BOLSONARO ESTÁVEL, LULA E MORO EM ALTA: VEJA COMO ESTÁ A POPULARIDADE DIGITAL
22 de novembro de 2021

 

Em fase morna nas redes sociais e ofuscado por novos fatos na corrida eleitoral de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ficou estável em popularidade digital, segundo ranking da consultoria Quaest, mas manteve a dianteira entre a última semana de outubro e a primeira quinzena deste mês.

No balanço mais recente do IPD (Índice de Popularidade Digital), Bolsonaro só foi derrubado da liderança no penúltimo dia do período analisado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao topo na segunda-feira (15), com 1,87 ponto de vantagem. Na terça (16), tinha 63,9 pontos, contra 57,9 do rival.

O levantamento mostrou ainda um crescimento da pontuação do ex-juiz Sergio Moro em meio ao evento para sua filiação ao Podemos, que confirmou a entrada no páreo eleitoral. Ele encostou no ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e, na terça-feira, quando o relatório foi concluído, estava em terceiro lugar.

Pelos números do IPD, o acirramento das tensões nas prévias do PSDB, com o afunilamento da disputa entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), foi insuficiente para catapultar a presença digital dos tucanos, que fecharam o ciclo em patamar inferior ao dos outros quatro adversários.

A métrica do IPD avalia, desde 2019, o desempenho de personalidades da política nacional nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google. A performance é medida em uma escala de 0 a 100, na qual o maior valor representa o máximo de popularidade.

São monitoradas seis dimensões nas redes: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, YouTube e Wikipedia).

Em suma, o quadro revelado agora pela Quaest reflete em parte as últimas pesquisas de intenção de voto. Bolsonaro e Lula são os que têm maior destaque no IPD neste momento, com leve vantagem para o atual ocupante do Planalto, dono de um histórico mais consolidado nas redes.

O mandatário, que esteve perto de bater o martelo sobre sua filiação ao PL, preservou seus índices no ranking mesmo após a informação de que estava “99% fechado” com a legenda do centrão, conforme o próprio anunciou no dia 8. Após reviravoltas, o ingresso dele na sigla ficou em suspenso.

Bolsonaro se manteve na casa dos 58 pontos, apesar do cenário de enfraquecimento político, com a pauta do governo estacionada no Congresso e o agravamento da crise social, com inflação disparada, descontrole nos preços de combustíveis e previsões econômicas pessimistas.

Apesar do mau estágio, o presidente desfruta de posição confortável no histórico do índice de popularidade desde 2019. Bolsonaro é, entre os presidenciáveis e atores políticos, quem tem o maior IPD médio, embora sua liderança seja ameaçada por oponentes em algumas ocasiões.

Já o petista, que nas sondagens de voto para 2022 lidera as preferências, encontra terreno instável no ambiente digital. A recente subida detectada no IPD coincide com a repercussão da viagem dele a países da Europa, iniciada no dia 11 e recheada de encontros com líderes políticos da região.

O maior salto na pontuação ocorreu na segunda-feira passada, quando Lula discursou no Parlamento Europeu, ao participar da Conferência de Alto Nível da América Latina, promovida pelo bloco social-democrata. O petista ganhou 12 pontos em relação ao dia anterior e virou o líder.

Para o cientista político Felipe Nunes, que é diretor da Quaest e responsável pelo IPD, Bolsonaro tem se beneficiado, de certa maneira, da recente mudança de tom nas redes, provavelmente em consequência do cerco a contas dele pelas plataformas e da remoção de conteúdos com desinformação.

“Esse estilo mais calado está contribuindo para mantê-lo no pelotão de cima, mas sem grandes volatilidades, como costumava acontecer com ele no IPD nos últimos tempos”, diz.

No caso de Lula, Nunes avalia que a repercussão majoritariamente positiva do giro europeu está relacionada à elevação de pontuação, mas é preciso esperar para ver se o petista será capaz de sustentar o desempenho quando estiver com exposição menor ou sob ataques.

No dia 5, pouco antes de desembarcar na Europa, o ex-presidente estava em seu pior momento no último período observado pelo IPD (outubro/novembro), com 36,1 pontos. Seu resultado iniciou então uma trajetória de alta, que culminou na marca de 63,9 no dia 15 —uma diferença de 27,8 pontos.

Fora da rixa polarizada no topo do gráfico, a novidade é o fôlego tomado por Moro, com uma dimensão agora comparável à de Ciro. O ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro cresceu na época em que confirmou sua entrada formal na política.

O pré-candidato ao Planalto, que aderiu ao Podemos no último dia 10 com discurso de pré-candidato à Presidência, fechou o período considerado pela Quaest com 30,7 pontos, à frente dos 28,9 pontos do pedetista, que se mantinha firme nesse patamar graças a uma estratégia forte nas redes.

“Moro assumiu a terceira colocação no IPD e teve uma evolução considerável, principalmente se lembrarmos que no dia 25 de outubro a pontuação dele era de 17,2. Sua candidatura tem chamado a atenção e gerado engajamento e mobilização digital”, analisa Nunes.

Doria e Leite, por outro lado, “não empolgam”, observa o diretor da Quaest.​ Os dois tucanos concorreram neste domingo (21) na votação interna para escolher o pré-candidato do PSDB ao Planalto e tiveram uma intensa visibilidade nas últimas semanas, com fartas ações para valorizar seus passes.

Apesar da movimentação, o paulista ficou em nível próximo dos 20 pontos, ora caindo ao nível dos 15. Encerrou o período, na terça (16), com 18,4 pontos, empatado com o gaúcho e seus 18 pontos. Leite vinha de uma sequência levemente mais vantajosa —teve pico de 25 pontos—, mas recuou.

Moro, Doria, Leite e Ciro competem pelo eleitorado que deseja a chamada terceira via, ou seja, uma candidatura alternativa a Lula e Bolsonaro. Os três primeiros tentam se cacifar como forças da centro-direita, enquanto o quarto é ligado à centro-esquerda, mas também busca aliança mais ampla.

O IPD monitorou ainda o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), que migrou do DEM para o PSD a convite do ex-ministro Gilberto Kassab, interessado em lançá-lo candidato à Presidência. Pacheco tem presença tímida no meio digital e é pouco conhecido do eleitorado, o que pesou em sua nota.

O senador tinha 13,7 pontos no dia do fechamento do relatório do IPD, uma queda de 10 pontos em relação ao que atingiu em meados de outubro, logo após confirmar sua mudança de partido.

 

Joelmir Tavares/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

22/05/2024 PREFEITO ZITO BARBOSA FOI A LIDERANÇA MAIS APLAUDIDA NA MISSA DO DIVINO   O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, continua com a sua aprovação em alta. Uma prova disso é que, no encerramento da Missa Campal do Divino Espírito Santo, no domingo, 19, ao ser feito pelo Padre Felipe o agradecimento  a todos que colaboraram com a festa, o prefeito Zito Barbosa foi o ...
  • Compartilhe:

22/05/2024 REPERCUTE EM BARREIRAS LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR DE ANDERSON VIAN. O AUDITÓRIO FICOU LOTADO NA NOITE DO LANÇAMENTO   Alcançou grande repercussão o lançamento da pré-candidatura de Anderson Vian a vereador. O evento foi na noite da última segunda-feira (20), e teve as participações da familia, amigos e mais de 200 pessoas no auditório do hotel Morubixaba. Fizeram parte do evento, além de empresário ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 PROJETO DE BARREIRENSES APROVADO NO ESTADO COM LOUVOR PELA LEI PAULO GUSTAVO DE INCENTIVO A CULTURA. AS EXIBIÇÕES COMEÇAM EM RIACHÃO DAS NEVES     O projeto dos  barreirenses Maglon Ribeiro, Zé Damata e Rildo Sena foi   aprovado com menção de louvor pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, SECULT e Ministério da Cultura. Além deles participa também o fazedor de cultura  Gelson Vieira ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 BAHIA FARM SHOW 2024 DEMONSTRA A FORÇA DO AGRO COM A HERANÇA DO BRASIL  “Agro: a herança do Brasil” é o tema da 18ª edição do evento, que será realizado entre os dias 11 e 15 de junho de 2024, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia  Apesar da tecnologia se impor como a grande “vitrine” do agronegócio, por trás dela existe uma força que movime ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS INAUGURA PONTE DO CANTINHO DO SENHOR DOS AFLITOS “Com certeza é uma obra importante pois vai facilitar muito o acesso a nossa comunidade e melhorar as condições de trânsito para moradores e romeiros”. Com estas palavras o senhor Wilson de Oliveira Santos, de 60 anos, nascido e criado no Cantinho do Senhor dos Aflitos, definiu a nov ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS, ALCIONE RODRIGUES ACOMPANHA INÍCIO DA OBRA DE RECUPERAÇÃO DA PONTE DA NANICA O vereador e presidente da Câmara Municipal de Barreiras, Alcione Rodrigues, esteve presente na manhã destterça-feira, 21, no início das obras de recuperação da ponte da comunidade da Nanica, localizada na zona rural do município. Alcione ressaltou a importância da obra para a comunidade e p ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 OPERAÇÃO QUE MIRA PMs QUE VENDIAM ARMAS PARA FACÇÕES PRENDE 18 SUSPEITOS NA BAHIA E EM OUTROS DOIS ESTADOS A Polícia Federal (PF) já prendeu 18 suspeitos envolvidos com a venda de armas para facções criminosas durante a Operação Fogo Amigo, nesta terça-feira (21), na Bahia. Entre eles está um cabo da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). De acordo com a PF, a ação acontece em Salvador/BA, Santo ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 LATAM PASS OFERECE ATÉ 62% DE DESCONTO NA COMPRA DE PONTOS E PARCELAMENTO EM ATÉ 10x SEM JUROS   O LATAM Pass está oferecendo 62% de desconto na compra de pontos para assinantes do Clube LATAM Pass e/ou portadores dos cartões de crédito LATAM Pass Itaú e 52% para os demais usuários. A oferta é válida até terça-feira (21). Desconto 62% de desconto: para assinantes do Clu ...
  • Compartilhe:

21/05/2024 ZIZETTE BALBINO RECEBERÁ COMENDA 26 DE MAIO Em uma sessão solene que será realizada na Câmara Municipal de Vereadores, na próxima Quarta-feira, 22, será realizada a entrega da Comenda 26 de Maio à advogada Zizette Balbino. A Comenda é considerada grande honraria concedida pelo Poder Legislativo àqueles que contribuem para o desenvolvi ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CERTIFICAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) abriu as inscrições para a realização das provas de certificação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) para os ensinos fundamental e médio. O agendamento das provas deve ser feito pelo site da CPA Digital, presencialmente em uma das 13 unidades ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS REALIZA MAIS UM MUTIRÃO DE CIRURGIAS NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS Neste sábado (18), a Prefeitura Municipal de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais um mutirão de cirurgias odontológicas. Essa foi mais uma ação do Saúde na Agenda com atendimento especial voltado aos cuidados com os dentes e que integra a programação das comemorações ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 RUI COSTA ESTARIA TRABALHANDO PARA VOLTAR AO GOVERNO DO ESTADO EM 2026 O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), trabalha nos bastidores para tentar voltar ao Governo da Bahia em 2026. A informação é da colunista Andreza Matais, do UOL. Esse foi um dos motivos que teriam feito o baiano fritar Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras. Rui quer ter o controle da c ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-VEREADOR VALDIR COUTINHO Recebemos com grande pesar a notícia do falecimento do ex-vereador Valdir Martins Coutinho, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20), em decorrência de uma parada cardíaca. Ele deixa enlutada a esposa, Maria Valbene Ferreira Coutinho, e seus quatro filhos – Sílvio Douglas, Sila, Sidiane ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 FINAL DE CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO DE SÃO DESIDÉRIO É REALIZADA COM GINÁSIO LOTADO De casa cheia aconteceu nesse sábado,18, a Final do Campeonato Municipal de Futsal Masculino e Feminino. A competição foi uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os times Inacreditável (Masculino) e As Poderosas (Feminino) consagraram campeões das resp ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 BRASIL ULTRAPASSA 5 MILHÕES DE CASOS DE DENGUE E BATE NOVO RECORDE; NÚMERO DE MORTES SE APROXIMA DE 3 MIL   O Brasil alcançou, nesta segunda-feira (20), a marca de 5.100.766 de casos prováveis de dengue em 2024. A informação consta na mais recente atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, abastecido com base em dados do Ministério da Saúde. No total, são 2.827 mortos pela doe ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO PARA BARREIRAS E BOM JESUS DA LAPA NESTA SEGUNDA-FEIRA (20) DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar. Essas são apenas algumas vagas disponíveis e estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Para consultar a lista completa, ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 CORPO DE HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO EMBAIXO DE EMBARCAÇÃO NO RIO SÃO FRANCISCO, EM IBOTIRAMA   O corpo de um homem que estava desaparecido há vários dias em Ibotirama foi encontrado embaixo de uma embarcação, no rio São Francisco, na manhã deste domingo (18). A vítima foi identificada como Edemilson Barros Valeriano, de 30 anos. A suspeita é de que ele tenha sido morto e deixad ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 AGRICULTURA SUSTENTÁVEL NO OESTE DA BAHIA É PAUTA NO II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E SUSTENTABILIDADE O agronegócio e as práticas sustentáveis adotadas na agricultura do oeste da Bahia foram destaque na primeira tarde de palestras do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, realizado de quinta (16) até sexta-feira (17), em Salvador. Representando a Associação Baiana de Produtore ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 ADOLESCENTE DE 16 ANOS MATA PAIS E IRMÃ ADOTIVOS DENTRO DE CASA EM SÃO PAULO Um adolescente de 16 anos foi apreendido na madrugada desta segunda-feira (20) após confessar à polícia que havia assassinado o pai, a mãe e a irmã adotivos dentro de casa na Vila Jaguara, Zona Oeste de São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, o menor ligou para a Polícia Militar n ...
  • Compartilhe:

20/05/2024 PREFEITURA DE BARREIRAS ANUNCIA AS ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO     Foi no ritmo dançante do forró Coração do Brasil que a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou oficialmente as atrações que irão animar o melhor São João do interior da Bahia. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (17), no Centro Cult ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade