PAÍSES DA EUROPA TENTAM CONTROLAR NOVA ONDA DE COVID-19 COM RESTRIÇÕES E DOSES DE REFORÇO
6 de novembro de 2021

 

A Europa está enfrentando um aumento nas infecções por coronavírus a níveis não vistos há meses, alarmando as autoridades de saúde e gerando temores de que o continente possa ser engolfado por uma nova onda da pandemia neste inverno do Hemisfério Norte. Para tentar conter o avanço da covid-19, países europeus onde a onda é mais forte estão tomando medidas restritivas e forçando a população a tomar novas doses da vacina.

A Alemanha registrou na sexta-feira 37.120 novas infecções, o maior aumento diário desde o início da pandemia. A incidência da infecção agora é de 169 casos por 100.000 pessoas ao longo de sete dias – um nível não visto desde o pico da terceira onda de coronavírus na primavera, quando quase ninguém havia sido vacinado. O número de pacientes de covid sendo tratados em unidades de terapia intensiva alemãs é o maior desde maio.

Temor é que o aumento de casos coloque os sistemas de saúde do continente novamente sob pressão, depois de meses em que o vírus, se não totalmente derrotado, parecia estar indo embora.

O aumento nos casos de covid-19 é particularmente pronunciado na Europa Central e Oriental, onde os níveis de vacinação são mais baixos do que no oeste do continente. A Eslováquia, onde apenas 46% da população está totalmente imunizada, registrou 6.713 novos casos na quinta-feira – o maior número de infecções diárias desde o início da pandemia.

Na Polônia, onde 53% das pessoas estão totalmente vacinadas, o número de novos casos aumentou quase 50% na sexta-feira, tendo já quadruplicado nas três semanas anteriores. As internações hospitalares também aumentaram acentuadamente, tendo triplicado nas últimas três semanas na Polônia e mais do que dobrado na Eslováquia.

A Romênia, onde apenas um terço da população é vacinada, teve o maior número de mortes per capita no mundo nos últimos sete dias. A Bulgária, o país menos vacinado da UE, atingiu um novo recorde de mortes diárias de covid-19 esta semana.

Explicando o aumento acentuado, os especialistas disseram que o início do clima mais frio levou as pessoas a passar cada vez mais tempo em ambientes fechados, onde o vírus pode se espalhar mais facilmente. Eles também citaram a hesitação de muitos em tomar a vacina e a diminuição da imunidade entre aqueles que haviam sido inoculados.

Estudos mostram que o risco de infecção quase dobra cinco meses após uma segunda injeção. A nova subvariante Delta do coronavirus, que parece ser cerca de 10% mais transmissível, também pode estar desempenhando um papel importante, junto com a fadiga com o uso de máscara em locais públicos. Estudos mostraram que o uso de máscara reduz a transmissão viral.

Antoine Flahault, do instituto de saúde global da Universidade de Genebra, observou o aumento “devastador” de novos casos na Europa Central e Oriental nas últimas semanas e as taxas de mortalidade “alarmantes”. “Do leste, esta onda pandêmica está agora se espalhando para a Europa Ocidental”, disse ele.

Ele também destacou que, embora as novas infecções estivessem aumentando em países como Holanda, Áustria e Bélgica, todos tinham taxas de mortalidade e internação hospitalares relativamente baixas, por enquanto.

Fergus Sweeney, chefe da divisão de estudos clínicos da Agência Europeia de Medicamentos, disse que era “muito preocupante” que os indicadores-chave do continente – casos, internações hospitalares e mortes – estivessem todos aumentando à medida que o inverno se aproximava.

Ele exortou todos os europeus a serem vacinados ou a completarem seu esquema de vacinação. “Nem todos estamos protegidos até que todos estejam protegidos a esse respeito”, disse ele ao jornal britânico Financial Times.

Tentativa de controle

A Alemanha foi um dos primeiros países a tentar controlar esta nova onda. Os ministros regionais da saúde do país determinaram que cada pessoa na Alemanha deveria receber uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 para controlar a quarta onda da pandemia. Jens Spahn, o ministro federal da saúde, também pediu doses de reforço para todos.

Os ministros da saúde dos 16 estados da Alemanha se reuniram para dois dias de conversas sobre como lidar com a tendência crescente. O ministro da saúde da Baviera, Klaus Holetschek, disse em uma entrevista coletiva: “Os Estados concordam que todos que receberam sua segunda injeção há seis meses ou mais devem receber um reforço apropriado”.

A Alemanha está em um limbo político após as eleições gerais em setembro. Os novos partidos da coalizão, com o objetivo de formar um governo no início de dezembro, até agora descartaram doses obrigatórias e disseram que não haverá novos bloqueios – pelo menos não para os vacinados. Mas, com apenas 67% da população totalmente vacinada e os leitos de terapia intensiva lotando rapidamente, as demandas estão crescendo por ações para enfrentar a curva ascendente.

Nos países bálticos, a Letônia reintroduziu medidas de bloqueio por pelo menos um mês, enquanto a Lituânia e a Estônia tiveram o maior número de casos per capita do mundo nas últimas semanas.

Na Grécia, as unidades de terapia intensiva estão com 84% da capacidade, ante 67% há um mês. O país aumentou as restrições em resposta ao aumento de novos casos. Todas as pessoas não vacinadas serão obrigadas a partir de sábado, a apresentar um teste negativo para entrar em espaços públicos fechados, incluindo bancos, a maioria das lojas e prédios do governo.

A Holanda disse esta semana que vai reintroduzir restrições para conter a taxa mais rápida de novas infecções desde julho, depois que novas medidas também foram introduzidas na vizinha Bélgica.

As autoridades da Croácia vão limitar as reuniões e ampliar o uso de passaportes da vacina depois que o número de pessoas infectadas bateu novos recordes novamente na sexta-feira. A Croácia relatou quase 7.000 novas infecções, segundo a Associated Press.

A partir de sábado, as reuniões não devem ultrapassar 50 pessoas e devem terminar até meia-noite, disse o ministro do Interior, Davor Bozinovic, após reunião da equipe de crise do país. Os passaportes da vacina seriam introduzidos para funcionários em todas as instituições estaduais, incluindo escolas, a partir de meados de novembro.

Os passes, que exigem prova de vacinação, um certificado mostrando que o destinatário se recuperou da covid-19, ou um teste negativo, foram apresentados anteriormente para funcionários dos sistemas de saúde e assistência social. Bozinovic disse que dependendo da situação, o uso poderia ser estendido ainda mais.

A Ucrânia está experimentando sua pior onda de coronavírus até agora e uma das mais letais da Europa. Os números diários entre a população de cerca de 40 milhões regularmente excedem 20.000 infecções e 700 mortes – muito além do grande surto anterior nesta primavera, onde os números eram de cerca de 15.000 casos e 500 mortes. A Organização Mundial da Saúde colocou a Ucrânia em terceiro lugar em mortes diárias, depois dos Estados Unidos e da Rússia, e entre os dez primeiros em casos diários.

Com uma das taxas de vacinação mais baixas da Europa, o governo planeja tornar obrigatória a vacinação. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu acelerar o ritmo das vacinações, após meses de abordagem mais lenta com foco na implementação da campanha de vacinação e na entrega de informações básicas sobre a gama de vacinas na Ucrânia, AstraZeneca, Moderna, Pfizer-BioNTech e Sinovac. “Peço a todos que desliguem suas redes sociais e liguem seus cérebros”, disse Zelensky em comentários recentes aos repórteres. “Precisamos ser vacinados. É a única solução. ”

A Inglaterra também está enfrentando uma alta do número de casos. Cerca de 1,1 milhão de pessoas tiveram covid no país na semana passada, um em cada 50 habitantes do país, segundo dados oficiais. O número é o triplo de meses anteriores e o nível mais alto do ano.

A região inglesa com a maior porcentagem de pessoas com teste positivo foi o sudoeste, onde cerca de 2,9 pessoas foram infectadas pelo vírus, disse a agência de estatísticas britânica. As taxas foram mais baixas em Londres, onde cerca de 1,5% estavam infectados. Apesar do aumento, o governo britânico ainda não prevê novas restrições para um futuro próximo.

 

Estadão

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

08/05/2024 VEREADORA IVETE RICARDI FORTALECE REPRESENTAÇÃO FEMININA NO ENCONTRO DAS MULHERES REPUBLICANAS DA BAHIA   No último sábado, dia 04, Salvador foi palco de um evento marcante para a política baiana: o primeiro encontro das Mulheres Republicanas da Bahia. Entre as figuras destacadas neste importante evento estava a vereadora Ivete Ricardi, legítima representante do povo de Barreiras, que compare ...
  • Compartilhe:

08/05/2024 DOCUMENTO DO PT NACIONAL EXCLUI CANDIDATURA DE GERALDO JÚNIOR NA CAPITAL E ENFRAQUECE O PARTIDO DOS TRABALHADORES EM TODO O ESTADO Um  documento publicado pelo  PT nacional tem o explosivo potencial de enfraquecer o partido em todos os municípios da Bahia. Em Barreiras por exemplo, onde PT já se encontra rachado internamente. sem apoio de parte dos seus aliados,  com a publicação do documento, a situação pode piorar ai ...
  • Compartilhe:

08/05/2024 ABAPA FORTALECE AGRICULTURA FAMILIAR NO OESTE DA BAHIA COM PROJETO DE IRRIGAÇÃO A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está empenhada em fortalecer a agricultura familiar no Oeste da Bahia através do projeto “Apoio aos Pequenos Agricultores Familiares”. A iniciativa inclui a doação de kits de irrigação e visitas técnicas, o que reduz o risco ...
  • Compartilhe:

08/05/2024 IPTU 2024: PREFEITURA DE BARREIRAS INICIA ENTREGA DE CARNÊS COM ATÉ 10% DE DESCONTO A Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda, iniciou nesta segunda-feira (6), a distribuição dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), no município de Barreiras. Este ano, serão distribuídos 46.675 carnês. O desconto pode chegar até 10% de desconto na ...
  • Compartilhe:

08/05/2024 LEM: MOTORISTA É AGREDIDO E TEM CARRO QUEIMADO APÓS ATROPELAR TRÊS PESSOAS QUE FICARAM GRAVEMENTE FERIDAS, ENTRE ELAS UMA CRIANÇA Um grave acidente de trânsito envolvendo carro, pedestre, carrinho com bebê e bicicleta deixou três (03) pessoas gravemente feridas, em Luis Eduardo Magalhães. O acidente ocorreu por volta das 13h20 desta terça-feira (07), na rua Acre, entrada do bairro Bosque dos Girassóis. Segundo informaç ...
  • Compartilhe:

08/05/2024 A MAIOR ENCHENTE JÁ VISTA NO RIO GRANDE DO SUL – O QUE CAUSOU TAMANHA CATÁSTROFE
  • Compartilhe:

08/05/2024 CÂMARA MUNICIPAL DE BARREIRAS REALIZA NESTA QUARTA-FEIRA (8) SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES   Em uma emocionante demonstração de reconhecimento e carinho, a Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras se prepara para celebrar o Dia das Mães com uma sessão solene marcada para esta quarta-feira, dia 08. O vereador e presidente da Câmara, Alcione Rodrigues, estende um convite espec ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 CONFIRA LISTA COM 148 CONCURSOS ABERTOS E 26.565 VAGAS EM TODO O PAÍS Nesta semana, o caderno Trabalho & Formação Profissional preparou lista com 148 concursos e 26.565 vagas, além de cadastro reserva. No Distrito Federal, há seis concursos abertos com 226 vagas. Para o Centro—Oeste, há 28 seleções abertas com 3.664 oportunidades. Nos conselhos regionais ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 PALESTINO X FLAMENGO: ONDE ASSISTIR AO VIVO, HORÁRIO E ESCALAÇÕES   Pressionado pelo mau momento vivido após a conquista do Campeonato Carioca, o Flamengo tenta abrir vantagem na segunda colocação do Grupo E da Libertadores nesta terça-feira, às 21h (de Brasília), contra o Palestino, em Coquimbo, no Chile, pela quarta rodada da competição. Onde assi ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 EMPRESÁRIO CONTRATA EX-POLICIAIS CIVIS E ESPANCA NAMORADO DA EX-ESPOSA Um policial civil aposentado e outro que teve a aposentadoria cassada foram alvo de busca e apreensão durante operação deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (7/5) por equipes da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia). A dupla é acusada de ter sido contratada para espancar um homem ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 ‘ISSO É DESMORALIZANTE E DEIXA POPULAÇÃO MAIS VULNERÁVEL’, DIZ ACM NETO APÓS FUGA DO PRESÍDIO DE BARREIRAS O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, expressou sua indignação diante da fuga de ao menos seis detentos do Conjunto Penal de Barreiras. Neto destacou a situação precária das estruturas prisionais e policiais do Estado, atribuindo ao descaso e ao sucateamento da segurança pública ao l ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 PRIMEIRAS CÂMERAS DE SEGURANÇA SÃO INSTALADAS EM FARDAS DE POLICIAIS MILITARES DE SALVADOR As câmeras corporais, começaram a ser implantadas nas fardas dos policiais militares de Salvador nesta terça-feira (7). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nesta primeira etapa 448 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) serão usados pelos agentes lotados e ...
  • Compartilhe:

07/05/2024 BARREIRAS: ZITO BARBOSA ENTREGA ASFALTO, ILUMINAÇÃO EM LED E ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA REQUALIFICAÇÃO DE DUAS QUADRAS NO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO   Na noite desta segunda-feira (06/05), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, deixou entusiasmada a população do Residencial São Francisco. Além de ter  entregue a requalificação asfáltica em todas as ruas e de ter implantado a iluminação em LED, Zito assinou ordem de serviço para r ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 URGENTE: PRESOS FOGEM DO CONJUNTO PENAL DE BARREIRAS Na noite deste domingo (05), seis presidiários do Conjunto Penal de Barreiras fugiram após serrarem as grades das celas, porém a fuga só foi percebida durante a manhã. Todas as polícias das cidades do entorno de Barreiras estão de prontidão desde as primeiras horas desta segunda-feira (06) p ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 BARREIRAS: PREFEITURA REALIZARÁ ENTREGA NESTA SEGUNDA-FEIRA (06/05) DA REQUALIFICAÇÃO ASFÁLTICA, SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO EM LED DO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO   A cidade de Barreiras se prepara para celebrar um marco importante em seu desenvolvimento urbano. Nesta segunda-feira, dia 6 de maio, às 18 horas, a Prefeitura de Barreiras realizará a entrega oficial da requalificação asfáltica, sinalização viária e implantação da iluminação em L ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 BARREIRAS: CENTRO DE ESPECIALIDADES LEONÍDIA AYRES DE ALMEIDA REALIZA MAIS UM SÁBADO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO Em conformidade com o Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou mais um sábado de atendimento à população no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, localizado no bairro Morada Nobre. Neste sábado (4), 15 pacientes realizaram end ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 BARREIRAS SUPERA ÍNDICE NACIONAL E ESTADUAL NA COBERTURA DE VACINA BCG O desenvolvimento de vacinas é sem dúvidas um dos grandes avanços da ciência e da medicina no Brasil e no mundo. E é seguindo nesse objetivo de fortalecer o sistema imunológico de crianças, jovens e idosos, que a Capital do Oeste mais uma vez foi destaque no quesito saúde pública municipal ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 TRAGÉDIA NO RS: NÚMERO DE MORTOS SOBE PARA 83 Subiu para 83 o número de mortos no Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas que atingem o estado, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira, 6, pela Defesa Civil gaúcha. No domingo, 5, eram 78. Ao todo, o estado contabiliza 111 pessoas desaparecidas e 276 feridas. Subiu para 83 o n ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 LUÍSA SONZA COMETE GAFE AO COBRAR LULA SOBRE DESASTRE NO RIO GRANDE DO SUL; ENTENDA Gaúcha de Tuparendi, no Rio Grande do Sul, a cantora Luísa Sonza tem usado sua visibilidade para conseguir ajuda para as vítimas do desastre. Entretanto, mesmo com a boa intenção, a artista publicou um vídeo de uma idosa argentina em situação anterior às chuvas torrenciais no Rio Grande ...
  • Compartilhe:

06/05/2024 HORÓSCOPO: CONFIRA A PREVISÃO DE HOJE (06/05) PARA O SEU SIGNO Áries (21/03 – 20/04) Negociações terão andamento positivo nesta semana. Espere por conquistas e vitórias. Você poderá equilibrar as finanças e encontrar novas maneiras de ganhar dinheiro. Sol e Vênus iluminarão caminhos de crescimento e soluções que trarão estabilidade material e ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade