COMANDANTE DO EXÉRCITO SUSPENDE NOMEAÇÃO DE EX-ASSESSOR DE BOLSONARO PIVÔ DE CRISE
24 de janeiro de 2023

O comandante do Exército, Tomás Paiva, decidiu suspender a nomeação do tenente-coronel Mauro Cid para o comando do 1º Batalhão de Ações de Comando, em Goiânia.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (24) após conversa entre Tomás e Cid. Segundo relatos feitos à reportagem, o ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sugeriu o afastamento diante da crise militar após a queda do ex-comandante do Exército Júlio César de Arruda.

O Alto Comando do Exército foi comunicado da decisão durante reunião nesta terça. Com a mudança, Cid deve assumir um cargo burocrático no QG do Exército, em Brasília, e poderá concorrer novamente a um cargo de comando.

A ideia principal, segundo generais ouvidos pela reportagem, é que o tenente-coronel tente concorrer novamente ao cargo no batalhão em Goiânia no biênio 2025-2026 ou antecipe sua candidatura a outra função em 2024.

A situação de Mauro Cid começou a ser discutida na noite de sexta-feira (20) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Causou desconforto no governo o fato de Cid ser investigado pela Polícia Federal por transações suspeitas realizadas pelo tenente-coronel no período em que era ajudante de ordens de Bolsonaro.

Investigadores identificaram no telefone do militar mensagens que levantaram suspeitas. Conversas por escrito, fotos e áudios trocados por ele e outros funcionários da Presidência sugerem a existência de depósitos fracionados e saques em dinheiro.

A movimentação se destinava a pagar contas pessoais da família presidencial e também de pessoas próximas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Com as suspeitas, Lula pediu a Múcio que tomasse providências para reverter a nomeação do militar. Apesar da ordem, o ex-comandante do Exército Júlio César de Arruda resistiu à mudança.

Diante da ordem não cumprida, o ministro da Defesa decidiu demitir Arruda e colocar o general Tomás Paiva no comando do Exército.

“Estou torcendo para que o general Tomás vá dizer ao presidente que vai fazer aquilo que o presidente deseja fazer. A gente precisa que agora, para que nasça esse clima de confiança, de que o outro saiba o que vai se fazer, é muito importante que essa iniciativa seja do Exército”, disse o ministro à GloboNews.

“O general Tomás pediu para que ele tomasse à frente para decidir o que é que vai fazer [com o caso Cid]. Mas que tomará as providências e combinar comigo e com o presidente”, completou.

A decisão foi bem recebida pelo Alto Comando do Exército, colegiado de 16 generais quatro estrelas, durante a reunião desta terça. Em patentes mais baixas, no entanto, a avaliação corrente é que a queda de Cid configura uma interferência política de Lula na Força e tem poder para aumentar a insatisfação contra o presidente e generais.

O encontro do Alto Comando foi marcado pelo novo comandante da Força, general Tomás Paiva, ainda no domingo (22) para discutir a situação de Cid e dar novas diretrizes para os comandados.

De acordo com quatro generais ouvidos pela reportagem, houve uma avaliação de que o Exército falhou na comunicação durante o período eleitoral. O generalato entende que perdeu o controle das informações com diversos ataques e notícias falsas sobre a Força que circularam nos últimos meses de 2022.

Por isso, Tomás definiu que o Exército terá uma postura mais proativa na comunicação interna, para evitar que notícias falsas sobre o comando sejam acolhidas pela tropa e contaminem a relação de hierarquia militar.

Eles citam como exemplo os ataques contra cinco generais do Alto Comando, chamados por bolsonaristas de “melancias”, em falsa afirmação de que eles seriam comunistas.

Antes da reunião formal do generalato, que começou no início da tarde, os militares conversaram no cafezinho sobre o discurso de Tomás à tropa do Comando Militar do Sudeste, divulgado na última sexta (20), em defesa do respeito às urnas e à hierarquia e disciplina militar.

A publicação do vídeo pelos canais oficiais da Força gerou incômodo em alguns militares, que viram na gravação uma possível sinalização de Tomás ao governo de Lula que, diante do mal-estar com Arruda, ele poderia assumir a função máxima do Exército.

A interlocutores Tomás classificou o caso como uma infeliz coincidência. Ele ainda explicou que o discurso foi feito após o próprio Arruda, em reunião do Alto Comando na quarta-feira (18), ter pedido para que os generais reforçassem às tropas os princípios de respeito à hierarquia e disciplina aos comandados.

Durante a reunião do Alto Comando, os generais ainda trataram sobre o comandante Militar do Planalto, Gustavo Henrique Dutra, alvo de processo de fritura dentro do governo.

A avaliação do generalato é que Dutra não cometeu erros e cumpriu as ordens dada pelo comando do Exército durante a crise dos acampamentos em frente ao quartel-general e não deve ser punido.

Há um acerto interno, no entanto, desde a gestão Freire Gomes para que Gustavo Dutra deixe a função após a próxima reunião do Alto Comando do Exército, em fevereiro. A justificativa é que o CMP (Comando Militar do Planalto) é o único chefiado por um general três estrelas e sua rotatividade é mais rápida, por ser um cargo muito disputado.

O caso do tenente-coronel Jorge Paulo Fernandes da Hora, comandante do BGP (Batalhão da Guarda Presidencial), também foi solucionado. Ele assumirá nova função no Estado-Maior do CMP, e o comando do batalhão passará a ser feito pelo tenente-coronel Nélio Moura Bertolino.

 

Cézar Feitoza/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

09/02/2023 LEM: FAMÍLIA PROCURA POR HOMEM DESAPARECIDO HAILTON LOIOLA DE ALMEIDA, 25 anos, está DESAPARECIDO desde a noite desta terça-feira (07/02), quando saiu de casa, na rua Serra Dourada e não mais retornou. Qualquer informação sobre o paradeiro de Hailton, favor entrar em contato pelo Tel (74) 9.9939-6163 – Elinalva.   Via: Blog Br ...
  • Compartilhe:

09/02/2023 BAIANÓPOLIS: PREFEITA JANDIRA ANUNCIA PAVIMENTAÇÃO DE DIVERSAS RUAS DO BAIRRO RUFINO ALVES Nesta segunda-feira, 06, a prefeita de Baianópolis Jandira Xavier, assinou o termo de parceria com o governo do estado para a realização de uma importante obra no município. Em mensagem publicada nas redes sociais, Jandira afirmou que a oficialização da realização desta obra é muito importa ...
  • Compartilhe:

09/02/2023 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (09/02) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Dê leveza aos relacionamentos, com um pouco de diplomacia e receptividade. O dia favorecerá conexões profissionais, parcerias, associações e o casamento. Um tom mais suave nas comunicações evitará conflitos e desgastes desnecessários. Amplie contatos, circule e ...
  • Compartilhe:

09/02/2023 NETFLIX MUDA REGRAS PARA COMPARTILHAR SENHAS; SAIBA MAIS A Netflix começou a implementar nesta quarta-feira (8) as novas regras de compartilhamento de senhas entre usuários. Além do sistema atualizado já estar valendo em países como Canadá, Espanha, Nova Zelândia e Portugal, a empresa também deu detalhes de como funcionam as diretrizes.Ainda não ...
  • Compartilhe:

09/02/2023 CANTOR NETO LX É PRESO POR NÃO PAGAR A PENSÃO ALIMENTÍCIA DO FILHO NA BAHIA O cantor Elmiro Ferreira Filho, conhecido como Neto LX, foi preso nesta quarta-feira (8), por suspeita de não pagar a pensão alimentícia do filho. Segundo a Polícia Civil, o mandado de prisão foi cumprido na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Não há informações sobre o valor devido por Net ...
  • Compartilhe:

09/02/2023 OSSADA HUMANA É ENCONTRADA ÀS MARGENS DA BA-161, EM MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO Uma ossada humana foi encontrada às margens da BA-161, à altura do km 323, no trecho do Muquém do São Francisco, na noite da última terça-feira (7). De acordo com informações policiais, uma guarnição do 2º Pelotão da 28ª CIPM foi acionada via central de emergência para apurar a situaç ...
  • Compartilhe:

09/02/2023 TRECHO DA BR-242 É MUNICIPALIZADO E PASSA A SER DE JURISDIÇÃO DA PREFEITURA DE BARREIRAS   A jurisdição de um dos trechos urbanos mais importantes da BR 242 passa a ser de responsabilidade da Prefeitura de Barreiras desde esta terça-feira (7). A transferência do trecho da rodovia no perímetro do km 810,3 ao km 816,5 da BR 242, que corresponde à entrada do Anel Viário até a ...
  • Compartilhe:

08/02/2023 BARREIRAS: MÚSICAS DE RONALDO SENA JÁ ESTÃO DISPONIVEIS EM VÁRIAS PLATAFORMAS As músicas do compositor barreirense Ronaldo Sena já estão disponíveis em diversas plataformas, inclusive no Spotify. Quem quiser ouvir é só acessar pelo link https://onerpm.link/66968893380
  • Compartilhe:

08/02/2023 LÚCIO CARLOS SE REUNE COM REPRESENTANTES DA PREFEITURA DE BARREIRAS E LUTA PELA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO VILA NOVA   Lúcio Carlos, ex-vereador e líder político de Barreiras continua com  forte atuação defendendo os interesses da população da Vila  Nova e dos  demais bairros de Barreiras. Lúcio está buscando a regularização fundiária do bairro Vila Nova. Para isso, ele teve, nesta quarta-feira ...
  • Compartilhe:

08/02/2023 SINDSEMB REALIZA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA PARA DISCUTIR OS DIREITOS DOS SERVIDORES E DA BASE 2023 O Sindicato dos Servidores Municipais de Barreiras- SINDSEMB realizou nesta segunda-feira, 06, uma Assembléia Ordinária convocando os servidores filiados para discutir pauta relacionada a insalubridade dos servidores, a abertura da mesa de negociação para tratar da data-base 2023 e o retorno do ...
  • Compartilhe:

08/02/2023 LULA DIZ QUE DEMOCRACIA É O PATRIMÔNIO MAIS PRECIOSO DA POPULAÇÃO   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou hoje (8) dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília, marcando o primeiro mês após os atos. Na ocasião, terroristas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional. O vídeo pub ...
  • Compartilhe:

08/02/2023 JUSMARI, TITO E KARLÚCIA SE REÚNEM PARA DIALOGAR SOBRE BARREIRAS E REGIÃO E FIRMAR COMPROMISSSO DE UNIDADE     O ex-deputado federal Tito se reuniu com a secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira e com a ex vice prefeita de Barreiras Karlúcia Macêdo para dialogarem sobre o futuro da maior cidade do Oeste Baiano. Em suas rede sociais Tito disse o seguinte; “Hoje é ...
  • Compartilhe:

08/02/2023 IRECÊ: GOVERNADOR JERÔNIMO INAUGURA 90 LEITOS NO HOSPITAL REGIONAL E NOVAS SEDES DA POLÍCIA CIVIL O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (HRDMDS), em Irecê, ganhou novos 90 leitos para Enfermaria, ampliando o atendimento que é referência em média e alta complexidade para cerca de 700 mil moradores do centro-norte baiano. Nesta fase, as obras de ampliação e reforma do hospital rece ...
  • Compartilhe:

07/02/2023 O CARNAVAL NEM PASSOU E JÁ COMEÇA A FERVILHAR O TURBILHÃO DA POLÍTICA DE BARREIRAS COM VISTAS AS ELEIÇÕES DE 2024 Roberto de Sena   Quem conhece aquela bela música de Chico Buarque de Holanda, TÔ ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR. A canção é linda e vai no fundo nas nossas emoções. Já a política de Barreiras vai na contramão da música de Chico. Não tem ninguém  se guardando para quan ...
  • Compartilhe:

07/02/2023 CAIXA ECONÔMICA RESPONDE OFÍCIO DA VEREADORA CARMÉLIA SOBRE ENTREGA DAS CASAS DO RESIDENCIAL SOLAR BARREIRAS   Após o envio do ofício de nº 126/2022 à Caixa Econômica Federal no dia 24 de novembro de 2022, a vereadora Carmélia da Mata divulgou nesta sexta-feira (03/02) a resposta da instituição com informações a respeito da entrega das unidades habitacionais do Residencial Solar Barreiras I, ...
  • Compartilhe:

07/02/2023 OPERAÇÃO FAROESTE: PGR FECHA O CERCO E STJ PRORROGA AFASTAMENTO DE DESEMBARGADORAS   A Procuradoria-Geral da República (PGR) intensificou as investigações em torno da Operação Faroeste, que mira um esquema de venda de sentenças no Oeste da Bahia envolvendo desembargadores e juízes. Segundo a coluna “Satélite”, do jornal “Correio”, essa retomada está por trás ...
  • Compartilhe:

07/02/2023 POLÍCIA CIVIL SUSPEITAVA QUE EX-CHEFE DE OPERAÇÕES PRESO PELA PF PLANEJAVA FUGA PARA A BAHIA   Foto: PMDF A Polícia Civil do Distrito Federal suspeitava que o ex-comandante de Operações da Polícia Militar Jorge Eduardo Naime, preso nesta terça-feira (7), planejava uma fuga. O militar teve o mandado de prisão cumprido no âmbito da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Políci ...
  • Compartilhe:

07/02/2023 DIRIGINDO CARRO DO PATRÃO HOMEM É PRESO EM BARREIRAS O veículo portava placas falsas de outro Gol com as mesmas características de marca e modelo.   A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na manhã de hoje (07), um veículo roubado em Brasília (DF). A abordagem ocorreu durante fiscalização da PRF no município de Barreiras. Os policiais a ...
  • Compartilhe:

07/02/2023 CGU ENCONTRA EQUIPAMENTOS DA CODEVASF E FAZENDA DE VEREADOR NO OESTE BAIANO Controladoria-Geral da União (CGU) fez auditoria sobre contratos da superintendência da Codevasf na Bahia   Em auditoria sobre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Bahia, a Controladoria-Geral da União (CGU) diagnosticou falhas nos critério ...
  • Compartilhe:

07/02/2023 PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO DA FEIRINHA ‘LUAR DO CERRADO’ SERÁ REALIZADA NESTA QUARTA-FEIRA (08) EM SÃO DESIDÉRIO   Promovida pela Prefeitura de São Desidério e organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), a Feirinha noturna Luar do Cerrado, realizará a primeira edição de 2023 nesta quarta-feira (08), na Praça Abelardo Alencar, a partir das 18 horas. Organização e expositores têm b ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade