APOSENTADOS POR INVALIDEZ CONSEGUEM BENEFÍCIO INTEGRAL NA JUSTIÇA
29 de abril de 2022

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

 

Os Juizados Especiais Federais do Sul do país têm firmado entendimento em decisões recentes de que o cálculo da aposentadoria por invalidez após a reforma da Previdência de 2019 é inconstitucional. Com isso, os segurados têm conseguido, na Justiça, direito a um benefício maior.

Em ao menos três casos —dois deles da Turma Recursal dos Juizados no Rio Grande do Sul e um da TRU (Turma Regional de Uniformização) dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região do país, que abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul— os desembargadores entenderam que os segurados com incapacidade permanente não podem ganhar valor inferior a 100% da média salarial em suas aposentadorias por invalidez, hoje chamadas de aposentadorias por incapacidade permanente.

A reforma da Previdência, que passou a valer em 13 de novembro de 2019, determinou um cálculo geral para as aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): 60% da média salarial mais 2% a cada ano que ultrapassar 15 anos, no caso das mulheres, e 20 anos, para os homens.

Antes da emenda constitucional 103, a aposentadoria por invalidez pagava 100% da média salarial, independentemente do tempo de contribuição, ou seja, era pago um benefício integral. Com isso, a redução na renda de quem precisa se afastar de forma permanente do mercado de trabalho pode chegar a 40%.

Hoje, apenas nos casos em que a invalidez é proveniente de acidente de trabalho ou de doenças profissionais ou de trabalho, o cálculo se mantém igual ao anterior à reforma.

Segundo o INSS, em fevereiro deste ano, foram pagas 3,5 milhões de aposentadorias por invalidez em todo o país, conforme os dados mais recentes do órgão.

Em um dos pedidos de uniformização aceitos pela TRU, a decisão foi que “mesmo após o advento da EC nº 103/2019 o valor da renda mensal inicial da aposentadoria por incapacidade permanente não acidentária deve continuar correspondendo a 100% da média aritmética simples dos salários de contribuição”, a exemplo do que está previsto no inciso segundo, parágrafo terceiro do artigo 26.

Na decisão mais recente, a turma firmou a seguinte tese, com base no relatório do desembargador Daniel Machado da Rocha: “o valor da renda mensal inicial da aposentadoria por incapacidade permanente não acidentária continua sendo de 100% da média aritmética simples dos salários de contribuição contidos no período básico de cálculo”.

Neste caso, o cálculo da média salarial para benefício concedido após a reforma levará em conta todos os salário de contribuição desde julho de 1994 ou desde o início da contribuição, casos seja se posterior.

CÁLCULO DO AUXÍLIO-DOENÇA É MAIS VANTAJOSO
Segundo a advogada especializada em Previdência, Bruna Bairros Cadoná, do escritório Kravchychyn Advocacia e Consultoria, as decisões do Sul do país são pioneiras e trazem uma visão de proteção maior ao segurado.

De acordo com ela, a inconstitucionalidade tem sido entendida porque, com o cálculo da reforma, o segurado que tem aposentadoria por incapacidade permanente recebe menos do que aqueles que hoje ficam incapacitados de forma temporária para o trabalho, ganhando o auxílio-doença.

“Quem tem o auxílio por incapacidade temporária recebe 91% da sua média e, quando você tem incapacidade maior, ela te gera valor de benefício menor. Esse entendimento não existe para a Constituição, pois fere princípios de razoabilidade, proporcionalidade e irredutibilidade”, diz.

Outro ponto é a diferença de cálculo conforme o que gerou a incapacidade, como nos casos de acidente de trabalho ou doenças profissionais ou do trabalho.

SUPREMO DEVERÁ DEFINIR SE HÁ INCONSTITUCIONALIDADE
Para advogados ouvidos pela Folha, o caso deverá chegar ao STF e fazer parte do grupo de outras ações que já discutem a inconstitucionalidade de alguns pontos da reforma da Previdência. Hoje, o tema está presente em duas ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade), que tratam de servidores.

Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), diz que há desproporcionalidade entre o cálculo do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez, como se fosse culpa do segurado precisar do benefício permanente. “O segurado não tem escolha. Ninguém escolhe ficar doente, ficar incapaz para o trabalho”, diz.

Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), explica que a discussão ampla precisa ser admitida no STF como um caso de repercussão geral. “A tendência e que isso vá para a turma de uniformização e, depois, para o Supremo, pois é realmente um tema constitucional.”

Rômulo Saraiva, colunista da Folha, lembra que decisão semelhante chegou ao Supremo, mas em ação individual, que não gera benefício a todos os trabalhadores. Na ocasião, a ministra Rosa Weber garantiu a vitória do segurado, determinando o cálculo em 100% da média salarial.

Para João Badari, do escritório Aith, Badari e Luchin, o cálculo usado hoje no benefício, além de inconstitucional é muito prejudicial ao segurado, já que, no caso dos homens, eles só receberiam 100% de sua média salarial com 40 anos de contribuição. Para as mulheres, é necessário ter 35 anos de INSS.

Priscila Arraes Reino, do Arraes & Centeno Advocacia, considera que não há justificativa para tratar de maneira diferente os segurados, exclusivamente pela natureza da incapacidade. Para ela, esse ponto da reforma viola diversos princípios.

“Da isonomia, pois o motivo utilizado para tratamento desigual não é válido, proporcionalidade —não é proporcional na medida em que muitas vezes a incapacidade permanente terá um benefício menor que a incapacidade temporária—, não tem razoabilidade e ainda viola o princípio da irredutibilidade que é previdenciário”, diz.

Em nota, a AGU (Advocacia-geral da União) afirma que “sobre o tema mencionado, a AGU tem atuado nas ADIs 6336 e 6384, trabalhando na elaboração da defesa e da orientação judicial pertinentes. Destacamos, porém, que não há decisões ainda sobre elas”. ​

QUANDO ENTRAR NA JUSTIÇA?
Bruna Bairros afirma que quanto antes o segurado puder acionar o Judiciário contra o cálculo que reduz seu benefício, melhor. No entanto, para ir à Justiça, é preciso pedir a revisão do benefício no INSS primeiro, conforme já determinou o STF, mesmo sabendo que haverá negativa.

“Eu sempre aconselho assim, se teve a aposentadoria concedida por incapacidade permanente, faz o requerimento de revisão, pedindo para revisar, principalmente se a data [da incapacidade] for anterior à reforma”, diz ela.

Neste caso, há decisões judiciais que também garantem benefício maior a quem já tinha uma incapacidade antes da reforma da Previdência, recebia auxílio-doença e, com a piora, passou a ganhar uma aposentadoria por invalidez, mas com cálculo desvantajoso.

Embora no INSS e nos juizados seja possível entrar com solicitação de revisão sem advogado, a especialista não recomenda. “Mesmo que você não precise de um advogado, eu instruiria a buscar um advogado especialista.”

O motivo, segundo ela, é que além de demonstrar que já há decisões garantindo a vitória de segurados, esse tipo de revisão judicial debate a Constituição Federal, que o segurado sozinho pode não conseguir argumentar. “E a Constituição é meio subjetiva, você tem vários princípios, inclusive, o princípio da dignidade da pessoa humana.”

QUEM TEM DIREITO AO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE
O auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez são dois dos principais benefícios por incapacidade pagos aos segurados do INSS. No caso do primeiro, hoje chamado de auxílio por incapacidade temporária, a liberação é feita quando o trabalhador fica temporariamente incapacitado para exercer atividade remunerada.

Já na aposentadoria por incapacidade permanente, a liberação da renda é feita quando não há condições de retorno ao mercado de trabalho, ou seja, o profissional fica permanentemente incapacitado. A decisão do tipo de benefício, no entanto, é do perito médico do INSS.

O segurado doente deve agendar perícia por meio de portal ou site Meu INSS. No dia marcado para o exame pericial é preciso provar a doença, com laudos, exames e receitas do médico. Nova medida do governo prevê trazer de volta a possibilidade da perícia indireta, a distância, com apresentação do atestado pela internet.

 

Cristiane Gercina/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

27/03/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E TURISMO DE SÃO DESIDÉRIO ENTREGA A POPULAÇÃO O PLANO MUNICIPAL DE TURISMO A Secretaria de Meio Ambiente realizou na manhã dessa segunda-feira, 27, no Plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para entrega do Plano Municipal de Turismo. O evento contou com a presença de secretários, vereadores e população em geral, além do Professor Dr. Paulo Baquei ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 SOBROU PARA RUI COSTA O deputado federal Evair de Melo (PL-ES) quer que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (à esquerda na foto), vá à Câmara explicar “o desejo do presidente Lula em f…” Sergio Moro (União-PR), informa a Crusoé. “‘A conduta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no presente caso viola a ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 APÓS QUATRO MESES, BOLSONARO CONFIRMA QUE RETORNARÁ AO BRASIL NESTA QUINTA-FEIRA O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), anunciou que retornará ao Brasil nesta quinta-feira (30), por volta das 7h15. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (27), durante o programa Pânico, da Jovem Pan. O ex-presidente está nos Estados Unidos desde o dia 30 de dezembro. “No m ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 PAULO COELHO DIZ QUE EMPENHO POR CAMPANHA DE LULA NÃO VALEU A PENA E FALA EM MANDATO “PATÉTICO” Apoiador do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o escritor Paulo Coelho disse neste domingo (26) que se arrepende de ter se empenhado na campanha do petista em 2022 e afirmou que seu mandato à frente do governo federal está “patético”. Em manifestação no Twitter, Coel ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 BOLSA FAMÍLIA DARÁ EMPURRÃO NO PIB EM 2023 E VAI TIRAR TRÊS MILHÕES DA EXTREMA POBREZA   Relatório da XP estima que o Bolsa Família terá uma forte influência sobre a massa de renda disponível às famílias, informa reportagem do jornal “O Globo”. Segundo o documento, o programa vai tirar 3 milhões de pessoas da extrema pobreza. Os economistas Rodolfo Margato e Tiago Sba ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 EMBASA DIVULGA RESULTADO FINAL DE CONCURSO PÚBLICO   A Embasa divulgou, no Diário Oficial do Estado do último sábado (25), o resultado final do concurso público de 2022, com a nota e respectiva classificação dos candidatos aprovados. A lista dos classificados consta no site da empresa (www.embasa.ba.gov.br) no menu Institucional/Trabalhe ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 ESTUDANTE DE 13 ANOS ESFAQUEIA TRÊS PROFESSORES E UM COLEGA EM ESCOLA DE SÃO PAULO     Um estudante de 13 anos, aluno da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo, atacou com uma faca três professores da unidade de ensino, além de um colega, na manhã desta segunda-feira (27). O agressor foi contido por policiais. Dois professores foram rapidame ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 PRESIDENTE DO SINDSEMB CARMÉLIA DA MATA PARTICIPA DO 1º CONGRESSO DA FTE, EM SALVADOR A presidente Carmélia da Mata está participando desde quinta-feira (23/03) juntamente coma assessora jurídica Dra. Angela Ribeiro e membros do Sinprofe, do 1º Congresso da Federação dos Trabalhadores em Educação das Redes Públicas Municipais dos Municípios da Bahia – FTE-BA, no Fiesta Ho ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 EMBASA TEM 140 VAGAS NO PROGRAMA PARTIU ESTÁGIO 2023   A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) disponibilizou 140 vagas para o Programa Partiu Estágio 2023, do Governo do Estado. As inscrições para essas e outras 5.917 vagas ofertadas por empresas e órgãos vinculados ao Estado poderão ser realizadas até o dia 28 de abril somente v ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE MARINEIDE SILVA CÂMARA Foi com pesar que recebemos a notícia do falecimento da senhora Marineide Silva Câmara, aos 55 anos, vítima de infarto ocorrido neste domingo (26), em São Desidério. Conhecida como Dona Neide, ela era esposa do servidor Carlito Alves da Câmara lotado na Secretaria Municipal de Infraestrutura, ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 POR INICIATIVA DE JUSMARI EM PARCEIRA COM O PREFEITO ZEZO ARAGÃO, O SAC MÓVEL ATENDE O POVO DE SANTA RITA HOJE E AMANHÃ   Por solicitação da secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, o SAC  Móvel com diversos serviços para facilitar a vida das pessoas estará  de hoje (27) até amanhã (28) de março em Santa Rita Cássia. A secretária afirmou que a iniciativa é uma parceria com o prefeito Zezo Ara ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 GOVERNO ESTUDA AUMENTAR SUBSÍDIO E ZERAR ENTRADA PARA BAIXA RENDA NO MINHA CASA, MINHA VIDA Foto: Diego Dantas/Caixa Notícias O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda medidas para ampliar os subsídios do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e, com isso, conseguir zerar o valor da entrada na compra de um imóvel na faixa 1 -que atende a população de mais ba ...
  • Compartilhe:

27/03/2023 EM SANTA RITA JUSMARI ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE PRAÇA E COMPLEXO ESPORTIVO     A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, o Coordenador Geral de Apoio às Superintendências do Ministério da Agricultura, Oziel Oliveira  estiveram em Santa Rita e  participaram dos festejos do aniversário da cidade, juntamente com o prefeito Zezo Aragã ...
  • Compartilhe:

26/03/2023 BAHIA: DOIS HOMEM MORREM APÓS TOMAREM BEBIDA CONTAMINADA EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL; OUTROS DOIS ESTÃO EM ESTADO GRAVE Dois homens morreram na cidade de Igaporã, a 149 km de Brumado, na região sudoeste da Bahia, após ingerirem bebida contaminada, em um estabelecimento comercial, localizado na Avenida Ayrton Sena, na BR-430, trecho urbano do município. Os corpos das duas vítimas fatais serão encaminhados para o ...
  • Compartilhe:

26/03/2023 BAHIA: SECRETARIA CONVOCA 338 APROVADOS EM SELEÇÃO REDA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL   A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, no Diário Oficial deste sábado (25), a lista de 338 professores da Educação Profissional e Tecnológica aprovados no processo seletivo simplificado, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).   Os candidatos foram convocado ...
  • Compartilhe:

26/03/2023 LEM: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL É REGISTRADO NO BAIRRO MIMOSO I Na tarde deste sábado (25), por volta das 15h, um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta CG 125 FAN e um caminhão VOLVO 220, pertencente a um supermercado, deixou um morto e outro ferido na rua Santa Catarina, cruzamento com a rua São Francisco, no bairro Mimoso I, em LEM. De acordo com ...
  • Compartilhe:

25/03/2023 MENSAGEM DO RESTAURANTE MANANCIAL BEIRA RIO EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE CORRENTINA, COMEMORADO NO DIA 30 DE MARÇO
  • Compartilhe:

24/03/2023 EMENDA DE JUSMARI OLIVEIRA GARANTE ÔNIBUS ESCOLAR PARA SANTA RITA DE CÁSSIA: PREFEITO ZEZO ARAGÃO AGRADECE SECRETÁRIA   A secretária Jusmari Oliveira entregou, na tarde desta sexta-feira (24), um presente para a cidade de Santa Rita de Cássia, que completa 183 anos de emancipação no próximo domingo, dia 26. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, a secretária entregou um ônibus escolar ao prefeito Ze ...
  • Compartilhe:

24/03/2023 BARREIRAS TERÁ CURSO DE ENERGIA SOLAR   Uma excelente notícia para você que está precisando se capacitar para trabalhar na Instalação de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica. A Eletec Cursos traz para Barreiras e região, o treinamento considerado o mais completo do Brasil. Composto por aulas teóricas e práticas, apostila ...
  • Compartilhe:

24/03/2023 ALCIONE RODRIGUES, PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS, PARTICIPA DE CONGRESSO EM BRASÍLIA   Buscando ampliar diálogos e soluções para modernizar a gestão pública, começou hoje em Brasília o I Congresso Nacional de Gestão Pública, cujos temas a serem debatidos contemplam os desafios inerentes à gestão fiscal e na administração de pessoal vinculado ao serviço público. O ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade