Ela possibilita dentro das regras democráticas, a sobrevida de legendas políticas históricas. Nós não estamos falando de legendas políticas de aluguel, mas de legendas políticas que têm identidade programática”, completou.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) rebateu a visão de que as federações seriam uma espécie de coligação, mecanismo cujo retorno foi barrado no Senado.

“A cláusula de barreira sozinha avança, mas ela não avança com a rapidez que nós queremos. Daí a importância das federações partidárias, de nós estarmos unindo partidos que pensam o projeto de país de forma igualitária, que têm o mesmo viés ideológico, e poderem estar se unindo não só no período da eleição mas para, nos próximos quatro anos, serem liderados por um único líder, serem conduzidos na mesma corrente ideológica, e, consequentemente, provavelmente não haverá retorno, no futuro se fundindo”, afirma.

Na mesma linha, Marcelo Castro (PP-PI), afirmou que as federações serão “embriões” de um futuro partido político.

Carlos Fávaro (PSD-MT, por sua vez, defendeu a manutenção do veto e argumentou que a redução no número de partidos seria benéfica e que partidos mais estabelecidos poderiam acomodar atores com visões ideológicas parecidas.

“Nós teremos, no Brasil, 10, 12, 15 partidos políticos, alguns mais à esquerda, alguns mais à direita e alguns de centro, que podem acomodar, ideologicamente, todos os representantes do povo, mas que nós tenhamos a capacidade de, agora, manter este veto da Presidência da República, para alinharmos, cada vez mais, o fortalecimento partidário deste País”, afirmou.

Ao orientar o voto de sua bancada, contra a federação, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) comparou o PC do B e comunistas aos nazistas. Além disso, lembrou que foi a cláusula de barreira que na Alemanha barrou partidos extremistas.

“Então, naquela época, os 5% de cláusula de desempenho, no cálculo dos alemães, serviriam para inviabilizar a participação de partidos que defendessem o nefasto nazismo. E, aqui no Brasil, nós temos o seu irmão siamês, que é o comunismo”, afirmou, provocando a reação de membros da oposição.

Nos bastidores do Congresso, comentou-se que o esforço do governo para derrubar a federação estaria relacionado a uma ofensiva contra partidos de esquerda, em particular o PC do B. O partido foi o que mais se engajou na defesa das federações, sendo o maior vencedor.

Alguns partidos maiores também tinham interesse em sepultar a medida, para se fortalecerem com quadros egressos das siglas que poderiam ser extintas.

Em 2018, 14 partidos não conseguiram atingir a cláusula. Alguns só mantiveram seus recursos porque incorporaram outras legendas, como foi o caso do PC do B, que se fundiu ao antigo PPL.

Naquele ano, os partidos teriam que obter ao menos 1,5% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados, entre outras regras, para cumprir a cláusula e não perder recursos.

Em 2022 esse índice sobe para 2%. Na eleição de 2026, aumenta para 2,5% dos votos válidos, até chegar a 3% em 2030, distribuídos em pelo menos um terço dos estados.

O veto às federações de partidos acontece em um momento de grande discussão em torno da reforma eleitoral. A proposta havia entrado em um grande acordo para votar a PEC da reforma eleitoral, que derrubou o distritão e havia aberto a possibilidade de retorno das coligações partidárias.

A volta das coligações, após aprovada na Câmara dos Deputados, acabou barrada pelos senadores.

A Câmara também aprovou um novo código eleitoral com quase 900 artigos. A Casa pressiona os senadores para que analisem o conjunto a tempo das eleições de 2022. No entanto, o próprio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já vem dizendo que são pequenas as chances de o conjunto de regras ser aprovado antes de 2 de outubro.

Os senadores, de uma maneira geral, vem apresentando resistência a mudanças eleitorais tão perto do pleito de 2022. Argumentam que ainda não foi possível analisar o impacto de mudanças ainda recentes no sistema, como a própria cláusula de barreira e o fim das coligações.

 

Renato Machado, Washington e Luiz Danielle Brant/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

18/06/2024 TOINHO O PISEIRO É CONFIRMADO COMO ATRAÇÃO PRINCIPAL NA INAUGURAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO EM SÍTIO DO HERMENEGILDO O cantor Toinho O Piseiro foi confirmado como a atração principal na inauguração da tão aguardada obra de pavimentação da comunidade de Sítio do Hermenegildo, localizada no município de Cristópolis. O evento está marcado para o dia 29 de junho, a partir das 18h e promete ser um marco na h ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 HOSPITAL DO OESTE DIVULGA VAGA DE EMPREGO; SAIBA MAIS
  • Compartilhe:

18/06/2024 EM COMITIVA, PREFEITO ZITO BARBOSA VISITA A 18ª BAHIA FARM SHOW EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES     Na última sexta-feira (14), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, junto com a comitiva formada de secretários e vereadores da Capital do Oeste visitou a 18ª Bahia Farm Show, realizada entre os dias 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. Considerada uma das maiores feiras agrícolas ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 ACIDENTE ENTRE MOTO E CARRO DEIXA UM MULHER FERIDA EM IBOTIRAMA Uma colisão entre uma moto e uma carreta deixou uma mulher ferida, na noite desta segunda-feira (17), em Ibotirama. O acidente aconteceu na intersecção da BR-242 com a Avenida Irmã Daniela. A moto deixava a avenida pra acessar a BR, momento em que encontrou a carreta. Conforme informações, no ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DO 1° QUADRIMESTRE DE 224 Conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura de São Desidério realizou na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório da Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para apresentação das contas referente ao Primeiro Quadrimestre de 2024, Demonstração de Execuçã ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 ILUMINA BARREIRAS INAUGURA O CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DO PARQUE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA CAPITAL DO OESTE   Desde o mês de janeiro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Concessionária Ilumina Barreiras, realiza o maior projeto de modernização, manutenção e telegestão do Estado da Bahia no Município. Nesta sexta-feira (14), com objetivo de avançar ainda mais nas ações de controle e operacio ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 DIA DO ALGODÃO 2024 CONFIRMA PROGRAMAÇÃO COM RENOMADOS ESPECIALISTAS DO SETOR AGRÍCOLA BRASILEIRO O evento será realizado no dia 20 de julho, na Fazenda Orquídeas, em Barreiras, no oeste da Bahia.   Com o compromisso de proporcionar aos cotonicultores o que há de melhor e mais moderno em pesquisa e tecnologia, o Dia do Algodão 2024 confirma a programação com renomados especialistas da cot ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 HEITOR COSTA PASSA MAL DURANTE APRESENTAÇÃO NA BAHIA Sensação do Arrocha em 2024, o cantor Heitor Costa, de 21 anos, colhe os frutos do sucesso com uma das maiores agendas de shows do São João. No entanto, em meio às bonanças, o artista se deparou com o ônus de uma vida corrida na estrada e passou mal durante uma apresentação na Bahia. O [&he ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 DETRAN-BA REALZA LEILÃO DE CARROS COM VALORES A PARTIR DE R$ 2 MIL O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) está com dois editais abertos com oferta de veículos a partir de R$2 mil. São 610 lotes com veículos conservados e sucatas aproveitáveis disponíveis em Salvador e mais oito cidades do interior do estado. Entre os destaques estão um Chevro ...
  • Compartilhe:

18/06/2024 VEREADORA PASTORA IVETE RICARDI: UM PILAR DO TRABALHO SOCIAL EM BARREIRAS A vereadora Pastora Ivete Ricardi tem se destacado como uma figura de grande relevância no cenário político e social de Barreiras. Com uma atuação marcada pelo contato direto com a população, Ivete Ricardi vai além das funções legislativas tradicionais, dedicando-se intensamente ao trabalh ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 COM SALÁRIOS ENTRE R$ 8,5 MIL E R$ 14 MIL, TRF1 ABRE CONCURSO   Foi publicado o edital para o concurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O certame oferece 17 vagas imediatas para técnico judiciário e analista judiciário, além do cadastro de reserva para os dois cargos, cuja remuneração inicial é de R$ 8,5 mil e R$ 14 mil, respecti ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 EM ELEIÇÃO DE CIDADE MENOS POPULOSA DA BAHIA VENCE QUEM PROCURA ELEITOR QUE MORA FORA Para governar o município com menor população na Bahia, os candidatos terão de pensar além dos 3,4 mil moradores de Catolândia, no Oeste baiano. O município é um dos que tem mais eleitores do que moradores. Para se ter ideia, na última eleição municipal estavam aptos a votar pouco mais d ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O PAÍS NESTA SEGUNDA-FEIRA (17)
  • Compartilhe:

17/06/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (17) VAGAS DE BARREIRAS PARA DIA 17/06/2024 ATENDENTE VAGA EXCLUSIVA PARA PCD Ensino médio completo Experiência mínima de 06 meses na carteira Empresa oferece: vale transporte, assistência Médica e odontológica e vale refeição. 01 vagas AUXILIAR DE ESCRITÓRIO VAGA EXCLUSIVA PARA PCD Ensino médi ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 COM INVESTIMENTOS EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO, PREFEITURA DE BARREIRAS SEGUE TRANSFORMANDO A SEDE E A ZONA RURAL DO MUNICÍPIO A Prefeitura de Barreiras mantém um forte ritmo de investimentos em áreas fundamentais para promoção e transformação da qualidade de vida dos barreirenses no campo e na cidade. Seguindo um ritmo frenético de investimentos no dia 16 de maio, o prefeito Zito Barbosa inaugurou a Unidade de Saúd ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SENHOR GERALDO DOS SANTOS LIMA Com profundo pesar e tristeza recebemos a notícias do falecimento do senhor Geraldo dos Santos Lima, esposo da reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e ex-secretária de Administração da Prefeitura de Barreiras, Adriana Marmori, ocorrido nesta sexta-feira (14), em Salvador. Comercia ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 CAIXA COMEÇA A PAGAR BOLSA FAMÍLIA DE JUNHO; CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de junho do novo Bolsa Família. Recebem nesta segunda-feira (17) os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Os beneficiários do Rio Grande do Sul recebem o pagamento nesta segunda, independentemente do NIS. O pagamento ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 COM GOL NO ÚLTIMO LANCE, VITÓRIA BATE O INTERNACIONAL E VENCE A PRIMEIRA NA SÉRIE A Foi com muita emoção! Após nove rodadas, o Vitória venceu a sua primeira partida na Série A. Neste domingo (16), o Leão bateu o Internacional por 2 a 1, no Barradão, e deixou, ao menos momentaneamente, a lanterna da competição. O Leão abriu o placar com Willian Oliveira, depois o Intern ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 DUAS PESSOAS MORREM E PREFEITO DE CIDADE BAIANA FICA FERIDO APÓS COLISÃO FRONTAL NA BR-235 Duas pessoas morreram e o prefeito do município de Remanso, cidade do norte do estado, ficou ferido após dois carros baterem de frente na BR-235, no trecho do município de Casa Nova, no norte do estado. Por causa do impacto, o veículo ficou destruído. A assessoria de comunicação da Prefeitu ...
  • Compartilhe:

17/06/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS RECEBE “SELO TRANSPARÊNCIA DOS FESTEJOS JUNINOS” DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA O trabalho da gestão da Prefeitura de Barreiras, pautado nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, rendeu mais um importante certificado à Capital do Oeste nesta quinta-feira (13). Desta vez, a Administração Municipal recebeu do Ministério Público do ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade