CIENTISTA PREVÊ PIORA DA PANDEMIA NO BRASIL EM JUNHO “O INVERNO ESTÁ CHEGANDO”

03 de maio de 2021

Miguel Nicolelis acredita que Brasil vai ultrapassar os 500 mil mortos em junho

Médico e neurocientista Miguel Nicolelis (Imagem: Reprodução/YouTube)

 

O cientista Miguel Nicolelis acredita que os números da pandemia podem piorar ainda mais no Brasil nos próximos meses. O cientista fez uma referência a série Game of Thrones para alertar ao perigo: “As pessoas não percebem que o inverno está chegando”, disse em entrevista para o jornal Extra.

O especialista lembrou que entre os meses de junho e julho do ano passado foi quando aconteceu o primeiro pico da covid-19 no país. Com relaxamento de medidas restritivas em alguns estados, Nicolelis  acredita que o numero de mortos pela doença ultrapasse os 500 mil no mês que vem.

“Até semana passada, morreram mais pessoas nos primeiros quatro meses de 2021 do que no ano inteiro passado. E tem outra estatística que eu levantei pouco tempo atrás, é que em abril nós vamos ter o menor diferencial entre nascimentos e mortes da história do Brasil. Já teve o menor, que foi uma diferença de 47 mil nascimentos a mais que mortes em março. Em 2019, a média mensal era de 126 mil nascimentos a mais do que mortes. Em abril, está na casa dos 15 mil. Estamos correndo o risco de termos mais mortes do que nascimentos no Brasil pela primeira vez na história”, revelou o cientista.

“Você nunca controla o vírus, nunca está à frente. Só reage a dinâmica. Isso gera uma previsão catastrófica. Talvez junto com o primeiro-ministro do Reino Unido (Boris Jhonson), lá no início, foram as piores do G-20. E agora estamos vendo a Índia. Outra catástrofe. A Índia deve ter uma subnotificação de dez a 20 vezes dos mortos. Imagine que devem estar morrendo 40 mil pessoas lá diariamente. E aqui no Brasil desde o começo foi uma catástrofe. A crônica da morte anunciada. Existe uma cadeia de erros crassos”, analisou.

Bahia.Ba

 

  • Compartilhe:

Publicidade