MEIO AMBIENTE: POR CÍCERO NASCIMENTO MAGALHÃES*
9 de junho de 2020

5 de junho – Data criada pela ONU, em 1972, com a participação de 113 países, objetivando alertar, discutir, analisar, denunciar e identificar estratégias capazes de promoverem o envolvimento da sociedade na defesa do Meio Ambiente, principalmente através da Educação, especificamente a Ambiental.

Ademais, em utilização de modelos econômicos sustentáveis, sejam na indústria e em novos paradigmas técnicos na produção e distribuição de energia e de alimentos com uma transição para os modelos agroecológicos.

As mudanças climáticas é a expressão imediata que assusta o mundo, através do aumento da temperatura; certamente fazem parte dos fenômenos climáticos que se potencializam em todo o planeta: furacões, tornados, enchentes, chuvas torrenciais, secas e tsunamis.

Aqui, pertinho de nós, presenciamos as duas grandes secas da Amazônia, em 2001 e 2005, onde inúmeros rios secaram, e, mais perto ainda, as transformações que vêm ameaçando a vida do Rio São Francisco; quando o rio entra na Bahia, todos os afluentes da margem direita se transformaram em temporários.  Em 2001, a barragem de Sobradinho que armazena 35 bilhões de m³ de água alcançou nível de apenas 6% da sua capacidade de armazenamento;  as vilas e cidades submersas  emergiram causando um dano econômico e social inestimável, na bacia do lago, acentuando-se na irrigação.

Estudos  do INPE,  afirma o doutor João Suassuna, da Fundação Joaquim Nabuco, de PE,  que de  26 em 26 anos teremos uma grande seca,  em  sequência  de 3 anos,  e que será repetida de 13 em 13 anos; estamos adentrando o sétimo ano de seca no Nordeste.

O homem nada faz para promover as mudanças que a natureza requer e a Seca continua matando animais, por falta de alimentos, perda de lavouras, seca de diversos cursos d’água, redução drástica nos níveis das barragens, e como consequência maior temos a migração rural. No entanto, inúmeras tecnologias existem que poderiam ter reduzido os efeitos dessa total desarrumação (social, econômica e ambiental), mas o custo é alto; para adotar um novo enfoque de convivência com o semiárido e tem que ser uma política de estado e não de um governo.

 Daí a consequência trágica que virá; o nordeste por causa das ações antrópicas passará de semiárido para árido, estudos já projetam essa calamidade ambiental e o predomínio da desertificação provocará terríveis transformações no meio em que vivemos, entre eles a carência de água, sobretudo , sem poluição.

O homem vem se constituindo em todo o mundo na principal causa dos impactos ambientais e já se constitui também na principal vítima.

Exemplos de degradação estão em todos os lugares; nas cidades através do desperdício da água, energia, do lixo urbano; nos campos, através de sistemas de produção agropecuários contaminadores dos rios, excesso de utilização de agrotóxicos e das máquinas agrícolas que compactam os solos e  mais grave ainda é a poluição Industrial com Indústrias  Químicas, Petroquímicas e as usinas Termoelétricas, além das Siderúrgicas que liberam alguns gases e dos resíduos da mineração. Os principais gases que contaminam O MEIO AMBIENTE, com potencialização para a atmosfera foram destacados pelo Protocolo de Quioto: dióxido de carbono (CO²), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonos (CFC5), hidrofluorcarbonos (HFC5), perfluorcarbonos (PFC5) e hexafluoreto de enxofre (SF6) que aceleram   o efeito estufa.

É urgente a tomada de decisões em busca de novas atitudes que promovam uma nova interface entre o homem e a natureza.

Temos que de forma urgente buscar uma perfeita harmonia existente nos modelos econômicos e nas suas múltiplas relações com o Meio Ambiente, estabelecendo o paradigma do desenvolvimento sustentável, explicitado na prática como uma atividade que pode continuar indefinidamente, ou seja, atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades.

O Cientista Indiano: K.V.K.  Nehru,  afirma:

“A revolução nos sistemas de informação, na tecnologia de informação, na tecnologia de comunicação e na engenharia de transporte aproximaram as comunidades humanas de modo sem precedentes.

Mas, entre outras coisas, isso também aumentou drasticamente nosso poder de colocar em perigo o MEIO AMBIENTE e todas as formas de vida, inclusive a  nossa  própria.”

É necessário falar sobre a inter-relação de todos os seres vivos em toda cadeia da biosfera.  E lembrar que o lema maior deve ser a cooperação, a ajuda mútua, ou saber cuidar uns dos outros, do meio e jamais incentivar o tema maior da globalização que é a competitividade; realmente, isso não é fácil. O ex-presidente Bill Clinton, em recente  entrevista  atestou :  as nações deveriam adotar um modelo de cooperação e não de competição, porque no final todos os povos serão prejudicados.

Isso requer profundas mudanças, no nosso modo de viver e pensar: o homem nunca se satisfaz com o que tem e luta, sem nenhum critério ético em busca de mais – Quem pagará a conta é a humanidade.

Os recursos naturais que estamos usando, estão além da capacidade que natureza possui, em algumas nações.  É só uma questão de tempo, hoje, no mundo de    7 ,8  bilhões  de almas, l,5 bilhão sofrem as agruras da fome e da falta da água potável, segundo a ONU.

A pegada da utilização dos recursos hídricos cresce em progressão geométrica. O desperdício das águas nas cidades e nos sistemas de irrigação, sem orientação técnica é um fator incontestável.

 A revitalização do Rio São Francisco. Imagine: o rio Tâmisa, na Inglaterra um rio, de grande importância, com uma extensão de 346 km, com uma bacia hidrográfica 12.953 km² e 38 afluentes levou na metade do século passado 12 anos para ser despoluído e desassoriado, com um custo estimado de 15 bilhões de dólares.

 O Rio São Francisco tem uma bacia hidrográfica de 641 mil Km² e uma extensão de 2.886km.  A revitalização da bacia  do Velho Chico é uma epopeia do Estado.

A nosso ver o Planejamento  governamental  deveria   ser feito,  dando prioridade às bacias hidrográficas, como é feito no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais,  dentre outros estados. Por uma simples razão: onde não tem água, não existe vida.  Certamente com esse planejamento os cursos d’agua seriam  focados  com mais atenção.

O governo federal assumiu em 2008, em Copenhague, o compromisso de reduzir os gases de efeito estufa em 36,1 a 38,8 %  COP-15, até o ano de 2020, criando o Projeto ABC  –  Agricultura com Baixa Emissão de Carbono –  Com um conjunto de tecnologias financiadas pelos agentes financeiros, quais sejam:

 Recuperação de pastagens degradadas/solos, Integração lavoura x pecuária x floresta, plantio direto, plantio de florestas com essências florestais nativas, fixação biológica do Nitrogênio nos solos, aproveitamentos dos dejetos dos animais.  Promoção de estudos que contemplem as Mudanças Climáticas:

 – Implementar ações coordenadas de P & D , mediante o desenvolvimento de projetos de pesquisa, visando maior eficiência e resiliência das unidades e dos sistemas produtivos, para aumento de produtividade sob pressões bióticas e abióticas, decorrentes das mudanças climáticas, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais;

– Fomentar programas que promovam a maior disponibilidade de sementes e mudas agrícolas e florestais;

– Instituir o programa de inteligência climática na agricultura, integrado ao plano nacional de redução de riscos e desastres;

– Criar portal na internet como estratégia de transparência, disponibilizando informações do programa de inteligência climática na agricultura.

O projeto ABC contempla um Programa de crédito: BNDES/PRONAF/BB;  com estágios diferenciados de execução de ações  em nível dos Estados. Não deixa de ser uma luz no final do túnel, principalmente, agora, que a o MAPA assumiu a coordenação do Projeto no Estado.

A dimensão do problema ambiental está além da capacidade econômica e financeira dos produtores rurais, que são os Guardiões da Natureza, por uma simples razão: se não existir solos, água e florestas as suas atividades serão extintas.

 Portanto, só uma grande ação de inúmeros governos por anos consecutivos poderão minimizar os grandes efeitos dos impactos ambientais.

 Conclamamos a toda sociedade organizada para diuturnamente mirar nos problemas Ambientais, promovendo  o grande grito de alerta  através de: divulgação nas Instituições, Universidades, Escolas, nos meios de comunicação impressos,  palestras, seminários, cursos, entrevistas nas rádios,  tvs,  videoconferências e,  passeatas com a participação efetiva  da sociedade organizada,  priorizando a juventude.

Não podemos nos iludir com a atual cheia do Velho Chico e esquecer das ações emergências que os afluentes e o mesmo requer.

Retratei, a minha opinião e  conhecimento,   numa imagem   3  x  4.

nmcicero10@gmail.com

 * Engenheiro Agrônomo

Especialista em Desenvolvimento de Energias Alternativas

   Pós-graduado em Planejamento do Desenvolvimento Rural Integrado

    CEIVASF – Comitê de Estudos Integrados da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco( Membro de 1988 a 2001 )   )

Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural – EBDA -Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A – 91 a 2002
Palestrante: Sobre Desenvolvimento Sustentável e a Insustentabilidade do Meio Ambiente 2 – Rio São Francisco-Impactos Ambientais 3 – Novo Enfoque de Convivência com o Semiárido – 4 Recuperação e Proteção de Nascentes  5 – Bacias Hidrográficas  6 -Cidades Sustentáveis /Inteligentes, e ABC-  Agricultura com Baixa Emissão de Carbono . Assessor da Comissão de Agricultura e Políticas Rurais da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)

 

  • Compartilhe:

Mais do Mural do Oeste

Mais do Mural do Oeste

18/05/2024 COTEGIPE: IDOSO É RESGATADO APÓS DESAPARECER EM MATA FECHADA   Um idoso de 87 anos, identificado como Plácido, foi resgatado por bombeiros militares do 17º BBM, em Barreiras, que estava desaparecido desde a noite de quarta-feira (15) após adentrar em uma mata fechada no Povoado de Barroquinha, em Cotegipe, interior da Bahia. O senhor, que sofre de Alz ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABL FESTEJA 19 ANOS COM SARAU Os 19 anos de criação da Academia Barreirense de Letras (ABL) serão comemorados no dia 20 de maio com um encontro festivo na sede da entidade, abrindo a programação cultural da instituição na semana em que se comemora também o aniversário de Barreiras. No evento acontece a terceira edição ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A CORRIDA DO ALGODÃO 2024 Com o tema Transformação a cada passo, evento será realizado pela Abapa nos dias 23 e 24 de agosto, na Praça do Avião, em Luís Eduardo Magalhães. Estão abertas as inscrições para a Corrida do Algodão 2024, que será realizada nos dias 23 e 24 de agosto, na praça do Avião, em Luís Eduar ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 BARREIRAS 133 ANOS: PREFEITURA APRESENTOU NESTA SEXTA-FEIRA 17, A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DAS FESTIVIDADES Naiara Azevedo, Bandas Escandurras, Brodericks e Marcelo Rakar fazem parte da programação especial   Emoção e alegria associadas à cultura, esporte, lazer e entrega de obras deram o tom do lançamento da programação oficial em comemoração aos 133 anos de emancipação política da Capital ...
  • Compartilhe:

18/05/2024 VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA DE BARREIRAS, ALCIONE RODRIGUES, VISITA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO RIACHINHO JUNTO COM SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE     Na manhã desta sexta-feira, a Unidade de Saúde da Família do Riachinho recebeu a visita do vereador e presidente da Câmara de Barreiras, Alcione Rodrigues, acompanhado pelo secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves. A visita teve como objetivo acompanhar de perto os servi ...
  • Compartilhe:

17/05/2024 CONFIRA AS ATRAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE BARREIRAS       Estas são as atrações do aniversário de 133 anos de Barreiras. Tem som para todos os gostos. Dia 24/05 tem om Rock de Marcelo Hakar, Banda Brodericks, Luanda e também a Banda Zyonautas, No dia 25 as atrações são as seguintes: Naiara Azevedo, Escanduras, Daniel Cruz, Noss ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 MARILDE GUEDES, PRESIDENTE DA ABL, LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIA ”CENA POÉTICA”   No dia 23 de maio, às 17:30, a Festa Literária Internacional de Barreiras (FLIB) será palco do lançamento do primeiro livro de poemas de Marilde Guedes. O evento ocorrerá na sede da Academia Barreirense de Letras (ABL), uma instituição prestigiada na qual Marilde exerce a presidência. ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 INEMA PRECISA ADOTAR MEDIDAS DURAS PARA IMPEDIR AS PCH’S DE POLUIR O RIO GRANDE. GOVERNO DO ESTADO TEM QUE TOMAR SÉRIAS PROVIDÊNCIAS; LEIA A NOTA ABAIXO   NOTA O Grupo de Estudos em Tecnologias Ambientais do Cerrado e do Semiárido da Bahia – Mandacaru, em conjunto com o Grupo de Pesquisa Holocene: Mudanças Ambientais Globais e Cerrado, ambos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por meio desta nota, se posicionam com relação a ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE BARREIRAS, NÚCLEO MULHERES DO AGRO PROMOVE I SEMINÁRIO ALGODÃO QUE AQUECE Barreiras foi escolhida pelo Núcleo Mulheres do Agro para sediar o I Seminário Algodão que Aquece, realizado na última sexta-feira (10). O evento reuniu professores da rede municipal de ensino para uma formação continuada com palestras técnicas e disseminação de conhecimento sobre sustentab ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 VITÓRIA OFICIALIZA ACERTO COM THIAGO CARPINI   O Vitória já tem um novo técnico. Thiago Carpini foi anunciado pelo clube na noite desta terça-feira (14). O profissional, que está na Europa desde que foi demitido do São Paulo, será oficialmente apresentado na próxima quinta (16). O Leão já estava conversando com o profissional ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 NARRADOR SILVIO LUIZ MORRE AOS 89 ANOS   O narrador esportivo Silvio Luiz morreu nesta quinta-feira (16) às 9h40, aos 89 anos de idade, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Oswaldo Cruz. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz informa que o paciente, Sr ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: CIPT-O RECUPERA MATERIAIS PROVENIENTES DE ROUBO E INDIVÍDUO É CONDUZIDO A DELEGACIA DE POLÍCIA   No final da tarde de ontem, quarta-feira, 15, por volta das 17h, policiais da CIPT-O recuperaram materiais provenientes de roubo e um indivíduo foi conduzido à delegacia de polícia, na rua Jesuíno Pamplona, no bairro Jardim Ouro Branco, em Barreiras. A PM foi acionada através do disk den ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 OTONIEL SE REÚNE COM POPULAÇÃO PARA DISCUTIR SUGESTÕES PARA CULTURA E TURISMO QUE SERÃO INSERIDAS EM SEU PLANO DE GOVERNO     Na noite desta quarta-feira, 15 de maio, o tradicional clube ABCD de Barreiras foi palco de um importante encontro organizado pelo vereador e pré-candidato a prefeito, Otoniel Teixeira. O evento teve como objetivo ouvir sugestões da população para a elaboração de propostas sólid ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 BARREIRAS: NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE FORAM EMPOSSADOS NESTA QUARTA-FEIRA, 15 Atuante em caráter permanente e deliberativo, o Conselho Municipal de Saúde desenvolve atividades na formulação de estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde. Em Barreiras, os novos membros do Conselho tomaram posse nesta quarta-feira (15), no Plenário Dr. Aroldo ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 PRESTADORES DE SERVIÇOS DA BAHIA FARM SHOW COMEMORAM CRESCIMENTO DO SETOR PARA EDIÇÃO 2024 Empresas das áreas para atendimento aos estandes como Buffet, decoração e mobiliário, limpeza, recepção ganham espaço junto com a chegada da feira agrícola, que será realizada de 11 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. A Bahia Farm Show cresce a cada ano e os grandes resultados chega ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 ABAPA OFERECE MAIS UMA EDIÇÃO DO CURSO DE EXECUTOR DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA  A aviação agrícola é uma ferramenta que auxilia de forma ágil o controle da operação fitossanitária e influencia na manutenção do potencial produtivo no campo. Visando fortalecer a segurança técnica nessas operações a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), ofereceu e ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 SECRETARIA DE SEGURANÇA CIDADÃ E TRÂNSITO DE BARREIRAS REALIZA 3ª EDIÇÃO DA ENTREGA REFERÊNCIAS ELOGIOSAS A GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS Na terça-feira (14), a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras realizou a 3ª Edição da entrega de Referências Elogiosas aos Guardas Civis Municipais (GCM). O evento que aconteceu na sede da GCM teve como objetivo, reconhecer o fruto dos serviços prestados à população barre ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 MAIS INVESTIMENTO NA SAÚDE DA CAPITAL DO OESTE: NOVO EQUIPAMENTO AUMENTA CAPACIDADE DE EXAMES NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS LEONÍDIA AYRES DE ALMEIDA   Na última terça-feira (14), iniciou-se a implantação dos setores de imunologia e hormonologia no Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres de Almeida. A Secretaria de Saúde de Barreiras obteve, em regime de comodato com uma empresa de equipamentos laboratoriais, o Maglumi ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA SUSPEITA DE ESPALHAR FAKE NEWS SOBRE CANCELAMENTO DA VAQUEJADA DE FORMOSA DO RIO PRETO Na semana passada em Formosa do Rio Preto, uma cidadã espalhou áudios em diversos grupos de whatssap relatando que a Polícia Federal havia realizado uma grande operação na Prefeitura por desvio de dinheiro público e que por tal motivo não haveria a tradicional vaquejada na cidade. A fake news ...
  • Compartilhe:

16/05/2024 ARIVAL VIANA: SEIS MANDATOS DE TRANSFORMAÇÃO EM BURITIRAMA O município de Buritirama tem um nome que se destaca repetidamente nas urnas e no dia a dia de sua administração: Arival Viana. Com um recorde impressionante de seis mandatos como prefeito, Arival Viana se consolida como uma figura central na política local e como favorito para mais uma reeleiç ...
  • Compartilhe:

Publicidade

Publicidade