
Visitei nesta segunda-feira, 18, junto com uma comitiva do governo municipal liderada pelo gestor Zito Barbosa, o Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha e o Aterro Sanitário, cuja área está sendo totalmente recuperada e reintegrada ao meio ambiente.
Confesso que fiquei impressionado com as duas obras. Escreverei agora sobre o Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha.
O Parque se transformará em um local de lazer, esportes e cultura para o povo de Barreiras. No local estão sendo construídos diversos equipamentos de primeira qualidade. Entre eles uma pista de bicicross de 500 metros dentro das medidas exigidas pela federação do setor. Com gate de largada, cujo acionamento é automático.
Estão sendo feitas também ciclovias com 1 KM e meio, pista de cooper , trilha para que as pessoas possam caminhar com 800 metros delimitada com madeira e cordinhas. No outro lado do rio também está sendo feita uma trilha com 1 KM aproveitando um caminho natural que já existia.
Se soma a todos esses equipamentos uma pista de skate, patins e patinete, um espaço temático com brinquedos para crianças, um espaço onde artistas poderão utilizar sua criatividade para fazer obras de artes plásticas (pintura e pichações), quiosques, uma lagoa e um espaço chamado de Parque dos Ipês, uma quadra poliesportiva, uma arena de areia e um campo de futebol socyety, refletores em Led, vestiários com banheiros, portaria principal e estacionamento.
Uma das grandes obras do Parque Natural Geraldo Rocha é a drenagem feita com a finalidade de escoar com rapidez as águas em períodos de muita chuva. O local é equipado de comportas com válvulas de retenção e bombas que ajudarão no trabalho de escoamento.
A obra está ficando uma beleza e será um dos orgulhos do povo de Barreiras quando estiver totalmente pronta, tal a grandiosidade do projeto comandado pelo gestor Zito Barbosa e sob a coordenação de Isabele Favato, contando ainda com as participações do secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior e do secretário de Infra-estrutura João Sá Teles.
Os vereadores não esconderam a sua admiração por tudo que o projeto vai representar para a cidade de Barreiras no que diz respeito a lazer, turismo, esportes e, sobretudo, geração de emprego e renda, pois serão muitas as atividades desenvolvidas no Parque e a circulação de pessoas será muito grande. A obra está prevista para ser entregue em outubro ou, no máximo, em novembro.
Todo esse trabalho é fruto do perfil administrativo do gestor Zito Barbosa. Ele não somente pensa as obras, mas acompanha passo a passo a realização de todas elas, projetando os benefícios de cada uma,(das obras realizadas) na vida das pessoas. Não é por acaso que Zito Barbosa permanece firme com uma aprovação gigantesca nas pesquisas que são realizadas em Barreiras.