ABAPA APRESENTA RESULTADOS E AÇÕES COM A PUBLICAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DO BIÊNIO 2019/2020

28 de jan de 2021

 

Com o fim do biênio 2019/2020, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) divulga mais um Relatório de Gestão com os resultados e ações, ao longo deste período, empreendidas pela diretoria executiva liderada pelo produtor rural, Júlio Cézar Busato.  A publicação abrange, de forma resumida, dinâmica e ilustrativa, o panorama da produção e comercialização do algodão e dos esforços da entidade para garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade da fibra na Bahia e os impactos positivos destas ações em toda coletividade. Dividido em nove capítulos, a publicação traz um balanço dos programas estratégicos da Abapa nas áreas de Sustentabilidade, Fitossanidade, Qualificação, Qualidade, Recuperação de Estradas, Parcerias Estratégicas e Relações Institucionais/Comunicação.

Atualmente na presidência da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Busato, que liderou a Abapa no biênio 2019/20, explica que mais do que uma prestação de contas, a elaboração e disseminação deste Relatório de Gestão é fundamental. “Este é um documento histórico que nos permite construir uma linha do tempo, fiada dentro de um contexto maior, a conjuntura em que aconteceram os fatos”. Ao vir de uma conjuntura favorável à pluma na Bahia, a publicação traz um novo olhar para o período que abrangeu uma inesperada pandemia de proporção mundial. “Saímos, ao final de 2019, do que eu chamo de ano dourado da cotonicultura baiana, em uma conjuntura de 603,5 mil toneladas de fibra, 313,5 mil hectares de lavouras e a marca de produtividade de 1925 quilos de pluma por hectare, e entramos em uma pandemia de um vírus nunca antes vista na história”.

Em meio à safra de algodão, com a queda do consumo mundial, os produtores baianos continuaram em ação no campo, mas precisaram se adequar para proteger a saúde dos seus colaboradores, e reformular todo o planejamento para manter a rentabilidade do seu negócio. “Apesar do isolamento imposto pela pandemia, o que no início poderíamos considerar como um ano perdido, este foi o momento em que a Abapa, produtores e colaboradores da entidade não pararam. Nos unimos ainda mais, nos desdobramos para pensar e executar novas formas para manter o setor do algodão firme e se desenvolvendo, mas com o reforço dos cuidados exigidos mundialmente para manter nossos profissionais, fornecedores e parceiros seguros durante o período da pandemia”, afirma.

Projetos – Busato destaca, por exemplo, as ações de relacionamento com a sociedade, demonstrando o quanto o produtor está inserido e preocupado com a realidade do setor agrícola. “Neste segundo ano, ampliamos o programa educacional Conhecendo o Agro que promoveu um curso de formação remoto e uma premiação no final do ano que mobilizou 10 mil estudantes e 600 educadores de 37 escolas de nove municípios do Oeste da Bahia. Também realizamos no biênio eventos para maior aproximação com o setor produtivo como o Dia do Algodão, Missão Compradores, eventos esportivos como a Corrida do Algodão e a Cotton Bike, e o Prêmio Abapa de Jornalismo. Com o apoio da diretoria, que foi extremamente participativa, revertemos R$ 1,5 milhão de ações que seriam destinadas nestas ações para apoio ao combate ao coronavírus em todo o estado. Com o relatório em mãos, fico muito orgulho de perceber os avanços nos últimos dois anos, apesar de todas as adversidades enfrentadas no meio do caminho com a pandemia da Covid-19”, afirma.

Com layout atrativo e de leitura fácil, a Abapa inova nesta edição do Relatório de Gestão ao trazer um capítulo somente com depoimentos de membros da diretoria em exercício para o biênio 2021/22. O leitor poderá conferir as opiniões e posicionamentos do atual presidente, Luiz Carlos Bergamaschi, dos vices, Paulo Almeida Schmidt e Alessandra Zanotto Costa, além de ex-presidentes da Abapa, secretários de governo, que demonstram a importância da já consolidada cadeia produtiva do algodão da Bahia. Além de ser entregue impresso para representantes e parceiros do setor, o Relatório de Gestão da Abapa 2019/2020 já está disponível e pode ser acessado no site da entidade em: http://abapa.com.br/relatorio-de-gestao/

  • Compartilhe:

Publicidade