APOSENTADOS POR INVALIDEZ CONSEGUEM BENEFÍCIO INTEGRAL NA JUSTIÇA
29 de abril de 2022

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

 

Os Juizados Especiais Federais do Sul do país têm firmado entendimento em decisões recentes de que o cálculo da aposentadoria por invalidez após a reforma da Previdência de 2019 é inconstitucional. Com isso, os segurados têm conseguido, na Justiça, direito a um benefício maior.

Em ao menos três casos —dois deles da Turma Recursal dos Juizados no Rio Grande do Sul e um da TRU (Turma Regional de Uniformização) dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região do país, que abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul— os desembargadores entenderam que os segurados com incapacidade permanente não podem ganhar valor inferior a 100% da média salarial em suas aposentadorias por invalidez, hoje chamadas de aposentadorias por incapacidade permanente.

A reforma da Previdência, que passou a valer em 13 de novembro de 2019, determinou um cálculo geral para as aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): 60% da média salarial mais 2% a cada ano que ultrapassar 15 anos, no caso das mulheres, e 20 anos, para os homens.

Antes da emenda constitucional 103, a aposentadoria por invalidez pagava 100% da média salarial, independentemente do tempo de contribuição, ou seja, era pago um benefício integral. Com isso, a redução na renda de quem precisa se afastar de forma permanente do mercado de trabalho pode chegar a 40%.

Hoje, apenas nos casos em que a invalidez é proveniente de acidente de trabalho ou de doenças profissionais ou de trabalho, o cálculo se mantém igual ao anterior à reforma.

Segundo o INSS, em fevereiro deste ano, foram pagas 3,5 milhões de aposentadorias por invalidez em todo o país, conforme os dados mais recentes do órgão.

Em um dos pedidos de uniformização aceitos pela TRU, a decisão foi que “mesmo após o advento da EC nº 103/2019 o valor da renda mensal inicial da aposentadoria por incapacidade permanente não acidentária deve continuar correspondendo a 100% da média aritmética simples dos salários de contribuição”, a exemplo do que está previsto no inciso segundo, parágrafo terceiro do artigo 26.

Na decisão mais recente, a turma firmou a seguinte tese, com base no relatório do desembargador Daniel Machado da Rocha: “o valor da renda mensal inicial da aposentadoria por incapacidade permanente não acidentária continua sendo de 100% da média aritmética simples dos salários de contribuição contidos no período básico de cálculo”.

Neste caso, o cálculo da média salarial para benefício concedido após a reforma levará em conta todos os salário de contribuição desde julho de 1994 ou desde o início da contribuição, casos seja se posterior.

CÁLCULO DO AUXÍLIO-DOENÇA É MAIS VANTAJOSO
Segundo a advogada especializada em Previdência, Bruna Bairros Cadoná, do escritório Kravchychyn Advocacia e Consultoria, as decisões do Sul do país são pioneiras e trazem uma visão de proteção maior ao segurado.

De acordo com ela, a inconstitucionalidade tem sido entendida porque, com o cálculo da reforma, o segurado que tem aposentadoria por incapacidade permanente recebe menos do que aqueles que hoje ficam incapacitados de forma temporária para o trabalho, ganhando o auxílio-doença.

“Quem tem o auxílio por incapacidade temporária recebe 91% da sua média e, quando você tem incapacidade maior, ela te gera valor de benefício menor. Esse entendimento não existe para a Constituição, pois fere princípios de razoabilidade, proporcionalidade e irredutibilidade”, diz.

Outro ponto é a diferença de cálculo conforme o que gerou a incapacidade, como nos casos de acidente de trabalho ou doenças profissionais ou do trabalho.

SUPREMO DEVERÁ DEFINIR SE HÁ INCONSTITUCIONALIDADE
Para advogados ouvidos pela Folha, o caso deverá chegar ao STF e fazer parte do grupo de outras ações que já discutem a inconstitucionalidade de alguns pontos da reforma da Previdência. Hoje, o tema está presente em duas ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade), que tratam de servidores.

Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), diz que há desproporcionalidade entre o cálculo do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez, como se fosse culpa do segurado precisar do benefício permanente. “O segurado não tem escolha. Ninguém escolhe ficar doente, ficar incapaz para o trabalho”, diz.

Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), explica que a discussão ampla precisa ser admitida no STF como um caso de repercussão geral. “A tendência e que isso vá para a turma de uniformização e, depois, para o Supremo, pois é realmente um tema constitucional.”

Rômulo Saraiva, colunista da Folha, lembra que decisão semelhante chegou ao Supremo, mas em ação individual, que não gera benefício a todos os trabalhadores. Na ocasião, a ministra Rosa Weber garantiu a vitória do segurado, determinando o cálculo em 100% da média salarial.

Para João Badari, do escritório Aith, Badari e Luchin, o cálculo usado hoje no benefício, além de inconstitucional é muito prejudicial ao segurado, já que, no caso dos homens, eles só receberiam 100% de sua média salarial com 40 anos de contribuição. Para as mulheres, é necessário ter 35 anos de INSS.

Priscila Arraes Reino, do Arraes & Centeno Advocacia, considera que não há justificativa para tratar de maneira diferente os segurados, exclusivamente pela natureza da incapacidade. Para ela, esse ponto da reforma viola diversos princípios.

“Da isonomia, pois o motivo utilizado para tratamento desigual não é válido, proporcionalidade —não é proporcional na medida em que muitas vezes a incapacidade permanente terá um benefício menor que a incapacidade temporária—, não tem razoabilidade e ainda viola o princípio da irredutibilidade que é previdenciário”, diz.

Em nota, a AGU (Advocacia-geral da União) afirma que “sobre o tema mencionado, a AGU tem atuado nas ADIs 6336 e 6384, trabalhando na elaboração da defesa e da orientação judicial pertinentes. Destacamos, porém, que não há decisões ainda sobre elas”. ​

QUANDO ENTRAR NA JUSTIÇA?
Bruna Bairros afirma que quanto antes o segurado puder acionar o Judiciário contra o cálculo que reduz seu benefício, melhor. No entanto, para ir à Justiça, é preciso pedir a revisão do benefício no INSS primeiro, conforme já determinou o STF, mesmo sabendo que haverá negativa.

“Eu sempre aconselho assim, se teve a aposentadoria concedida por incapacidade permanente, faz o requerimento de revisão, pedindo para revisar, principalmente se a data [da incapacidade] for anterior à reforma”, diz ela.

Neste caso, há decisões judiciais que também garantem benefício maior a quem já tinha uma incapacidade antes da reforma da Previdência, recebia auxílio-doença e, com a piora, passou a ganhar uma aposentadoria por invalidez, mas com cálculo desvantajoso.

Embora no INSS e nos juizados seja possível entrar com solicitação de revisão sem advogado, a especialista não recomenda. “Mesmo que você não precise de um advogado, eu instruiria a buscar um advogado especialista.”

O motivo, segundo ela, é que além de demonstrar que já há decisões garantindo a vitória de segurados, esse tipo de revisão judicial debate a Constituição Federal, que o segurado sozinho pode não conseguir argumentar. “E a Constituição é meio subjetiva, você tem vários princípios, inclusive, o princípio da dignidade da pessoa humana.”

QUEM TEM DIREITO AO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE
O auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez são dois dos principais benefícios por incapacidade pagos aos segurados do INSS. No caso do primeiro, hoje chamado de auxílio por incapacidade temporária, a liberação é feita quando o trabalhador fica temporariamente incapacitado para exercer atividade remunerada.

Já na aposentadoria por incapacidade permanente, a liberação da renda é feita quando não há condições de retorno ao mercado de trabalho, ou seja, o profissional fica permanentemente incapacitado. A decisão do tipo de benefício, no entanto, é do perito médico do INSS.

O segurado doente deve agendar perícia por meio de portal ou site Meu INSS. No dia marcado para o exame pericial é preciso provar a doença, com laudos, exames e receitas do médico. Nova medida do governo prevê trazer de volta a possibilidade da perícia indireta, a distância, com apresentação do atestado pela internet.

 

Cristiane Gercina/Folhapress

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

26/04/2024 VIDEO: VEREADORES TROCAM “SOPAPOS” NA CÂMARA MUNICIPAL Foto: Reprodução / PIndobanews Uma confusão com direito a socos encerrou a sessão da Câmara de Vereadores de Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, nesta quinta-feira (25). Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a briga, que deixou vereadores com escoriações. Ao final do entre ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA BAHIA APROVAM PARALISAÇÃO DE 48H   Foto: Divulgação/APLB Professores da rede estadual aprovaram, na manhã desta quinta-feira (25), uma paralisação de 48 horas para a próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), durante assembleias regionais realizadas em todo o estado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação d ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: RROJETO ESCOLINHA DE TRÂNSITO FORMA 152 FISCAIS MIRINS DE TRÂNSITO A iniciativa do 10º Beic conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e de Segurança Cidadã e Trânsito   Nesta quinta-feira (25), estudantes, professores, diretores e apoiadores do Projeto Escolinha de Trânsito, realizado pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capaci ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 BARREIRAS: COLISÃO ENTRE MICRO-ÔNIBUS E CAMINHONETE DEIXA CERCA DE 20 FERIDOS NA BR 242, NA ALTURA DO CERRADÃO   Na manhã desta sexta-feira, 26, por volta das 8h, um colisão grave, envolvendo uma caminhonete um micro-ônibus, deixou cerca de 20 pessoas feridas, na altura do KM 858, próximo ao Cerradão, em Barreiras. De acordo com informações, o micro-ônibus saiu de LEM, quando teria tido um probl ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PINTOR CAI E MORRE ENQUANTO TRABALHAVA NO CENTRO DE IBOTIRAMA   Um pintor caiu e morreu enquanto trabalhava no centro de Ibotirama, na manhã desta quarta-feira (24). O caso aconteceu na rua JJ Seabra e, por conta da popularidade da vítima, causou tristeza na cidade. Ainda não há informações sobre o que provocou a queda, que foi registrada pela Polí ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 INCÊNDIO ATINGE DEPÓSITO DE MATERIAL RECICLÁVEL EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães na quarta-feira (24). O incidente ocorreu na rua Ibotirama, no bairro Santa Cruz. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes da 2ª Companhia foram acionadas para a ocorrência. Três caminhões- ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 HOMEM É ASSASSINADO EM IBOTIRAMA NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA (25) O crime ocorreu na noite de ontem, 25, quando Reinan Cavalcanti foi morto a tiros, próximo ao bairro São João, na BA 160. Segundo o site Gazeta 5, o rapaz foi atingido na região do tórax e da cabeça. O crime teria sido cometido por dois homens em uma motocicleta. A Polícia Militar esteve no [ ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 SINEBAHIA: CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS EM BARREIRAS NESTA SEXTA-FEIRA (26) O SineBahia divulgou as oportunidades de trabalho disponíveis nesta sexta-feira (26) para a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PRAZO PARA PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DO ENEM ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA (26)   Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Têm direito a fazer o Enem de gra ...
  • Compartilhe:

26/04/2024 PREFEITURA DE JUAZEIRO CONFIRMA RETIRADA DE ESTÁTUA EM HOMENAGEM A DANIEL ALVES O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou, na terça-feira (23), a retirada da estátua em homenagem ao ex-jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves, no centro de Juazeiro, onde ele nasceu, no norte da Bahia. O atleta foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro, em fevereir ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 GOVERNADOR DA BAHIA ENVIA SÉTIMO PEDIDO DE EMPRÉSTIMO E TOTAL JÁ SOMA R$ 6 BILHÕES   Foto: divulgação A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu mais um pedido de empréstimo feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para captar US$ 400 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Na conversão atual, o valor passa de R$ 2 ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 ELEIÇÕES 2024: “TRE DA BAHIA JÁ TEM ASSESSORIA PRÓPRIA PARA COMBATER INCESSANTEMENTE AS FAKE NEWS”, DIZ PRESIDENTE Foto: Camila São José / Bahia Notícias Com a presença da tecnologia e ferramentas digitais cada vez mais intensa no processo eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo da Matta Neto, afirma que as principais preocupações da Corte para a ele ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS GANHA NOVO DELEGADO. ELE TRAZ AMPLA EXPERIÊNCIA DE SEIS ANOS DE ATUAÇÃO NA POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS   Durante seu plantão na noite de ontem (24), no complexo policial do bairro Aratu, o delegado Dr. Francisco Carlos de Sá deu as boas-vindas ao Dr. Deivid Balduíno Dias, o recém-empossado na 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/BA). Deivid, designado pela Secretaria ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PODEM SE INSCREVER PARA RECEBER VALE LIVRO DA BIENAL Foto ilustrativa: Claudionor Jr. – ASCOM/SEC Dez mil vales-livro serão distribuídos entre professores e estudantes da Educação Básica da rede de ensino estadual para serem utilizados durante a Bienal do Livro da Bahia 2024, que acontece de 26 de abril a 1° de maio, no Centro de Convenç ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 COLCHA DE RETALHOS: PROJETO DE INCLUSÃO É DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARREIRAS Com o tema “Educação Desafiadora: Um olhar para a diversidade”, a Secretaria de Educação de Barreiras está desenvolvendo nas escolas municipais o projeto “Inclusão: A colcha de Retalhos” para a educação infantil, cuja proposta é orientar os profissionais das escolas e as crianças p ...
  • Compartilhe:

25/04/2024 BARREIRAS: PORTAL DO PACIENTE
  • Compartilhe:

25/04/2024 LEM:GRUPO MARABÁ AFUNDANDO COM BRIGAS, TROCA DE XINGAMENTOS E AMEAÇAS. DEU ATÉ POLÍCIA   Notícias vindas de Luís Eduardo Magalhães dão conta que o grupo Marabá, sentindo que o barco está afundando, já não se entende mais. O bafafá entre eles é tão grande que o tio do prefeito Júnior Marabá foi preso em flagrante após uma confusão sem precedentes com o irmão do pre ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ANDERSON VIAN, UM JOVEM PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR, A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DE BARREIRAS     Cristão, fisioterapeuta de formação, pós-graduado em gestão em serviços de saúde, ortotraumatologia e respiratória. Nascido em Barreiras, passou sua infância em Riachão das Neves. É casado com Vanessa e tem dois filhos: Pietro e Lorenzo. Anderson ingressou na gestão públic ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 FAZENDA MUNICIPAL DE BARREIRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS COM CANAL DE COMUNICAÇÃO ON-LINE O Setor de Tributos, vinculado à Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Barreiras, tem se destacado ao implementar um novo canal de comunicação direta com os contribuintes, dentro do Projeto Facilitando, resultando na significativa redução das demandas e maior agilidade nos atendimentos. Segund ...
  • Compartilhe:

24/04/2024 ESCOLA ANTÔNIO BENTO DE FREITAS REALIZA PROJETO DE LEITURA E ESCRITA, EM BARREIRAS Na Escola Municipal Antônio Bento de Freiras, em Barreiras, um projeto está ganhando destaque neste mês de abril: “Livro Nosso de Cada Dia: Vivenciando a Leitura e Escrita na Diversidade Textual”. Com foco nas autoras da literatura infantil, o projeto tem como objetivo geral contribui ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade