BRANCOS SÃO QUASE O DOBRO DOS NEGROS ENTRE OS VACINADOS CONTRA COVID NO BRASIL
26 de março de 2021

Maria José Souza tomou a vacina no início de fevereiro; Rosane Souza, no fim de janeiro. Uma tem 88 anos, a outra, 63. Uma integra o grupo de risco da Covid-19, a outra é enfermeira aposentada após quase quatro décadas de dedicação à Marinha.

Mãe e filha, moradoras da zona oeste carioca, representam três grupos ainda minoritários no país: o de idosos negros, o de profissionais da saúde negros e, consequentemente, o de brasileiros negros imunizados contra o novo coronavírus.

Microdados do Ministério da Saúde compilados pela Folha mostram que os brancos (38%) representam quase o dobro dos pardos ou pretos (21%) entre os vacinados até agora. Os amarelos são 12%, os indígenas equivalem a 2%, e outros 27% não tiveram a cor informada.

Em números absolutos, foram 3,9 milhões de doses aplicadas em brancos e 2,2 milhões em negros até segunda-feira (22), considerando apenas a primeira dose. Vale lembrar que esses dados têm uma defasagem em relação às quantidades divulgadas pelos estados.

O primeiro fato que explica essa desigualdade é o perfil dos trabalhadores da saúde, que compõem o maior número de vacinados até agora. Até 2010, censo mais recente do IBGE, só 15% dos médicos e 38% dos funcionários da enfermagem ou parto se identificavam como pardos ou pretos.

“A grande maioria dos vacinados teve acesso ao nível superior ou ao menos ensino médio. Inicialmente houve uma discussão sobre incluir faxineiros, administrativos etc. dos hospitais, mas isso ainda não aconteceu de forma generalizada”, diz Denize Ornelas, do grupo de saúde da população negra da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

A segunda explicação é a distribuição de idade da população em geral. Os brancos representam cerca de seis a cada dez idosos entre 80 e 99 anos no país, outra parcela que já foi majoritariamente imunizada em quase todos os estados.

Pelos cálculos da demógrafa Dalia Romero, coordenadora do grupo de estudos sobre envelhecimento da Fiocruz, a média de idade ao morrer para esse grupo era de cerca de 68 anos, enquanto para negros era de apenas 60 anos em 2017.

Os motivos disso são uma soma de índices socioeconômicos extremamente desiguais que o Brasil já conhece bem: violência, fome, falta de acesso à educação e à saúde (principalmente de alta complexidade) e profissões ou moradias de maior risco.

Para ficar em alguns exemplos, um jovem preto ou pardo tem quase três vezes mais chances de ser assassinado do que um jovem branco. Planos de saúde também são privilégio de apenas dois a cada dez negros, contra quatro a cada dez brancos.

“A pessoa que tem 80 anos hoje nasceu em 1940, portanto não teve acesso a tantos antibióticos e vacinas como agora. Só esse fato já criava uma grande desigualdade. Hoje sobreviver com fragilidades é mais fácil, mas nessa geração não havia possibilidades”, acrescenta Romero.

A última Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (2019) mostra que brancos curiosamente registram mais doenças crônicas como colesterol alto, câncer e hipertensão arterial (nesse caso, comparadas a pardos). Mas, segundo a demógrafa, esses dados na verdade indicam outro problema.

“Não é porque a população pobre e negra está mais saudável, e sim por falta de acesso a esse tipo de diagnóstico, que exige um grau de complexidade. Por isso eu acho que, quando começar a vacinação dos doentes crônicos, a desigualdade vai aumentar ainda mais”, afirma.

A médica de família Ornelas levanta outra questão, o acesso aos postos de imunização. “Não temos dados da vacinação por bairro para saber, mas me parece mais difícil um idoso de periferia ir ao estádio do Pacaembu, por exemplo. Outra possibilidade é que a rejeição à vacina seja maior nesse público, até pela posição de alguns líderes religiosos”, diz.

As proporções de cor dos idosos e profissionais da saúde no Brasil também explicam por que os amarelos, que se identificam com a origem asiática, somam uma porcentagem tão alta de vacinados contra a Covid até agora: 12%, sendo que são apenas 1% da população.

Eles tinham uma expectativa de vida de quase 74 anos em 2017, ante uma média de 62 anos no país. Estão concentrados em locais com melhores condições socioeconômicas, como São Paulo, e também são frequentes nas faculdades de medicina.

Outro fato que chama atenção nos números é a falta de informações sobre raça que persiste nos registros nacionais após um ano de pandemia, contrariando uma portaria do próprio Ministério da Saúde que tornou o preenchimento desse campo obrigatório pelos profissionais de saúde desde 2017.

O Brasil não sabe a cor de 27% dos imunizados nem de 20% dos internados ou mortos pelo vírus. “O racismo estrutural faz as pessoas acharem que não é um dado relevante, e os órgãos de gestão também não fazem ações de capacitação. Mas se eu sei onde está morrendo mais, posso alocar mais recursos e profissionais”, argumenta Ornelas.

Na opinião das duas especialistas, deveria haver algum mecanismo no Plano Nacional de Imunização contra a Covid que considerasse as diferenças entre brancos e negros, que têm menos alcance na saúde e se expõem mais à doença trabalhando fora de casa.

Pretos e pardos têm uma proporção de mortes ligeiramente maior do que sua proporção de internações pela Covid. Eles totalizam 38% dos internados e 41% dos mortos, enquanto brancos são 41% dos internados e 40% dos mortos, nos casos com distinção de cor.

No estado de São Paulo, o excesso de mortes não violentas registrado entre negros em 2020 foi mais do que o dobro do que aquele registrado entre brancos -considerando o número de óbitos em geral que seria esperado para o período segundo a série histórica.

“A palavra prioridade dá a entender que negros passariam na frente, mas não é isso, é dar condições diferentes para necessidades diferentes. Por exemplo, se há menos negros idosos, por que não adiantar a vacinação de negros mais novos?”, afirma Ornelas.

“Se o critério é o maior risco, ou até a economia, quem são os principais funcionários dos serviços nas ruas, vigiando as escolas, dirigindo os ônibus, cuidando dos idosos? Pobres e negros”, pontua Dalia Romero, que defende a prioridade também para indígenas (com expectativa de vida de apenas 45 anos) não aldeados.

Bahia Notícias

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

26/04/2024 VIDEO: VEREADORES TROCAM “SOPAPOS” NA CÂMARA MUNICIPAL Foto: Reprodução / PIndobanews Uma confusão com direito a socos encerrou a sessão da Câmara de Vereadores de Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, nesta quinta-feira (25). Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a briga, que deixou vereadores com escoriações. Ao final do entre ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA APROVAM PARALISAÇÃO DE 48H   Foto: Divulgação/APLB Professores da rede estadual aprovaram, na manhã desta quinta-feira (25), uma paralisação de 48 horas para a próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), durante assembleias regionais realizadas em todo o estado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação d ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: RROJETO ESCOLINHA DE TRÂNSITO FORMA 152 FISCAIS MIRINS DE TRÂNSITO A iniciativa do 10º Beic conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Segurança Cidadã e Trânsito   Nesta quinta-feira (25), estudantes, professores, diretores e apoiadores do Projeto Escolinha de Trânsito, realizado pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capaci ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENTRE MICRO-ÔNIBUS E CAMINHONETE DEIXA CERCA DE 20 FERIDOS NA BR 242, NA ALTURA DO CERRADÃO   Na manhã desta sexta-feira, 26, por volta das 8h, um colisão grave, envolvendo uma caminhonete um micro-ônibus, deixou cerca de 20 pessoas feridas, na altura do KM 858, próximo ao Cerradão, em Barreiras. De acordo com informações, o micro-ônibus saiu de LEM, quando teria tido um probl ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PINTOR CAI E MORRE ENQUANTO TRABALHAVA NO CENTRO DE IBOTIRAMA   Um pintor caiu e morreu enquanto trabalhava no centro de Ibotirama, na manhã desta quarta-feira (24). O caso aconteceu na rua JJ Seabra e, por conta da popularidade da vítima, causou tristeza na cidade. Ainda não há informações sobre o que provocou a queda, que foi registrada pela Polí ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 INCÊNDIO ATINGE DEPÓSITO DE MATERIAL RECICLÁVEL EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães na quarta-feira (24). O incidente ocorreu na rua Ibotirama, no bairro Santa Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes da 2ª Companhia foram acionadas para a ocorrência. Três caminhões- ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 HOMEM É ASSASSINADO EM IBOTIRAMA NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (25) O crime ocorreu na noite de ontem, 25, quando Reinan Cavalcanti foi morto a tiros, próximo ao bairro São João, na BA 160. Segundo o site Gazeta 5, o rapaz foi atingido na região do tórax e da cabeça. O crime teria sido cometido por dois homens em uma motocicleta. A Polícia Militar esteve no [ ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEXTA-FEIRA (26) O SineBahia divulgou as oportunidades de trabalho disponíveis nesta sexta-feira (26) para a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PRAZO PARA PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DO ENEM ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA (26)   Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Têm direito a fazer o Enem de gra ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PREFEITURA DE JUAZEIRO CONFIRMA RETIRADA DE ESTÁTUA EM HOMENAGEM A DANIEL ALVES O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou, na terça-feira (23), a retirada da estátua em homenagem ao ex-jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves, no centro de Juazeiro, onde ele nasceu, no norte da Bahia. O atleta foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro, em fevereir ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 GOVERNADOR DA BAHIA ENVIA SÉTIMO PEDIDO DE EMPRÉSTIMO E TOTAL JÁ SOMA R$ 6 BILHÕES   Foto: divulgação A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu mais um pedido de empréstimo feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para captar US$ 400 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Na conversão atual, o valor passa de R$ 2 ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 ELEIÇÕES 2024: “TRE DA BAHIA JÁ TEM ASSESSORIA PRÓPRIA PARA COMBATER INCESSANTEMENTE AS FAKE NEWS”, DIZ PRESIDENTE Foto: Camila São José / Bahia Notícias Com a presença da tecnologia e ferramentas digitais cada vez mais intensa no processo eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo da Matta Neto, afirma que as principais preocupações da Corte para a ele ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS GANHA NOVO DELEGADO. ELE TRAZ AMPLA EXPERIÊNCIA DE SEIS ANOS DE ATUAÇÃO NA POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS   Durante seu plantão na noite de ontem (24), no complexo policial do bairro Aratu, o delegado Dr. Francisco Carlos de Sá deu as boas-vindas ao Dr. Deivid Balduíno Dias, o recém-empossado na 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/BA). Deivid, designado pela Secretaria ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PODEM SE INSCREVER PARA RECEBER VALE LIVRO DA BIENAL Foto ilustrativa: Claudionor Jr. – ASCOM/SEC Dez mil vales-livro serão distribuídos entre professores e estudantes da Educação Básica da rede de ensino estadual para serem utilizados durante a Bienal do Livro da Bahia 2024, que acontece de 26 de abril a 1° de maio, no Centro de Convenç ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 COLCHA DE RETALHOS: PROJETO DE INCLUSÃO É DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARREIRAS Com o tema “Educação Desafiadora: Um olhar para a diversidade”, a Secretaria de Educação de Barreiras está desenvolvendo nas escolas municipais o projeto “Inclusão: A colcha de Retalhos” para a educação infantil, cuja proposta é orientar os profissionais das escolas e as crianças p ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS: PORTAL DO PACIENTE
  • Compartilhe:

25/04/2024 LEM:GRUPO MARABÁ AFUNDANDO COM BRIGAS, TROCA DE XINGAMENTOS E AMEAÇAS. DEU ATÉ POLÍCIA   Notícias vindas de Luís Eduardo Magalhães dão conta que o grupo Marabá, sentindo que o barco está afundando, já não se entende mais. O bafafá entre eles é tão grande que o tio do prefeito Júnior Marabá foi preso em flagrante após uma confusão sem precedentes com o irmão do pre ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ANDERSON VIAN, UM JOVEM PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR, A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DE BARREIRAS     Cristão, fisioterapeuta de formação, pós-graduado em gestão em serviços de saúde, ortotraumatologia e respiratória. Nascido em Barreiras, passou sua infância em Riachão das Neves. É casado com Vanessa e tem dois filhos: Pietro e Lorenzo. Anderson ingressou na gestão públic ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FAZENDA MUNICIPAL DE BARREIRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS COM CANAL DE COMUNICAÇÃO ON-LINE O Setor de Tributos, vinculado à Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Barreiras, tem se destacado ao implementar um novo canal de comunicação direta com os contribuintes, dentro do Projeto Facilitando, resultando na significativa redução das demandas e maior agilidade nos atendimentos. Segund ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ESCOLA ANTÔNIO BENTO DE FREITAS REALIZA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA, EM BARREIRAS Na Escola Municipal Antônio Bento de Freiras, em Barreiras, um projeto está ganhando destaque neste mês de abril: “Livro Nosso de Cada Dia: Vivenciando a Leitura e Escrita na Diversidade Textual”. Com foco nas autoras da literatura infantil, o projeto tem como objetivo geral contribui ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade